Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Tadêu Santos

    CAMILAROCHA, ASSUMA SER BOzONAzISTA, filiasse e candidatasse como fizeram os "gado da manada" ao abrirem as porteiras pra boiada passar. Ficar dançando na corda bamba fica chato para uma profissional da mídia nacional. Certamente terás apoio do pífio do baixo clero por 28 anos, agora INELEGÍVEL e com um pé na...

    Responda
  2. Anete Araujo Guedes

    Pablo Marçal, aí que mora o perigo. Ele não passa de um influencia/DOR das redes sociais e, como tantos outros, vendem ilusões e arrebanham milhares de desavisados. Seja devido à crise do sistema capitalista, à precariedade do sistema educacional, de leituras, conhecimento e conteúdo. Devido ao sucesso, muitos tomam a via da política. Os discursos são sempre os mesmos, não são políticos nem querem ser, não entendem nada disso, mas são muito melhores dos que lá estão.

    Responda
  3. Rodrigo Araujo

    um país que cogita pablo marçal como prefeito da maior e mais importante cidade do país precisa repensar sua percepção de democracia, com urgência. A falta de educação política é um problema sério.

    Responda
  4. Raimundo Carvalho

    Bolsonaro perdeu pra si mesmo. Essa vergonha ele vai passar pelo resto de vida que ainda tem. Ele não passa de um molambo moral e político monetizado por alguns espertinhos nas redes sociais. A esquerda está com a estratégia correta. Essa turbamalta extremista quer um confronto nas ruas. Vamos deixar eles brigando entre si, achando que são fortes.

    Responda
  5. José Augusto Bernabé

    O ministro Fachim com a libertação de um condenado deu o pontapé inicial a montagem do grande golpe técnico dado na eleição passada para se eleger esse governo atual e eliminar os conservadores, hoje se percebe que os conservadores não são só os ditos bolsonaristas, são quase a totalidade dos brasileiro, excluindo os petistas é claro os quais defendem a libertinagem não a Liberdade.

    Responda
  6. Valter Luiz Peluque

    O bolsonarismo é a prova de que a inteligência humana faliu. Fim de um império, a barbárie toma conta dos povos. A imprensa cumpriria bem seu papel, dito democrático, se investisse para deixar isso claro, mas o que temos visto é apenas o registro distanciado, como se não tivessem responsabilidade.

    Responda
  7. Hercilio Silva

    Isso é um fato até certo ponto,há aquele eleitor que vota no líder, o que não é ideólogico. É sabido por pesquisas, que sem Lula na urna em 2018, muito eleitor pobre dele votou em Bolsonaro em 2018. Tem muito Bolsonarista que nem gosta da sua figura, de seus arroubos, principalmente na classe média. Se for substituído vai gostar.

    Responda
  8. José Tarcísio Aguilar

    Como se pode falar em projeto de bolsonaro e princípios bolsonaristas? O que foi feito mesmo, foi liberar o descalabro, de forma escancarada e inconsequente, um vírus mortal à sociedade. Camila foi atingida fortemente.

    Responda
  9. FREDERICO FLOSCULO PINHEIRO BARRETO

    O bolsonarismo ocupa, em parte, o mesmo espaço de questionamento do Estado - ou sua versão mais caricata - que a dita esquerda ocupava, no passado? A esquerda, como se sabe, se corrompeu feio, se desmoralizou - fortemente. A força dessa desmoralização pode ser medida na direta proporção da... força do bolsonarismo e assemelhados?

    Responda
  10. Luciani Aubin Kehl

    Que lástima Folha, O mundo não é politico é matemático.

    Responda
  11. José Geraldo Pereira Baião

    É incrível como os eleitores não percebem que Bolsonaro é fruto de 500 anos de domínio das nossas elites senhoriais e atrasadas. O próprio já afirmou que é cria do Centrão. Não há nada de revolucionário nele, que só pensa em si mesmo e nos seus filhotes, o que só confirma o ditado "Filho de peixe, peixinho é".

    Responda
  12. Murilo Belezia

    Prezadíssima sra. Camila, aguardo, com a ansiedade de um jovem apaixonado, seu artigo detalhado sobre qual é o Projeto de Bolsonaro para o Brasil. Que seja brevemente!

    Responda
  13. Lis P Junqueira Safra

    A direita segue crescendo. Isso porque a esquerda tem presidentes corruptos ,atrasados e mentirosos. Acredito que cada um tem a liberdade e o dever de defender o seu político. Sou direita sim fui petista 16 anos e vive para contar os horrores. E mesmo assim tem quem defende o indefensável

    Responda
    1. Anete Araujo Guedes

      Os presidentes da esquerda compraram mais de 100 imóveis com dinheiro vivo, praticaram crimes de peculato ou rachadinhas, tentaram surrupiar joias valiosas, abriram loja de chocolate, participaram de transações suspeitas na compra de vacinas, transportaram drogas no avião da FAB, tentaram instalar o caos no país antes, durante e após as eleições, têm proximidade com milicianos etc.

    2. Eduardo Aquino

      Extrapolar: Significado: transitivo direto e intransitivo generalizar com base em dados parciais ou reduzidos; estender a validade de uma afirmação ou conclusão além dos limites em que ela é comprovável; exceder. "e. tendências atuais para construir uma imagem do futuro" Os dois lados estão cegos em mandamentos deixados por Deus. Os fariseus conheciam todas escrituras, mas não compreendiam a essência do amor. Esquerda e direita precisam estudar e compreender o que está escrito

  14. Aderval Rossetto

    Os egoístas de mentes curtas, marionetes dos bilionários, votaram no anti esquerda da época !!

    Responda
    1. Eduardo Aquino

      Indefensável é tudo que fere os mandamentos deixados por Deus. É incrível como os dois lados não conseguem enxergar onde estão estrapolando. E estão errando feio e não conseguem perceber

  15. Celia Regina Resende

    Se a imprensa não ajudasse tanto essa doença já teria passado! Fazem questão de alimentar a extrema direita! Não aprenderam nada depois do: “cala boca, não te perguntei nada!”

    Responda
  16. Bruno Sebastião Neto

    Que dizer que o Bolsonarismo tem vida própria agora ? Não acredito que possa viver sem Bolsonaro ,ou o Bolsonarismo agora é definitivamente sinônimo de coisa estranhas ,e sendo coisas estranhas, logo todos podem ser Bolsonaristas ?

    Responda
  17. Florentino Fernandes Junior

    A intençao nao declarada é reforçar o nome do marçal, q so viria ajudar o boulos. Desistam.

    Responda
  18. Manoel Marcilio Sanches

    A extrema direita sempre esteve presente no debate nacional. Eu não sabia que era tão grande.

    Responda
  19. Hamilton Octavio de Souza

    A sociedade precisa ter claro que o avanço da direita nos últimos vinte anos tem a ver com governos que não atenderam as demandas do povo; tem a ver com a decepção nos projetos políticos que se renderam à corrupção; tem a ver com a degradação dos poderes da República; tem a ver com a descrença na promessa democrática sempre protelada pelos grupos dominantes. A radicalização tem a ver com descaso das instituições que deveriam promover a Justiça e reduzir as desigualdades. O populismo engana.

    Responda
    1. Hamilton Octavio de Souza

      Caro João, concordo que o Brasil está numa escalada de desgraças: crescimento da direita conservadora, radicalização populista, ausência de projeto de Nação que resolva os problemas crônicos do País, desde melhoria na educação, saúde, moradia, transportes, qualidade de vida etc. O enfrentamento não é pela via da truculência e do autoritarismo, da repressão e da censura; é pela via de movimentos sociais e partidos sérios na disputa política. É preciso convencer a sociedade sobre o melhor caminho.

    2. João A Silva

      Caro Hamilton, tudo o que você apontou é verdade. O grande problema é, nesta percepção, acreditarem que a extrema direita vai resolver estes problemas, só irá aumentá-los.

  20. Alvaro Almeida

    Minha senhora, isso é Fascismo e Nazismo. O resto é conversa fiada.

    Responda
  21. TALVANIO JOSE DE OLIVEIRA

    Repito, esse pessoal é atrasado, extremista, antidemocrático e perigoso. Mas não se iludam, estão ganhando mas mentes e os corações do brasileiro com suas mentiras e populismo e dominam de longe as redes sociais.

    Responda
  22. ingrid muller xavier

    artigo desprezivel

    Responda
  23. Fabrício Schweitzer

    O bolsonarismo, como sinônimo de conservadorismo retrógrado, obtuso, mentiroso e escroque, sempre existiu. Talvez tenha apenas ampliado seu número e, com a internet, ganhado espaço para verborreia. Realmente, tudo isso é muito triste, lamentável e perigoso.

    Responda
  24. Joao Pinheiro

    Projeto político? Bolsonaro nunca teve um projeto político. Por mais de 30 anos, tudo que fez foi pertencer ao baixo clero da Câmara dos Deputados, fazendo galhofa e criando caso enquanto cobrava suas rachadinhas e vivia às custas do erário. Um tipico ladrão de galinhas. Entrou na disputa à presidência por pura palhaçada. Nunca teve ideais a não ser viver sem fazer força. Sua sorte foi encontrar uma horda de tolos que precisava de um tolo maior para os guiar.

    Responda
    1. jef ferreira

      50 milhões de tolos apoiando o fascista e outros 50 milhões apoiando o lalau .

  25. Amauri Costa

    Concordo com a dificuldade da esquerda em renovar seus quadros. Mas cite-me um nome da direita com abrangência nacional, para completar seu raciocínio. Poupe-me da piada do encerramento do texto.

    Responda
  26. Edson Capistrano

    O nível destes apoiadores de boldonaro não vai além da 5 série. Suas ideias de estado é um miz de teocracia e ditadura militar. Estão aprisionados numa bolha de preconceitos e ideais rasos, caso tivesse vingado o golpe q tentaram , num se tem dúvidas iriam replicar os métodos de repressão adotados no golpe de 64....está gente num quer democracia e sim eliminar quem pensa diferente deles....

    Responda
  27. Ricardo Knudsen

    Bozismo é o desejo de mudar o país de democracia para ditadura, onde a violação de direitos, tortura e o assassinato sejam cotidianos.

    Responda
  28. mauricio silva

    Essa onda de extrema direita fundamentalista no número inteiro, é o ressurgimento daquele antigo partido da Alemanha de 1930... os tempos voltam... temos que extirpar o mal pela raiz.

    Responda
  29. JOSE ANGELO OHNO

    Boa metafora, inclusive me lembra a Rita Lee, que chamava o proprio tumor de "Jair".E os mencionados nomes, como Marçal, contituem-se em metástase. Ainda que o tumor seja extirpado, tem as suas consequências.

    Responda
  30. Fernando Alves

    Mais uma fake news querendo fingir alguma moderação no candidato da FSP

    Responda
  31. Felipe Araújo Braga

    O Bolsonarismo é um câncer

    Responda
    1. Joao Pinheiro

      Comparado ao bolsonaro (assim mesmo, com letra tão minúscula quanto o caráter do sujeito), o câncer ainda é melhor, já que o câncer evolui.

    2. C CERO BATISTA DINIZ DINIZ

      Eu não me arriscaria a tal comparação, pois para alguns tipos de câncer já existe cura.