Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Rafael Theodoro Silva

    Nosso futebol vive de passado, o jogo evoluiu, somos um celeiro de bons jogadores mas não conseguimos montar uma seleção competitiva, IDH, nossos três primeiros títulos vieram de umapaís que acabara de sair de seu aspecto rural, analfabeto vale destacar o MOBRAL dos anos 70, os "campinhos' acabaram, que o diga a especulação imobiliária nos grandes centros urbanos, por conseguinte os craques e seus dribles.

    Responda
  2. Alberto A Neto

    "Depois da tempestade, vem a ambulância". (Vicente Matheus)

    Responda
  3. Luiz Carlos Alves Alves

    Tenho percebido uma certa má- vontade e um pouco de desinformação do Tostão em relação ao governo Lula. O Brasil tornou- se a oitava economia do mundo agora no governo Lula, antes era a 11°. Esse IDH horroroso é de 2022, após 7 anos em meio de governos neoliberais. Lembrando que o governo Lula começou em janeiro de 2023. Quanto a atual seleção, é inegável que está mil vezes melhor do que a seleção dirigida pelo confuso e vaidoso Fernando Diniz, tao admirado pelo cronista.

    Responda
  4. Paulo Sales

    "Existe possibilidade de Neymar voltar a ser um grande destaque da seleção na próxima Copa?" E quando que neymar ja foi destaque em copa Tostão, além da falsa empolgação da imprensa?

    Responda
  5. Paulo Roberto Dufrayer de Oliveira

    "A seleção ficou fora das últimas cinco finais de Copa do Mundo". Tudo bem, ficou mesmo. Mas ficar animado ou não com a seleção depende de como ela esteja hoje, não de como estava em competições disputadas anos atrás.

    Responda
  6. Lúcio Machado

    Mas Tostão, com todo o respeito às suas opiniões, sempre assertivas, se IDH ganhasse jogo, não seríamos os maiores ganhadores de copas ! Basta lembrarmos das infâncias de Pelé, Romário e Ronaldo.

    Responda
    1. felipe andrade

      Existe.a possibilidade se acaso fossemos um país com idh de países desenvolvidos, de sermos o que o Estados Unidos são no basquete. Possivelmente seriamos uma potência, pelo nosso tamanho continental, não só no futebol mas tbm em muitos outros esportes. Mas o 'seria' é só um exercício mental.

  7. José Maria De Morais Abreu

    Tostão merece uma estátua no CT do Cruzeiro para inspirar os novos jogadores do Clube. E como colunista também o mais lúcido e independente, sem clubismos como muitos. E sempre falando a coisa certa, como a falta de meio campistas no Brasil onde os talentos para essa faixa de campo desapareceram, muito por causa dos técnicos brasileiros que dividiram o meio de campo em volantes marcadores, muitas vezes, brucutuns, de meias atacantes. Saudades dos volantes como Clodoaldo, Falcão, Cerezo.

    Responda
  8. Pedro Cardoso da Costa

    A "moderadura" me pegou. De novo!

    Responda
  9. Pedro Cardoso da Costa

    Concordo com parte da colocação sobre Endrick. Do futuro, só os adivinhões sabem. Mas, discordo desses treinadores-psicólogos de não colocarem os craques como titulares por serem jovens. Endrick é grande. Agora! É agora que ele deve ser titular. Com a "proteção" dos treinadores nos últimos tempos, Pelé não teria marcado seis gols, três na final, da Copa do Mundo de 1958. Se fossem bons como são pretensiosos, teríamos mais treinadores pelo mundo do que a Argentina.

    Responda
  10. Antonio Pimentel Pereira

    A fifa e as bets mudaram o futebol pra pior, práticas cm permitir bolas plásticas e coloridas deram outra dinâmica ao jogo, qualquer pé duro e corredor joga hj, redes pretas, vermelhas, poucas seleções e times preservam uniformes, o do méxico nd parecia cm suas tradições, jogadores hj não se comprometem cm as seleções e mt mais cm suas carreiras, mundo todo fora argentina, o fim será a copa cm cinquenta seleções. O brasil foi e é da elite"sem limites", idh n tá na agenda deles. Triste vdd

    Responda
  11. Nivaldo Dias

    Buongiorno. Na mosca Tostão. Uma seleção com jogadores desconhecidos e com uma marra descomunal não vai ganhar nada tão proximamente. Como nosso futebol desabou .

    Responda
  12. Francisco Barbosa

    seriamente, caro Tostão, cogitar a volta de alguém mais interessado em seus empreendimentos imobiliários aproveitando-se de eventual pec bolsonarista? um jogador afastado do... Sauditão? se o Dorival convocar o patrocinador de Daniel Alves mostrará quem realmente manda na CBF: o pai do menino aposentado.

    Responda
  13. Klaus Serra

    O último bom time do Brasil e que eu ainda torci foi o de 2006. Depois disso parei de perder meu tempo. Ter que aguentar Neymar e um bando de tatuados com dentes artificialmente brancos e que só querem ostentação em redes sociais não é pra mim.

    Responda
  14. DANIELA FRANCO

    Tostao maravilhoso, como sempre, nao dá mesmo pra ficar animada com o Brasil (a nao ser que seja poliana). E fIquei feliz de saber que o Tostao, assim como eu, acha que o Mbappé o melhor da atualidade: ele é demais!

    Responda
  15. Artur Neto

    Boa anlise do Brasil 1 - as autoridades (dos 3 poderes) deveria ler pq não aceita convite do Cruzeiro. 2 - a crítica a concentração de renda apesar de ser a 8 economia estamos em 89 IDH. 3 - sobre o futebol perfeito.

    Responda
  16. eli moura

    A Índia é a quinta economia do mundo e seu IDH é o centesimo trigésimo. O IDH é consequência de governos que nao trabalham a redução de desigualdades, como aconteceu nos governos temer e Bolsonaro. Governo Lula trabalha a redução das desigualdades.

    Responda
  17. MARCIO Gionco

    Fora PT fora Lule

    Responda
    1. Alberto Henrique

      Fora bobalhone hahahahaha

    2. Edemar Afonso Gonçalves

      Fica ativo bozoide!

  18. MILTON BARBOSA CORDEIRO

    Dr. Eduardo Gonçalves de Andrade, mais conhecido como Tostão. Você tem feito boas análises, onde o futebol e seus desdobramentos é a sua especialidade. Na outra parte, na política ouso contestá-lo um pouquinho, pois sou mais otimista com o Brasil atual e o IDH voltará a crescer. O último governo foi um desastre em todos os campos, preponderantemente no que diz respeito às condicionantes para medição do IDH

    Responda
    1. Alberto Henrique

      Leowdson,o governo passado foi aliado do vírus.

    2. Leowdson de Sousa Cunha

      É inacreditável como às vezes pessoas não tem a mínima decência, de pelo menos lembrar que existiu e foi enfrentada uma calamidade de saúde mundial nesse governo passado. Rsr....

  19. Tadeu Humberto Scarparo Cunha

    Caro Tostão ótimo texto,estes últimos dados sobre a economia e o IDH,esse descasamento entre eles deveria alertar nossos dinossauros políticos sobre a possibilidade de uma chuva de meteoritos extinguir o país.

    Responda
  20. João Lourenço dos Anjos

    Estou mais preocupado com a queda do IDH que com a outra parte

    Responda