Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. José Cardoso

    Ainda assim 44% das cadeiras é suficiente para ter o controle do país. Há uma pulverização de partidos além dele. Já imaginou o partido do presidente com esses números no Brasil?

    Responda
  2. Ernesto Pichler

    A Índia, com seu sistema de castas ainda vigente, com a enorme desigualdade social, com governos demagógicos que usam a religião, só pode ser a vanguarda do atraso.

    Responda
  3. Nilton Silva

    Quem tem dúvida de que a Índia seja um peão? O país que trata as mulheres como cidadãs de segunda classe não pode ser visto como um país relevante. Os estupros coletivos não me deixam mentir.

    Responda
  4. José Ricardo da Silva Souza

    Não tem como administrar um país com mais de 1 bilhão de habitantes. Aqui com bem menos já somos um dos mais desiguais do mundo por conta da nossa corrupção sistêmica da classe política. Esse é apenas um dos muitos ditadores incompetentes espalhados pelo mundo. Quando se fala em Índia logo se vem a mente pobreza e sujeira. Uma pena.

    Responda
  5. Marcos Benassi

    Do pouco que percebo sobre a questão, caro Igor, está difícil arrumar parcerias na região pra se contrapor à China. Sua estabilidade e coesão advém do mesmo autoritarismo e desrespeito aos cidadãos que se encontram na Índia, mas com uma melhoria notável no padrão de vida de parte substantiva da população. E, evidente, a política de partido único ajuda tremendamente. Os EUA vão ter que agregar muitas "indonésias" pra compensar uma índia bagunçada e repleta de dissensões...

    Responda