Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. José Eduardo Campos

    Sem impedimento, 80% dos prob lemas resolvidos. Simples assim, não seria fora VAR, seria fora impedimento, coisa mais ch ata e que só protege o time ainte-ata que, aquele que fica lá atrás, na retranca. O basquete dá 5 segundos para ir ao at aque. Então, futebol, Ao Ata que!!

    Responda
  2. Fernandes Ronal Souza Chaves

    Com ou sem VAR sempre haverá erros e interrupções. O problema é o impedimento: Regra complexa e ultrapassada que só serve para atrapalhar o jogo! Esta regra, criada em 1863 (há 161 anos D. Pedro II era Imperador, a lei áurea ainda demoraria 25 anos e o mundo não conhecia a energia elétrica), foi útil nos primórdios do futebol quando ainda não havia tática e os jogadores não tinham posição definida em campo. Atualmente esta regra não faz falta e sem ela o jogo fluiria melhor. (Continua abaixo)

    Responda
    1. Fernandes Ronal Souza Chaves

      Obs: A repetição é consequência da demora da Folha em publicar o comentário. Revisar um comentário por uma palavra que o jornal julga ser politicamente incorreta é o fim da liberdade de expressão!

  3. Fernandes Ronal Souza Chaves

    O problema não é o VAR. Com ou sem VAR sempre haverá erros e interrupções. O problema é o impedimento: regra complexa e ultrapassada que só serve para atrapalhar o jogo! Esta regra criada em 1863 (há 161 anos D. Pedro II era Imperador, o Brasil era escravagista e ainda não havia energia elétrica no mundo), foi útil nos primórdios do futebol quando ainda não havia tática e os jogadores não tinham posição definida em campo. Hoje esta regra não faz falta, e sem ela o jogo fluiria melhor. (Continua)

    Responda
    1. Fernandes Ronal Souza Chaves

      (continuando) Nas pelads de rua e nos campinhos de subúrbio não há impedimento e nem juiz, e o jogo flui bonito e sem interrupções.

  4. Fernandes Ronal Souza Chaves

    O problema não é o VAR. Com ou sem VAR sempre haverá erros e interrupções. O problema é o impedimento: regra complexa e ultrapassada que só serve para atrapalhar o jogo! Esta regra criada em 1863 (há 161 anos D. Pedro II era Imperador, o Brasil era escravagista e ainda não havia energia elétrica no mundo), foi útil nos primórdios do futebol quando ainda não havia tática e os jogadores não tinham posição definida em campo. Hoje esta regra não faz falta, e sem ela o jogo fluiria melhor. (Continua)

    Responda
  5. Cristiano Alexandria

    É totalmente desnecessário um juiz de carne e osso em campo, correndo ridiculamente junto com os jogadores, em seu uniforme de cores gritantes e gestos exacerbados. A função do juiz hoje é dar a mãe ao xingamento. Pensemos: um juiz totalmente não presencial acabaria com a reclamação dentro de campo; técnicos não seriam mais expulsos; ligado ao sistema de som do estádio, o apito seria ouvido na comarca adjacente; as broncas quebrariam vidros. O estádio todo seria um deus que tudo vê e tudo julga.

    Responda
  6. Joaquim Rosa

    Qual foi a parte que vocês não entenderam ainda que com var ou sem, o veredicto final será sempre proferido pelo ser humano, este com todos os seus defeitos e virtudes? Esse jogo estará sempre sujeito a erro. Aceitem que dói menos. Como diria Martha, relaxa e goza.

    Responda
  7. luiz santos

    VAR..pra sempre.

    Responda
  8. João Aris Kouyoumdjian

    O VAR foi a melhor coisa que ocorreu no futebol desde sua fundação. Interessante que falam de impedimento por milímetros ou por um pé, mas ninguém reclama quando a bola bate da trave e repica a alguns milímetros da linha do gol sem entrar. Em um caso e no outro a regra deve ser cumprida: houve impedimento e a bola não entrou. Quando tirarem o VAR, em alguns meses, volta, pois as TVs continuarão mostrando todos os detalhes. Se com o VAR há um erro, sem VAR havia dez erros.

    Responda
  9. Antonio Pimentel Pereira

    No jogo atlético mg e bahia, hulk e o seu time viveu de reclamar da arbitragem o tempo todo, daí o juuz não marcou corretamente um toque involuntário de biel na grande área, mas devido a pressão, deixou de expulsar um entrada pesada em de pena e de marcar penalte claro do goleiro everson socando oscar do bahia. Sem o var é pior, pra acabar a pressão de técnicos, jogadores e torcedores contra a autoridade do jogo, bom seria blindar o trio de campo, proibir de cumprimentar e entrar separado....

    Responda
  10. Antonio Pimentel Pereira

    Eu acredito que melhorou, quantos campeonatos os times de massa levaram por pressão contra a arbitragem? precisa é de aprimoração, menos intervenção, pois a decisão de campo é melhor. Vamos a semifinal da champions, o árbitro de campo apitou antes um impedimento inexistente e a jogada resultou em gol pra o bayer, é preciso treinamento.

    Responda
  11. JANIO DAS NEVES CAMARA

    O VAR tem evitado muitas injustiças no futebol. Mas precisa aperfeiçoar. Não só o VAR como as regras. Não vejo nenhum sentido o impedimento acontecer por questão de centímetros. Deveria ser pelo menos de um corpo na frente. O VAR veio para melhorar e não tumultuar. Excelente suporte ao juiz de campo.

    Responda
  12. Vital Romaneli Penha

    Deve acabar é muito chato,no Brasil é pior que ainda o árbitro quando vai no VAR forma-se um bolo de jogadores para pressiona-los. E ainda temos aqueles lances de impedimentos que o auxiliar só marca depois de 5 minutos do lance.

    Responda
  13. Ana Brasil

    O uso do VAR precisa ser melhorado, não abandonado. Todos esportes se modernizam e utilizam a tecnologia para aprimorar o esporte. Imagine uma luta de esgrima sem que um chip eletrônico acuse um toque certeiro no oponente, naquela velocidade em que se disputa? O VAR está sendo usado errado, mas precisamos de 9 pontos de melhoria, não 9 pontos (que, lendo, poderiam ser 3 ou 4) para ignorar a modernidade. Alguém ainda é a favor de decidir campeonato com gol impedido em pleno 2024?

    Responda
    1. Juliano Machado

      Saliento também que existem ainda muitos erros nas arbitragens do basquete americano, mas é sempre na tentativa de melhor e tornar mais justa a disputa. Não dá pra eliminar o erro humano do esporte, aliás, não é possível eliminar o erro de nenhuma atividade: a idéia é ir melhorando, aprendendo, tentando.

    2. Juliano Machado

      Melhor e mais ponderado comentário. Precisa de um aperfeiçoamento constante. Tome-se como exemplo a NBA: em geral as decisões de quadra são mantidas e existe (assim como no volei ou no tênis) a possibilidade de desafios por parte das equipes (sei que no futebol isso é praticamente impossível, mas a idéia é pensar a partir de). Melhor a qualidade dos árbitros, dos técnicos do VAR. Talvez algumas mudanças de regra e colocar mais árbitros, tudo pode ser tentado, menos ignorar a tecnologia.