Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Celia Regina Resende

    Tudo começou pelos votos. Assembleia e Câmara Estadual também estão nessa conta!

    Responda
  2. Alexandre Marcos Pereira

    A terceirização pode trazer maior eficiência na administração escolar. Foi o que aconteceu em New York. Empresas privadas, motivadas pelo lucro e competição, tendem a buscar formas de reduzir custos e aumentar a eficiência operacional. Isso pode resultar em uma gestão mais ágil e menos burocrática. Embora o projeto do PR não implique em mudanças pedagógicas, escolas terceirizadas poderiam ter mais flexibilidade para implementar novas metodologias de ensino e tecnologias.

    Responda
  3. Raymundo de Lima Lima

    Por que não privatizar os batalhões da Policia Militar? Tal como pretende o projeto Ratinho, seleção d policiais a cargo d empresa contratada. Pq não privatizar o Legislativo, o Judiciário, ambos gastões d orçamento? Quais famílias dominates d Paraná irão mamarem no orçamento das Escolas Públicas? Barros, Lupions, Moros, quais? Bela jogada d governador, pois seu povo adora mesmo caminhoneiros e odeia professores, especial em greve, 2015 não esqueceremos.

    Responda
    1. Raymundo de Lima Lima

      Gustavo, você acertou no alvo. Gracias.

    2. gustavo franco xavier

      Excelente comentário! Você fez uma ironia com a privatização do Legislativo e Judiciário, mas é possível, por uma PEC, diminuir o percentual de repasse para eles, mas a mudança é na CF e não interessa aos inquilinos do poder. De resto, unificar as polícias ou privatizá-las, é uma ótima ideia, pois a maioria dos países não precisa de 2 ou 3 polícias. Quanto à educação, a tentativa de privatização nada mais é que a execução do plano dos reacionários do Paraná. E vão levar grana tb, claro.

  4. Carlos Rangel

    Algo que é coincidente na direita é o ódio a educação, em especial, a pública.

    Responda
  5. ARMANDO SOBRAL

    A educação básica é um direito constitucional e deve ser integralmente administrado pelo poder público como prerrogativa ao estado de direito. O Paraná, com sua gestão ultraliberal e reacionária, demonstra total incompetência na gestão pública do seu sistema de ensino. Se hoje o sudeste é uma região desenvolvida, se deve, até o momento, à forma eficiente do seu ensino público que acompanhou o desenvolvimento socioeconômico da região e que sempre foi de responsabilidade integral do estado.

    Responda
  6. Luz Heli Maria de Paiva Oliveira

    Concordo com você. Esse tipo de privatização acaba por precarizar mais ainda a estrutura escolar.

    Responda
  7. Maria Gonçalves

    Obrigada por produzir um texto tão lúcido e equilibrado sobre esse assunto . Como professora de escola pública por muitos anos, reconheço a dificuldade de se lidar com a educação tendo em vista resultados reais de desenvolvimento social. Mas ainda acho que é o Estado que tem condições de ouvir, organizar e por em funcionamento as contribuições que os diversos setores envolvidos nesse sistema tem a dar para que a educação consiga cumprir seu papel na melhoria das condições de vida da população.

    Responda
  8. Erica Luciana de Souza Silva

    Estou vendo muita gente falar q a educação vai mal. Aí lembro q, enqto professora da rede federal, em greve há quase 60 dias, exigindo reestruturação de carreira, recomposição salarial (qualquer um pode verificar as perdas q tivemos) e investimentos nas instituições, o q não falta são pais contra nós. Não se esqueçam: para se ter educação de qualidade é necessário profissional qualificado e para isso, a boa remuneração é imprescindível.

    Responda
    1. Erica Luciana de Souza Silva

      Pois é, Marcos. Esta é a situação. Sou doutora, faço pesquisa, dou aulas na graduação, especialização e mestrado. Aí vemos um técnico da polícia (nada contra os policiais) recebendo quase o dobro do nosso salário. É desanimador. Eu não tiro a razão de sua filha. Sucesso para ela.

    2. marcos fernando dauner

      Minha filha - brasileira, graduada, mestre , Doutora, com pós doc na UFPR, poderia ser professora na UFPR . Mas não o é ! Ministra aulas, em inglês, para mestrandos , numa Universidade do norte europeu .

  9. Ana Claudia Santos

    Claro que não. É golpe

    Responda
  10. DANIEL PESTANA MOTA

    Ao invés de assisitir quieta um governador outsider privatizar a educação, a sociedade deveria exigir prova de aptidão para o exercício de cargo eletivo . A começar pela consciência de zelar pela coisa pública, que não deve ser dada ao mercado como moeda de troca.

    Responda
  11. Paulo Augusto de Andrade Lima

    Muito rápida essa aprovação.E vão esconder documentos da educação. Como é que pode acontecer tudo isso ao mesmo tempo e acharem que tá tudo certo?

    Responda
  12. Simone Rodrigues

    Ratinho junior é o pior governador da história do Paraná. É um aventureiro ralé e sem visão que está entregando de bandeja ao capital o patrimônio do estado. Ele tem destruído a educação pública paranaense e maquiado os índices para fingir que temos a melhor educação do Brasil, pois quer ser presidente. Nunca será!!!

    Responda
    1. marcos fernando dauner

      Érica- concordo contigo , mas democracia é isso ! é a vontade do povo . Eu não tenho culpa se o povo vota assim .

    2. Erica Luciana de Souza Silva

      Marcos, o q tenho visto é q reeleição nem sempre quer dizer q o governante é bom. Muitas vezes ganha pq ele tem a máquina e o dinheiro público na mão para "negociar" votos. Vide o governador do Rio. Agora qdo é muito ruim, tipo o mito, nem a máquina e o dinheiro público da jeito.

    3. marcos fernando dauner

      salvo engano, foi reeleito em primeiro turno - e isso no quarto estado mais importante do país . Essa é a verdade . Foi essa a opção do eleitor do PR . Democracia é assim . Numa democracia até Bolsonaro, Dilma e Lula são eleitos . No segundo turno, mas foram !

  13. PAULO CURY

    Deveriam fazer com as universidades tb, acreditar que por o reitor ser um pós doutor em física quântica ele vai ser um bom administrador eh pura cegueira. Administração não é uma atividade que todos dominam, em 46 de serviço público não me lembro de ter trabalhado com mais de 10 bons administradores, eram bom profissionais nas suas áreas mas ao serem galgados a cargos de direção mostravam suas fragilidades parabéns a coragem do ratinho jr de enfrentar este problema, vale para hospitais tb

    Responda
  14. Rubens Moreira da Costa Júnior

    A educação é constitucionalmente obrigação do estado, portanto privatização à toque de caixa parece-me maracutaia. A ausência de debate apenas reforça a está ideia. Infelizmente o brasileiro, muitas vezes, elege representantes que não tem compromisso com a coisa pública, e o fim disso é a má qualidade do serviço e a precarização.

    Responda
  15. Orasil coelho pina

    Nasci e vivi no Paraná até os vinte e três anos, estudei o primário em Sabáudia e São João do Caiuá na década de cinquenta, excelente aprendizado, fiz duas faculdades na UFSC e sou médico em Santa Catarina! Fico muito triste com esta ideia de privatizar escolas públicas! Porque não se fala em privatizar a função do Governador? OrasilParanaense!

    Responda
    1. marcos fernando dauner

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    2. roberta melissa oliveira sales

      Privatizar o Governador? Magina! E ele vão perder a mamata de viverem muito bem a custa da miséria do povo? Claro que não! Então ficam inventando essas paraquadas. Que a Educação pública vai mal, isso é fato. Mas privatizar a gestão achando que, com isso a Educação melhorará é o mesmo que dizer que que só café e pão resolve.

  16. Josias Dias Nunes

    Privatizaram o possível lucro e socializarem o prejuízo com certeza.

    Responda
  17. Mauricio Coelho goiato Goiato

    Pior do q está , não fica ..

    Responda
  18. Eduardo Elói

    Tem jeito. Pode dar certo sim. Para quem pega a escola pra 'tomar' conta. Modelo: o governo gasta 500 por aluno por ano. Repassa 1000 para o 'empreendedor' ele fica com 500 e investe 500 para ter a mesma escola. Resultado : só ele ganha.

    Responda
  19. Wallace Camargo

    Experiências de gestão privada, em hospitais do RJ ficaram no passado devido ao fracasso das chamadas OS, com casos de corrupção, mal atendimento e má gestão. A privatização de serviços fundamentais vem sendo abandonada na europa. Recursos públicos para empresas privadas que visam lucro e não a qualidade é uma burrice sem tamanho. O neoliberalismo é uma cova dos recursos do.povo brasileiro.

    Responda
    1. Rubens Moreira da Costa Júnior

      Exatamente, países como Inglaterra, França, Alemanha, Portugal, dentre outros, estão reestatizando as empresas e serviços, como, transporte, portos, aeroportos, saneamento básico e etc. porque a concessão e privatização foi um fracasso, ou seja, aumento abrupto das tarifas e precarização dos serviços.

  20. José Cardoso

    Não sei os detalhes. Para que dê certo, uma gestão deve ter poder de contratar e demitir por exemplo. Mas os professores são funcionários públicos. Como fica isso?

    Responda
  21. Carlos Amorim

    'Pode ser mais eficiente que os gestores tenham todos os recursos pra executar o trabalho' é a conclusão mais tola que li essa semana. É o clássico ' a educação pública é ruim pq falta algo mais vindo do estado' e nunca porque 'quem tá na linha de frente não atua pra resolver os problemas'.

    Responda
  22. Olavo Cardoso Jr

    Bacalhau, a escola particular é uma forma de terceirização do ensino, cujo fornecedor primário é o estado. Já parou pra pensar nisso???

    Responda
  23. Renata Telles

    Prestem atenção: a gestão "administrativa" vai contratar professores pela CLT. O projeto foi votado remotamente para que a base do Rato não encarasse a pressão das galerias. 20 mil professores foram para a rua e o Rato pediu a prisão da presidente do sindicato. Se acham que é pouco, juntem a isso plataformas digitais, video aulas, etc e etc. Vai bem a educação do Paraná e a Folha ainda dá espaço para o Secretário de educação, mas não para os professores.

    Responda
  24. João Vergílio

    Vamos examinar o que acontece com essas duas escolas ao longo de quatro ou cinco anos. Depois, é possível discutir se deu certo, se melhorou, se piorou, etc.

    Responda
  25. Ronald Albanez

    Sem tomar partido, tem gente comentando sem ler a lei aprovada em sua totalidade. Antes que uma escola passe seja "privatizada", deve ser feita uma consulta aos pais e professores da referida escola. Outro ponto, é que a lei autoriza a "privatização" de somente 10% dos estabelecimentos de ensino. Quanto a iniciativa privada ganhar dinheiro, fica a questão, o Fies acaba no Bolso de quem??? Texto bem escrito, é difícil prever qualquer resultado.

    Responda
  26. LUIZ COSTA

    e a compra de arroz por uma empresa do Para que comercializa queijo passou de 100 mil reais no contrato social para cinco milhões dias antes do leilao

    Responda
    1. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

      Isso não tem nada a ver com o artigo e o caso está sendo apurado. E o governo do Paraná vai esclarecer o ocorrido e a urgência na aprovação da lei?

  27. LUIS PASSEGGI

    Texto bem raso na sua conceituação e formulação. Diz: “as experiências de gestão privada de escolas públicas pelo mundo passam longe de ser um consenso. Muitas vezes, os efeitos no aprendizado dos estudantes são muito baixos ou nulos, além do risco de agravamento de desigualdades educacionais.”. Fonte: minha bolha ativista. E mais nenhuma.

    Responda
  28. Valdir Teixeira da Silva

    O intuito desse projeto é apenas desviar dinheiro do erário público para o setor privado. Para uma empresa privada é receita sem risco. O único risco aí é dos alunos, que ficarão condenados a um círculo vicioso de lucros em detrimento do ensino.

    Responda
  29. Gustavo Josué Simoni Paes

    Vai afundar a educação paranaense. Não é democrático pq a comunidade não vai ser consultada para sua continuidade. Provoca a precarização do trabalho docente porque diminui salário e hora-atividade. Em resumo, é uma tramoia porque as negociações já estão sob sigilo.

    Responda
    1. LUIZ COSTA

      e a compra de arroz por uma empresa do Para que vende queijo ai eh democracia entendi

    2. LUIZ COSTA

      e a compra de arroz por uma empresa do Para que vende queijo ai eh democracia entendi

  30. NACIB HETTI

    Pode dar certo. Vale a pena experimentar. De um modo geral a administração pública é incompetente e corrupta. Os protestos têm conotação ideológica.

    Responda
    1. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

      Lembre-se da "Americanas". E tem outras.

    2. ERMELINDA SANTANA MATOS

      Acho que pode dar certo para o governador Rato que já arranjou uma empresa financiar seu projeto político.

    3. LUIS PASSEGGI

      Ainda bem que a administração privada nunca é incompetente nem corrupta. CE os posicionamentos da iniciativa privada nunca têm conotação ideológica.! Há controvérsia. 7ü B

    4. Paulo Augusto

      Pelo que lembro, Samsung, Mitsui, Siemens, Alston, Odebrecht....são todas empresas privadas e pegas em corrupção, não ?

  31. Ricardo Knudsen

    Ninguém explica o "milagre". O orçamento das escolas será o mesmo. A terceirizada deveria fornecer mais e melhores recursos para a escola. Além disso, deve pagar seus funcionários e ter lucro. A conta não fecha. Ou sobrava dinheiro, q deveria ser devolvido ao estado e não será mais, aumentando o custo, ou a redução do custo de bens e serviços teria q ser enorme. Suspeito q haverá simplesmente uma degradação na qualidade do q se oferece aos alunos e/ou aumento de custos.

    Responda
    1. ENNIO BALDUR HAMMES SCHNEIDER

      Tchê, não gaste tua energia com elucubracoes, pois essa pendenga já está amarrada há muito tempo. Esse projeto foi apresentado em regime de urgência. Apresentado num dia e aprovado no outro. Estranho!

  32. vicente machado

    Não foi debatido nada. Foi feito uma experiência com duas escolas e o projeto já foi aprovado sem qualquer discussão. Na verdade, o que corre aqui é que as empresas que vão assumir a administração contribuíram para a campanha do governador e agora irão receber o seu pagamento. A articulista disse bem, para resolver esse problema bastava um assessor administrativo.

    Responda