Mercado > Criamos defesas contra o colapso inflacionário, mas faltaram reformas, diz Gustavo Franco Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. claudio conde fernandes

    Grande parte da dívida pública é herança do tempo em que Gustavo Franco ("Napoleão de hospício" da definição do economista Paulo Nogueira Batista Jr.). A inflação de 1998 foi menos de 2% e taxa básica de juros fixada pelo Bacen sob a presidência de Gustavo Franco não ficou abaixo de 25,75%. A partir de 11/09/1998, na véspera da eleição foi para "agióticos" 49,75% para atrair dólares e manter a inflação baixa. O reflexo está na dívida pública. Parabéns Gustavo Franco.

    Responda
  2. Valter Luiz Peluque

    Franco diz que depois de Temer, entrou a direita com Bolsonaro. Erro crasso de análise político-sociológica. A direita sempre esteve no poder, exceto nos governos petistas. Bozo levou a extrema direita protofascista e ultra liberalóide ao Planalto, com o beneplácito da grande imprensa corporativa que incensou Paulo Guedes.

    Responda
  3. Kiko Mazziotti

    Vamos ser francos! Gustavo Franco, Pedro Malan e Edmar Bacha jogaram a carreira na lata do lixo ao fazerem o L. Para evitar um macaco psicopata, votaram no maior ladrão de dinheiro público e de futuro de nossa história. É óbvio que não iria dar certo e não me venham com a desculpa de que não havia opções. Agora é tarde, não adianta chorar.

    Responda
  4. Dionisio DeBarros

    PIB da China era o mesmo do Brasil 3Oanos atras. India tinha metade do PIB do nosso. Hoje 3O anos depois, Brasil nao saiu do lugar, ocupa a mesma 8a posicao na economia mundial que ocupava em na epoca. China ja eh quase a maior economia do mundo, e a India segue o mesmo curso. E a midia corporativa tenta empurrar goela abaixo dos Brasileiros que Gustavo Franco e Arminio Fraga sao herois? So se for para rentistas multimilionarios. Esses dois sao os responsaveis pelo estagnacao do Brasil.

    Responda
  5. Dionisio DeBarros

    Brasil era a 8a maior economia do mundo quando Gustavo Franco assumiu a presidência do BC. Quando ele e Arminio saíram do governo, Brasil tinha caído para a 14a posição. Isso sem falar nos juros que ele aumentou para 4S% ao ano, que acabou criando uma dívida interna monstruosa que até hoje eh impossível de pagar

    Responda
  6. Rodrigo Castro

    Das poucas coisas bem-feitas no Brasil nos últimos 30 anos, que nos impediu de trilhar um caminho de descontrole econômico e empobrecimento gradual da população, e os especialistas aparecem por aqui do alto da sua sabedoria pra bater no entrevistado. Gente que não contribuiu em nada pra sermos um país melhor, mas que se acham os donos da razão em tudo. Preguiça

    Responda
  7. Ricardo Candido de Araujo

    Gustavo Franco... Não foi ele que recebeu, por um colunista deste veículo, a alcunha de "Napoleão de hospício"? Passo. Folha, favor publicar gente mais isenta.

    Responda
    1. Rodrigo Castro

      O artigo é sobre 30 anos do Plano Real e o entrevistado é um dos seus mentores. Que tipo de gente "isenta" você gostaria de ver aqui falando do tema?

  8. Antonio Pimentel Pereira

    O brasil deveria perpetuar esse núcleo do "plano real", pois o trabalho foi fantástico e só quem viveu esse momento sabe. A carga tributária era um quarto do pib, "o dinheiro dava pra tudo", hj cm um terço do do pib, "o brasileiro só vive pra pagar contas". O fbi criado em mil e novecentos, teve um diretor por quase cinquenta anos, j edgar hoover, formou equipe e colocou essa instituição cm marco no combate ao crime nos estados unidos. Só ampliamos gastos públicos, a nossa elite não tem limites

    Responda
  9. Alberto A Neto

    O "enfant terrible" da URV na troca dissimulada das moedas, em seus artigos e entrevistas, nunca dá um pio sobre o "arrocho fiscal da âncora cambial" que, fictamente, fez o real, do dia para noite, mais forte que o dólar, franco suíço, marco alemão e libra esterlina. Como se fez o "estupro tributário"? Oito pontos à carga fiscal em 8 anos; de 23% a 31% do PIB, sendo 50% COFINS (2% a 3%) 90% CPMF (0,20% a 0,38%) e 50% CSLL (8% a 12%). Além de 7 anos sem correção da tabela do IRPF. Tst tst tst...

    Responda
    1. paulo werner

      Muito bom! Mas seria difícil uma engenharia q não passasse por uma indexação temporária, então alguma exposição à desindustrialização e elevação de carga estava contratada. Agora, a manutenção do truque foi escolha política. Plano Real não pressupunha vandalizar indústria das mais relevantes do mundo. Financeirizacao foi obra do príncipe do mercado financeiro.

    2. Dionisio DeBarros

      Gustavo Franco e Arminio Fraga sao verdadeiros viloes por terem criado essa divida interna, que hoje paraliza e economia do pais, e a midia corporativa tenta transforma-los em herois. Aposto que os dois se tornaram multimilionarios, ou ate mesmo bilionarios. O pais que eles usaram como escada para subir na vida no entando, continua pobre, do mesmo jeito que era 3O anos atras.

  10. frankklim alencar figueiredo

    Essa elite do atraso que tem passe livre nos EUA, não precisa de Coiote Mexicano pra entrar lá, farão de tudo pra sabotar o Brasil.

    Responda
  11. frankklim alencar figueiredo

    Especialidades de prateleiras. A imprensa que representa a elite do atraso está em desespero. Essa elite é a guardiã da miséria do Povo a serviço do império. Não se pode deixar o Povo usufruir das riquezas do Brasil.

    Responda
  12. frankklim alencar figueiredo

    Desespero da elite do Atraso. Desemprego em queda, superávit, crescimento do mercado de emprego, investidores empolgados e a Elite do atrasado, a que viaja pra Miami, com seu GreenCard de vassalagem, odeia o Povo feliz. Querem o pobre sofrendo e por isso apoiam o MIlei na Argentina, causando estrago ao Povo.

    Responda
  13. frankklim alencar figueiredo

    Desespero da FSP. Sucesso causa desespero na elite do atraso que já deram o golpe e até prisão do Lula porque empregada domésticas estavam viajando à Disney.

    Responda
  14. MARIA STELA C MORATO

    Mentes brilhantes como estas não fazem parte dos quadros do PT

    Responda
    1. Dionisio DeBarros

      Que bom que nao fazem parte do PT, Maria Stela. Sao verdadeiros genios do mal, esses que vc celebra.

    2. José Antônio

      A dívida bruta quando o PT chegou ao poder, em 2002, e o país DEvIA 40 bilhões de dólares ao FMI (presentinho da turma dele para o Lula) , era de 80% do PIB e quando Dilma saiu, em 2015, estava em 65% (Não toquem nas reservas internacionais. No blog de Mauro Santayana). Ao deixar o ''governo'', o Inominável deixou a relação ´dívida/PIB` abaixo ou acima dos 65%?

    3. Ricardo Candido de Araujo

      Mente tão brilhante que recebeu o apelido de "Napoleão de hospício", por conta, se bem me lembro, de exagerado apego à ortodoxia econômica.

  15. MARCO AURELIO PINHEIRO LIMA

    Desconfio que o castelo está alicerçado em juros extorsivos. Espero estar errado.

    Responda
  16. CARLYLE VILARINHO

    Seguramente, um dos cinco economistas mais brilhante do Brasil; possivelmente, o melhor presidente do banco central do Brasil. Parabéns Dr. Gustavo Franco.

    Responda
    1. Ricardo Candido de Araujo

      O Napoleão de hospício? Fala sério...

  17. Vinicius Branco

    Vc preferia inflação de 80% ao mês?

    Responda
  18. PAULO CURY

    Como que dão voz a um sujeito que manteve juros acima de 20% aa

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.