Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Marcelo Alvarez Ghibu

    O projeto joga no lixo a reputação do Ministério Público, prejudica a busca pela verdade e impede a plena administração da justiça. Congresso o que tem de caro, tem de ineficiência.

    Responda
  2. Charles Miranda da Silva

    Lira é o que de pior existe na história política deste país.

    Responda
  3. Fernando Palhares

    Se é pra arrebentar com a esquerda vale. No contrário....

    Responda
  4. SILVIA MARCONDES BOLIVAR

    Estranhíssima essa urgência. Além disso, esse PL pode prejudicar o preso, que teria pena diminuída se falasse o que sabe.

    Responda
  5. jose prado

    Se há prova como que o réu poderá ser inocentado? Alguem mais tem duvida da infiltração das facções xriminosas na politica? Azar do que for preso! Vai pagar sozinho! Os comparsas, principalmente, os mais poderisos , vão fazer de tudo para que o acusado permaneça presi e não possa fazer a delação!

    Responda
  6. Edemar Afonso Gonçalves

    Lira soldra.

    Responda
  7. Nerisvaldo José Santos

    Acho que o excrementíssimo quer receber uma descarga.

    Responda
  8. Francisco José Bezerra de Menezes

    O les@a-pátria alagoano além de advogar em causa própria desafia às instituições, mais, resta claro o desserviço que o Ministro Gilmar Mendes fez ao anular as graves investigações que pesam sobre esse sa cri pan ta.

    Responda
  9. Edson Capistrano

    Resumindo: tudo pra salvar jair bolsonaro da cadeia !

    Responda
    1. Antonio Araújo

      Com um projeto do PT.

  10. Daniel Liaz

    Triste, lamentável, desanimador. Não há duvidas que temos disparado o pior congresso de todos os tempos.

    Responda
    1. Felipe José Fernandes Macedo

      Resultado do ódio, criminalização e da descrença à atividade política. Povo um dia aprende que não há solução para a política fora da política. Isso sim é se politizar

  11. Valdo Neto

    O Lira está usando o poder que a presidência da câmara lhe dá em causa própria, pois tem inúmeros crimes ainda não revelados; porém, ao tentar sua pele, protege todo o topo da pirâmide do crime, abrindo espaço para que aprofundem significativamente suas práticas criminosas, levando o país para um buraco ainda mais fundo, minando qualquer possibilidade de futuro. Os presidentes da câmara tem um poder desproporcional que atenta contra o equilíbrio dos poderes e o estado democrático de direito.

    Responda
  12. neli faria

    Apresentado, no passado, pelo PT ? ! Prova que o partido é de oportunista que pensa apenas em si, não no País! Esse projeto é a coroação do princípio: o Brasil existe apenas para sustentar políticos e poderosos. Na hora de se beneficiar não existe esquerda ,direita, lula, bolsonaro: todos se unem como irmãos para nunca construir uma Nação. Exemplos: fundos Partidário e eleitoral, juiz de Garantia: enquanto a justiça era para os três Ps…atingiu os dois Ps…! Resquício dos Sécs. XIX e passados!

    Responda
    1. neli faria

      Senhor Antonio o fanatismo de alguns acaba com a inteligência...se é que teve um dia!

    2. Daniel Liaz

      Sim Antônio. A parcialidade e incoerência da Neli incomoda.

    3. Daniel Liaz

      Pois é Neli, fundamentei meus argumentos de forma clara e objetiva, tendo como base suas próprias palavras. Entendo que vc se faça de desentendida , se apegue ao detalhe do autógrafo e repita as fórmulas de sempre. Faz parte.

    4. Antonio Araújo

      Neli incomodou o rapaz.

    5. neli faria

      Saber fundamentar é um arte que poucos conhecem.

    6. neli faria

      Sr Daniel, por fim, não é porque Jogou pelo Santos que enaltecerei subjetivamente. Por ter sido conselheira do Santos, dois mandatos, conheci vários atletas, e nem por isso escreverei elogiando .Por força do trabalho, no passado, conheci alguns atletas de outros esportes. Alguns gostei, outros?Não! Artistas? Também! Isso é subjetivo e aqui a discussão é objetiva.

    7. neli faria

      Senhor Daniel: autógrafo? Não tenho de ninguém, ou melhor, tenho, um autógrafo, rabiscos!, da Rita Lee, há quase cinquenta anos. Nem de outros ícones da MPB tive a honra de conhecer tenho.Países? Conheço uns cinquenta . E voltaria: no citado, Cisjordânia,Síria, Jordânia, Senegal, Panamá,México,Nicarágua,Cuba! Na Turquia , ao Japão duas vezes. Europa N vezes. Todos os Países que conheci são lindos. Aprenda a fundamentar Objetivamente, senhor Daniel.

    8. neli faria

      Não é só!,senhor Daniel: tem atleta que jogou no Santos,com Neymar! e não gosto. O senhor acha que pedirei autógrafo para Jogador de Futebol? Por quem me tomas? Sou uma intelectual!Nunca fui de pedir autógrafo;em lançamento de livro?Tenho!Um da Rita Lee,rabisco: estudante de direito, fui ao camarim e pedi autógrafo: na minha carteira de estudante. Mas, isso faz quase cinquenta anos.Aprenda a fundamentar. Objetivo e sem desviar do tema.

    9. neli faria

      Sr Daniel : Neymar conheço pessoalmente. Tive contato com ele pessoalmente ,duas vezes. Elogio: seu comportamento comigo.Aqui, aludo Objetivo, quando digo que nada tão igual é Objetivamente,não é subjetivo.E agora é subjetivo: aprendi em minha longa vida que quem não sabe fundamentar, alude subjetivamente e trás terceiros para a discussão. Como o senhor trás aqui Neymar e o Moro! O erro dele,Moro, a crítica é objetiva, foi ter se Exonerado do Judiciário e ser ministro do ,então, opositor.

    10. Daniel Liaz

      ...considera Neymar um ótimo caráter pq ele jogou no time que vc torce e uma vez lhe deu atenção e um autógrafo. Coloca as imensas diferenças formais entre as delações do Cid e as da LJ como pura e simplesmente uma questão de dois pesos e duas medidas. Alguns exemplos. A lista é longa.

    11. Daniel Liaz

      Do conjunto da obra, alguns exemplos entre tantos outros. Apesar de ser profissional do direito, tendo até OAB, acha que o que o Marreco fez não é nada demais. Tb afirma falsamente que o processo contra o Lula foi anulado por uma questão de cep e não pela parcialidade do Marreco. Emula discurso genérico de anti política : todos eles são exatamente iguais. Apoia o governo cionnissta com seu massacre pq visitou Ixhaell e é um país lindo.....

    12. neli faria

      Não é só, sr.Daniel: quando digo que o Brasil é o eterno subdesenvolvimento, não aludo ao subjetivo, mas, objetivo: faltam: saúde, educação, ferrovias, saneamento. Quando digo que lula só pensa em seu projeto de poder, aludo Objetivo :basta ver que ele indicou a inexperiente Dilma, invés de alguém experiente do PT: Marta, Tarso, Olívio, Vianna, Benedita. Elegeu bolsonaro em 2018 e tarcísio,2022, com o mesmo candidato. Tudo é Objetivo.Caráter? Subjetivo!Isso não aludo de ninguém.

    13. Daniel Liaz

      Errado Neli. Fez e faz-se entender muito bem e não é de hj. Agora, sempre que alguém aponta suas contradições e total parcialidade de opinião a senhora diz que não se fez enteder. Se esse comentário por si só já é muito revelador, que dizer do conjunto da obra.

    14. neli faria

      Senhor Daniel não me fiz entender! Nada aduzi subjetivamente ou seja, caráter, mas, Objetivamente: nada tão igual a um Oportunista, pt,pl, bolsonaro , lula, quanto outro. Isso é Oportunismo político: objetivamente, mencionei exemplos objetivos, em nenhum momento aludi a subjetivo. Caráter é subjetivo e os Oportunistas se Unirem para não construir uma Nação é Objetivo, está aí para ser visto por todos. Fiz-me entender?

    15. Daniel Liaz

      Hahaha. De todo o assunto e de todo um longo texto nossa amiga Neli se apega a um pequeno parágrafo que diz que um deputado do PT apresentou algo semelhante (sem dizer no entanto em que seria semelhante). Mas a paixão é tão grd que isso basta pra ela generalizar para todo um imenso partido. Legal. Mas diga Neli. Segundo a senhora , só podemos fazer avaliação do caráter de outros se conhecermos pessoal e intimamente uma pessoa: a senhora então conhece intimamente todo o PT?

  13. SIMONS SILVA

    Lira é um híbrido de Severino Cavalcanti com Eduardo Cunha e está com muito medo do que pode acontecer assim que deixar a presidência do Bataclan de Jorge Amado.

    Responda
    1. neli faria

      Não é só ele: todos são iguaizinhos! Oportunistas! Quem apresentou o projeto?

  14. Sam Duart

    Na hora de se eleger é uma guerra mundial. Na hora de se proteger são todos uma família unida.

    Responda
  15. NACIB HETTI

    Tempo perdido. Nessa matéria quem acaba legislando é o Supremo.

    Responda
    1. Felipe José Fernandes Macedo

      talvez pq o legislativo propõe leis que são inconstitucionais né? Justamente para que sujeitos despolitizados digam o que vc está dizendo: "ainnn é interferência".

  16. MARCO AURELIO PINHEIRO LIMA

    Embora um extremo acuse o outro de corrupção e ambos justifiquem plenamente suas falcatruas, a verdade é que a corrupção está na cultura brasileira, em todos os níveis e em todo o espectro (esquerda, centro, direita). E não é de agora. Começou no império e passou por ditaduras e democracias, lambuzando em dinheiro sujo muita gente e em todos os nossos tempos. Assistimos todo tipo de artimanha para proteger essa cultura. Como mudar isso? O Brasil tem cura?

    Responda
    1. ademir sampaio de campos

      Tem sim. É só o povo parar de votar em ban#di#do do famigerado cen$$trão que nunca sai do poder. O cen$$$trão é a des$gra$ça da política brasileira!!!

    2. Josue Oliveira

      Acho que tem. Quando não houver perseguição (como houve com Lula e agora com Bolsonaro). E quando houver justiça justa não haverá necessidade de malabarismo nos códigos e direcionamento para julgar nossos bantidos de esquerda, de direita, centro...

    3. PAULO CESAR DE CAMARGO MIRANDA

      Não é problema só do Brasil. Isso acontece em todo lugar que tem o ser humano

    4. Humberto Sobrinho

      Concordo plenamente. E vou além: o problema é a ganância do humano, e em alguns casos, a insaciável sede pelo poder. O resumo desta situação é representada pelo Congresso Nacional. Infelizmente o Brasil não tem cura.

  17. Antonio Araújo

    Que todos os culpados sejam presos e cumpram as penas. O Brasil precisa aprender a punir a corrupção e os que atentam contra a democracia. Chega de soltar presidiários para que virem presidentes.

    Responda
    1. Antonio Araújo

      Exatamente, Humberto. Nos últimos 30 anos muita gente mamou nas tetas do Estado. Inclusive neste exato momento, não é mesmo? Parabéns pelo comentário...

    2. Humberto Sobrinho

      Corrigindo.. "mamaram nas tetas do Estado."

    3. Humberto Sobrinho

      E chega de deixar soltos, pseudos políticos, e ex presidente, que saquearam o Brasil. Alguns, inclusive, se fantasiaram de deputados, mataram nas telas do Estado por mais de 30 anos e sequer têm a carteira de trabalho assinada por uma empresa privada. Nunca produziram nada.

  18. Marcos Benassi

    Mmmmmmm, tá. Veremos então, em breve, Bozolóide preso, tentando fazer acordos de delação pra livrar sua cara, quebrando-a nesse texto oportunista. Não somente, como não irá retroagir, o Bozo não irá se beneficiar, num 'dianta. Será lindo ver a turma ser presa sem chance de reduzir suas penas.

    Responda
    1. Daniel Liaz

      Deos te ouva caro Benassi

    2. Marcos Benassi

      Pra poder rir, uai.

    3. WILSON DOURADO DE GAMA FILHO

      Por que?

  19. Marcos Juciuski

    Essa lei tem natureza jurídica processual penal. Portanto, não retroage. A lei penal sim, qdo benéfica ao réu, tetroage. Assim, o Bozo vai continuar inelegível mesmo com esse cavalo de pau do Congresso.

    Responda
    1. neli faria

      O STF entende que a lei da Saidinha, mera execução!, retroage para beneficiar . Assim, essa lei da delação também vai atingir os casos passados. Ou não retroagirá? A delação da lava jato não serviu. Vai servir para atingir o Capetão cloroquina? Dois pesos e quantas medidas?

  20. Valter Iwai

    A delação é apenas uma informação que precisa ser investigada. Os potenciais delatados são contra a delação.

    Responda
  21. Luiz Goes

    a safadeza desses rabos presos nao tem limite

    Responda
  22. Valdo Neto

    Gente, por favor respirem, coloquem as mãos na consciência e deixem a polarização de lado por um momento; essa não é uma questão de direita ou esquerda, é uma peça chave para o futuro do país, independentemente do lado político. A luta contra esse projeto deve ser uma bandeira de todos que lutam por um país minimamente justo, seguro e democrático. Vamos acordar e gritar alto contra essa aberração enquanto é tempo, evitando que o crime tome de assalto o país.

    Responda
  23. HUGO ALVES

    Como o nosso povo é manso e permite tudo que esses delinquentes inventam. Bolsonaristas não criam nada de útil para o país. Bozolino, lindo, leve e solto.

    Responda
  24. Andre Moraes

    E quem disse que a direita não defende direitos humanos? Em alguns meses eles passaram a defender melhores condições em presídios com patriotas, anistia a bandi-dos golpistas, fim das delações premiadas, e até o fim de prisões preventivas que chamam de tortura (portanto, dá pra dizer que defendem o fim de alguns tipos de tortura). Parabéns a população que vem aprimorando o parlamento com gente cada vez mais humana. Lamentavelmente seguimos nosso caminho a uma distopia.

    Responda
    1. Humberto Sobrinho

      Direitos humanos? Mas o gado nem humano é. Aliás, ótimo o seu comentário.

    2. Marcos Juciuski

      André, só deixa eu explicar pro gado, senão, poderão iludir-se: A ironia (ou antífrase) é uma figura de linguagem utilizada para dizer-se algo por meio de expressões que remetem propositalmente ao oposto do que se quis dizer.

  25. José Roberto Pereira

    Juro que não entendo como ainda existe 1 bolsonarista sequer nesse país. Tudo que esses caras fazem é bandidagem, é criminoso. Não bastou assassinar 700 mil de nós, devastar nossas florestas até alagar totalmente um Estado, matar o povo de fome ou com "bala na cabecinha", legalizar a grilagem, a milícia e a rachadinha, privatizar tudo que puder... agora querem Anistia total e irrestrita. A pessoa tem que ser muito moralmente deformada para continuar defendendo e elegendo essa gangue.

    Responda
  26. Luiz Almeida

    Não vejo nenhuma diferença entre o congresso e o pcc.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Ôôô, Luiz, tem sim: o PCC tem regras estritas, usualmente cumpridas - quando não, as penalidades são aplicadas, sem um comitê de ética leniente. Também diferentemente do legislabóstico, quando uma liderança manda um salve, é obedecida.

  27. Eduardo Tavares de Souza Pimentel

    Agora sim! Estamos a caminho, de verdade, da regularização do crime!

    Responda
  28. Tersio Gorrasi

    Interessante que o crime compensa para todos, exceto para os envolvidos no fatídico oito de janeiro, dos quais muitos sequer invadiram os prédios doa três poderes

    Responda
    1. Tersio Gorrasi

      Como é difícil cair a ficha dos comentaristas que não entendem o contexto de um comentário. Não estou defendendo ninguém, apenas dizendo que a lei deve ser aplicada com o mesmo rigor a quem quer que seja, sem protecionismos como estamos claramente verificando em nosso judiciário e onde o pior cego é aquele que não consegue enxergar. Houve alguma ruptura democrática desde a década de oitenta? E agora tudo que é critica contra o sistema é taxado de fake news. Só permitem elogios

    2. Daniel Liaz

      Eita Tércio. Deu agora pra defender golpistas?

    3. PAULO CESAR DE CAMARGO MIRANDA

      Acho que você deve estar brincando né? Ou está com graves problemas de cognição. O crime não foi só invadir o planalto. Foi um atentado cotra a democracia. Entendeu?

    4. Tersio Gorrasi

      Régis, o que quero dizer é que a lei é igual para todos. Não podem haver dois pesos e duas medidas. O que diz de traficantes, corruptos confessos, latrocidas e muitos outros que foram soltos ou tiveram suas condenações anuladas? Quer que eu desenhe pra vc?

    5. Régis Cava

      Então, na sua míope opinião, o crime dos golpistas de 8 de janeiro devem compensar? Está de brincadeira, não é? Além disso, mesmo que não tenham invadido os prédios, estavam lá presentes apoiando golpe de Estado, o que é crime. Entende ou quer que desenhe?

  29. Sebastião Aluizio Solyno Sobrinho

    Daqui a pouco os congressistas da direita vão querer aprovar uma lei que inocenta um assassino que seja Bolsonarista. Mas, se a justiça não fizer nada para coibir o abusos do Congresso, é porque compactua com o crime.

    Responda
    1. Felipe José Fernandes Macedo

      Direita todo dia comprova que defende a bandidagem, desde que seja cometida por alguém que seja contra "a esquerda comunista"

  30. CARLOS EDUARDO MARTINS

    Um projeto que beneficia Lulistas e Bolsonaristas ao mesmo tempo, óbvio que o parlamento irá aprovar com urgência. Reflita bem caro leitor, toda a corrupção entre empreiteiras, Petrobras e agentes públicos simplesmente não seria desmascarada , se essa lei estivesse em vigência naquela época. E mais, continuaríamos sem saber quem matou a Mariele, e por aí vai. Pobre Brasil, refém de um câncer chamado apego à impunidade, nunca será um país próspero

    Responda
  31. CARLOS EDUARDO DO SANTOS BALASTEGHIN

    Beneficia Bolsonaro e põe ele pra ficar no caixa pra venda ingresso na praia particular. Não vai cobrar do Arthur Lira nem do centrão

    Responda
  32. Valdo Neto

    Provavelmente a maior aberração legislativa da história em relação ao crime, que terá consequências trágicas para o país. Projeto corporativista que visa proteger o topo da pirâmide do crime, não apenas os políticos, mas todos seus segmentos. Esse projeto ameaça seriamente a nossa democracia e nos levará a um desastre sem precedentes. É o projeto terra de ninguém do crime.

    Responda
  33. Carlos Mello

    Não li nenhuma divergência entre os consultados. Todos disseram que não retroagem dada a natureza processual.

    Responda
    1. Valdo Neto

      Carlos, não nos esqueçamos que Bolsonaro ainda não é réu, pois a PGR ainda não apresentou suas denúncias formais ao Supremo, então, entendo que o fim da delação poderia praticamente resolver suas inúmeras questões com a justiça.

  34. Antonio Pimentel Pereira

    Elite protegendo elite, ê brasil dos infernos

    Responda
  35. Jorge Rodrigues

    São tantas as iniciativas em prol dos corruptos poderosos que seria muito mais sensato legalizar a prática da corrupção. Hoje o Brasil é, de fato, uma cleptocracia disfarçada de democracia. Os corruptos e seus protetores ocupam importantes cargos na estrutura do estado. O STF se destaca na defesa do regime cleptocrático mas praticamente todas as instituições republicanas atuam neste sentido.

    Responda
    1. Claudio Luiz da Cunha

      Fale do grande mentor disso tudo o seu Bozo.

  36. Luiz Alencar

    Se é para usar o instituto de forma seletiva, como hoje acontece, melhor acabar com ele mesmo. Aí libera geral. O Tofolli agradece!

    Responda
  37. Maria jose dos santos

    Cada vez mais eu me decepcionou com o Congresso..A delegação abre um caminho para as investigações onde o preso dá os caminhos para punir os verdadeiros culpados.Essa delação tem que ser provada para ser considerada verdadeiro o que o preso denunciou .ou seja esses políticos corruptos estão se valendo do cargo para se proteger e poder praticar a corrupção livremente.

    Responda
  38. Mario Silveira

    Projeto de lei de autoria do petista Wadih Damous esperar mais o que ?

    Responda
    1. Antônio Alves

      O beneficiário deste projeto foi o nosso atual presidente. O projeto foi idealizado para ele.

  39. Andre Moraes

    Esse parlamento é um câncer. Eu tenho absoluta certeza que é uma legislação em causa própria, minimizando as chances de todos eles serem arrolados nos malfeitos e práticas criminosas; Bolsonaro serve apenas como um engajador e para reunir votos. Com Lira e sua turma, o crime organizado agradece.

    Responda
  40. Jorge Severo

    A já velha e tradicional cabotinagem de nossos políticos. O Brasil não tem salvação.

    Responda
  41. Antonio Ferreira de Castilho

    Desse jeito, as cadeias vão ficar vazias.

    Responda
    1. Marli Moras Garcia

      Continuarão lotadas de pobres que não têm um advogado de defesa. A elite será beneficiada.

  42. Florentino Fernandes Junior

    A sangria sendo estancada. Aplaudida pela esquerda e direita, ambas salvando seus mitos

    Responda
  43. RINALDO SOUZA COELHO

    O crime não tem partido. Não importa se direita, esquerda ou centrão. A delação é um estorvo para os projetos de poder corrupto de nossos milicianos democraticamente eleitos. É um instrumento que promove justiça, pois desnuda a cara do criminoso e toda sua rede colaboradora. No Brasil a justiça funciona ao contrário. Primeiro se investiga os instrumentos e meios que coibem o crime e depois constroem-se barreira contra esses meios para blindar o criminoso. Pra isso que existe STF e parlamentos.

    Responda
  44. Luiz Antonio Sypriano

    O que se pode dizer desses parlamentares do Congresso Nacional? Estamos muito ruim de agentes políticos, que só agem em favor próprio!

    Responda
  45. Felipe José Fernandes Macedo

    É o "sistema" se reorganizando para salvar um dos seus maiores apoiadores, Jair Bolsonaro. E teve quem acreditasse que ele era contra o tal "sistema" só pq bancava o "sincerão". Extrema direita é o sistema!

    Responda
  46. Claudio Luiz da Cunha

    Resumindo estão tentando livrar o Bozo da papuda.

    Responda
  47. Marcelo Guimarães Freitas

    O Bolsonarismo é uma doença.

    Responda
  48. Joao Cellos

    A matéria fala sobre uma divergência entre especialistas sobre a retroatividade da lei. Mas os especialistas citados não apresentaram divergência alguma. O projeto de lei é péssimo e é só. E lei processual não retroage. E ponto.

    Responda
    1. Sandra Hortal

      Com certeza João! Quanto barulho por nada! Que coisa triste! A lei só retroage em caso de crime, delação não é crime, especialistas têm esclarecido isso. Só divergem os ignorantes do Direito e os maus intencionados.

  49. Maria Aparecida Azevedo Pereira da Silva

    Agora sim é que o cidadão que é realmente de bem e do bem será assaltado e assassinado na rua sem que os criminosos sejam sequer incomodados. Ninguém pensa no impacto disso na ação da polícia contra os criminosos comuns que atuam fora do Congresso? .

    Responda
    1. Sandra Hortal

      Nada a ver. Criminoso “comum” como você apelida, geralmente não delata. Você acha que alguém que furta celular tem coragem de delatar o PCC? Esse projeto foi feito para colarinhos brancos e os depredadores de 8/1/22 e políticos. A delação é benefício processual para reduzir pena, tal como prevê o CPC. Só beneficia o réu.

  50. gustavo alves de oliveira

    Nojo.

    Responda