Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. José Augusto Bernabé

    Reclamação sem sentido, os "Camaradas" da corrupção são os Reitores e os Professores ativistas não os Professores em geral.

    Responda
  2. FREDERICO FLOSCULO PINHEIRO BARRETO

    As carreiras do serviço público brasileiro, dos militares aos "aspones", recebem aumentos com base na ameaça que representam à democracia. Quanto maior a ameaça, maior a propina salarial e previdenciária. Quanto menos ameaçadores e próximos da população desarmada, mais estagnada a carreira. Que o digam os professores, mas também os profissionais da saúde e de áreas técnicas como a proverbial engenharia. Civil.

    Responda
  3. Alberto A Neto

    "Depois da tempestade, vem a ambulância". (Vicente Matheus)

    Responda
  4. neli faria

    Demoraram para acordar, né? O lula nunca se preocupou com a Educação! Se preocupasse em fazer um País melhor, não torraria dinheiro público em propagandas , pessimamente feitas,diga-se, para iludir o rebanho vermelho. Até as propagandas sobre a tragédia gaúcha, há autopromoção. E o Brasileiro a cada dia que passa se torna mais bronco.

    Responda
    1. neli faria

      Repiso-me, demoraram a acordar...!Ou como disse uma amiga- ex, lulista fanática, após a draconiana Reforma da Previdência, origem do psol, em dois mil e três:ah, o lula me enganou. Ao que respondi: enganou minha empregada também!

    2. Dagmar Zibas

      Não é verdade. Os professores das universidades federais passaram 7 anis sem receber qq aumento. No ano oassado receberam 9%. E agora fazem greve pq.sabem q não serão punidos. Não fizeram greve sob Bozi, apesar do arrocho, porque sabiam que os salarios seriam suspensos.

  5. marcos fernando dauner

    o cidadão estuda : quatro anos de pré escola + onze anos de ensino fundamental e médio + cinco anos de graduação + dois anos de mestrado + cinco anos de doutorado : total ; vinte e sete anos de estudo para ganhar cinco mil reais ? Melhor virar motorista de uber ou vendedor de Jequiti . Não precisa estudar tanto .

    Responda
  6. LUIZ COSTA

    quem fez o L não tem nenhum direito de reclamar vai trabalhar que não fez deve continuar em greve

    Responda
  7. DIRCE BUZATO

    Se fizeram o L agora estão vendo no que deu. Se não fizeram estão certíssimos em suas reivindicações

    Responda
    1. Joao Cellos

      Quanta bobagem! Era pra ter feito o quê? Arminha?

  8. Bob Pereira

    Essa turma devia ter vergonha! Defendem mamata! Vão para as instituições particulares e estamos resolvidos.

    Responda
    1. Ricardo Sallet

      E a sua turma vive de que?

  9. wanderley dantas

    A solução é privatizar todas essas universidades. Trabalha-se sem greves e com metade dos empregados e pagando bem menos do salário das públicas .

    Responda
    1. marcos fernando dauner

      e a qualidade do ensino é uma catástrofe .

    2. LUIZ COSTA

      verdade

    3. julio alves

      Das duas uma: ou você fez Universidade pública e vomita no prato que comeu, ou não teve capacidade de entrar numa pública, fez um alinhamento de fundo de quintal e morre de inveja. Diga lá, moço! Ah, e aproveite e conte pra gente em quem você votou ultimamente.

  10. Carlos Mello

    E reitores são o quê senão professores?

    Responda
  11. Maurizio Ferrante

    Andes - onde você estava no governo do inelegivel?

    Responda
  12. Giovani Ferreira Vargas

    Kkkkk

    Responda
  13. Marcelo F

    Finalmente a Folha de SP reconheceu que o sindicado do professores do ensino superior é a Andes-SN. Se dependesse do Proifes o professores estariam na precariedade na expectativa de recursos apenas para 2025.

    Responda
  14. Tiago Almeida do Nascimento

    Toda reivindicação deve ser ouvida e analisada, porém o estranho é que nos governos Temer e Bolsonaro esses professores não fizeram nenhuma paralisação, nada. E querem que o atual governo resolva uma defasagem salarial dos últimos de 6 anos. Oportunismo, essa deveria ser a marca desta greve.

    Responda
    1. Flávio de Ligório Silva

      *saúde, vacinas e auxílio emergencial. Então, a hora pra reivindicar os 6 anos de congelamento de salário é sim agora. PF, PRF, funcionários do banco central entre outras categorias tiveram de 30 a 70% de aumento. Pq só os servidores da educação não? Eles são mais bonitos?

    2. Flávio de Ligório Silva

      Não fizeram porque o mundo passava pela pandemia e, a despeito de tanta gente morrendo porque estava trabalhando fora de casa e dos inúmeros profissionais de saúde que estavam trabalhando nos hospitais e até mesmo perderam a vida, esses professores estavam seguros trabalhando a partir das suas casas. Enquanto funcionários do setor de eventos, bares e restaurantes perderam seus empregos, os professores os mantiveram. Não era hora nem clima pra fazer greve no governo bolsonaro pq o dinheiro era *

    3. H de Carvalho

      Não é verdade. O movimento de reinvidicações estava a todo vapor contra o in.o.min.ável. Mas a pandemia veio e mudou todo.o cenário.

  15. H de Carvalho

    Ou seja ... Tiro no pé! A categoria não vai esquecer dessa negociação em 2026. A terceira via ganha força. Pena o Ciro ter entornado o caldo.

    Responda
  16. leonardo oliveira

    O PR esta certo , o importante é o ensino básico e fundamental.Já vai melhorar as condições de trabalho da turma do superior , que já ganha muito bem.Quem não estiver satisfeito que vá para a iniciativa privada.

    Responda
  17. Paulo Araujo

    Uma solução é eliminar os que não produzem nada e, para os 50% restantes, elaborar um plano de carreira que dê importância aos professores que realmente trabalham, com salário e condições de trabalho justas.

    Responda
    1. Dalmo de Souza Amorim Junior

      A qualidade e o número de trabalhos publicados pelas universidades não reflete os investimentos do governo. Qualquer reajuste deveria ter um nível de produtividade associado, servindo para as outras categorias a idéia.

    2. Paulo Araujo

      Por aí, Marcos! Solução tem; falta disposição para implantar uma solução que vai enfurecer os "vagaos". Mas precisa ser feito. Já me disseram que tem professor que já esqueceu onde fica a faculdade onde deveria dar aulas.

    3. marcos fernando dauner

      sugestão a ser considerada . carga horária de aulas ministradas, número de alunos de mestrado e doutorado orientados, trabalhos publicados .