Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Simone Rodrigues

    É impressionante ler uma entrevista feita dessa forma totalmente chapa branca! As escolas selecionadas, pelo menos em boa parte, não são escolas com baixos índices, como disse o mentiroso secretário. Eles escolheram escolas grandes, vistosas e commuitosalunos, com bom potencial para dar lucro para as empresas. O próprio número 2 da pasta afirmou que eles precisavam de colégios grandes para ter escala e compensar para as empresas. A entrevistadora sequer fez essa apuração básica antes da entrevis

    Responda
  2. Iraia Galindo

    A Folha visivelmente defendendo a privatização da educação.

    Responda
  3. Sandra Losa

    Viu uma oportunidade de empreender, foi lá e fez..."Este é o meu garoto, grande empreendedor! Tem que ter uma mente milionária, fica pobre neste país quem não pensa grande."

    Responda
  4. Katia Pessanha

    Sou de Curitiba e li o testemunho do Prof. Mosko que atuou em uma das 2 áreas escolas, no Anita Canet. Ele reporta várias retrocessos: A hora-atividade, fundamental para a qualidade do ensino e aprendizagem, foi reduzida drasticamente e tutores foram contratados para atuar como professor em sala de aula recebendo em torno de R$ 1,3 mil. A maioria dos tutores ainda não é formada! "As reformas que aconteceram na escola eram feitas com recursos do governo do Estado, mas a empresa fazia propaganda

    Responda
  5. Marcelo Magalhães

    A nota no Pisa vai melhorar, todas as avaliações feitas nas duas escolas vão ser reproduzidas, até vir a primeira crise e aí corta-se os funcionários em primeiro lugar, já que todos são CLT. As não é só isso, o professor que não seguir a cartilha do governo será eliminado. Ou seja, imagine essa escola sob o regime cívico militar e o estrago definitivo está realizado.

    Responda
  6. ANA RITA MUSSI

    Nao sei sei é falta de tutano ou uma intenção inapropriada. A agencia administrativa ganha por aluno matriculado. Quem garante que o aluno existe ? O diretor vai ter que confirmar a existência do aluno. A administração pública não é para amadores, é coisa seria e devia ser vista dessa maneira pela sociedade. Onde está a sociedade paranaense que não se manifesta?

    Responda
  7. Leonardo Trindade

    Saudades de quando o Sul queria se emancipar do Brasil.

    Responda
  8. Renato Vieira

    Essa privatização é caminho pra corrupção e perseguição aos professores.

    Responda
  9. Anete Araujo Guedes

    Empresas visam apenas o lucro. Entregar a educação à iniciativa privada, pagando por essa entrega, escancara a incompetência do governo estadual.

    Responda
  10. COLOMBO MELO

    Professores da rede pública do meu estado estão em greve há mais de um mês. Ocuparam a secretaria da educação e dormem lá. Durante o dia, fazem um barulho insuportável com trios elétricos e megafones. Ganham, na média, o dobro dos professores da rede particular. Aliás, os filhos deles são alunos dessa rede. Óbvio.

    Responda
    1. Gabriela Torres

      o nome disso é manifestação. faz parte de um país democrático. é bom ir se acostumando...

  11. Carla Daniele Straub

    É inacreditável ver esse tipo de matéria no jornal. O governo do estado do PR passou como um trator com esse projeto, desconsiderou qualquer debate com a sociedade, criminalizou o movimento de professores e estudantes e o jornal apresenta como uma boa estratégia aprovada em duas escolas?

    Responda
  12. José Roberto Pereira

    Imagine que no auge do Nazismo, a Folha decide entrevistar Josef Mengele para promover as "boas condições de saúde" em Ausch witz...

    Responda
  13. Dulce Figueiredo

    Cadê o jornalismo Falha? Matéria paga pelo Ratinho?

    Responda
  14. Alvaro Almeida

    Paraná, Estado muito próximo do Fascismo.

    Responda
  15. Gustavo Moraes

    Vale a máxima já tão difundida: “quando tudo for privatizado, seremos privados de tudo.”

    Responda
  16. AILTON SOUZA

    A era da privatização, com o cúmulo do absurdo, agora estão querendo privatizar escolas públicas e quando não transformá-las em colégio militar e praias e o povo brasileiro se deixando levar nessa onda. Nesse embalo não vai demorar muito para privatizarem você!

    Responda
    1. NACIB HETTI

      Gostaria de ser privatizado. Somos todos totalmente dependentes do Estado, que usam nossos tributos para tapar buracos na corrupção das estatais.

  17. Raymundo de Lima Lima

    Impressiona como politicos d Brasil desprezam estudos e pesquisas científicas sobre problemas e possiveis soluções para as escolas públicas no mundo. O secretário disse que visitou Inglaterra? Ele e outros deveriam fazer estágio d mínimo um ano em escolas d melhores países no ranking do PISA. Na verdade, ele, seu governador e politicos seguidores fazem marketing p galera. Estão se lixando p melhoria d aprendizagem d alunos.

    Responda
    1. Gabriela Torres

      o que teve de relatório científico apontando as possibilidades de problemas de cheias no RS, e os políticos de lá só têm ignorado. Não sabemos se é por falta de hábito de leitura ou por ganância mesmo... ou os dois...

  18. Luciano Panagio

    Faz anos que não faço comentários aqui. Será também meu último. O jornal perderá mais um assinante. Não faz diferença para ninguém, mas para mim sim, fica como protesto. Protesto contra mais uma matéria repugnante, descolada da realidade, de um jornal que perdeu credibilidade. Procurem assinantes lá na extrema direita, porque até quem é de centro não aguenta mais tanta picaretagem do jornal. Até nunca mais!

    Responda
  19. Paulo Emmerich

    Isso é mentira...mentiroso...o Paraná se deixou enganar. E agora pra resolver isso? Problemão! Abram os olhos pessoal, tem eleição esse ano.

    Responda
  20. Gustavo Josué Simoni Paes

    Não imaginava que o secretário era professor se História, lamentável pra área. Cabe lembrar o Secretário que o processo democrático é caracterizado também pela periodicidade, mas tanto o projeto de terceirização quanto as escolas militares só chamam a população para a adesão e não manutenção.

    Responda
  21. Aderval Rossetto

    O empresário sempre mamando nas tetas públicas, e falando ser liberal e que a culpa das crises é dos trabalhadores !!

    Responda
  22. Joao Cellos

    Uai!? Se é tão bom assim por que não fazem o mesmo com a polícia? Metam uma empresa lá aos moldes Ocp do Robocop. Aí eu vou gostar de ver polícia descendo o sarrafo em polícia. Afinal de contas, bater em professores e alunos desarmados foi fácil, né?

    Responda
  23. Luiz Augusto de Souza Loredo

    Vergonha! Vergonha! Vergonha de ser paranaense.

    Responda
  24. Ricardo Knudsen

    O orçamento é o mesmo, a empresa administradora vai dar mais e melhores recursos para a escola, pagar seus funcionários e ainda ter lucro. Como a matemática não fecha, presumo q vão contratar Jesus Cristo, q sabia multiplicar pães e peixes. Ou então isso é uma tremenda picaretagem e a qualidade dos materiais, merenda e serviços vai despencar (ou sumir).

    Responda
    1. Raymundo de Lima Lima

      Não podem contratar Jesus Cristo, mas vão contratar pastores, assim como nas escolas militares são contratados milicos.

  25. Jorge Carlos Reiners

    De onde vem esse dinheiro para gestores privados? Dos contribuintes e deveria ser usado para melhorar o salário pífio dos professores. E filhos de governadores, altos funcionários públicos deveriam estudar nessas escolas.

    Responda
  26. Ernesto Pereira

    O probleminha é controlar e fiscalizar estas empresas. Empresas tem donos e donos querem lucro. Aguarde sabichão, a bomba relógio foi armada.

    Responda
  27. Edson Tanhoffer

    Privatização da educação e escola cívico militar. Qual delas é maus repugnante? Político lacaio fo borsa, esse ratinho

    Responda
  28. Mariana Gomes Mendes da Silva

    Secretário cita 90% da amostra ser favorável , não é da totalidade de pais da rede pública paranaense. E mesmo que fosse, é uma pesquisa muito restrita se tratando de um parecer de Secretaria de Educação. Nem sabemos como foram feitos esses critérios de avaliação, se os dados foram manipulados ao não. Ao que parece, os números são distorcidos porque não levam em conta a avaliação dos estudantes e dos educadores .

    Responda
  29. MARCO Augusto

    Excelente medida do governo do PR, as escolas públicas tem que se atualizar, melhorar a qualidade da educação, mas os sindicatos ligados a esquerda sempre são contrários as coisas que dão certo, pois se comportam como parasitas acomodados com dinheiro público.

    Responda
    1. Leonilda Pereira Simoes

      Claro que os interessados não vão mostrar nada de errado, acham tudo perfeito. Quanto mais alunos melhor, para quem exatamente? Salas lotadas de crianças sem formação, é isso? Se as escolas mais bem avaliadas pelo MEC não são desse tipo, quem garante que essa gestão externa não é só para fazer dinheiro?

    2. fabiana santos

      Você prefere as pessoas físicas e juridicas que não investiram um centavo e querem mamar no patrimônio e dinhiero público, não é?!

    3. Ricardo Knudsen

      O orçamento é o mesmo, a empresa vai dar mais recursos para a escola, pagar seus funcionários e ainda ter lucro. Como a matemática não fecha, acho q vão contratar Jesus Cristo, q sabia multiplicar pães e peixes. Ou então isso é uma tremenda picaretagem e a qualidade dos materiais e serviços vai despencar

  30. Felipe Araújo Braga

    Falando sobre São Paulo: como as universidades públicas estaduais têm uma gestão tão boa e as escolas públicas uma gestão tão horrível? Talvez a solução fosse a plena autonomia das escolas, porque as secretarias estaduais e municipais de educação são um péssimas!

    Responda
  31. Fernando Jose dos Santos

    Matéria horrível essa do Fl que não perscrutou a tal pesquisa informada pelo Secretário. A Fl também não informa que tal projeto (de cunho constutucional) e de amplo interesse da sociedade foi enviado e aprovado em UMA semana, num autêntico G O L P contra a sociedade. Péssimo jornalismo. Rat Jr sendo Rat Jr e a Fl sendo a Fl.

    Responda
  32. JAILSON DE BEZERRA

    Matéria com título tendencioso que distoa do conteúdo lido. Estamos a um passo de tornar a escola um lugar de fabricação de cidadãos sem liberdade de pensamento e sem identidade. Igual ao que querem com essas escolas militarizadas. Se eu quiser uma escola gerida pela iniciativa privada coloco no particular. Alguém está lucrando com isso.

    Responda
  33. Claudio Luiz da Cunha

    Pesquisa feita no gabinete dele.

    Responda
  34. Fernando Jose dos Santos

    Matéria absurda essa da Folha que não esclareceu a tal pesquisa, infundada e, não informou do GOLPE que foi esse projeto, o qual foi enviado à Assembleia do Estado e aprovado em uma semana, sem discussão da comunidade escolar, tema esse de cunho constitucional e matéria de interesse amplo da comunidade Ratinho sendo Ratinho, Folha sendo Folha.

    Responda
  35. Gustavo Souza Machado

    Ok! E como as empresas obterão lucro com isso? Quais recursos o estado terá de bancar a mais e quais critérios tornarão uma empresa elegível para o programa? Esse negócio soa muito estranho!

    Responda
  36. Ana Maria Beghetto Pacheco

    O título não corresponde à fala do Secretário. Ele diz que noventa por cento dos pais de apenas uma escola aprovam a mudança: Escola Estadual Aníbal Cury. E não 90% da sociedade. Falha de São Paulo desapontando.

    Responda
  37. MARIA F LUPORINI

    Confia rsrsrs

    Responda
  38. Antonio Emanuel Melo dos Santos

    Verificar o que há de melhor e mais efetivo no mundo a fim de educar melhor deveria ser a prioridade número um do país. Brasil precisa de jovens bem educados se quiser ser relevante no mundo.

    Responda
  39. Rubens Ventura

    Litle Mouse destruiu o sistema educacional, para o povo desassistido fica evidente que o pais de família apoiam a vinda do Salvador. Porque o serviço público não pode administrar se por 100 anos fez isso?.

    Responda
  40. Maria do rocio Barszcz

    Folha mostre o outro lado : entreviste a App sindicato, outros órgãos e estudiosos da educação! Quem fez essa pesquisa com os pais ? Tente praticar um jornalismo isento +

    Responda
    1. Rubens Ventura

      É obrigação da Folha ouvir os professores e o sindicato.

  41. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

    Ficou claríssimo que haverá interferência da empresa na parte pedagógica, portanto a prática é totalmente ilegal , já que o próprio secretário afirmou que a lei exige que o estado seja o responsável pedagógico pelo ensino. O diretor não tem funcionários, secretários, auxiliares e assistentes? Então como dizer que tem que providenciar tudo na escola? Em qualquer organização é assim, o chefe delega. Papinho pra boi dormir.

    Responda
  42. Valdir Teixeira da Silva

    O jeitinho brasileiro para afanar o dinheiro público, criam uma arquitetura sem pé nem cabeça para desviar uma grana.

    Responda
    1. SUSANNE WALKER

      Bingo! Vc resumiu muito bem a questão!

  43. SUSANNE WALKER

    Onde está essa pesquisa? Duas vezes citada, e sempre sem informações sobre a sua realização e metodologia. Duas escolas fizeram o teste? Desde quando isso dá relevância ao processo? Muito fácil citar dados, sem apresentar fundamentos. Além disso, o Secretário do Paraná carece de relevância na área educacional. Mesmo assim a Folha ficou lustrando o ego dele, sem a mínima preocupação de checar o que o secretário afirmou. Folha, ando decepcionada com a falta de qualidade jornalística das matérias.

    Responda
  44. Luiz Antonio Sypriano

    A Folha, sendo a Folha, expõem uma falsa realidade, desprovida de ciência, ao colocar apenas a opinião de agentes políticos que praticam a terceirização de serviço público, no que é o básico à população, fundamentado em nossa Constituição.

    Responda
    1. Raymundo de Lima Lima

      Bons tempos q a Folha consultava um especialista para fazer contraponto com o achismo do Secretário d Educação. O povo do Paraná deve estar feliz como 90% aprovaram solução d Ratinho-gov justamente no ano d eleição local.

    2. Ricardo Knudsen

      A FSP já está promovendo os bozistas "moderados", sua aposta política. Ratinho Jr. é um deles. Então, isso não é uma matéria jornalìstica, é propaganda política. Mostrando a "modernidade" e a "eficiência" do "estado mínimo". Curiosamente, o "estado mìnimo" no caso só fará inflar a equipe da escola para realizar o mesmo trabalho de antes.

    3. SUSANNE WALKER

      Não tinha visto a sua mensagem, Luiz. Concordo com vc. A Folha não checou nada. Simplesmente repetiu feito papagaio o que o Secretário falou. Como texto jornalístico, não disse a que veio. Mais um texto superficial, sem investigação. sobre um assunto muito relevante. Patético!