Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Gilberto Rosa

    Conrado é o novo Demétrio, que está muito desmoralizado. Chega limpinho para fazer todas chantagens com poderes que não se curvam a bilionária elite do atraso. Como na lava jato. Pega alguns pontos negativos contra STF, amplifica e repete insistentemente, são 17 colunas iguais, tudo até o pessoal que votou no Aécio, saiu com a camisa do Robinho pelo Cunha e votou no Bolsonaro, fique no ponto de revolta, como se não tivéssemos outro problema no Brasil de 8 janeiro, Tarcísio, Lira e Campos Neto.

    Responda
    1. Gilberto Rosa

      E teve gente que acreditou e ainda acredita nas boas ações da lava jato, mesmo depois das privatizações por bananas e joias, dos 400bi de dividendos na nossa gasolina, e principalmente dos maiores juros do mundo, que por coincidência beneficiam justo o patrão do Conrado. Vale lembrar que STF deve agir sobre Bolsonaro, que deu Campos Neto Paraíso de presente ao Frias e seus colegas banqueiros. Depois dizem que Conrado é corajoso : )

  2. João A Silva

    Admiro a coragem, a lucidez e a nobreza dos valores que se expressam por meio de um texto altamente refinado.

    Responda
  3. welton Malheiros

    Como sempre cirúrgico. Ninguém aguenta mais esse sistema jurídico caro, lento, amoral e falido. O STF é um retrato perfeito da arrogância da nossa justiça!

    Responda
  4. José Cardoso

    Excelente como sempre. Ou será que eles estão certos e os demais juristas errados?

    Responda
  5. Celso Augusto Coccaro Filho

    Mais uma vez, parabéns.

    Responda
  6. José Augusto Bernabé

    Como as nossas "Instituições" viraram autênticos Prostíbulos de corrupção temos que defender sim, o Prostíbulo das arbitrariedades de suas prostitutas.

    Responda
  7. Anete Araujo Guedes

    Um STF que se descuidou da via da legalidade, ao se acovardar durante a aprovação do impeachment de Dilma, ao se calar frente às estrepolias criminosas, autoritárias e demolidoras de Morro, ao não se articular diante das declarações vergonhosas, ilegais e obscurantistas de um deputado obscuro, com enorme dificuldade de articular palavras, frases e ideias. O país se viu a beira de um abismo que os excelentíssimos ajudaram colocar. Ainda bem que se restabeleceram de uma desmoralização galopante.

    Responda
  8. Helano Timbó

    Corretíssimo. Alguns ministros - mais políticos do que juízes em suas ações - emporcalham sobremaneira a imagem da instituição, que deve ser preservada, sob pena do decaimento constitucional.

    Responda
  9. Geraldo Alvarenga

    Temos que encontrar um outro meio para indicação de ministros dos tribunais superiores. Não pode ser indicação de políticos. Provas de ilícito são provas. Podem punir quem as obteve por meios ilícitos. Mas se são verdadeiras, devem prevalecer.

    Responda
    1. Anete Araujo Guedes

      As provas e delações não foram obtidas por meios ilícitos, os ministros do STF não chegaram a esse ponto. Quem praticou essas ilegalidades foi Moro, ao cercear o direito de defesa, ao fazer escutas ilegais, ao acusar e prender sem provas, ou para efetuar chantagens, ameaças, até que a vítima assinasse uma delegação que lhe conviesse. A PF segue investigando, Moro terá que acertar contas com a justiça.

  10. carlos cardillo

    Ótimo artigo professor. Não se trata de "bater" no STF e demais órgãos do judiciário, mas sim de chamar-lhes a atenção para a imagem que estão passando à sociedade. Quem não se dá o respeito não o merece. Seria ótimo que lessem seu artigo, mas penso que não sobra tempo em meio a tantos convescotes.

    Responda
  11. Karina Kanazawa Rienzo

    Concordo que o comportamento de alguns ministros é condenável, no entanto temos que ter cautela nessa sanha persecutória contra o STF que parece ter tomado conta desta Folha, a meu ver cada vez mais alinhada a extrema-direita.

    Responda
    1. Ney Fernando

      É que a coisa está feia mesmo. Por exemplo, sem amparo legal, os promotores inventaram, e os juízes copiaram (é bem possível que os do STF também), e agora eles têm direito a um dia de folga a cada três trabalhados, e pior, contam como "dias trabalhados" também os sábados e domingos. O objetivo não é dar as folgas, e sim pagar por elas, o que aumentou o salário deles em um terço, ainda por cima livre de imposto e sem desconto de previdência.

  12. Anete Araujo Guedes

    Texto e reflexão irretocáveis. O STF tornou-se guardião do país frente às investidas irresponsáveis, inconsequentes, desgovernadas, genocidas e golpistas de Bolsonaro. Não tiveram outro recurso, tornou-se necessário e urgente resguardar a própria sobrevivência, a preservação das instituições, do estado de direito, o respeito ao resultado das urnas, a soberania do voto popular.

    Responda
  13. Kiko Mazziotti

    A ideia de trocar todos os ministros do STF é muito boa, embora inexeqüível, mas o colunista esqueceu, segundo a minha opinião, do fato mais importante, que esculhambou de vez a noção que o país deveria ter de justiça, que foi soltar Lula, maior chefe de quadrilha da nossa história política. Como ficou a cabeça da juventude ao ver uma decisão dessa? O crime compensa por aqui.

    Responda
    1. Anete Araujo Guedes

      Os ministros do STF e de outras instâncias anularam os processos contra Lula, por falta de provas e outras tantas irregularidades, Moro e Dallagnol institucionalizaram a corrupção.

  14. Nilton Silva

    Perfeito. Se fosse na Venezuela, cujo regime é defendido por tantos petistas, o nobre colunista já estaria preso.

    Responda
    1. Anete Araujo Guedes

      Se o golpe que Bolsonaro pretendia saísse vitorioso, não haveria diferença entre Brasil e Venezuela. A não ser que ele instalasse aqui um regime teocrático como na Arábia Saudita e Irã, países amigos, saudados pelo inelegível.

  15. João Rodolpho Cabral

    O problema está na essência. Todo a Administração Pública no Brasil é marcada pelo patrimonialismo. Disso ninguém duvida. Almeja-se uma aristocracia, tendo cada servidor um rei na barriga.

    Responda
    1. DEBIE DOS SANTOS BASTOS

      Concordo, mas acrescento que a casta do judiciário é a mais nefasta. Julgam pelos interesses não pelo mérito. Beneficiam a si mesmos. Sangram os cofres públicos com todas as benesses que se concedem.

  16. Vicente Valcarcel

    Ou vc morre herói ou vive o bastante para se tornar o vilão. Batman cavaleiro das trevas

    Responda
    1. Anete Araujo Guedes

      Coitado de um país que necessita de heróis, mitos, mártires! Será que você ainda crê nas histórias de super-heróis?

  17. Gilmar Maghenzani

    Vi um STF errando no governo Dilma qdo não deixou pelo ministro Gilmar Mendes, o Lula ser ministro da casa civil, vi a ministra Rosa Weber errar em seguir o relator e dizer que a opinião dela era outra no caso da segunda instância e o Lula foi preso, vi o Fachin ficar com medo do general vilas boas no hábeas corpus do Lula. Agora nos governos do Temer e do Bolsonaro, só tenho críticas quanto a falta de celeridade em punir os condenados pq qdo foi o Lula foi a jato

    Responda
  18. José Carlos Tridapalli Junior

    Excelente artigo.

    Responda
  19. Gilmar Maghenzani

    Professor, o índice de dois mil e vinte e dois era de trinta e um porcento caiu para quatorze por culpa da imprensa que bateu muito no STF, o Sr deixou de falar

    Responda
    1. GINO AZZOLINI NETO

      A imprensa não bateu em ninguém do STF, apenas divulgou fatos. O pior STF de todos os tempos. E ainda pode piorar.

  20. Luiz Gustavo Amorim

    Irretocável. Simples assim.

    Responda
  21. Helio Lobo

    A bem da verdade, nosso Poder Judiciário e com ele o MP e a Policia Judiciária, com as sempre honrosas exceções, são dignos de uma República Bananeira que, infelizmente, talvez seja.

    Responda
    1. Anete Araujo Guedes

      Complexo de vira-lata.

  22. antonio ferreira da costa neto ferreira

    Ainda vamos ter que comer muito pão amassado pelo diabo, pois só vejo dizerem justiça, mas que justiça? Justiça que nega direitos aos aposentados, que bajula quem escreveu e depois manda esquecer tudo . Cansado disso, aínda maís quando olho nas ruas, nas lixeiras de padaria, crianças buscando o que comer. É difícil um espírito prisoneiro dessa carcaça continuar nesse país.

    Responda
  23. Sonia Guimaraes

    Artigo irretocável e corajoso; as instituições são seus membros; a verdadeira defesa das instituições democráticas exige credibilidade de seus integrantes.

    Responda
    1. GINO AZZOLINI NETO

      Ainda bem que o autor é qualificado para escrever este artigo. Se fosse um brasileiro observador qualquer o Moraes mandava prender. Mas só depois que voltasse da última viagem

  24. Marco A Moreira

    Excelente artigo. Apenas uma observação: a democracia só não naufragou porque o futuro ditador não conseguiu apoio do Comandante do Exército e da Aeronáutica - senão nossa republiqueta seria hoje uma ditadura de direita.

    Responda
    1. GINO AZZOLINI NETO

      Mandatos de ministros tem que ser estudado. Assim como idade mínima para ser Ministro do Supremo ( no mínimo 50 anos), além de outros requisitos que estão no texto constitucional, mas que o próprio Congresso ignora.

    2. Helio Lobo

      Francamente, acho que somente não aderiram porque o ditador seria o Bolsonaro. Ai seria demais.

  25. Christiano Aquilles Gramlich das Neves

    Que belo texto!

    Responda
  26. Daniel Guedes

    Belo artigo. Além do dito no artigo, se soma o apoio vergonhoso de projetos anti-povo, de corte de direitos chancelados por esse tribunal, como a reforma trabalhista e previdenciária.

    Responda
  27. Fabrício Schweitzer

    Defesa do povo pela Educação?????

    Responda
  28. marcos stein

    Faz isso não Hubner...assim a esquerda lambe toga se enerva.

    Responda
  29. Fernando José Nicoli

    Bisonho o artigo deste caboclo ,e o que é pior ,deixou transparecer claramente a " venda" do artigo ao Bolsonaro et caterva.

    Responda
    1. Luiz Gustavo Amorim

      Interpretação de texto, eis ainda um desafio monumental de leitores tão ávidos por deixar suas pegadas por aqui que nem se dão ao trabalho de ler o artigo.

    2. Luiz Candido Borges

      Fernando, não entendi esta "venda" do artigo. Você poderia explicar?

  30. Francisco Neto

    Tem muita coisa errada no STF, por isso tenho minhas críticas, mas estas devem ser bem feitas, construtivas, caso contrário, o golpismo bolsonariano se fortalece, e esse foi enfraquecido pelo STF, notadamente pelo Alexandre de Moraes.

    Responda
  31. neli faria

    Autoridades, dos três Poderes, não deveriam ter seguranças e nem carros blindados. Eles deixaram e deixam o Brasileiro ao deus-dará,então deveriam assumir, também , a insegurança pública. E pagar segurança até em País civilizado? Desperdiçar dinheiro público! E quem convida, para palestras:pague!Juiz,ministro o é!, deveria ter duas qualidades:ingratidão e bom senso. Juiz grato a alguém, por mais correta que seja a decisão, vai pairar a sombra da parcialidade . E não dignifica o Judiciário.

    Responda
    1. Fabrício Schweitzer

      É isso, Neli! Vamos. sem coisinhas seletivas. Vamos falar abertamente dessa zo...rr...aaa incompetente, corrupta e lobista.

  32. Joao Braga

    Respeito a Constituição, e Democracia não se questiona. No entanto a verdade é que perdemos a nossa liberdade de expressão. Em nome da suposta defesa da democracia nos tornamos um povo amedrontado. Infelizmente o "cala boca" ainda existe. Triste.

    Responda
  33. José Felipe Ledur

    Aos senhores ministros, muito dados a visitar os EUA, deve ser lembrado o que se escreveu na Constituição de Massachusetts, de 1780, ou seja, que no Estado de Direito o poder estatal é exercido de acordo com o Direito, e não de acordo com a vontade dos poderosos. "Governo das leis e não governo dos homens".

    Responda
    1. Fabrício Schweitzer

      London, London

  34. CARLOS TARDIVO

    STF, poço de mordomias, privilégios, desperdício de dinheiro publico, falta de decoro e por aí vai.um leitor escreveu hoje wue eles deveriam mudar para a Europa, ficaria mais barato!

    Responda
    1. Fabrício Schweitzer

      Então, as famosas mordomias estão apenas na Suprema? É uma pergunta, já que dividimos e juntamos os porquês indiscriminadamente?

  35. Fabrício Schweitzer

    Vamos falar dos "dotor@s", aquel@s das graduations!

    Responda
  36. Fabrício Schweitzer

    Vamos falar das comarquinhas. Benza, deus!

    Responda
  37. Fabrício Schweitzer

    Vamos falar da insegurança jurídica no país, mesmo com a contratação dos aloprad@s.

    Responda
  38. Mário Sérgio Mesquita Monsores

    Só olhar as ações aonde o representado fica sem nada. Que tal prof?

    Responda
  39. Mário Sérgio Mesquita Monsores

    Esperando uma colona que fale um dia dos roubos dos advogados q metem a mão nos direitos dos seus representados. Mas aí não né prof.

    Responda
    1. Fabrício Schweitzer

      O que dizer da Ordem dos Aloprad@s do Brasil?

  40. Fabrício Schweitzer

    Que tal defender o poder judiciário, em todos os seus degraus/criticas foucaultianos, de seus poderosos. As primeiras instâncias merecem atenção! Os MPs, nem se fala. A Carta é ampla e irrestrita.

    Responda
    1. Fabrício Schweitzer

      Não é o povo que chega no STF. O Brasil é um país de Justiça, e não de Direitos. O STF poderia garantir esses direitos básicos, mas é no primário que a educação deveria ser iniciada. Em geral, um bando de incompetentes e preconceituosos.

    2. Fabrício Schweitzer

      Que tal?

  41. Jocimar Bruno dos Santos

    Se por um lado o bolsominion anda sempre de fósforo na mão; por outro, Conrado, sem nenhuma sofisticação, lança o estopim no chão.

    Responda
  42. Edgar Alves

    O mais grave do STF e que o articulista ignora e deveria bater mais firme nisso, são os salários imorais, penduricalhos e toda sorte de benefícios que eles vivem se auto presenteando, as nossas custas, claro. Aquela medida do Barroso de a cada 03 dias de trabalho os juízes ganham 01 de serviço é absurda! A cada 30 dias no mês ganham mais 10? Isso é totalmente imoral, ilegal. Estão assaltando o contribuinte, não tem vergonha em fazer isso. Afora os salários que chegam aos milhões em muitos TJs.

    Responda
    1. carlos cardillo

      E o Barroso ainda defende que a correção monetária do FGTS só valha à partir da decisão do STF, criando cidadãos de classes distintas entre os que recolheram por anos e os que serão "beneficiados" após a decisão, dizendo-se preocupado com o rombo nas contas públicas, como se isso fosse uma preocupação do judiciário.

    2. Andre Ramos Lievori

      Concordo, essas vantagens e ganhos são vexaminosos.

    3. Jayme Neto

      O articulista já falou sobre os salários imorais

  43. João Vergílio

    Além de admiração, pela qualidade e pela coragem dos textos do professor Hübner Mendes, acho que cada um de seus leitores sente gratidão por ele dizer o que está na garganta de tanta gente que não tem nada a ver com o bolsonarismo.

    Responda