-
Alexandre Fonseca Junior Matos
As virtudes heróicas não estão apenas nas democracias, mas naqueles homens banais que buscam e tiveram a chance de lutar para preservar a vida.
-
Flavio França
Não existem super-homens. Todos nós somos banais e anônimos, alguns de nós se acham super, mas não somos. Haviam mecânicos, agricultores e pedreiros de ambos os lados das trincheiras, mas um dos lados tinha prominência logística, tecnológica e econômica. Essas são as coisas que vencem guerras, pois são raras. Quanto aos homens, são iguais e existem em abundância.
-
Marcus Vinícius Xavier de Oliveira
Textaço, Little Couto!
-
José Cardoso
Hoje em dia, com armas nucleares, não há sentido em mandar jovens para morrer pelos países bálticos por exemplo. Os russos sabem que a represália nuclear seria muito provável. Nesse ponto o equilíbrio do terror é uma vantagem.
-
Jaciara coelho
Cada vez fica mais claro que as guerras são para proteger os interesses das elites de cada nação, por isso o desinteresse da juventude atual em ir para um campo de batalha. Seria interessante sabermos quais filhos dos milionários morreram em campo de batalha depois da segunda guerra.
-
MATEUS VAZ DE S Sá
Os super homens foram derrotgados na Rússia. No Dia D foram derrotados o restolho dos que sobreviveram às derrotas de Kursk e Stalingrado.
-
VITOR LUIS AIDAR SANTOS
Minha esposa e eu participamos das celebrações do Dia-D em 2004, 2009, 2014 e 2019 lá na Normandia (60, 65, 70 e 75 anos) e a melhor parte sempre foi se sentar com os veteranos e escutar suas histórias, todos sempre humildes em relação a eles mesmos. O artigo acerta, emocionalmente, com o título e certamente fará com que o leitor mais interessado vá atrás de outras fontes de informação. Como subsídio, recomendo a série Band of Brothers, e os filmes Resgate do Soldado Ryan e O Mais Longo dos Dias
-
Gilson de Oliviera Mendes
Quem derrotou o nazismo foram as mulheres e os homens comuns... da Rússia!
-
Gilson de Oliviera Mendes
9 de maio é o que importa. O resto é propaganda americana!
-
Ricardo Knudsen
O gde erro do bigodinho foi abrir dois fronts, e a União Soviética teve papel fundamental na derrota alemã. Mas não minimize a contribuição dos aliados. E não se esqueça q os USA foram o único país à época q desenvolveu armamento nuclear. Com isso, mesmo sem os soviéticos, a derrota da Alemanha estava selada. As bombas de Hiroxima e Nagasaki não foram usadas na Alemanha pq ela capitulou antes de estarem prontas. Seria Berlin o alvo?
-
-
Ronaldo Pereira
Não é o homem banal, mas sim o homem do povo, o homem comum, o cidadão anônimo, ou seja, aquele cidadão esquecido e desprezado que só é lembrado na hora do sacrifício!
-
Sergio Akira
Discordo.O inverno russo foi primordial na derrota nazista.Mas sem o desembarque dos aliados na Normandia a guerra poderia tomar outro rumo.Surpreenderam os alemães que não esperavam aquele local de invasão. Cada HERÓI anônimo, muitos sem treinamento adequado, desembarcaram no mar gelado, com 40 (quarenta!!!)quilos de armas e suprimentos e mudaram o rumo da história. Parabéns a esses bravos!!!!
-
-
MILTON DOLL
Ótimo texto! Reflexão mais que pertinente no que toca ao sacrifício que a sociedade estaria disposta a encarar. Mas, a manada é sempre guiada pelos pastores. Por vezes ao precipício.
-
osmar Carneiro
A humanidade é um eterno retorno. O que aconteceu, acontece agora e acontecerá amanhã
-
Maria Antonia Di Felippo
Infelizmente, alguns desses homens banais praticaram crimes, contra mulheres francesas.
-
VITOR LUIS AIDAR SANTOS
A minoria, a exceção, absolutamente, num nível muito muito muito inferior ao que se deu com alemães e soviéticos.
-
-
Cida Sepulveda
Nenhum rosto é banal, nenhuma vida é banal.
-
Maurilio Fernandes Figueiredo
Infelizmente ditadores sangui nários, como Pu tin, sempre existirão. Uma bestia lidade em forma de grandeza, um pobre coitado destinado a morrer de doença ou velhice, sangui nário que já cei fou milhares de vidas.
-
PEDRO LUIZ DA MOTTA VEIGA
Maravilha de texto!
-
PAULO CURY
`A guerra é um lugar onde jovens que não se conhecem e não se odeiam se matam entre si, por decisão de velhos que se conhecem e se odeiam, mas não se matam Erich Hartmann
-
PAULO CURY
eu gostei mesmo foi do que um destes veteranos disse sobre os alemães, eram jovens como nós obedecendo ordens de superiores, isto não tira o mérito do heroísmo mas os outros não eram super man ou coisa parecida, eram mecânicos, padeiros e outros que tiveram a infelicidade de nascerem na Alemanha naquela época inclusive tinham brasileiros por lá, não muitos mas tinha, inclusive piloto de caça. E lembrar que Getúlio ficou em dúvida de que lado estava na guerra até tomar um croque do ROOSEVELT
-
Ricardo Knudsen
Havia de tudo, de gente comum como vc diz, a fanáticos fascistas, q se achavam supermen. Acho q esse é o ponto. Os mais fanáticos, seguindo a doutrina, se viam como superiores (a águia com direito de predar as ovelhas) e foram derrotados por pessoas comuns (as ovelhas).
-
Luiz Alberto Brettas
Ninguém vence, de verdade, uma guerra... Ambos os povos envolvidos perdem. Há os que ganham? Sim, são os que ela fomentam e dela não participam.
-
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.