Opinião > Taxação de importados é política mal debatida Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Amarildo Caetano

    O empresario nacional não sobrevive à concorrência desleal .Quem não gostar da medida mande seus filhos e netos arrumarem emprego na China .

    Responda
  2. Paulo Araujo

    O articulista nunca ouviu falar de jabutis... Há uma criação deles em Brasília!

    Responda
  3. José Cardoso

    Se já pagam o icms, não há concorrência desleal com a nossa indústria. Não entendo o Lula prejudicar os consumidores de baixa renda.

    Responda
    1. Gisele Araujo

      É por coisas do tipo que a popularidade do Lula só faz cair.

  4. Rives Passos

    As blusinhas tributadas não beneficiará a indústria nacional, mas, empresas como Havan que compra onde? Na China.

    Responda
  5. Rives Passos

    Vamos destruir a indústria nacional e ampliarmos o Fazendão. Fazendão que emprega pouco, não paga imposto, é cem por cento subsidiado pelo poder público, não beneficia a economia local e centraliza a riqueza. Os beneficiados ainda fazem compras no exterior e não pagam impostos dos importados. Deveria beneficiar a indústria local e não o veio da Havan que somente compra na China, a multilaser. Conversa pra "boi dormir".

    Responda
  6. CELSO MAXIMINO JOSE

    Podem conferir. Os valores dos importados da China, mesmo com os impostos, vão ser mais baixos que os praticados antes dos impostos.

    Responda
  7. Gisele Araujo

    É uma questão de justiça, a isenção não pode ser apenas para os ricos que compram em viagens ao exterior. Sujeitar os pobres à ganância dos varejistas brasileiros, que vendem os mesmos produtos a um preço exorbitante é sem cabimento.

    Responda
  8. Marcos Correia

    A manchete diz que o assunto foi mal debatido, mas o texto da matéria fala que se discute desde o governo Bolsonaro. Será que 4 anos de debate não são suficientes?

    Responda
  9. Fernando Artacho Carvalho Martins

    Longe de ser protecionismo, se não queremos continuar sendo um país que exporta apenas matéria-prima, e passar a investir na própria indústria, com empregos qualificados, com rendas maiores, ainda que não seja tão popular, é preciso taxar produtos que vem de fora e geram concorrencia desleal com produtores brasileiros.

    Responda
  10. valdir de macedo

    Tá mais do q na hora de criar uma lei proibindo projetos ocultos, jabutis como são chamados. Leis q são votadas sem o devido debate público e q servem de moeda de troca de forma perniciosa pra aprovar projetos mais relevantes. A discussão da taxa ao das blusinhas é simbólico diante da vergonha q se vê distante votação do q realmente interessa.

    Responda
  11. Marcelo Alvarez Ghibu

    A bugiganga chinesa que antes ia diretamente para a casa do povão, com o imposto vai para a prateleira de negociantes com duzentos porcento de lucro. Já a pessoa que tem a felicidade de viajar para o estrangeiro trás até mil dólares livre na bagagem. Mais uma prova inequívoca da existência de um pelourinho tributário.

    Responda
  12. Marco Nunes

    Mal debatido é esse artigo! Uma empresa nacional no Lucro Presumido paga na faixa de 10% sobre faturamento de imposto federal, 12% em média de ICMS e 3,5% sobre o faturamento de INSS (desonerado), além 65% de encargos sobre a folha de pagamento. Uma empresa no Lucro Real paga na faixa de 13% sobre faturamento de imposto federal, 34% sobre o lucro, 12% média de ICMS e 3,5% sobre o faturamento de INSS (desonerado), além dos mesmos 65% encargos trabalhistas.

    Responda
  13. Marco Nunes

    ... e quando o produto vai para o comércio, os mesmo impostos são pagos! Não é protecionismo, é concorrência desleal! A visão apresentada é míope, pois no longo prazo as empresas fecharão e muitos brasileiros ficarão sem seus empregos. Porque favorecer a China? É incompreensível a visão desse governo!!

    Responda
  14. CHEDES PACHECO DA SILVA

    É o que o Lu_ciano Ha_nng vem lutando por muito tempo. Fechar a importação de bugiganga chi_nesas para pessoa física, e deixá-lo importar para revender na HA_VAN. O PT está fortalecendo a direita, arrumando o caixa e vai acabar vivendo de Sindicatos nas próximas temporadas.

    Responda
  15. Fernando Nascimento

    Então proponha o debate. Como concorrer com a China? Muitas indústrias brasileiras, ao invés de se modernizarem, fecharam as portas, por não suportarem a concorrência.

    Responda
  16. rui campos

    Está sendo tratado como " taxa das blusinhas ". Mas o que está em jogo é a vida urbana. O estrago no comércio das nossas cidades.

    Responda
  17. Marcelo Magalhães

    Detalhe, os EUA acabam de taxar os carros elétricos chineses em 100%. Podem reescrever a matéria com maior critério, raciocínio atualizado e abrir o debate que tem que ser feito hoje? Ou vão continuar publicando textos of chatGPT com as ideias de Margaret Tatcher?

    Responda
  18. Adalberto Otaviano Luciano

    Temos que elevar nossa produtividade.

    Responda
  19. antonio brito

    Correto. Está no rumo errado demais impostos e mais gastos. Condenado ao atraso.

    Responda
  20. antonio brito

    Correto, está no rumo errado, não tem como dar certo, país condenado ao subdesenvolvimento

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.