Hélio Schwartsman > A maldição das vacinas Voltar
Comente este texto
Leia Mais
O Brasil se destacava mundialmente na aplicação de vacinas. Após a ascensão da extrema-direita fascista, juntamente com as crendices divulgadas por um presidente negacionista e irresponsável, decaÃram a procura pelas vacinas e tivemos o retorno de doenças.
A crendice contra vacinas antecede à ascensão da dita extrema-direita. Lembro bem de, há uns 20 anos, surgirem questionamentos e ideias estapafúrdias em detrimento das vacinas. E isso surgiu dentre grupos tidos como progressistas.
Bem, Hélio, considerando-se a recém-ocorrida Peste da covid19, que matou gente a Fal, me é difÃcil crer que um paÃs com alta cobertura vacinal histórica, como o Brasil, não esteja sofrendo um rebote negacionista. Vemos o caso das vacinas contra a Dengue: compradas pioneiramente do único fornecedor disponÃvel (ao menos aquela pra quem nunca se contaminou), tão sobrando. Espero ansiosamente pela liberação pros não-tão-velhos pra sobrar pra mim. Vacinar-se diminui os riscos pra toda a população.
Bovinamente, o querido da Folha e da turma do dinheiro, Tarcisio, nunca teve a dignidade de se posicionar e segue adulando esse criminoso. A Zona de Interesse segue sob controle, com a fumaça e os gritos sendo meras partes da paisagem. Quem assistiu ao filme sabe do que estamos falando. Se você ainda não viu, corra.
Estranhamente ouvi uma amiga minha”de esquerda ” dizendo que ela conseguia ouvir o discurso de TarcÃsio e não conseguia ouvir Bolsonaro. Exibi um silêncio assustado sentindo uma anuência da parte dela quanto a TarcÃsio. Como sempre no Brasil a ausência de discernimento é um mal frequente. A FSP trouxe para o debate a questão do modelo de segurança publica que legitima a violência do aparelho policial sob a gestão TarcÃsio.
Boa coluna!
bolsonaro é responsável direto por dezenas de milhares de crianças e adultos que não se vacinaram acreditando no polÃtico criminoso mais burro da história que estimulou milhares a não se vacinarem.Este rematado idiota , do alto de sua "sabedoria " de asno é um criminoso genocida e tão "honesto " que falsificou a própria carteira de vacinação. Mas os "gênios" que o assessoravam eram tão asnos que acharam que bastava deletar o registro, desconheciam a nuvem onde tudo fica retido.
bolsonaro é responsável direto por dezenas de milhares de crianças e adultos que não se vacinaram acreditando no polÃtico criminoso mais burro da história que estimulou milhares a não se vacinaram.Este rematado idiota , do alto de sua "sabedoria " de asno é um criminoso genocida e tão "honesto " que falsificou a própria carteira de vacinação. Mas os "gênios" que o assessoravam eram tão asnos que acharam que bastava deletar o registro, desconheciam a nuvem onde tudo fica registrado.
Também temos o falso rumor que a vacina da covid causa o turbo câncer. O rumor foi desmentido pelo Dr. Gronval, imunologista da John Hopkins Center for Health Security. Muitas pessoas morriam de câncer rápido antes dessa vacina. Tem que haver grupo de controle. Lamentável usar uma vacina para criticar grupos polÃticos rivais. O debate deveria se dar em outras bases. Alguns médicos anti-vacina ideologizam demais e depois tentam achar apoio empÃrico para não parecerem fanáticos. Eu tomo todas as v
CarÃssimo Marcos, o pior é que há médicos anti-vacina, esse "apoio" empÃrico é falso. A Reuters já disse que o turbo câncer não é causado pela vacina. O amigo do meu filho é médico cirurgião, dos bons, na Alemanhã; estudou com meu filho no ensino médio; ele disse que na Alemanhã não há nenhum estudo cientÃfico que associe o turbo câncer à vacina. O apoio empÃrico é que vacinas salvam vidas; essa do turbo câncer é fake news. Lamentável que haja médicos anti-vacina.
"Turbo câncer", pra mim, é nova, caro Vito. Os médicus antivac, não sei se encontram apoio empÃrico; todavia, apoio institucional, com esse Cfm de Herda que temos no momento, encontram, sim.
Gostei muito da explanação, crÃvel e sensata, bem como a conclusão de que é preciso simplificar o calendário vacinal e aproximar o acesso à s vacinas.
Quem prega a não vacinação, especialmente de crianças, deveria ser açoitado em praça pública, com transmissão ao vivo pela TV e Internet. Já passou da hora de pararmos de "compreender" esses insensatos.
Se a saÃda está exatamente na chibata, caro Ricardo, sei não. Mas que um pai ou mãe que deixa de vacinar seus filhos contra a pólio, por exemplo, está assinando atestado de irresponsabilidade, disso estou certo. Espero que ouçam barbaridades de seus filhos quando estes entrarem na adolescência.
Isso, Ricardo... Merecem isso mesmo... Trabalham contra a vida!
Apesar de possÃveis outras causas para a queda da cobertura vacinal, como esta certa "preguiça" dos pais citada na coluna, o comportamento ignorante e irresponsável de lideres polÃticos contribuem significativamente para tal cenário, uma vez que suas "opiniões", sem nenhum lastro cientÃfico, são amplificadas nas redes na forma de fake news.
Conheço vários imbecis que não se vacinam e se vangloriam disso. Até que uma covid da vida, cause a morte. É claro, tem o imbecil da Folha que se acha no direito de censurar até a Branca de Neve...
Discordo que apreguiça parental seja o motivo principal da vacinação estar caindo, até 2018, as mães se preocupavam em levar os filhos a vacinar, sejam de qualquer classe. O aspecto religioso e ideológico, sendo os dois juntos pior, levaram a pessoas de todos os graus de instrução a fazer valer a frase "vou virar jacaré", em filosofia de vacinação e acabamos por estar nesta baixa cobertura. Até este senhor aparece e falar asneiras, ninguém, ou quase, falava que vacina não funcionava!
As mães se preocupam em levar os filhos para vacinar. Concordo , quase nunca os pais têm essa preocupação.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Hélio Schwartsman > A maldição das vacinas Voltar
Comente este texto