Ronaldo Lemos > Inteligência Artificial é a nova era atômica? Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Eu ouvi no passado, que quando a sabedoria se torna muito grande, vira monstro e devora o dono. Acho que a humanidade está prestes a ser devorada pelo excesso de sabedoria. Quando o homem não puder mais tomar decisões em suas vidas, esta perderá seu sentido. Se não bastasse a bÃblia, agora mais esta ferramenta de manipulação, "a IA!"
Qualquer resolução, ou ato semelhante, referente ao tema terá vida curta. Até agora ninguém conseguiu conceituar IA com convicção.
Ainda não nasceram criadores de AI e injentores de dados capazes de causar. Por ora, é balão de ensaio: idealizadores do sonho de AI linda como uma boneca inflável, portanto, ainda no campo da cópia. E os seres humanos que injeta dados com perguntas medÃocres é o que? Cópia do livro didático.
China vai ter dificuldades em ser protagonista enquanto tiver que censurar coisas que não podem entrar no modelo por não ser algo que o PC chinês quer (Massacre da Paz Celestial, por exemplo). Exemplos desta "nova corrida armamentista" que merecem análise na coluna: projeto Recall da Microsoft e a Adobe deixando explÃcito nos termos de serviço que irá utilizar os dados que os usuários mandarem para a nuvem, quer isto seja legal ou não no paÃs, para treinar seus modelos de IA.
... que não possuem esta censura, a China vai ter mais dificuldade. Estes problemas técnicos podem ser resolvidos no futuro e a China perder a desvantagem? Podem, mas até alguém resolver, esperar que isto vai realmente acontecer é o mesmo que contar com o omelete antes da galinha botar o ovo.
Gladstone, quanto mais restrições (censura de tópicos, por exemplo) você tiver que impor para treinar um modelo de aprendizagem de máquina, especialmente estes Modelos Grandes de Linguagens, mais difÃcil será de chegar em um resultado ótimo, e isto não tem nada a ver com preconceito como você menciona, é algo da técnico de como você promove o treinamento. Enquanto o PC chinês tiver que impor censura e não puder colocar qualquer coisa nos dados, como outros paÃses ...
Continua confuso. Há um certo preconceito. Que elementos temos para afirmar que a China será mais danosa em IA do que os russos ou americanos? Nos anos 70 ninguém imaginaria que a China estaria na frente da indústria mundial. Do mesmo modo, não sabemos quem dominará a IA daqui a 50 anos.
Frase inicial está confusa. Isto é o que eu quis dizer: China vai ter dificuldades em ser protagonista enquanto tiver que censurar coisas que não podem entrar no modelo por serem algo que o PC chinês quer ocultar da população.
Acho humildemente que no futuro existirão 2 tipos de I.A.; uma com potencial fabuloso e perfeita, para os paÃses hoje do primeiro mundo prosseguirem em sua trajetória de dominação polÃtica e econômica, e outra meia-boca, com talvez somente 30% do potencial da outra, para os demais. Esta para Dominados e a primeira para os Dominadores. Exatamente como aconteceu no controle da energia nuclear. E quanto ao protagonismo das empresas privadas? Me poupe, isto é apenas um mero detalhe.
Acho que fui grossinho e por isso ofereço meu humilde pedido de perdão. Recebi alta do Bolsonarismo, mas ainda tenho episódios de falta de paciência com burr...deixa pra lá
Prezado Sr. André, estou me referindo à I.A. em caráter estratégico planetário, e não pontual como o senhor. Aliás, concordo em algumas de suas colocações, embora não todas. Talvez tenha lhe faltado inteligência natural para compreender a diferença.
Nos poupe da sua arrogante bu**ice meu caro! O papel das empresas privadas ocupa um lugar central nesse drama. O que é a única e gigante central de informação do mundo: Google! O que é o Google? Uma empresa privada, e inacreditavelmente maligna e corrupta. Tente criar um site de informação e viver dele! Você vai ganhar o suficiente para um lanche barato na padaria. O IA do google é basicamente um ladrão de informação dos outros, fazendo de tudo para a sites pequenos não apareçam em buscas.
DifÃcil ter uma “IAAI”, China não submeteria sua tecnologia ao controle internacional. O objetivo dela é ter este controle, vide Taiwan.
Na minha insignificante opinião, a (IA) será a torre de babel do século XXI, que irá explodir logo em seguida.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Ronaldo Lemos > Inteligência Artificial é a nova era atômica? Voltar
Comente este texto