Martin Wolf > O nacionalismo ameaça a ordem mundial Voltar
Comente este texto
Leia Mais
O equilÃbrio da guerra fria é antes de tudo nuclear. Se um paÃs da Otan for atacado, bases e cidades em território russo viram alvo. Claro que o oposto também é verdadeiro. Mas desde os anos 50 é assim. Não é novidade.
" Putin é um inimigo inequÃvoco da paz europeia" . Bela frase, só faltou dizer que a OTAN é um paladino da paz ... Ora pois, vá plantar batatas.
Esse artigo é a maior prova de que o Martin Wolf é o grande representante do mainstream ocidental que só defende o capitalismo e os seus participantes
O mundo está saudoso de uma encrenca das grandes pelo jeito. Mais velhos esqueceram as lições do passado, mais jovens nunca viveram as guerras. Seja EUA, Europa ou oriente médio, eleger a extrema direita belicosa não vai ajudar, só vai ampliar os conflitos. A extrema direita está doida por um, acha que prevalece. Normalmente quem está matando acha que tá bom, até começar a morrer.
Será que todo nacionalismo é por definição autoritário? Não tenho certeza se este é o corolário inevitável daquele.
Nós EUA há patriotismo, e eles sempre foram democráticos (independentemente da polÃtica externa deles).
Fiquei atônita ao ler vc aqui mesmo comparando Joel e Pondé a Paulo Francis e Nelson. Aproveitando, dê exemplos de nacionalismos não autoritários e excludentes. Pensei e não achei nenhum.
Seravejo, Sérvia, sob a orientação do oficial do exército sérvio Dragutin Dimitrijevi, lÃder da organização Mão Negra, o jovem Gavrilo Princip dispara uma pistola Browning quase à queima roupa no Arquiduque Francisco Ferdinando, herdeiro do Trono da Ãustria, e sua esposa.Sophia Morrem ambos. Os tiros de Gavrilo Princip foram os mais letais da História, estopim de mais de 80 mihões de mortos entre a primeira e a segunda guerra. Sua base o extremo nacionalismo pan eslavo e a extrema direita.
E consta que a China ocupa mais e mais espaço no cenário mundial sem disparar um tiro e sendo parceiro no desenvolvimento de outros paÃses. Os trilhões que os EUA gastam todos os anos em bombas poderiam ganhar o respeito de todos os paÃses do globo se fossem investidos para salvar vidas. O caro articulista ainda pensa sob a ótica da guerra como único meio possÃvel para se obter o respeito e a hegemonia mundial.
Mas o que move os EUA é a indústria da guerra.
As verdades ocidentais vão desmoronando enquanto a China constrói os alicerces para uma longa hegemonia. Financiam ferrovias, rodovias e moradias na Ãfrica subsahariana e já iniciam ações similares na América Latina.
Pergunta: por que a Folha tem que importar e traduzir colunas interessantes como esta? Onde estão os Paulo Francis e Nelson Rodrigues? Por aqui, só wokismo e identitários. E o mundo se acabando.
Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Martin Wolf > O nacionalismo ameaça a ordem mundial Voltar
Comente este texto