Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. LEANDRO SCHMAEDEKE

    O ex daqui recebe o futuro ex de lá. Bozo e humilhei.

    Responda
  2. Selma Silva Leite Flores

    A mesma necropolitica de Bolsonaro! E fazem o maior sucesso com metade da população lá e aqui! Como pode?

    Responda
  3. Renato Alves dos Santos

    Inaceitável...o povo Argentino tem que ir pras ruas protestar para garantir os seus direitos!!!

    Responda
  4. João Batista Tibiriçá

    Se tivessem eleito um poste era melhor. Só quer aparecer viajando para nada e ainda quer ganhar o prêmio Nobel da Paz, digo, de economia. Só rindo! Melhor do que chorar!

    Responda
  5. Raymundo de Lima Lima

    Os novos-sádicos devem adorar ver velhos aposentados terem 31% d sua aposentadora sugada p extremismo-populista-direita.

    Responda
  6. NEY HAMILTON MICHAUD

    A doutrina pauloguedista em prática no governo Milei: se os pobres e os aposentados morrerem a Argentina decola.

    Responda
    1. Raymundo de Lima Lima

      Lembrar d uma assessora d Guedes, noticiada alegrissima com a chegada d coronavirus, em maio2020, porque velhos seriam eliminados para beneficio d caixa d previdência. Duvida, pesquisem maio2020. Atacar aposentados se não morrem também não fazem greve.

  7. Mozart Cabral

    Milei é um obelisco rosado para o bobo argentino

    Responda
  8. José Bueno

    Esperamos que a sequência dramática de suicídios de idosos chilenos com o programa econômico da extrema direita, pouco noticiado pelos nossos jornalões, não se repita com os vizinhos argentinos.

    Responda
    1. Luiz Alberto Brettas

      Mas parece que vai acontecer... Imagina-te, José Bueno, um velhinho, de uns 70 anos, baixar sua aposentadoria, de uns R$1.500,00 para uns R$700,00... Se não te desesperares com algo assim, bah... Precisas de mais cuidados e medicamentos com a idade... E precisarias te alimentar com alimentos decentes (caríssimos, e, geral)...

    2. José Bueno

      Eu acompanhei, pessoalmente, o caso dramático de um chileno conhecido. Foi quando verifiquei que os jornalões estavam escondendo dos brasileiros. Negar fatos constrangedores é bom negócio só para os poucos beneficiários desta desgraça.

    3. Fernando Moreno

      Talvez não tenha sido muito noticiado por ser uma das mais absurdas fakenews de esquerda já inventadas...

  9. Geraldo Lourenço Brita

    Erratas: todos nós e consegue decifrar (respectivamente, primeira e última linhas)

    Responda
  10. Geraldo Lourenço Brita

    Infelizmente para todos nos, latinos americanos, é que a Argentina não quebrou de vez porque investidores do exterior (leia-se srael, EUA, Alemanha e França -- Reino Unido retirou- se desde as Malvinas), ainda não tiveram o necessário tempo para sair de forma ordenada (para não causar pânico e ameaçar a ordem mundial). O FMI, com seus empréstimos a conta gotas, é a senha que somente quem estuda comparativamente a História Geral, focada especialmente nos imperativos do Capitalismo, consegue ver!

    Responda
    1. Geraldo Lourenço Brita

      *... todos nós; ... consegue decifrar *

  11. LUIZ FERNANDO GARCIA

    Excelente artigo! Palavras que não podemos nos esquecer: "Mas muita gente se pergunta se esse ajuste primitivo e no couro do povo pode durar" e sabemos que nunca deu certo, a não ser para tornar a miséria ainda mais feia, não é?

    Responda
  12. José Cardoso

    O ideal é um corte organizado, começando com os que ganham mais e poupando os mais pobres. Mas na prática perde quem tem menos poder político. Os senadores de lá até aprovaram um gordo reajuste para si próprios.

    Responda
  13. Paulo Targa

    Vou pedir ajuda ao Thomas Piketty, que no seu livro Uma Breve História da Igualdade, Intrínseca, 2022, escreveu: "Além das revoluções, guerras, revoltas, as crises econômicas e financeiras são muitas vezes momentos decisivos nos quais se cristalizam os conflitos sociais e se redefinem as relações de força." Vamos aguardar o fluxo da História...

    Responda
  14. sergio ribeiro

    Ele falou as palavras mágicas que toda a imprensa gosta: cortar gastos. Na prática é isso que El Loco está fazendo: os pobres terão de pagar a conta da crise para que o santo mercado possa investir no país (se é que vão mesmo).

    Responda
  15. Milton Nauata

    Não voto lula, ponto. Mas raposa velha como ele, impôs o Alckmin pra vice e fez ministro o Haddad, o menos petistas dos ministros. O ministro é profundo estudioso da economia, faz o q pode, mas no mais das vezes é sabotado por petistas raiz e tbm até mesmo pelo lula q sempre joga pra plateia como hábil político, no entanto sabe q o Haddad tem razões de sobra pra agir como tem feito. Pra mim, o ponto forte desse governo.

    Responda
    1. george abib

      Acompanho.

    2. José Bueno

      Não é bem isso, não! Há o compromisso de toda a equipe com um programa técnico e responsável do Presidente Lula. Mas está navegando nas ondas turvas de uma oposição que faz de tudo para sabotar e boicotar este plano. A oposição, no congresso e nos jornalões, não está sendo democrática e propositiva porque é conspiratória e golpista. Lula, com sua equipe econômica e política, está certíssimo e fazendo o que pode.

    3. Andre Moraes

      Eu já escrevi sobre isso em alguns comentários. O Lula fala para a plateia, é um político nato, demonstra se importar e fazer o que é possível para seus eleitotes; os técnicos fazem o que é possível; com responsabilidade e boa intenção, entre eles o Haddad como camisa 10; e o corpo político do PT faz a propaganda pra puxar o governo para a esquerda e não se desgarrar de sua base. No fundo a histeria com o atual governo tem mais a ver com propaganda do que com a realidade.

  16. CARLOS ALBERTO CERETTA

    Puxa, então a visão e sugestões do cachorro que morreu há anos e que Milei diz ver e ouvir não estão ajudando a governar. Talvez a única coisa que vai funcionar deste assessor do Milei seja o desejo do cão de ter mais pessoas no convívio com ele no além e daí então ferrar com os aposentados para estes irem mais rapidamente fazer companhia ao cão do Milei.

    Responda
    1. Armando Vieira

      Pois é Carlos. O jeito é matricular, em massa, os cães argentinos nas faculdades de economia para garantir políticas eficazes no futuro, depois da morte deles.

  17. Ivo Ferreira

    Vários governos brasileiros, de direita e de "esquerda", já fizeram coisa parecida. Também já mascararam inflação e deram aumentos bem abaixo da inflação. Milei só está sendo mais descarado.

    Responda
  18. Rogerio Lima Afonso

    Ótima crônica. Para quem não vive ou é aposentado na Argentina, fica fácil considerar que austericidios não levem a perda de dignidades...

    Responda
  19. jose prado

    Palavras como cortar, ajustar, racionalizar, etc são sempre senhas pra arrancar uma tira de couro da cacunda dos mais humildes! Privilegios, isenções, subsídios, incentivos etc são sempre justificados pelos "interesses nacionais"!

    Responda
  20. jose prado

    Palavras como cortar, sjudtar, racionalizar, etc são sempre senhas pra arrancar uma tira de couro da cacunda dos mais humilded! Privilegios, usencoes, subsudios, incentivos etc são sempre justificados pelos "interesses nacionais"!

    Responda
  21. Frederico de Souza Cruz

    Titulo engraçado, o problema do massacre dos aposentados não é o massacre nem a dignidade dos aposentados mas sim um problema "político" para Milei. ( Esta é a concepção de Vinicius Torres)

    Responda
  22. alex carvalho

    Paulo Guedes ia adorar fazer isso aqui! Ai o deficit da previdência tava solucionado.

    Responda
  23. Mauricio Borborema de Medeiros

    Excelente coluna. O articulista deve olhar esse exemplo argentino com atenção, e parar de defender a desvinculação de benefícios sociais (inclusive aposentadorias) ao salário mínimo. A tal desvinculação teria um efeito catastrófico, a médio prazo, na vida dos brasileiros mais necessitados.

    Responda
  24. MARCO AURELIO PINHEIRO LIMA

    O maior espanto é a onda ultradireita prosperar. Eles abandonam os pobres (consideram perdedores), velhos (fora de moda) e crianças (educação só para quem consegue pagar). Sem dizer que saúde é só para quem tem dinheiro. Patriotismo de araque. O povo de um país é seu maior patrimônio.

    Responda
    1. Armando Vieira

      O espanto ainda maior é um povo pobre ser de direita. A composição do congresso está aí para confirmar.

  25. eli moura

    este milei já esta fazendo hora extra,o prazo de validade era de seis meses.

    Responda
  26. Ladislau Leite de Oliveira

    A direita ou mais especificamente a extra direita tomando conta do mundo, o pobre vai morrer de fome.

    Responda
    1. José Bueno

      Pous é, Dalton, compaixão exige emoção! Só não entende isso quem não tem.

    2. Breno Heleno

      Estavamos comendo osso ate outro dia

  27. Gilberto Rosa

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    1. Dalton Matzenbacher Chicon

      Fabrizio ! a sua paixão é comovente.

  28. Gilberto Rosa

    Na ótica do Vicius, o problema é pro neoliberal Milei, os aposentados é secundário.

    Responda
  29. Igor Cornelsen

    Uma inflação do tamanho da Argentina precisaria de uma reforma tipo a do Plano Real. O que me aflige é que a política econômica que levou a Argentina para esse estado calamitoso é a política do governo brasileiro, aumento de impostos atabalhoados e populismo nos gastos. Cortes de programas inúteis, subsídios e incentivos fiscais nem pensar. Em vez de me preocupar com a Argentina, estou muito preocupado com o Brasil.

    Responda
    1. Ricardo Knudsen

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    2. José Bueno

      O programa da equipe, técnica e responsável do Presidente Lula é, no momento, a única alternativa para a recuperação do desastre recente e retomada do desenvolvimento econômico e social do país. Tem que ser discutido e apoiado, pela m id ia e congresso, e não ser sabotado, como tem ocorrido.

    3. Andre Moraes

      Quais programas inúteis? Todo governo vem a debate corte de subsídios, todos querem cortar, mas nunca conseguem justamente porque os congressistas/lobistas financiados pelos subsidiados simplesmente não deixam. Pode citar o aumento de impostos atabalhoados? Até agora, entendo que o movimento foi de fechar torneiras de evasão fiscal e todo o regramento da reforma tributária ainda está em discussão, ou seja, sofrimento precoce.

    4. Humberto Giovine

      Igor. Haddad faz um trabalho muito bom, mas o congresso e parte do governo (incluindo Lula) estão sabotando.

  30. Marcelo Magalhães

    O articulista agora procura uma forma de se desligar do neoliberalismo de costeletas ao qual se uniu para poder criticar o PT. Ainda mente muito ao atribuir à presidente Dilma a crise construída pelo aspirante Aécio e seu assessor do mercado Arminio Fraga, ajudados por Cunha e inúmeros outros. A folha opta por criticar um governo magnânimo do presidente Lula e se cala diante do descalabro neoliberal de profecia auto realizável do nosso vizinho platino.

    Responda
    1. Breno Heleno

      O planeta acabou pq rentismo de um lado se aliou a bancos e agricultores e sabe se lá o que pq rentistas e operadores lavam de tudo. Pobre é só mais um ser indesejavel como funcionario publico

    2. Rafael Moraes

      Jornal virou panfleto do mercado. Só importa dinheiro do rentismo pra eles, mesmo que a miséria aumente ou o planeta acabe.

    3. Paulo César de Oliveira

      O "magnânimo" foi ótimo. Acho q nem a Janja foi tão longe.

  31. Vera Lúcia Daloia Vieira

    Que direito tem um homem cruel como esse maltratar tantas pessoas que, iludidamente, votaram nele?

    Responda
    1. Paulo César de Oliveira

      Vc tem alguma sugestão melhor?

  32. Sam Duart

    Colocaram mer da no prato e esperavam comer caviar?

    Responda
  33. MARCIO CARNEIRO DE ALBUQUERQUE

    Pasmem: Haddad e Lula, fazem a mesma coisa. Segundo o DIESSE, a perda salarial dos Professores Federais entre 2010 e 2023 é de até 35%, com variações para mais ou para menos a depender da classe e progressão na carreira. O fato é que o salario defasado de Professores federais (hoje em Greve), financia as emendas do Centrão, a desoneração fiscal de setores econômicos no Brasil e o rentismo do baronato nacional.

    Responda
    1. Luiz Carlos D Oliveira

      Menti roso, o fato real é que essa defasagem que expôs são dos governos Temer e do ex,

    2. francisco e c viola

      Vc se desmente bem no final de seu comentário.

    3. Aldo luiz Cabrini

      Já o governo de Bolsonaro deu 0% de aumento p os professores das universidades federais e vc vem criticar o governo do estadista Luis Inácio Lula da Silva? Veja a proposta q o governo atual está fazendo q é muito boa p quem já tem um piso salarial de R$ 9.916 antes de falar asneiras.

    4. Nestor Bercovich

      A grande diferença é que no Brasil, os professores federais ainda têm um nível salarial razoável e portanto eles tem uma renda de classe média. Os aposentados na Argentina são na sua grande maioria pessoas de baixa renda.

    5. Andre Moraes

      Se acha que Haddad e Lula não valorizaram os professores como mereciam; idealize um país cujo governante odeia a educação e tem seu corpo queimado só de pronunciar a palavra universidade? Normal…as pessoas nunca estão satisfeitas, mas no mundo que a gente vive, fazer comparações com a grama do vizinho é didático.

  34. Jorge Luiz

    Pobre Argentina, não merece!! Até aonde irá este patético governante,...

    Responda
    1. Breno Heleno

      Holomodor argentino

  35. max ribas

    Quem corre porque gosta não cansa. Se os argentinos pobres elegeram um sujeito que os despreza e tritura, é porque provavelmente gostam de ser triturados e desprezados. Pobres de direita lambedores de botas de estancieiros ricos. Aqui tem um monte.

    Responda
    1. Gilberto Rosa

      Ninguém gosta de ser maltratado, foram, e ainda estão sendo enganadps pela bilionária grande mídia, além de fake news financiadas também por bilionários. Lá também tem mentes simples de bolsonaristas, que acreditam em gente tipo Vinícius.

  36. adenor Dias

    Eu ouvir dizer que a natalidade, está diminuindo mundo a fora, e eu estou torcendo para que ela segue a zero, para que daqui a 20 anos os marajás do mundo coma seu dinheiro lavando suas privadas. Que não nasça Dalits para alimentar o ego dos escravagistas.

    Responda
    1. Breno Heleno

      Antes disso vem a chuva acída nuclear pra te salvar. E me salvar.

  37. adenor Dias

    Se a moda de f* os aposentado pegar na Argentina, eu não duvido que Bolsonaro caso não possa concorrer a próxima eleição presidencial, eleja um sujeito que pensa como ele aqui no Brasil. Aí eu quero ver os velhos cabeça branca enaltecendo o bolsonarismo nas fila de lotéricas! Eu sou um dos cabeça branca, mas que nunca votarei em Bolsonaro, nem em quem pensa como ele. Que bom que o colunista pessimista brasileiro, hoje foi dar pitaco na economia argentina...

    Responda
  38. Ricardo Knudsen

    O colunista ajudou a fazer o mesmo com a aposentadoria média (em poder de compra) no Br, defendendo a última reforma. A única diferença é q vai demorar mais tempo. Os bancos q oferecem aposentadoria privada agradecem.

    Responda
    1. Ricardo Knudsen

      Paulo, o dito deficit previdenciário vem de truques para fazer com q apenas os trabalhadores controbuintes arquem com programas sociais como a aposentadoria rural e o BPC, q não tem contribuições. Esses programas deveriam finamciados por toda a sociedade, a partir de impostos. A outra picaretagem q faz o deficit é a desoneração da folha de pagamento. É incrível como essas maracutaias convenceram a todos e ninguém faz as contas.

    2. Paulo César de Oliveira

      E mesmo assim a reforma da Previdência não foi suficientemente profunda: continuamos com déficit previdenciário. Dentro em breve teremos de fazer outra reforma, aumentando a idade para aposentadoria, reduzindo benefícios, elevando o valor da contribuição ou alguma combinação desses três.

    3. Andre Moraes

      É preciso lembrar diariamente o que fizeram com viúvas. Em muitos casos jogaram-nas na miséria, quebrando um pacto entre marido e esposa assinado há mais de quarenta anos de cuidar de filhos e entregar cidadãos para o país e ter isso como recompensa.

  39. Helcio Caetano Goulart

    Milei e Bolsonaro são os “maiores” cabos eleitorais da direita nas Américas e mundo afora. Têm que ser preservados para mostrarem como não se deve ser. Aguenta!

    Responda
  40. Helcio Caetano Goulart

    Então, Milei lá, Bolsonaro aqui! São esses trastes que a direita tem a oferecer.

    Responda
  41. OTAVIO MEDEIROS

    Há um erro aqui. Não se trata de um problema político, mas dá vida das pessoas. Não há dinheiro que pague uma ou milhares de vidas.

    Responda
  42. CELSO ACACIOO GALAXE DE ALMEIDA

    A corda tende arrebentar do lado mais fraco, só se pode quebrar a regra se os fracos se tornarem fortes, esse caminho histórico foi trilhado pela classe trabalhadora, cujas derrotas recentes marcam o retrocesso civilizatorio. É hora de se retomar a organização e buscar conquistar os frutos do trabalho que é social, porém, apropriado privadamente!

    Responda
  43. Luiz Gustavo Amorim

    Como imaginar que esse sujeito seria capaz disso? Como é que ninguém avisou? Ele parecia tão sensato, ideias moderadas, linguajar polido, nada, nada histriônico e nem um vestigio sequer de charlatanismo! Carajo, Javi, que pasa?

    Responda
    1. Breno Heleno

      The name is Hybrid war, mendez jeane, CIA agent.

    2. Gilberto Rosa

      Existe toda uma ciência psicológica, extremamente afiada e financiada por trás de Thrump, Milei e Bolsonaro, se utilizam de Instagram, YouTube, whats e por meio de fake news exploram os medos e desejos da população pouco sábia para identificar o engodo. Regulação das mídias sociais já!

  44. Andre Moraes

    Eu mais uma vez aqui repetindo o que falo desde lá de trás. Trata-se de mais um impostor da extrema-direita, que em 11 de 10 casos não tem projetos, não tem competência e vivem em mundo de distrações que me lembram as arenas de Roma e seus espetáculos macabros e truculentos que animam os selvagens. A direita e os jornalecos de lá e daqui são jabutis colocados para trabalhar os interesses de seus patrões.

    Responda
  45. carlos jardim

    Capa da times é glória fugaz e Milei é gás de cemitério, um fogo fátuo!

    Responda
  46. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

    Isso eh típico do liberalismo . Sempre foi assim. Eh isso que a direita liberal sabe fazer. Arrochar. Eh isso que a imprensa liberal sempre apoiou. Essa eh a pregação da folha e seus editores. PSDB fez isso com fhc, e falou. A folha apoiou. Eh isso que a folha quer que volte.

    Responda
    1. francisco e c viola

      Dalton, ser progressista eh necessário, mas não eh suficiente. Ser liberal ,sem ser um capo do sistema financeiro, eh ingenuidade ou falta de inteligência. A história de quatro séculos, desde os primeiros passos , do liberalismo eh uma história de geração e concentração de riquezas. Eh como o núcleo de uma central atômica, tem que ser contido o tempo todo. Vc desconhece a história da inflação mundial na época de fhc. Foi um fenômeno, ele não criou nada. Fora isso quebrou o BR e saiu derrotado.

    2. Gilberto Rosa

      Chicon e Piras juntos. Não souberam da privataria, como da Vale com 100bi de reservas sendo vendida por 3bi, do Armínio com 25 de selic e 13 de juros reais, sem reservas, pedindo penico ao FMI. São aqueles coitados que se desinformam pela Folha, veja, estadão e Globo, votam no Aécio, saem com a camisa do Robinho pelo Temer, depois vão de Bolsoguedes. Reflexão zero, prontos pro próximo engodo da bilionária grande mídia.

    3. Dalton Matzenbacher Chicon

      Lembre que a situação atual, inclusive a eleitoral, ê decorrente do kirchenismo 'progressista'. E não esqueça que o Brasil tem moeda estável por conta do plano implementado no governo fhc e sob tutela do Banco Central. A FSP não quer que volte nova necessidade de um outro plano Real. Já o pt faz de tudo para que volte. A realidade não se dobra às sandices populistas do pt. Caso fosse, a dilmo teria sido um sucesso. Deu no que deu. Até o bozo foi consequência disso.

    4. Hernandez Piras

      Leia a obra clássica de Fernando Haddad sobre o sistema soviético, Viola. Talvez assim você aprenda alguma coisa. Aliás, apesar dos seus elogios a Lula e ao governo, você não parece prestar atenção no que diz o Ministro da Fazenda. Haddad é tudo, menos hostil a economia de livre mercado e à democracia liberal. Felizmente, nem todo petista é um comunista ressentido com a falência do "socialismo real", como você.

    5. Hernandez Piras

      Tolice! FHC nunca promoveu um ajuste desta magnitude, impondo perdas de 31% aos aposentados e trabalhadores ativos. Se fosse somente isto que o liberalismo soubesse fazer, não seria o sistema dominante no mundo, inclusive nas nações mais desenvolvidas e de renda melhor distribuída. Já nos países com o regime que você defende, as pessoas só querem fugir.

  47. Carlos Amorim

    Cuidar do fiscal é o mínimo que se espera de qualquer governo decente. Ajuste é ser honesto e confessar que governo em deficit permanente, como é a Argentina faz trocentos anos, dará em imposto inflacionario que incide sobre os mais pobres, aposentados ou não. Um bom ajuste é cuidar do fiscal e não por tudo no lombo do pobre. Excelente é quem faz ajuste e simultaneamente ainda estimula a produtividade. Difícil de fazer, lá e cá.

    Responda
    1. Ricardo Knudsen

      E sendo difícil, sempre se joga no lombo dos q podem memos, pobres q pararam de comer e aposentados q vão começar a se suicidar. O q Milei fez mesmo para taxar mais os ricos? Ah, nada! Pq ele acredita no estado mínimo (minúsculo no seu caso) e na mão invisível q trará o bem comum. Só q o bem, não vem, como é comum.

    2. Hernandez Piras

      O Uruguai agiu assim, inclusive nos governos de esquerda, e é a economia mais sólida da América Latina e com os melhores indicadores sociais. O próprio AMLO, que acaba de eleger sua sucessora, manteve o equilíbrio fiscal e tem colhido boas taxas de crescimento. Só no mundinho do Viola, um mundo paralelo, como o dos bolsonaristas, o liberalismo só produz a miséria. Ela deveria ter lido o livro do próprio Prof Fernando Haddad sobre o sistema soviético.

    3. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

      PSDB com fhc fez e faliu . O grande sucesso do liberalismo foi fazer vcs acreditarem nisso e votarem a favor. Mas nunca, em nenhum lugar do mundo teve sucesso como política para os povos, só enriqueceu banqueiros mundo afora.