Bernardo Guimarães > Devemos celebrar os 25 anos do regime de metas de inflação Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Ào mesmo tempo que se estabelecia o tegime de metas, também havia superavit primário. Na minha opinião esse é o fundamento. O BC faz ajuste fino, mas não tem como segurar a inflação só com taxas de juros.
'como aquelas ideias poderiam ter estado ocultas quando eram óbvias' - citação descarada de 'Um Ãndio' de Caetano Veloso, que recomendo ouvir na versão de Zé Ramalho.
Sim, começava lá a nobreza dos proprietários de expectativas. Sabe a história dos maiores juros reais sobre inflação de 3,7% (o assombro teatral sobre 0,7%) na oitava maior economia do mundo? Então, estamos todos convidados a comemorar!
Sim, devemos lembrar! Não há registro de financeirização tão desastrosa como a q se viu por aqui entre 1992 e 2002. A paridade deveria ter acabado logo em 95 ou 96, após um grande plano d investimento e regulamentação padrão OCDE sobre mercado financeiro. Mas à quela altura não havia ainda o grande acordo pela reeleição. Vejam o q foi preciso elevar d carga tributária em.8 anos FHC e digam se aquilo foi sucesso. Em 3 anos de Lula o paÃs era outro. Djavu?
Episódio também.conhecido como financeirizacão descuidada. Foi aà calango virou mistura e cacto fez as vezes da guarnição. Entre 92 e 2002 reduziram a pó um dos maiores parques industriais do mundo. Até hj China e Ãndia dão os últimos passos na abertura estratégica (conversão e sofisticação dos setores menos competitivos antes da exposição completa), mas aqui somos convidados a comemorar o niver do cavalo de pau mais trágico da história econômica mundial. Compare médias d inflação de FHC e Lula.
O preço disso é renunciar a uma parte substancial do controle democrático sobre os rumos da economia. Um "deficit democrático". O mercado financeiro, na prática, assume o controle da situação. Os instrumentos do Estado para induzir o desenvolvimento ficam mais limitados. Ninguém quer a inflação de volta. Mas não estamos crescendo, temos juros estratosféricos e o jogo democrático ficou esvaziado. Talvez seja inevitável. Mas não vamos brincar de Poliana. Há um preço, sim.
Exato! Arminio Fraga é um homem de visão. Ao implementar essa polÃtica de transferência de renda dos pobres para os mais ricos, sabia que estava criando uma casta de famintos e miseráveis. Como sempre soube que pobre fica doente e que no Brasil a saúde tem um orçamento de quase 10% do PIB, criou uma empresa chamada IEPS que explora a datificação da saúde, última moda de como ganhar muito dinheiro dos pobres, através da transformação das doenças em ativos. Belo artigo!
Fraga é um homem do mercado financeiro. Grupo dos 30, JP Morgan, Salomon Brothers, estagiário do FED ao estudar em.Princeton. Um gênio na gestão e uma estrela de reuniões corporativas (testemunho real). Será lembrado por completar a carnificina iniciada por Collor. Da 14° indústria mundial para o fazendão em 10 anos. Faria pior se emplacasse a ALCA.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Bernardo Guimarães > Devemos celebrar os 25 anos do regime de metas de inflação Voltar
Comente este texto