André Roncaglia > Tire as construções da minha praia Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. jane Ventury Leal

    Excelente!

    Responda
  2. Gustavo Oliveira

    Outro excelente artigo de André Roncaglia, que é preciso em suas análises.

    Responda
  3. Henrique Kildare

    Excelente.

    Responda
  4. José Cardoso

    É possível ser contra ou a favor da PEC, mas é preciso pelo menos lê-la, o que o colunista não parece ter feito.

    Responda
  5. Marcos Benassi

    André, meu caro, o projeto Bozolóide-destro de transformar a Costa Verde em Cancún não se finda com o eventual bloqueio desse PL esdrúxulo do Bozinho. Há que se ter vigilância constante, pois o Bozo tem lá "raízes" - e, mais que isso, interesses a beça. E, sabidamente, aquela ponta do RJ é muitíssimo dominada pelo tráfico de drogas, que também é da turminha - Parati é um inferno nesse sentido. Predação é sobrenome deçe peçoau.

    Responda
  6. Priscilla Martinelli

    Continuando... Ou que de tantos em tantos metros obrigatoriamente não poderia ser ocupado e teria que ter servidões de passagem para permitir o livre acesso às praias pelas pessoas

    Responda
  7. Priscilla Martinelli

    É importante salientar que não é preciso a aprovação dessa PEC para essa situação de "privatização" da costa brasileira. A lei atual já permite a ocupação dos terrenos de marinha (é praticamente não existe terreno de marinha desocupado) com pagamento de taxas (foro ou taxa de ocupação) e a livre ocupação e venda, novamente pagando a respectiva taxa (laudêmio). O que poderia ser feito é a mudança do Decreto-lei 9760/46, de forma que os terrenos de marinha só pudessem ser ocupados numa extensão X

    Responda
  8. maria eloisa montero miguez

    Texto exemplar do que nos assombra! O título poderia ser: "tirem seus tentáculos do nosso meio ambiente, estamos atentos".

    Responda
  9. Adalberto Otaviano Luciano

    Debate inócuo, visto que tardio. O título da matéria traz o atual: "Tire suas construções da minha praia".

    Responda
  10. Adalberto Otaviano Luciano

    Na Bahia, no Litoral Norte não há mais o que privatizar. A que não está ocupada com condominio de luxo, já está cercada com placa informando: "Ãrea privada. Não entre".

    Responda
  11. FABIO ANDERAOS DE ARAUJO

    Excelente artigo. As pessoas, principalmente aquelas que não compartilham da visão dessa elite desprezível que tenta de diferentes maneiras se apossar do patrimônio ambiental, têm que estar sempre alertas e refutar qualquer tentativa como essa do artigo.

    Responda
  12. Paulo César de Oliveira

    Curioso. Texto publicado nesta Folha pelo Checamos em 06/06/24 diz que essa história de privatizar praia é fake. Vejam o artigo na Folha: "PEC das Praias' não autoriza privatização da costa; lei federal assegura acesso público à orla".

    Responda
  13. Paulo César de Oliveira

    O que é contubernio?

    Responda
    1. marilza abrahão

      Concubinato, mancebiaÂ…

  14. Fábio De Sá Cavalcanti

    Bolsonaro e seus filhos a muito tempo defendem a cancun/privatizacão do litoral brasileiro, será que existe algum interesse desses caras que seja pelo desenvolvimento e preservação ambiental dessas áreas? Claro que não! O bolso(naro) fala mais alto do que o "patriotismo".

    Responda
  15. José Antônio

    É a praga da camisa amarela! Nunca votar nos 22 partidos, nos 367 deputado(a)s federais e 61 senadore(a)s que estavam naquela votação de dois mil e dezesseis (´Não vou bancar o pato`, ´Somos todos Cunha`). Abaixo os partidos e político(a)s camisas amarelas!

    Responda
  16. Bruno Araujo

    E alguém acredita mesmo que algum projeto defendido por um senador filho do bozo é algo para o bem do país? Fogo neles Pacheco!

    Responda
    1. José Antônio

      Os dois, políticos e partidos, são camisas amarelas.

  17. Andre Moraes

    Esse congresso nacional é o mais vil da história; chega a ser desesperador saber que eles vão até vinte e seis, com alto risco de ampliarem sua participação na próxima legislatura. Diante do poder econômico dos vultuosos recursos eleitorais, junto com as emendas, hoje sem controle, é quase impossível renovar esse congresso escolhendo CPFs. Nas próximas eleições quem não tem um candidato confiável de um partido sério, vote na legenda mas não vote em partidos do centrão.

    Responda
  18. Bruno Sebastião Neto

    É por isso que o Bolsonaro é tão aclamado pelas elites ,ele é um politico me díocre, sem traquejo ou habilidade para governar ,mais habilidoso para pila ntragem (O que Bolsonaro tem haver c as parias ?) Tudo ! Mais não só as praias(O Agro, construção civil, Cas inos ,Igre jas mala ndras ,Bancos etc...) Ele é o homem certo para dest ruição de tudo, e para o enriquecimento de poucos !

    Responda
  19. AMANDIO DOS SANTOS FERREIRA JR

    As terras brasileiras pertencem a todos os brasileiros e esta premissa necessita da salvaguarda do poder público para defender a população com pouco ou nenhum poder financeiro/político dos seus direitos de usufruir e de ir e vir

    Responda
    1. Adalberto Otaviano Luciano

      Infelizmente, muito tarde. A luta deve ser para reverter.

  20. Fernando José Nicoli

    A índole, o sangue , a mente ,as ideias da família do Genocida beira ao nazismo .

    Responda
  21. Gilberto Rosa

    São os mesmos que votaram com Cunha, Temer e Aécio pelo golpe, com todo apoio da Folha.

    Responda
  22. Gilberto Rosa

    Ótima coluna, dois terços de nosso congresso é podre, bolsonarista e originarios ou financiados por nossa bilionária elite do atraso, da qual nossa bilionária e golpista Folha faz parte, protegiendo seus Tarcísios, Liras e Campos Netos.

    Responda
    1. Gilberto Rosa

      Concordo Nicoli, mas sem regulamentação das mídias sociais, com suas fake news, fica cada vez mais difícil conscientizar a população, ainda mais com a entrada da AI, com mentiras cada vez mais convincentes e individualizadas. Imagina se uma coisa grotesca como o Malafaia convence as pessoas, o que a Ai não pode fazer. A velocidade da tecnologia transpassa a capacidade da sociedade de conhecimento e sabedoria, sem o estado regulamentando, fica bem complicado, Musk e Zuckerberg serão nossos reis.

    2. Fernando José Nicoli

      Perfeita análise. Mas o cidadão deve impedir está patifaria com o voto ou com o povo na rua

  23. paulo werner

    Depois das praias vão avançar sobre o ar. Tá achando q é piada? Rapaz, essa turma conseguiu juntar Jesus e fuzil no mesmo baralho. Se disser que mata, exclui e sufoca, qualquer ideia louca ganha tração na turma do bem. Acha exagero quem esqueceu da empolgação dessa gente com a ideia d crianças com pistola na mão em clubes de tiro.

    Responda
  24. José Fernando Marques

    A sanha de meter a mão no que é coletivo mobiliza os ricos. Merecem os arrastões.

    Responda
  25. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

    Se hoje, com todas as restrições, já prevalece o caos, a destruição da natureza e a privatização na prática de muitas praias, com os ricos impondo enormes empecilhos ao acesso nos seus locais preferidos e que gostaria de manter exclusivos imaginem se imperar o liberou geral, para os ricos e poderosos, é claro. O Congresso Nacionsl não covsegue esconder quais interesses representam. Só o pobre de direita acha que são os deles.

    Responda
  26. Antonio Catigero Oliveira

    Vejam só a que ponto chegamos: gente inescrupulosa com título de ''senador da república'' tentando dar um golpe contra a República. Porque isso nada mais é do que um terrível atentado à República no seu termo conceitual.

    Responda
  27. MARIA STELA C MORATO

    Certíssimo!

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.