Flavia Boggio > As praias já foram privatizadas no Brasil Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Eles deitam, rolam e podem porque sabem que o povo é tolo, sem atitudes e desunidos.
Conhecedor que sou do litoral principalmente, do Nordeste, lembro-me das várias vezes, que tive que discutir e encarar, “seguranças” e até proprietários de imóveis, que insistiam em barrar minha passagem, mas nunca deixei de defender meus direitos se necessário ia para delegacia. Essa invasão das praias é antigo no Brasil, espero que, agora que tornou se público, tomem as devidas providências.
Nas praias da Bahia não o há mais o quê privatizar; resta estatizar.
Quando estive em Paraty a uns anos atrás, cheguei na entrada do CondomÃnio Laranjeiras, que até heliporto tinha. Na portaria, com meus familiares exigi o direito de cidadã brasileira de entrar, e caso fosse negado faria uma denuncia .Inclusive tinha uma placa dizendo as regras do CondomÃnio . Diante da questão, exigi que viesse um automóvel me pegar para descer até a praia. Fui atendida, todos os vigilantes da praia eram pagos para, nem por ia marÃtima barcos encostarem. Esse é o Brasil.
Se está interessado, procure outro lugar: no Litoral Norte da Bahia, há muito, está tudo privatizado.
Leia a Pec 39/2011, tire umas férias e venha curtir o Litoral Norte da Bahia. Entre uma cerveja e outra, saboreando um acarajé, procure identificar áreas ainda não privatizadas. Depois comente. Boas férias!
Infelizmente, aqui na Bahia, especialmente no Litoral Norte, não há mais o que privatizar. Tudo já está privatizado, há muito. Praias que num passado distante (60/50 anos), acolhiam os "passeios" que vinham das cidades do interior, hoje proibe-os. Nos vilarejos extinguiram os locais que serviam de estacionamento para os ônibus, e as áreas no entorno, as que ainda não edificaram condomÃnios de luxo, estão cercadas, exibindo placas: "Não entre. Ãrea privada". Leia a Pec 39/2011, e sossegue.
Quem conseguir a aprovação da PEC com certeza, vai ganhar uma fortuna. Quem é o fiel defensor? Eu conto? Já sabem, né?
Uai, mas isso é antigo! Já viram falar em Jurerê? Na Bahia, tem vários há anos e anos! O filho do Bolsonaro apenas tirou a toalha da mesa! A Marinha, donas das Terras nunca deu um pio! Quer outra coisa normal? Quem senta nas mesas e cadeiras na praia em frente do Copa? O problema, que a atual geração é atrasada, agora que estar sabendo das coisas, pela internet...
Exato. Para comentar é preciso antes conhecer. Caim e já dizia: você já foi à Bahia? Então vá! Depois comente a Pec 39/2011, com maestria!
Estás enganado, não são terras "da Marinha" e sim terras "de marinha". O controle delas são da União e a P(R)EC - Projeto de Remendo Constitucional, mais um! - Transfere o controle para as Prefeituras dos MunicÃpios. Ou seja, prenuncio, aà sim, de Privatizações do espaço publico.
Terreno de marinha não significa que é da Marinha. São terras que pertencem à União e que estão sob a égide do SPU.
PolÃtico do estirpe de um Bolsonaro falando em reforma agrária? Pode ter certeza que não é boa coisa.
Nem ficam vermelhos ao afirmar que tal projeto vai democratizar o uso das praias . . .
Se tem membro da famÃlia Bolsonaro no meio da proposta, com certeza coisa boa não é.
Tornará baratas e acessÃveis as praias que são gratuitas.
Inacreditável! Como pode um Extremista ousar tanto?
Eu não desacredito de nada nesta terra regida por mentirosos e comandada por gananciosos e inescrupulosos. O que mais entristece, é ver milhares de pobres coitados defendendo essa corja.
O negócio então E' chamar o m.s.p. movimento dos sem praia. Resolvido
Convido a todos para visitar a praia de MURO ALTO em Pernambuco, um Risort se instalou lá e ocupa toda a beira mar, quem não está hospedado no hotel só tem um beco muito apertado para acessar a praia...esse é o real objetivo dessa PEC.
Não é mesmo, o projeto é para poder cortar o beco da instalação e ninguém mais passar por lá.
Acho que essa turma por dinheiro vende até. A alma eita turminha que gosta de grana ninguém apresenta uma pec dessa de graça duvido tem rachadona nessa aerea
A Constituição, vilipendiada principalmente pela chusma selvagem do "governo" Bolsonaro, garante que praias, montanhas, cachoeiras e etc. são bens PÚBLICOS. Se esse tipo de patifaria vingar, é OCUPAR as praias privatizadas! Basta de as melhores partes desse paÃs serem reservadas aos burgueses! E há pobres defendendo a PEC...ignaros absolutos!
Tem que privatizar o acesso, e pagar em dinheiro em espécie, só a dinheiro vivo a venda dos espaços! Senão não dá pra rachar a areia meio a meio!
Pura verdade!!! Rachadinha tem interesse nesse trosso!
Quase fui linchado, afirmando, nessa semana, que as praias já foram e são privadas por risort's e condomÃnios. Fato. Esse mimimi é para o Descondenado ficar bem na foto. Só isso.
Se a lei passar, será o Apartheid das praias no Brasil.
Praia do Sono né Flavia
Ponta Negra
Maresias, litoral norte de São Paulo também já é tomada por restaurantes e portão para acesso à praia.
No Guarujá temos muitas praias privatizadas. Tijucupava, das Conchas e adjacências. Embora segura e preservadas, o acesso aos pobres mortais é muito dificil no verão.
Eles querem vender o Brasil, são financiados pelos interesses dos milionários. Musk ou Neymar pagam pelos "favores". O povão, que os elegeram, vão se aglomerar nas praias que lhe couberem.
Não sei o porquê de tamanha discussão. O acesso às nossas praias já está dificultado e, às vezes, impedido em razão da forma como elas foram, historicamente, ocupadas. Salvo poucas exceções, não conseguimos contemplar as praias porque a visão delas está obstada por uma fila interminável de imóveis e empreendimentos "pé de areia". Para acessá-las, por outro lado, restam poucos e impeditivos acessos. É só ir até as praias mais badaladas no Nordeste para constatar isso.
Sinceramente Juarez, e com todo respeito, se vc não está entendendo o porquê seria bem importante que se informasse pois o assunto é bem sério. De fato há ocupações irregulares, mas elas são irregulares. Com essa proposta, além do que o Ricardo já disse abaixo, teremos várias outras consequências sérias. Inclusive para o meio ambiente
A discussão é pq tudo isso é abusivo e ilegal, e vai piorar com o projeto. Terrenos à beira-mar são um tipo de concessão, o Estado poderia impedir todos os abusos q vc descreveu. Não o faz por corrupção, mas certamente a FSP e os bozistas não vão brigar por isso. Muita "gente de bem" se beneficia disso.
No Guarujá, praia de Pernambuco, Silvio Santos tem o Jequiti Resort e qdo inaugurado, tentou tornar acessÃvel o pedaço de praia nos fundos do empreendimento, apenas aos hóspedes. Colocavam cadeiras e guarda sóis c/a logomarca Jequiti e não podia usar quem não estivesse hospedado lá. O povão foi se revoltando e c/o tempo, a arbitrariedade se desfez. Td q vem de bozoloide é prejuizo pras classes menos favorecidas e ainda tem gente q dela faz parte q ainda defende estes es tru mes. Lamentável.
Mas tente ir à praia de Iporanga. Vão parar seu carro na portaria do condomÃnio, controlar os documentos de todos no veÃculo e impedir sua entrada se o estacionamento estiver cheio. Vc não pode acessar e esperar um posto vagar, ou deixar as pessoas e retornar. Ainda regulam o perÃodo de acesso à praia, q é das 7 am ao por do Sol. Nada disso é legal e não cabe aos meganhas do condomìnio regular.
O melhor resumo do assunto que já li, falou tudo em poucas palavras.
Lendo os lamentos do povo por aqui, observo que no litoral da carÃssima, e santa catarina a situação é diferente . os agroboys que compraram noventa por cento dos apartamentos novos nos prédios recém construÃdos, ficam em seus apartamentos , sem por os pés na areia . Lá eles têm piscina na sacada- de frente para o mar- e piscina jacuzzi, dentro da suÃte .
óps- banheira jacuzzi .
Espero q o Hélio Schwartsman leia esse artigo. O "ingênuo" colunista bradou contra a esquerda maligna, q supostamente criou fake-news sobre a privatização das praias. Falso, né? São "só" os terrenos em volta, se vc tiver um iate, pode acessar as praias. Vale dizer q tudo q a colunista descreveu é ilegal. Por lei, o condomÃnio deveria prover entrada livre e controlar documentos é ilegal. Quem irá processar os poderosos? Continua sendo feito.
Francisco, acho q vc não tem lido os comentários do Dauner.
Curioso como o Dauner tem o dom de fazer comentários que geram tanta vergonha alheia
Perfeito Ricardo!
Carto Ricardo ! (espero não ser censurado novamente pelos estagiários da censura da FSP) . Remar faz bem á saúde . Eu tenho sessenta e quatro anos de Piçarras Beach . Eu vi muita gente se locomovendo de canoa . Também fiz força com a bom-ba manual para puxar água do poço .
É Ricardo, faz tempo q hélio schwartsman passou a pensar como os patrões dele, banqueiros q hj tem a folha de sp, apenas como um tablóide sem credibilidade e cada dias mais raso e a serviço das elites, faria lima, fiesp, agro e outras aberrações da direita extremada.
Ricardo, acho que você não entendeu a mensagem do Dauner, quando ele falou em pitbull eu já entendi a ironia.
É mesmo, Dauner? Vc enfrentaria alguns quilômetros de mar aberto com uma canôa para acessar a praia? Levaria idosos e crianças na sua canoa? E vc apoia q essa seja a única forma de quem não é milionário acessar praia, qdo a lei exige acesso livre através do condomìnio?
Pensei a mesma coisa, Ricardo. Uma aberração aquela coluna. Mais uma.
Não há necessidade de iate- Se v. tiver uma canoa a remo, também pode chegar . Talvez algum pit bull esteja à tua espera .
o bolsonarismo, infelizmente, é um câncer em metástase, que vai destruir o que resta de paÃs..
É realmente, você assim como o seu presidente ainda acha que o Bolsonaro continua no poder, mas ele saiu a um ano e meio, está na hora do seu malvado favorito começar governar.
Texto impecável.
Mas muita coisa mudou pós covid . Muita gente '"de bem" fica dentro do seu apartamento, alguns com piscina própria, de frente para o mar , mas absolutamente não põe os pés fora do prédio . Na areia da praia, só farofeiros com seus isopores cheios de latinhas de kaiser e schin . .
Depois agente crÃtica parte da população catarinense por sua mentalidade fascistoide e o Dauner fica bravo.
Os farofeiros que vc cita, são tão cidadãos como vc, q deve ser um "magnata, cristão, gente do bem". IncrÃvel como tem gente q ainda se acha a cereja do bolo, qdo na verdade não passa de um mero zé ninguem, q só vive no mundo dos sem noção.
Chamar a gente comum q frequenta as praias de "farofeiros", não é preconceituoso da sua parte? Vc se inclui entre a gente "de bem" ou os farofeiros? Ou não vai à praia? Parece q vc não deixou alternativa.
Excelente texto! É preciso muito contorcionismo para dizer que tornar os acessos privados vai facilitar a entrada a uma praia pública. E outro aspecto não mencionado: hoje as taxas dessas áreas geram enormes receitas para a União; querem acabar com essas receitas (que recaem sobre proprietários que podem pagar) dizendo que se trata de “reforma agrária”?! Seria prejudicial ao erário em todos os aspectos, mas a última preocupação dessas pessoas é com a coisa pública.
Essa PEC é o empurrãozinho que falta para impedir a população de acessar as praias. A famiglia está sempre envolvida com grilagem.
Verdade Maria, usando o know-how das milÃcias dos morros do Rio. Esta famiglia é um câncer com metástase q acometeu o paÃs. Lamentável.
Sem essa PEC já existem empreendimentos (condomÃnios, resorts,etc.) impedindo que a população use a praia, bem comum de todos, imagine quando for aprovada. Por isso, sou contra, mas se aprovar tem que ter legislação obrigando a manter rua de acesso à praia, como acontece com os rios, pela lei os proprietários de fazendas têm que manter estradas de acesso livre da população aos rios.
Excelente matéria. Não precisa dizer nada, a não ser de que boca está saindo a defesa desta PEC... Realmente alguém acredita em lobo vestindo pele de cordeiro? Acham que os passeios de jet-ski do papi eram em vão? Anota aà que consigo adivinhar de quem será o primeiro lote de praia se isso passar...
Ver pobre bolsonarista defender essa aberração é muito engraçado. Eles que serão os maiores prejudicados querem os ricos bolsonaristas com exclusividade das praias. É o fim da picada.
É preciso retomar a publicisação das praias brasileiras.
Lembrei de Laranjeiras também. Em Salvador fiquei num hotel onde era quase impossÃvel chegar na praia, e um dos poucos acessos era numa rua com esgoto a céu aberto.
Fazem de tudo para bloquear as praias. Em Ilhabela, algumas prais só tem acesso através da pedras a beira-mar. Bem, milionários q tem casas ali deram um jeito de colocar terra entre as pedras e plantaram fileiras de cactus para impedir a passagem! A propósito, cactus não são nativos dali (do deserto,né?) e terra não brota entre as pedras, caso vc se esteja perguntando.
Se o projeto fosse de alguém da left teria o apoio de todos inclusive da Colunista
O projeto é a cara da direita.
Zé Carlos mede os outros por sua própria régua pelo visto. Deixa eu lhe contar amigo: nem todos são como vc
Carlos, devo alertar, mas v. será pego pelos estagiários da Censura da FSP . Se não for, será milagre- Avise-me .
Como uma pessoa pode ser tão gado como esse José Carlos Fagnani? Apoiar ou ser contra algo pelo lado da polarização polÃtica e não pelo mérito do projeto.
E no caso, sendo da right, temos que virar "cow" igual você?
Existe uma praia chamada Búzios, em Rio Grande do Norte, acredito que seja no municÃpio de NÃsia Floresta, onde você anda por mais de um quilômetro e não consegue acessar a praia , pois a orla está totalmente tomada por construções particulares....
Está assim em todo lugar. Precisa sim é de lei e PEC que regule a invasão, quase grilagem, das praias brasileiras...
Em Ubatuba a paria de Domingas Dias é fechada, acesso apenas pelo condomÃnio com número limitado de vagas. A praia do Félix não é totalmente fechada, mas está em vias de, basta uma ajudazinha de uma certa PEC. Em São Sebastião, conversei com o dono de um dos carrinhos que vendem na praia de Camburi, ele me disse que os donos de hotéis a beira mar e condomÃnios querem fechar as praias, impedindo o acesso de banhistas e de comerciantes que trabalham por lá. Essa PEC é a tentativa de legalizar isso
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Flavia Boggio > As praias já foram privatizadas no Brasil Voltar
Comente este texto