-
ROBERTO CEZAR BIANCHINI
Concordo com o que o colunista disse no texto, mas um ponto fundamental, mesmo que de menor gravidade, não pode ser esquecido dado o histórico das forças armadas brasileiras: é mais um jeito de alguns incompetentes com patentes militares conseguirem outra mamata da viúva.
-
Valdo Aiynon Paixão
Onde estão os estudos, teses, dissertações, pesquisas sobre a pedagogia cívico-militar, se é que isso existe, principalmente fora do ambiete das casernas? As metodologias, os resultados intelectuais e de melhorias cognitivas? O nome em si já é um monstrengo, ou é civil ou é militar. A conta não fecha. Em que o governo se baseou para adotá-las senão na mera ideologia? Como disse o autor, chocadeira de fascista. Oremos!
-
Vanderlei Vazelesk Ribeiro
Doutrinação ideolígica militarista.
-
José Cardoso
Estudei um tempo em escola militar. Concordo que toda aquela disciplina chateia e carece de sentido. Mas a turma prestava mais atenção às aulas e havia menos brigas entre os alunos. Num balanço acho a iniciativa do Tarcísio positiva.
-
José Cardoso
Bom. Engenheiros eu conheço vários.
-
ROBERTO CEZAR BIANCHINI
Pergunta mais relevante: os alunos aprendiam mais? Por que se conhece tão poucos engenheiros, médicos, cientistas, etc., formados em escolas militares?
-
Vanderlei Vazelesk Ribeiro
Trabalhei três anos no Colégio Militar. Como professor eu gostava, pois em caso de crise, tínhamos a quem recorrer. Entretanto jamais me passou pelo cérebro a hipótese de enviar minha filha pro CMRJ. Até por ter trabalho lá não acredito na disciplina militarizada. Agora muita gente tem esta fantasia, afinal educar dá trabalho.
-
-
SERGIO AMORIM ANDRADE
Perfeito
-
William Rachid
Qual é a proposta das escolas Cívico-Militares ? O que os professores e pedagogos pensam a respeito ? Vejo sins e nãos e não se discute a proposta para ser avaliada. O próprio texto não traz essa consideração com mais densidade.
-
M Lana
Tarcísio de Freitas: expoente do Bolsonarismo moderado segundo parte da intelligentia nacional. E eu pergunto: qual o diálogo possível ?
-
Nilton Silva
E toda esta obscenidade pode voltar ao poder se o pt continuar batendo cabeça.
-
Vanderlei Vazelesk Ribeiro
Esta obsenidade não deixou o poder. Governa os estados mais importantes da federação, tem maioria no congresso.
-
-
Vicente Ferrer Monteiro Costa Filho
Não deveria ser permitido que a educação fosse incluída nos propósitos da extrema direita.
-
Marcos Benassi
Poi Zé, sêo Muniz, o obsceno do Tarcizão do Massacre já tava anunciado há tempos, e se consubstanciou muito solidamente na "segurança" e na "educação" paulistas. Há algo de pornográfico, sim, por conter um gozo perverso, como numa cerimônia sadomasoquista: o cabra chega no trono, bota aceçores completamente desavergonhados em funções críticas do Estado, e seguimos rumo à bestialização social. Violência, submissão e ausência de crítica, são os princípios e os meios. Tamofú e não é pouco.
-
CARLOS ALEXANDRE PERGER
Os rituais de perversidade, obscenos, negacionistas, corporativistas, portanto, violentos são evidentes e explícitos. Coloque a palavra gênero no contexto educacional e de segurança pública e verás o que realmente é o Estado: uma organização violenta e estúpida.
-
-
Wilson Junior
Professor, por favor nos ilumine, entre a baderna e o militarismo, qual a outra opção neste momento? Estes jovens da escola militarizada. provavelmente chegarão a universidade, onde os senhores terão oportunidade de lhes abrir os olhos para as vantagens do progressismo.
-
Vanderlei Vazelesk Ribeiro
Postura maniqueíta: ou o militarismo ou o caos. O problema é que o caos está no militarismo. O ex-presidente, que morou na Flórida, devia ter sido expulso do exército, mas fizeram um arranjo e o homem ganhou uma aposentadoriazinha com menos de quarenta anos. Prêmio por planejar explodir quaetel. Esta é a ordem que o senhor deseja prá nossa pátria?
-
Marcos Benassi
Se militarismo e milicos fossem a antítese de baderna, Wilson, o Fujuello não tinha subido no palanque do Bozo e saído limpinho; não tinha milico vendendo jóia roubada no exterior - e, depois, correndo pra recomprar; não tinha grão-milico preparando alegremente um golpe de estado. Pres'tenção!
-
-
Anete Araujo Guedes
O intuito é privatizar a educação. Não se trata de educar, mas formar cidadãos por intermédio da força bruta, da doutrinação, do temor, da submissão, da obediência, da hierarquia, do pensamento único. Lugar onde o pensamento, a reflexão, a dúvida, o questionamento, o debate são excluídos.
-
CARLOS ALEXANDRE PERGER
Assim, ele, o Estado, forma corpos submissos e dóceis.
-
Nelson de Paula
O intuito é erradicar a educação. Formar gente sem medo nem pena de matar.
-
Marcos Benassi
Anete, minha cara, "privatizar" parece ser aquilo que o Camundongo faz no Paraná; aqui, o controle estatal da educação serve melhor ao Tarcizão do Cadáver, por dar-lhe o controle doutrinário da "educação" oferecida com o recurso público. Se no curto e médio prazos são métodos e objetivos distintos, no longo se alinham: criam-se iiimmbecis submissos, que engolirão qualquer porcaria Bozolóide que se lhes dê.
-
-
Carlos Ernesto de Oliveira
O professor Sodré é de uma coragem e clareza cristalinas!
-
CARLOS ALEXANDRE PERGER
Estupidez sistêmica e institucionalizada nos rituais de exclusão sob discursos "carece de justa causa".
-
Enir Antonio Carradore
O mundo civilizado tenta integrar pessoas com deficiência à vida social; escola militar lembra educação espartana, lá as crianças com limitações físicas ou mentais eram consideradas sub-humanas e eliminadas. Como será aqui?
-
Marcos Benassi
Com o tempo, caro Enir, acabarão aceitando alegremente o abortamento: a eugenia começará no útero, em nome da força do Estado, e não da liberdade de escolha da Mulher. É só deixar correr.
-
-
Helio Cardoso
Texto que vai direto na ferida. Não se trata de punição, mas de educação, escolas são educadoras, instituições concebidas para o ensino. Bater continência e marchar só no serviço militar!
-
Joao Pinheiro
Estou aplaudindo de pé.
-
Valdir Costa
Sr Muniz o Sr já pisou numa escola estadual da periferia e se pisou teria coragem de punir um aluno ?
-
marilza abrahão
Por que existe a periferia? Quais são os seus elementos fundentes? Por que ali existe o medo, a violência, a desagregação social? A escola/educação é só a ponta do iceberg. Acabe-se com as causas da pobreza e se terá caminho para uma vida social menos violenta, menos alienada.
-
Anete Araujo Guedes
Em vez da punição, transformação, transferência, transmissão, motivação, compreensão e educação.
-
Marco Túlio Cordeiro
Leia o artigo de novo, por favor!
-
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.