Hélio Schwartsman > Tem arenque na praia Voltar

Comente este texto

Leia Mais

Anteriores 1 2

  1. Tattiana Salles

    Eu tb sou contra a PEC por razões ambientais. Mas a forma como a própria imprensa vem noticiando esse caso mostra que ninguém parou para ler o texto da proposta (que só tem 5 artigos). Só leram os tweets de Neymar e Piovanni. No jornalismo do séc. XXI fofoca de redes sociais virou notícia. Lamentável.

    Responda
  2. Gilberto Rosa

    Falar o que de uma coluna nojenta como esta, bem típico do jagunço Hélio? O que a vergonhosa Folha de São Paulo não mostra do governador de São Paulo, o carioca: Tarcísio libera ICMS de igrejas e pastores podem adquirir bens de luxo livres de impostos . Icl notícias

    Responda
  3. marcos fernando dauner

    Há uns quinze anos eu fui numa reunião em Piçarras Beach , promovida por um deputado federal de SC, para discutir a cobrança de taxa de terras de marinha . Ele perguntou - quem aqui paga taxa de marinha ? Ninguém levantou a mão . E havia várias dezenas de pessoas .

    Responda
  4. Maria Cecília Cominato

    Seria realmente muito bom se fosse fake news, no entanto, caro colunista, a "privatização" das praias é a consequência mais óbvia dessa Pec totalmente irresponsável e funesta, apesar de não ser, nem de longe, a pior das consequências. Essas sim que deveriam estar preocupando a nação.

    Responda
  5. marcos fernando dauner

    isso tudo é chover no molhado . Nossa família ( meu avô, minha mãe e eu) tivemos um terreno - de frente para o mar- em Piçarras Beach por quase oitenta anos (quarenta e dois a vinte e um ) e não creio que alguma vez tenhamos recebido cobrança de Taxa de marinha - Estava no meu nome por quarenta anos e eu nunca paguei . Mas também não construímos na parte mais próxima à praia . Vendi e já construíram um belo restaurante próximo ao mar (em terras de marinha) .

    Responda
    1. Marli Serrão

      Eu tentei contar para um desses dois aí - ou Estadão ou FSP - que um governador oferecia as terras da praia de Bertioga aos funcionários. Pedia só que pagassem o imposto. Qualquer ra io de imposto. Da Marinha é que não era. "Pediram" que ele ajudasse a "desenvolver" a região! A "coisa" não ia, a internet travava e desisti. Quando não querem receber "eles" fazem isto. Acabei de passar por isto no outro. Hoje eu podia ter a minha casa de praia!!! Pago o aluguel de kit, a duras penas ... em praia.

  6. José Carlos Soares Costa

    Gostaria de saber a definição de fake do colunista, porque com este legislativo de maioria PL, tudo que propôe atendo a lobbies, ou beneficia amigos. Quando pessoas da maioria da sociedade se posiciona contra, não existe esquerda ou direita é autopreservação. Alias em temas polemicos, sempre deveria ter consulta popular, para dar aval, antes de fazer da nossa constituiçaõ um colcha de retalhos.

    Responda
  7. Pedro Luis S C Rodrigues

    A manchete é alvissareira, teria o colunista recuperado a coragem?, mas enganosa. A covardia continua a todo vapor, criticas a esquerda apenas depois de pagar pesado pedágio. No caso, o uso de “fake News” por esquerdistas seria uma exceção, como se sabe, só a direita usa esses métodos.

    Responda
  8. Marcelo Magalhães

    Prezado colunista, qual a semelhança entre isso é a mamadeira de piroca? Ou a falta de acesso ao código fonte das urnas eletrônicas, ou que vacina da AIDS, ou que o Lula vai acabar com as igrejas, ou que o Lula vai destruir a economia? Nenhuma. Assuma que és bolsonarista, depois desse texto não dá mais para esconder.

    Responda
  9. maria eloisa montero miguez

    As discussões desnecessárias e fakes sobre essa nefasta PEC seriam facilmente inutilizadas se houvesse divulgação dos pareceres de centenas de cientistas de diferentes áreas do conhecimento sobre o tema, na mesma intensidade dos blá blás. As implicações dessa dessa PEC não encontram qualquer amparo em nossas opiniões. Enquanto ficamos nas discussões inúteis os interesseiros de sempre já estão tramando novas "saídas" para atender seus interesses pessoais e de poder.

    Responda
  10. luis carlos Correia dos santos

    Esses helio tá me saindo melhor q a encomenda. Francamente.

    Responda
  11. Jorge Rodrigues

    A esquerda, em especial os lulopetistas, são notórios e vetustos proliferadores de fake news (desde a época em que essa expressão não era comumente utilizada). Exemplos: "fulano, se eleito, vai acabar com o Bolsa Família", "o Mensalão não existiu" e "Lula é honesto".

    Responda
  12. Rondinelle Nery Silva

    Infelizmente o artigo do autor é tão superficial quanto foram as discussões do projeto de emenda constitucional até a aprovação na Câmara dos Deputados. Cada vez mais me convenço que é uma perda de tempo ler sua coluna.

    Responda
  13. Luiz Ferretti

    Mimimi e fake news para o Descondenado acabar bem "na foto". Aliás o fato é que as praias (verdadeiros paraísos do Nordeste e Sudeste) já foram ocupadas por resort's e condomínios, simples assim.

    Responda
    1. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

      Mas essas "ocupações" são ilegais e agora se pretende legalizá-las. Simples assim. Ah!, se a ocupação fosse do mtst.

  14. Nilson Matias

    Ou seja, vão privatizar, agora com as bençãos legislativas, o acesso à praia. Quem não estiver em um resort ou casa de praia só poderá acessar a praia por barco. Isso o ingênuo colunista não disse.

    Responda
    1. Gilberto Rosa

      Helio de ingênuo não tem nada, é malandro mesmo, por isto tem coluna na Folha do bilionário banqueiro parasita. Não sei o que é pior, se os filhos do Bolsonaro ou se serviçais da elite do atraso, como Hélio.

    2. Gustavo Michelin

      Errooouuu

  15. José Roberto Pereira

    A regra é clara: se a Fami Lícia Bolsonaro, o Neymar e o Espiridião Amim querem alguma coisa, tenha certeza que você é quem vai perder. Se eles estão de um lado, automaticamente esteja do outro.

    Responda
    1. Gustavo Michelin

      Isso não torna a alegação da esquerda menos fake. Onde estão as xandetes?

  16. José Roberto Pereira

    Feique é o Cai-Cai. Todo mundo já se ligou que o Neymar BolsoJr, o filho 06, ingressou na milícia do Rio das Pedras. Agora quer construir em áreas griladas, numa sociedade com o Flávio "Kopenhagen" Rachadinha ao pior estilo Muzema: com areia de praia.

    Responda
  17. Gustavo Ferreira

    Esquerda com fake news? Impossível. Cuidado com o que fala, falar mal da esquerda é crime. Logo arrumam um jeito aí de te tirar de circulação online.

    Responda
    1. Gustavo Ferreira

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    2. José Roberto Pereira

      Hoje eu estava aquecendo meu cachorro caramelo e minha mamadeira de cloroquina com chip do Bill Gates dentro, usando um microondas com tecnologia Haarp, num banheiro unissex comunitário dos terroristas do MST, que fica dentro de uma igreja fechada pelo governo comunista, e pensei exatamente a mesma coisa...

  18. Lis P Junqueira Safra

    Será que vão deixar a Luana arcar com todos os procesos sozinha. Pois ela foi enganada também. Eu também foi enganada. Acreditei em vocês e nela. Agora toda imprensa notando a mentira. Não dá mais para acreditar em vocês e nem na televisão. Agora todos contando que foi mentira do PT

    Responda
    1. TEREZINHA RACHID OZORIO DA FONSECA

      Da próxima vez ouça cientistas, ambientalistas e urbanistas e não serás enganada.

  19. Carlos Eduardo Cunha

    Legal Hélio. Se quisermos acabar com as fakes temos que deixar de ter lado. Achou uma fake, denuncia, para que possamos voltar a discutir com argumentação.

    Responda
  20. Lis P Junqueira Safra

    Então mais assustada fiquei que foram os ministros do Lula. E deixaram a mentira espalhar

    Responda
    1. Luiz Gustavo Amorim

      Mamadeira de (aspas) pipoca é especialidade de vocês, ZeliSS!

    2. Marcelo de Souza

      Não há nenhuma mentira. Se aprovada existe e muito o risco de privatização não só de praias , mas de ilhas. A turminha do bozo pode reclamar à vontade, porque a real é que querem privatizar o mar e impedir o povo de entrar

  21. Marcelo de Souza

    O colunista é inocente ou se faz de inocente. Sério mesmo que o colunista acredita nisso que escreveu? Já existem milhares de quilômetros de litoral privatizados no Brasil, só esperando a aprovação dessa PEC. Na prática eles ainda deixam a praia "aberta" ao povo, mas é óbvio que a PEC vem pra legalizar a barbaridade.

    Responda
    1. Carlos Amorim

      Caro, a lei 7661 de 1988 assegurar acesso à praia. Projeto mais recente de 2022, assegura inclusive que haja servidão nas áreas privadas, espaçadas por no máximo 1km (acho longe). Isso tem nada que ver com área da Marinha... sim, o debate ficou na fake news.

  22. Newton Broetto

    Parece que a narrativa justifica os fins. Afinal, o que são jornais, quarto poder?

    Responda
  23. VAGNER Fernandes

    Por princípio, se o bozo é a favor, sou contra. Não tem erro.

    Responda
  24. EDUARDO DE ALENCAR

    Será que o excelentíssimo min. do Pretório Excelso, cujo nome não ouso prounciar, vai incluir os propaladores de fake news da extrema esquerda no malfadado e interminável inquérito????

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Qual o efeito eleitoral?

  25. mauricio silva

    Basta jogar no Google que tem vários vídeos de seguranças de resort expulsando pessoas das praias... se tem bolsonaros no meio, boa coisa não é!

    Responda
    1. Gustavo Michelin

      Mas nem aprovaram o projeto ainda, Mr. Silva.

    2. EDUARDO DE ALENCAR

      Se o caso, que se chame a polícia e tome-se as medidas judiciais cabíveis. Simples assim. Ninguém, além da extrema esquerda, está falando em privatizar praias.

  26. bagdassar minassian

    ... houve e há inúmeras ocorrências, com presença de policiais após denuncias, da 'proibição' de frequência das praias defronte de hotéis ou de restaurantes. É só uma deixa legal para criarem-se exclusivas de frequências mediante taxas de consumo, já informalmente existente no litoral paulista, quando a 'praia' está totalmente ocupada com as mesas e guarda sol de marca.

    Responda
    1. Marcelo de Souza

      Pousadas e hotéis no litoral norte de SP colocam suas barracas, guarda-sóis e ocupam o espaço dos banhistas. Às vezes não tem um hóspede sequer na areia, mas você não pode utilizar porque a faixa de areia "pertence" ao hotel. A PEC é só pra legalizar isso tudo e dar respaldo aos invasores.

  27. Hercilio Silva

    E falar a verdade anda convencendo esse mundo que escolhe pela audiência, não pelo conteúdo?

    Responda
  28. Paulo Sales

    Querem fazer das praias brasileiras o mesmo que se faz com as ilhotas do caribe.

    Responda
  29. Daniel Marques

    É Hélio, quem leu de fato a PEC entendeu isso logo de cara. Neste caso não vamos ver manifesto publico do Moraes ou da Carmen, a Secom não irá produzir uma campanha de conscientização, as agencias verificadoras não vão checar e não haverá ordem sumária para as big techs ou reconhecimentos de "errei" da grande mídia, inclusive neste periódico. Este caso é emblemático para nos mostrar que a fake news é aceita e tolerada quando surge de um certo lado da história.

    Responda
  30. José Cláudio fernandes correia

    Senhor Hélio, quem primeiramente deve ser corrigida é grande parte da própria imprensa que trata a iniciativa nefasta ( seja " das praias" , do " acesso às praias" ou de " terrenos da Marinha) popularmente como PEC das praias

    Responda
  31. Mário Sérgio Mesquita Monsores

    A foto do filhiinelegivelissima já diz tudo.

    Responda
    1. Sandra Hortal

      Também acho, vindo de quem vem não se pode esperar nada de bom. Bozo pai já veio com essa conversa antes, alardeando a construção de cassinos. Vale lembrar que cassinos podem ocasionar um aumento de garotas acompanhantes, nome agradável para a prostituição, num país que já sofre com a chaga da prostituição infantil.

Anteriores 1 2

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.