Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Andréa Haddad Gaspar

    Fui ler os comentários. Show de racismo e preconceito contra o povo palestino. Se fosse o inverso, seria antissemitismo e os autores certamente responderiam criminalmente. É o sionismo mostrando os dentes com todo seu ódio em forma de baba.

    Responda
  2. LUIZ LEAL

    É compreensível comemorar a libertação de quatro reféns, que segundo Is estavam saudáveis e portanto puderam se alimentar bem no cativeiro, ao contrário da população de G aza. Mas infelizmente essa operação foi mais um cri me contra a humanidade, pois foram assa sinadas quase trezentas pessoas, a maioria civis inocentes, além de outros três reféns. Mas constato que há muitos comentários aqui de pessoas, que se consideram seres humanos, que celebram esse ato Geno cida do exército er cito de Is.

    Responda
    1. Daniel Bertelli

      Araújo e suas presunções tendenciosas, ignominiosas! Coisa feia…vai assar pão de queijo p o neto! Faça algo útil ao invés de ficar jogando chorume nos outros

    2. Antonio Araújo

      Queria os rephens mortos...

  3. LUIS FERNANDES

    Segundo o ministro da saude de Gaza, mata ram 274 palestinos pra recuperarem esses pobre 4 refens.

    Responda
  4. yussef mahmud m mustafa

    Quanto Ódio quanta Raiva em alguns comentários

    Responda
  5. Marina Gutierrez

    Hoje no jornal Haaretz: " Os EUA forneceram inteligência para o resgate de reféns israelenses, mas a escala do envolvimento não é clara" Ontem tambem a mesma noticia no canal de TV France24. Alem de financiar a guerra com armas, dinheiro e vetos na ONU, o governo norte-americano pode estar mais envolvido no morticinio do que se sabe.

    Responda
    1. Marina Gutierrez

      Ricardo Knudsen, não gostaram da mensagem e atacaam o mensageiro.

    2. Ricardo Knudsen

      Paulo e Marcelo em vergonhoso ad hominem, só pq a assinante reproduziu o q está na imprensa internacional, inclusive no The Guardian. O incrível é insinuarem q o comentário seja radical, qdo Paulo teve comentários apagados por racismo, ao afirmar q todos os palestinos são terroristas. Vc endossa esse racismo, Brum?

    3. Ricardo Knudsen

      Paulo e Marcelo em vergonhoso ad hominem, só pq a assinante reproduziu o q está na imprensa internacional, inclusive no The Guardian. O incrível é insinuarem q o comentário seja radical, qdo Paulo teve comentários apagados por raccismo, ao afirmar q todos os palestinos são terroristas. Vc endossa esse raccismo, Brum?

    4. Marcelo Brum

      Isso aí deve ser PSOL pelo nível do fanatismo e obsessão, Paulo.

    5. Marcelo Brum

      Isso aí deve ser PSOL pelo nível do fanatismo e obsessão.

    6. Paulo Bacaltchuck

      Isso aí Biden deve ir pro tribunal penal tb junto com o grande Satã americano. Que planeta vc vive? Planeta PCO?

  6. Marina Gutierrez

    O jornal Haaratz publicou hoje: "A atriz palestina-israelense e âncora de notícias Lama Tatour do canal 12 foi demitida após comentar nas redes sociais sobre a boa aparência da refém Noa Argamani resgatada do cativeiro do Hamas: olhe suas sobrancelhas, pele, unhas? Ela quis dizer que os reféns estavam sendo bem foram bem tratados.

    Responda
    1. Andréa Haddad Gaspar

      Conib por aqui. Gente rude e mal educada.

    2. Daniel Bertelli

      Paulo, sobrenome de consoantes, e Marcelo, bastante covardes com a assinante, como uma dupla de adolescentes obsessivo neuróticos, sem qualquer racionalidade ou temperança, cumprem um papel bobo e sem qualquer sentido.

    3. Paulo Bacaltchuck

      ah sim Ramas agora virou organização humanitária, tratam bem as pessoas. Talvez devessem entrar no ramo de SPAs concorrer com o Fasano

    4. Antonio Araújo

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    5. Marcelo Brum

      Terr psicológico também mata. Víde o pai do sequestrado que morreu do coração horas antes de saber que o filho havia sido resgatado.

    6. Marina Gutierrez

      Acima, leia-se: foram e estavam sendo bem tratados.

  7. José Bernardo

    Centenas de mortos e feridos (todos "terroristas", claro, principalmente as crianças) para libertar quatro. Quem se importa? Afinal, retaliações coletivas indiscriminadas e desproporcionais são registros históricos - foram utilizadas, por exemplo, em certos guetos numa certa segunda guerra mundial...

    Responda
    1. Ricardo Knudsen

      Bacalthuck, como esse comentário justifica sua afirmação de q a libertação de 4 reféns vale a morte de 40 mil civis, em gde parte crianças? O q vc está dizendo é q os terroristas não tem ética e não querem a paz. Qual a novidade? Como isso justifica um genocídio contra civis palestinos, q não respondem pelos atos dos terroristas? Eu sei sua resposta, q já foi censurada aqui. Para vc todos os palestinos são terroristas.

    2. Paulo Bacaltchuck

      Ricardo Knudsen acorda. Entao vamos equalizar. Cada refém vale 1 ter orosta preso . No momento equação da ultima tentativa de acordo está 1 refém para cada 50 tero presos e mesmo assim ramas nao quer negociar. Que planeta vcs vivem? Hezbolah ( o partido de Deus) ja perdeu 350 terr oistas no libano em apoio ao Ramas e a guerra nao tem nada a ver com o libano , arrastaram o país para entrra na guerra, estão dispostos a se sacrificar em solidariedade. Então infelizmente nao vale a mesma coisa .

    3. Ricardo Knudsen

      Paulo, pouquíssimos aqui apoiam os terroristas, a maioria repudia os crimes de 8 de outubro. Mas não adianta vc querer desculpar seu raccismo pq há gente radical q apoia terroristas. Isso é escolha pessoal sua, como qdo disse q os palestinos são todos terroristas ou qdo disse q a libertação de cada refém valia 10 mil mortes de civis palestinos. Seu apoio fascista ao genocídio independe dos radicais pró-terrorismo.

    4. Paulo Bacaltchuck

      os tqeroristas podem estar vestidos de soldados com metralhadoras na mao e a faixa verde na cabeça ou com roupas civis ajudando a esconder os reféns. Fascista é que apoia o Ramas como muitos escrevem aqui, talvez sejam membros do PCO.

    5. Ricardo Knudsen

      Vc mente Paulo, vc sabe q Netanyahu afirmou q de todo modo a "guerra" continua até a eliminação dos terroristas, quer os reféns sejam libertados ou não. Seus comentários fascistas igualando civis palestinos aos terroristas mostram bem sua ideologia pró-genocìdio. Aliás, foram censuradas pela FSP por excesso de fascismo.

    6. Paulo Bacaltchuck

      Era só devolver os reféns que a guerra para a hora. Ishael nao irá parar até que todos os reféns vivos ou mortos retornem.

  8. Felipe Araújo Braga

    Os defensores da guerra que Is ra el promove perderam as estribeiras de vez: assumiram em alto e bom tom que estão a favor sim da guerra e das mortes de pales Tinos e que para eles ju deus são superiores. Is ra el está se tornando a cada dia que passa um pária entre as nações. Todas as pessoas de bem estão indignadas. E não, a guerra não começou em outubro do ano passado, começou desde que o Estado palestino não foi criado e até hoje segue como sonho distante.

    Responda
    1. Marcelo Brum

      Esta guerra tem, por baixo, cento e vinte anos. E, sim, os Arabs, como bem colocou Arafat em 1967, perderam a chance histórica de estabelecer o vigésimo terceiro Estado arab na região ao não querer dar chance para o único estado j... do mundo ser estabelecido.

  9. Marina Gutierrez

    O jornal " The Guardian" acabou de revelar que A ONU incluiu Israel na lista de países que cometeram/ cometem violacões contra crianças, cerca de 15.000 asssassinadas durante esses 245 dias de bombardeios contra a população civil. O IDF foi inserido no "Hall of Shame" Salao da Vergonha . A lista dos crimes segue aumentando.

    Responda
    1. Ricardo Knudsen

      Brum e suas fake news, a ONU nunca disse ou diria isso.

    2. Marcelo Brum

      Foi uma decisão politiqueiro, a ONU mesmo assumiu.

  10. Leonilda Pereira Simoes

    O porta-voz Hagari disse: "Sabemos de menos de 100 vítimas [palestinas]. Não sei quantos deles são terroristas". Sabemos não quer dizer "temos certeza". Não sabem quantos são terroristas porque não estão nem aí para os que não forem, claro. A história se repete como farsa. Quem um dia foi perseguido agora persegue sem se importar em quem está sendo atingido, como antes na História, o que pensava-se que nunca mais ocorreria.

    Responda
    1. Andréa Haddad Gaspar

      Brum, bebês não usam uniformes, meu querido.

    2. Marcelo Brum

      Em nenhuma guerra sem uniforme se tem certeza. Cobrar isso só de um único país em guerra no mundo tem nome. A pureza inatingível na névoa da guerra deve ser cobrada deles, e só deles. Todos entendemos sua posição.

  11. MARIA CECILIA C SILVA

    O resgate destes reféns justifica o prosseguimento da guerra, até a destruição total do terrorismo.

    Responda
    1. Marina Gutierrez

      Existência negada, resistência justificada. O Nelson Mandela um dia tambem foi chamado de terroirista.

    2. Daniel Bertelli

      Que horrível seu comentário Cecília! Uma visão apertada, quase claustrofóbica, de uma realidade maior, onde famílias inteiras de seres humanos - que assim como vc não querem sofrer - são estraçalhadas, agonizam em paisagens de pilhas de concreto, entulho e metal retorcido. Crianças e bebês com membros amputados, órfãos, devido a sanha idiopática de um genocida, ditador, que encontrou um pretexto para dizimar uma população. Holocausto. Barbárie. Amplia teu coração!

    3. Ricardo Knudsen

      Todos os reféns, não apenas esses 4, já poderiam ter sido libertados se Netanyahu negociasse. Ele não liga para os reféns, as IDF já fuzilaram 3 a sangue frio. Tudo o q Netanyahu diz sobre os reféns é discurso hipócrita para o genocídio palestino e a ocupação definitiva de Gaza. E vc é propagandista desses crimes.

    4. Felipe Araújo Braga

      A destruição do terrorismo começa com a destruição de Netanyahu!

    5. Leonilda Pereira Simoes

      Ou do povo palestino, o mais provável.

    6. Marina Gutierrez

      Embaixo,leia-se "soldado digital".

    7. Marina Gutierrez

      Alerta : "soldados digital " detectado.

  12. Paulo Henrique

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    1. Ricardo Knudsen

      Seu discurso de ódio só leva a mais ódio e violência. Vc quer parar um genocídio por meio de outro? É tão criminoso qto Netanyahu. Ja de nunciei seu cometário antsemita.

    2. Marina Gutierrez

      Paulo Henrique, o melhor será ver o primeiro ministro e seus ministros no banco dos réus em Haia.

    3. eitan berezin

      Amigo do Ayatola

  13. Felipe Araújo Braga

    Quantas vidas pales tinas valem a vida de um isra elense? Vai censurar de novo Folha? Pois os comentários dos sioni stas afirmando que a vida de quatro ju deus vale mais que a de 40 mil árabes não foram censurados!

    Responda
    1. Ricardo Knudsen

      Rousso, antes de eu te explicar q não eram fake-news e q os comentários preconceituosos foram apagados pela FSP (eu denunciei), vc merecia o crédito da ignorância de boa fé. Ao repetir a acusação, conclui-se q vc partiu para a difamação, mentindo descaradamente.

    2. DANIEL ROUSSO

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    3. Ricardo Knudsen

      Paulo comemorando os assassinatos pelas IDF, q vem matando os reféns desde o inìcio da invasão de Gaza. As IDF fuzilaram três reféns inocentes por engano, mostrando o seu modus operandi criminoso. Fuzilam tudo q se mova, se não vestirem seu uniforme. Parece q esse banho de sangue lhe dá prazer, Paulo.

    4. Paulo Bacaltchuck

      Ricardo Knudssen, super operação dos IDFs. Parabéns ao IDF!

    5. Ricardo Knudsen

      Rousso, não é fake news, não difame. Em comentário q foi apagado pela FSP (pq?) Felipe perguntava se o resgate dos 4 reféns valia a vida de 40 mil palestinos, a maioria civis como sabemos. Paulo Bacaltchuck e Ciro Lauschner responderam com um suscinto "Vale" . O "vale" do Paulo foi apagado, o do Ciro ainda está, se vc quiser checar. Bacaltchuck foi mais longe, disse q não há diferença entre terroristas e palestinos em geral, em comentário fascista q tbém foi apagado.

    6. Felipe Araújo Braga

      Daniel do Clube Hebraica, que está procurando doméstica, só você ver nos comentários abaixo, mentiroso!

    7. Marina Gutierrez

      Felipe, o jornal permite que os sionisstas deem vazão aos seus instintos , imagine o que o povo palstino passa sob o ocupação ilegal por parte de gente dessa espécie.

    8. DANIEL ROUSSO

      Ninguém aqui fez esse tipo de comentário. Como sempre o senhor tentando disseminar fake news.

  14. AILTON GUTEMBERG CARVALHO LIMA

    A Folha continua censurando quem discorda de seu jornalismo imparcial.

    Responda
  15. yussef mahmud m mustafa

    Israel não esta cometendo esta barbarie contra o povo palestino pra libertar os refens ,comete estes crimes de guerra pra intimidar o povo palestino assassinando mais de 36000 sendo a maioria crianças inocentes e mulheres,mas o povo palestino é teimoso vai resistir ,a história do povo judeu está manchada de sangue dos inocentes,para sempre

    Responda
    1. Marcelo Brum

      Se quiser acreditar nesse números do H+, pode. Mas por justiça mínima, tem que acreditar também no numero de 16 mil combatentes neutralizados pelas IDF, mais confiáveis. A proporção então é de um para um. O que prova que o país está cuidando mais do que qualquer outra guerra para poupar civis.

  16. DANIEL ROUSSO

    Parabéns pela libertação dos reféns. Am Yisrael Chai!

    Responda
    1. Ricardo Knudsen

      Paulo comemorando a estética do banho de sangue, cinematográfico, diz ele. Coisa de psicopata, q gosta de ver corpos humanos despedaçados.

    2. Paulo Bacaltchuck

      Parabéns IDF! Operação cinematográfica!

    3. Felipe Araújo Braga

      E as mortes de trinta mil palestinos?

    4. eitan berezin

      As crianças são o escudo do Há mas

    5. Leonilda Pereira Simoes

      E sobre as mortes de civis inocentes, de crianças, vai dar parabéns também? Ah, todas as crianças são terroristas, claro.

  17. Rubens gonçalves

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  18. Leonilda Pereira Simoes

    Quatro is rae len ses resgatados e mais de 100 civis palestinos fora os outros mais de 100 mortos nos 3 últimos dias. Netanyahu não quer saber quantos palestinos mata para salvar poucos dos seus. Atinja quem atingir (até mesmo os seus, pelo jeito), só quer atirar bombas e esperar por vantagens, como hoje. Esse in fer no de civis sendo mortos não vai acabar nunca, nenhum país vai dar um basta neste des con tro la do e seus ministro de ultra-extrema-direita?

    Responda
    1. Ricardo Knudsen

      Vc mente Ciro, sabe muito bem q Netanyahu afirmou q a "guerra" continua até a eliminação dos terroristas, quer os reféns sejam libertados ou não. Tambëm defende a contabilidade de q para cada refém sejam mortos 10 mil palestinos, civis em maioria, como sabemos. É o q eu chamaria de vingança hiper-fascista. Na segunda guerra, os alemães matavam "só" dez civis por soldado dêles morto pela resistência.

    2. Felipe Araújo Braga

      E o Estado palestino Ciro?

    3. Ciro Lauschner

      Termina quando libertarem todos os reféns.

  19. Rubens Ventura

    Parece que foram bem tratatados pela fisionomia que aparentam, Bibi precisa explicar.

    Responda
    1. Leonilda Pereira Simoes

      O premiê tem muito a explicar além de aceitar que os reféns estavam gozando de boa saúde, como todos divulgaram. Se os extremistas são tão diabólicos, poderiam ter entregue cadáveres. Se Netanyahu não quisesse destruir Gaza e Rafah, outros reféns que morreram poderiam estar vivos e as cidades em pé, não destruídas. Ele não quer a paz, que explique isso, fora tudo o que a sua população cobrou por meses antes do ataque, nas passeatas contra seu governo. Protestos para afastá-lo do poder, lembram?

    2. DANIEL ROUSSO

      O que Bibi tem a explicar?

    3. Marcos Zucker

      8 meses de cativeiro e é isso que vc tem a comentar? Asqueroso!

    4. Rubens gonçalves

      Vi uma entrevista do ex premie omete ex aliado de Netanyahu que o hamas foi financiado por ele com malas de dólares vindo do catar para que os terroristas não atacassem o estado de is ra hell. E devido a uma divergência entre eles ocorreu o 7 de outubro.

    5. Rubens Ventura

      Caro Daniel, todo sequestro é cruel, se tivessem passados a pão e água como muitos milhares de Palestinos estariam bem magros.

    6. DANIEL STORCH

      Colônia de férias. Manda seus filhos passarem uma temporada com eles.

  20. josé maria silva

    Pelas fotos está muito estranho,8 meses de cárcere com cara de nutridos ,está muito estranho.

    Responda
    1. Daniel Bertelli

      Antonio sabujo gosta de adjetivar todos com o que mais faz. Que vergonha! Agora vem falar de alma, só não é mais patético, pois é risível, e mostra muito mais dele do que qualquer outro que fica acusando! Típica inversão de tubo digestivo

    2. Marcelo Brum

      A alma dela é suja, Antonio!

    3. Antonio Araújo

      Essa tal mariana é uma das piores almas daqui.

    4. Marcos Zucker

      Comentário asqueroso! Preferia que estivessem mortos, né? Posso te chamar de antis se mi tá?

    5. Marina Gutierrez

      José Maria Silva, interessante seu comentário... e bastante plausível.

  21. josé maria silva

    Que a família destes se engagem em trazer os outros que estão nos porões da discórdia ,porque o ódio está nos dois lados.

    Responda
    1. Leonilda Pereira Simoes

      Ninguém se engaja em parar com a ofensiva e deter tb a morte de civis palestinos. O ódio sempre veio mais forte de Is ra el, pois nunca quis aceitar a política dos 2 estados.

  22. josé maria silva

    Quatro vivos e nenhum claro , 50 mil Tim .Is rael oi.

    Responda
  23. josé maria silva

    É, tem que ver a veracidade disto tudo .eu acredito em Mendes , duendes, triendes, quaendes. Mas em betanyendes ,aí choca.

    Responda
  24. jose ferreira

    Por que o grupo terror ista prefere a morte de dezenas de milhares dos seus a libertar os reféns? Qual a lógica? Quando invadiram o país, mataram a sangue frio mais de mil israe lenses e levaram reféns pra Gaza, sabiam que Isra el ia atrás , não ia ficar no blábláblá .

    Responda
    1. Paulo Bacaltchuck

      Nao ha lógica. É ilogico, uma guerra onde Ramas nao irá vencer.

    2. Felipe Araújo Braga

      Quem invadiu o país deles foi Is ra el!

    3. Marina Gutierrez

      Alerta : "soldados digital " detectado. 0

    4. Leonilda Pereira Simoes

      Qual é a lógica, em termos de humanidade, de levar a ataques desproporcionais, denunciados por toda comunidade internacional e não suspender os ataques depois de arrasar escolas, hospitais em Gaza? Nem depois de arrasar escolas, hospitais etc em Rafah? Qual é a lógica de Netanyahu não aceitar o estado palestino há décadas, desde Rabin (que foi assassinado em parte por sua causa). Tem lógica só agir pelo ódio sempre? Rabin aceitava o Estado Palestino, foi morto. Netanyahu nunca aceitou a paz.

    5. jose ferreira

      Qual a lógica de manter reféns e ter milhares de mortes ?

    6. Marcelo Magalhães

      Invadiram porque não suportam mais viver como cidadãos de segunda categoria, escravizados por um povo colonizador que lhes roubam as terras e os proíbem de circular por o de querem. O povo invasor vai pagar caro por isso. É só aguardar.

  25. Josue Oliveira

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  26. Francisco da Luz

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    1. Francisco da Luz

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    2. Jacques Toron

      Sim, após 120 anos de vida

  27. Felipe Araújo Braga

    Que reste ao povo pales tino orgulho, orgulho de trilhar as pregadas de Cristo - o Salvador para nós católicos e um profeta para os muçulmanos!

    Responda
    1. Felipe Araújo Braga

      Já vi o seu amado povo escolhido cuspindo em cristãos Daniel!

    2. DANIEL STORCH

      Pergunta para os cristãos de Gaza e dos países árabes como é boa a vida deles com o pessoal que trilha o caminho de jesus

    3. Josue Oliveira

      Eles bom bar dearam a igreja onde havia r fugiados.

    4. Felipe Araújo Braga

      Pegadas

  28. Eduardo Boghossian

    Par cada resgate 10 mil asa sina tos.

    Responda
    1. Jacques Toron

      Culpa do hamas que expõe seu povo para morrer e ganhar os louros da solidariedade e comoção internacional. Mulheres e crianças são os preferidos do hamas.

  29. Josue Oliveira

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  30. Marina Gutierrez

    Segundo o artigo acima e os jornais de Isreael, os quatro reféns foram examinados em um hospital e estão saudaveis, isso desmente o que a imprensa ocidental e muitos leitores afirmam diariamente, isto é, que o grupo Hmas tortura e estupra.

    Responda
    1. Paulo Bacaltchuck

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    2. Marina Gutierrez

      Paulo Bacaltchuck, eu vivo em outra esfera... e felizmente bem distante daquela em que vc habita.

    3. Jacques Toron

      Ainda não foi divulgado declarações dos 4 resgatados

    4. Francisco da Luz

      Quem paga o espaco na FSP? Voce ou a Cenib? A GSP so posta materia paga

    5. Paulo Bacaltchuck

      meu, que planeta vc vive?

    6. Marina Gutierrez

      Publiquem meus outros três comentários. Respeitei todas as regras e não existe motivo para não publicarem.

  31. Marina Gutierrez

    O jornal continua censurando meus comentários.

    Responda
    1. Antonio Araújo

      Paulo, hahaha. Boa!

    2. Marina Gutierrez

      Paulo Bacaltchuck, felizmente eu vivo em outra esfera... bem distante daquela em que vc habita.

    3. Paulo Bacaltchuck

      claro, vc vive em marte...

  32. Edemar Afonso Gonçalves

    Porque a FSP não chama o chefete do governo de Israel de sicário?

    Responda
  33. Edemar Afonso Gonçalves

    Porque a FSP não chama o mandatário de Israel de genocida?

    Responda
  34. Mario Habka

    Mataram quantas crianças mulheres e idosos palestinos por conta desses resgates ?

    Responda
    1. Paulo Bacaltchuck

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    2. Darci de Oliveira

      O tal de Bacaltchuk, com o comentário abaixo, mostra ser apenas um fanático hebreu de carteirinha. Deve circular na extrema direita de Irreal e ser eleitor do Bibi.

    3. Darci de Oliveira

      Esse tal de Paulo que põe na mesma panela o Hamas e o povo palestino realmente é um fanático hebreu de carteirinha. Portanto, deve se dar o devido desconto de todo o besteirol que está dizendo aqui nesse forum.

    4. Ricardo Knudsen

      Paulo é daqueles q canta q não há civis inocentes em Gaza, nem mesmo as crianças. A palavra justa a FSP censura, mas seu comentáruo é arabofóbico e/ou islamofóbico. Simpático ao fascismo genocida, né não? Tbém votou no Bozo?

    5. Jacques Toron

      A tatica do hamas é essa, usar pobres coitados ,principalmente mulheres e crianças como escudo enquanto ficam bem protegidos em túneis ao redor de escolas, parques e hospitais. Uma tatica vitoriosa até o momento, porem a situação começou a mudar

    6. Paulo Bacaltchuck

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    7. Marina Gutierrez

      Mario Habka, eu respondi seu comentário mas a Folha não publicou. E saiba que minha resposta foi o que o jornal isreelense, Haaretz, publicou hoje. A tática do jornal é essa, segurar o comentario até o interesse pelo artigo diminuir.

    8. Marina Gutierrez

      Segundo o jornal Haaretz, 210 palestinos foram mortos e mais de 400 ficaram feridos durante a operação das FDI. Os quatro reféns – Noa Argamani, Almog Meir Jan, Andrey Kozlov e Shlomi Ziv – estavam em boas condições e “de bom humor”, segundo funcionários do hospital israelense. Um soldado israelense morreu, nao divulgaram o nome.

  35. Felipe Araújo Braga

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    1. Felipe Araújo Braga

      Paulo, o mundo está contra vocês. Não esqueceremos a morte de 40 mil palestinos. Pode comemorar a morte dos inocentes, a Pales tina será livre!

    2. Paulo Bacaltchuck

      Nao vamos parar até que todos os reféns sejam libertados. Hoje foi um dia de festa em Ishael com bares e restaurantes dando shots de graça e a comemoração nas praias de tel aviv. Viva O Exército de Israel!

    3. Marina Gutierrez

      A Folha escondeu dois válidos comentários meus durante umas 6 horas. Que vergonha!

    4. Marina Gutierrez

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    5. Ricardo Knudsen

      Só fascistas ou psicopatas se sentem felizes ao dizer esse "Vale" com o orgulho q o fazem Paulo e Ciro. Se comprazem com o genocídio. Ajuda a entender o q ocorre em Gaza. Uma vingança sangrenta contra civis, para q permaneçam traumatizados por gerações. Netanyahu nunca se importou com os reféns, nunca negociou a sério. As IDF fuzilaram 3 dêles a sangue frio. O discurso pelos reféns é teatro para justificar o genocídio e a ocupação de Gaza.

    6. Paulo Bacaltchuck

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    7. Felipe Araújo Braga

      Ciro, disseram nos anos 30 a mesma coisa sobre ju deus e alemães, só que do lado oposto!

    8. Marina Gutierrez

      Felipe Araújo Braga,minha resposta ao seu comentário foi censurada, talvez nem seja publicada... querem calar os leitores que opinam diferente.

    9. Marina Gutierrez

      Felipe Araújo Braga, em 2004, durante um dos tantos massacrs em Gaza, um rabino, Dov Lior afirmou “ mil vidas de não-judeus não valem a unha de um judeu” e o leitor Ciro comprovou a soberba . Felizmente foram/ são necessárias todas essas mortes para o mundo se inteirar da verdade.

    10. Daniel Bertelli

      Ciro, que escroto! Precisa de muito para chegar perto do mínimo elementar.

    11. Ciro Lauschner

      Vale.

  36. Nilton Silva

    E ainda existe gente que apoia terroristas que usam a própria gente como escudo. Vida longa, Bibi. Enquanto houver terrorista se escondendo em buracos tais como ratos, a guerra não pode acabar.

    Responda
    1. Felipe Araújo Braga

      Netanyahu é um genocida assassino de crianças e você aplaude. Deve ter votado no Bozo genocida!

    2. Leonilda Pereira Simoes

      Comparou os palestinos a ratos por tabela ao dizer que terroristas se escondem onde estão os escudos. Desumanizar a população civil é algo que já aconteceu antes na História, não deveria ser repetido com desfaçatez. No fundo é isso, desumanizar quem não tem comida, água, casa, como se não merecessem nem mesmo viver. Desejar vida longa ao ódio, à tentativa de se livrar da cadeia usando civis palestinos como escudos contra o julgamento político? Não.

    3. Paulo Bacaltchuck

      Um dia feliz hoje! Viva os IDF!

    4. Josue Oliveira

      A bem da verdade o Ramas é contraproducente a causa paIestlna. lsreI f nanciou o Ramas quado se chamava de lrma ndade lsIamlca para d vidir esse povo. Por isso, N tanyahu precisa do Ramas para continuar o g nocldlo.

    5. Marina Gutierrez

      Sim, vida longa ao líder, para que possa pagar pelos crimes quando for julgado pelo TPI nos processos abertos em Haia.

    6. Felipe Araújo Braga

      Denunciando. Comentário lamentável.

  37. Anna Amélia Meule

    o tal do pier humanitário dos eua era na verdade um disfarce. as forças israelenses usaram um caminhão humanitário para assassinar mais de 200 pessoas, a maioria criança, como sempre, deixar mais de 400 feridos num lugar onde eles tb, destruíram todos os hospitais, cortaram água e eletricidade. tudo isto para resgatar 4 reféns que poderiam estar em casa há muito se izrael tivesse aceitado as tantas propostas de cessar fogo. isso foi um show de horror porque izrael está sendo pressionada, isso

    Responda
    1. eitan berezin

      Crianças são escudo em Gaza

  38. Darci de Oliveira

    Maravilha ! Esperamos agora que os hebreus parem de matar crianças que não sequestraram ninguém.

    Responda
    1. Leonilda Pereira Simoes

      Dizer que ha mas põe crianças como linha de de fesa é bem ques tio ná vel. Toda vez que vem um bombardeio, então, o grupo a di vinha antes, traz crianças correndo, do nada, e deixa serem mor tas para depois acusar os inimigos? Isso não é de mo ni zar o outro lado? Quando as IDFs atacam escolas têm certeza ab so luta de que ali estão os terroristas, claro, e vão em frente, afinal, se tiver crianças, e daí? É isso?

    2. Darci de Oliveira

      Se Paulo acha que essa guerra acaba enquanto Irreal estiver maçakrando ( para fugir da censura ) o povo palestino, ou é muito ingênuo ou muito fanático.

    3. Paulo Bacaltchuck

      Maravilha, esperamos que os Palestinos denunciem onde estão os refens e parem de se igualar ao Amás assim termona a guerra.

    4. Darci de Oliveira

      O Ciro acha que criança em casa, ou em um campo de refugiados ou num hospital com bombas caindo em cima está na "linha de frente " . OK Ciro. Tua " linha de frente " é bem extensa, né ?

    5. Marcelo Magalhães

      Prezado Ciro, se seus amigos atiram em crianças, acho que vocês estão muito complicados.

    6. Ciro Lauschner

      Pede para teus amigos pararem de colocar as crianças na linha de frente.

    7. Jacques Toron

      A matança das crianças são culpa do Hamas que as coloca propositadamente na frente das balas israelenses para que se preservem e aumente a morte de seu povo ,trazendo comoção e solidariedade mundial, puro desprezo e crueldade com o ser humano

  39. Adriana Ramalho Flores

    Que consigam libertar todos os reféns! Hamas deve pagar pelo que fez e que sua punição sirva de exemplo de que nenhum conflito pode ser resolvido através de ataque terrorista. Eles ainda ameaçam fazer mais sequestros! Sinto pena dos que só tem a comentar palavras de ódio num dia feliz para todas as famílias que esperaram 8 angustiantes meses por esse reencontro.

    Responda
    1. Marina Gutierrez

      Alerta : "soldados digital " detectado.

    2. Felipe Araújo Braga

      E as crianças em Ga za? Monstruoso seu comentário!

    3. Daniel Bertelli

      A única capacidade de flor possível para vc é no nome. Que vergonha regurgitar algo tão raso, vil, abjeto, destituído de qualquer capacidade cognitiva um pouco mais elaborada! Há seres humanos sendo dizimados, destroçados, que nunca chegaram nem perto de onde se diz território de Israel! Quanto enxofre em tão miseráveis palavras!

    4. TEREZINHA RACHID OZORIO DA FONSECA

      Os conflitos foram criados pelo estado genocida invadir que não cumpriu a demarcar acordada há 70 anos. Nós estudamos história.

  40. LUIZ LEAL

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    1. Luiz Roberto Rocha Teixeira

      Culpa exclusiva do Hamas. Soltem os rédeas. Palestinos não são escudos.

  41. Maria Thereza Bosi de Mgalhães

    Matam mais de 200 palestinos em 10 minutos, os corpos despedaçados nas ruas, civis, famílias inteiras, para resgatar 4 israelenses saudáveis e gordinhos. E a matéria parece uma vitória… jornalistas da folha, vocês perderam a noção?

    Responda
    1. Ricardo Knudsen

      Paulo é um exemplo acabado de fascista e raccista, iguala todos os palestinos a terroristas, até os bebês. Para êle, os bebes são terroristas só pq nasceram palestinos. Merecem morrer em agonia, despedaçados ou queimando. Por causa de gente assim é q há ditaduras e ocorrem genocídios.

    2. Paulo Bacaltchuck

      E é uma vitória. Não descansaremos até que todos os reféns sejam libertados. Ah sim , o povo nativo somos nós tb. em resposta à leitora abaixo.

    3. Paulo Bacaltchuck

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    4. Marina Gutierrez

      Maria Thereza, vidas palstinas não contam e nunca contaram, desde a criação desse estado artificial na terra deles.

    5. Jacques Toron

      O hamas coloca o povo na frente de batalha desarmados como carneirinhos para morrerem como mártires e virarem estatiscas nos jornais internacionais, lamentável

    6. eitan berezin

      Porque não aceitam proposta de trégua e libertar refens

    7. LUIZ LEAL

      Lembrando que Is a Hell declarou que eles estavam com boa saúde. Ao contrário dos milhões de pals que sofrem de desnutrição e até morrem de inanição por causa do bloqueio à entrada de comida. Seguramente os reféns, nas mãos do grupo "ter ro ista" H+, tiveram um tratamento melhor do que a populaçao de G aza.

    8. Luiz Roberto Rocha Teixeira

      Soltem os refens, isto acaba.

  42. TEREZINHA RACHID OZORIO DA FONSECA

    A Folha tem medo de publicar meu comentário.

    Responda
  43. Natália Molina Romano

    Massa-craram 200 palestinos, centenas de crianças, pra libertar quatro reféns. Quantos palestinos valem a vida de um is-raelense?

    Responda
    1. Paulo Bacaltchuck

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    2. Natália Molina Romano

      Vocês si-onistas, como belos ra-cistas e suprema-cistas que são, se veem sempre no lugar dos israelenses, mas jamais se perguntam "e se fossem vocês os milhares de pa-lestinos que tiveram os filhos estraçalhados por Is-rael?". Se identificam sempre com os colonizadores, jamais com os colonizados. Pq será?

    3. Marina Gutierrez

      Natalia, em m 2004, durante um dos tantos massacrs de palstinos,o rabino, Dov Lior afirmou “ mil vidas de não-judeus não valem a unha de um judeu” Felizmente foram/ são necessárias todas essas mortes para o mundo se inteirar da verdade.

    4. Ricardo Knudsen

      Essa é sua conta Strum? Mate cem crianças para vingar/resgatar o filho de um conterrâneo. Depois o outro lado, defendendo o mesmo argumento, matará 10 mil para a vingar aquelas cem, e por aí vai? Vamos implantar essa lei nas democracias ocidentais? O sujeito matou um parente seu, vc mata dois dele? Justiça ou barbárie?

    5. Marcelo Magalhães

      Alexander Dtrum, nenhum refém seria o filha da Natália porque ela não invade, não rouba as terras e a moradia dos pales Tinos. Ela não os trata com cidadãos de segunda categoria, quase escravos e não os colocou sob o regime de apar theid.

    6. Marina Gutierrez

      Natalia Molina Romano, para todos os governos de Isreal e a maioria do povo, vidas palstinas nao contam, nunca contaram nos 76 anos de existencia do estado pária.

    7. Luiz Roberto Rocha Teixeira

      Não consegue?

    8. Luiz Roberto Rocha Teixeira

      Responda Natália.

    9. ALEXANDER STRUM

      Quantos voce acha que valeriam se um dos refens fosse seu filho?

  44. LUIZ LEAL

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    1. eitan berezin

      Qual foi proposta foi a aceita pelo Hamas?

    2. Alexandre Pereira

      Jkkkkk conta outra!

  45. Jacques Toron

    O hamas fez uma boa troca : 100 combatentes mortos, 50 gravemente feridos e 50 que fugiram condenados a desonra pelo resto da vida , por 4 sequestrados. A casa começou a cair, o hamas deve estar entrando em dessespero. Israel ganha moral e o povo judeu se fortalece

    Responda
    1. Ricardo Knudsen

      A terra natal de Netanyahu perdeu sua reputação de nação moral no mundo todo com esse genocídio. Não há praticamente nenhum país q a apoie hoje. Vergonhosamente denunciada pela ONU como violadora dos direitos de crianças. Mesmo os USA se cansaram do massacre e fizeram um plano q ao fim terá Netanyahu fora do poder. Poderiam ter todos os reféns salvos se negociassem. Conseguiram 4, após um banho de sangue. Uma vitória de Pirro.

    2. Paulo Bacaltchuck

      Um dia feliz para as famílias dos reféns. Nao descansaremos até que todos sejam libertados.

    3. Felipe Araújo Braga

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    4. Marina Gutierrez

      O leitor acima pertence àquele número de pessoas que pensam como o rabino Dov Lior, que em 2004, durante um dos tantos morticiniios cometidos na mesma região pelo "exército mais moral do mundo" afirmou" “…mil vidas de não-judeus não valem a unha de um judeu”.

    5. Marcelo Magalhães

      Não sei como você pode fazer um raciocínio desses. Você deve ser uma pessoa horrível! Sua alma está perdida.

  46. Murilo Belezia

    (Alô, Censura de Comentários, voltei)A foto de uma passeata da ultra- direita em Jerusalém, há poucos dias, onde jovens e até menores procuram agredir um jornalista palestino, mostra quem são os filhos e netos daqueles que formam o gabinete de Netanyahu. O ódio naqueles rostos jovens diz tudo. É o retrato de Israel atual que agora exibe quatro cidadãos que não parecem doentes nem desnutridos como troféus. Goebels teria orgulho dessa propaganda. Não é preciso dizer mais nada..

    Responda
  47. Luiz Roberto Rocha Teixeira

    Quem ainda acredita que o Hamas, se preocupa com a vida dos palestinos?

    Responda
    1. Antonio Araújo

      Marcelo, pare de defender o terror.

    2. Marcelo Magalhães

      A invasão se deu devido à condição de apar theid do povo pales tino. Não suportavam mais ser roubados, serem expulsos de suas terras e tratados como escravos. O H+ luta para salvar o povo pales tino.

  48. Luiz Roberto Rocha Teixeira

    É óbvio que o Hamas, não se preocupa com os inocentes palestinos.

    Responda
  49. Luiz Roberto Rocha Teixeira

    Quem pode parar Israel, é unicamente o Hamas.

    Responda
  50. Luiz Roberto Rocha Teixeira

    Soltem os refens. Parem de usar o povo palestino como escudo.

    Responda
    1. Daniel Bertelli

      Isso é de uma ignorância a beirar a bestialidade! Para tirar uma pedra da sua vesícula, vão abrir e esmigalhar teu cérebro, o q convenhamos não seria mta perda, a não ser o fedor no ambiente, jogar teu coração aos porcos e desmembrá-lo, depois de alguns meses, acharão uma pedra no teu canal urinário. Mais ou menos assim. Justifica?

    2. Alexandre Pereira

      Isso mesmo!

    3. Luiz Roberto Rocha Teixeira

      Estes terroristas é que estão matando os palestinos. Poderiam parar imediatamente, mas, não fazem, e tem consciência disto.