Comentários para:

Brasil errado

VER COMENTÁRIOS EM Marcus Melo

Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. José Cardoso

    Os países tem uma espécie de estado de equilíbrio. O México por exemplo parece retornar ao unipartidarismo na prática, após um namoro com o liberalismo. Nós talvez tenhamos uma tendência à monarquia, com D Pedro, Getúlio e agora Lula.

    Responda
  2. Tito Lívio Cabral Renovato Silva Maciel

    Ainda que não haja instituições ideais, um pouco de normatividade ajuda a pensar quais seriam as instituições que melhor garantiriam, por exemplo, maior accountability vertical para o Congresso Nacional, em especial, para a Câmara dos Deputados. Acredito que um sistema distrital misto, com representantes eleitos em parte por distritos, e em parte pela regra proporcional, ajudaria a garantir representatividade tanto às demandas locais quanto às "ideologias" partidárias.

    Responda
  3. Paolo Valerio Caporuscio

    O brasil já foi construido errado desde a época de seu descobrimento.

    Responda
  4. VOLNIR PONTES JUNIOR

    Aqui no Brasil se crucifica uma piada e leva-se na brincadeira a corrupção. E não estou falando apenas de hoje.

    Responda
  5. José Augusto Bernabé

    Não há nada de errado ai, essa tal de Democracia concebida na última Constituição estabeleceu uma Grande Casa Comercial chamada de Congresso, um Judiciário cartorial que legaliza a Corrupção pública e uma Mídia que transforma em celebridade qualquer criminoso, falta só colocar no Cristo Redentor do RJ a Placa "A Corrupção é a Paz do Brasil."

    Responda
  6. Antonio Emanuel Melo dos Santos

    A avacalhação no Brasil é um caos que funciona apenas para os corruptos.

    Responda
  7. FREDERICO FLOSCULO PINHEIRO BARRETO

    Deveríamos imitar esses grandes e idealizados países em uma coisa, essencial: ter auto-estima ao ponto de nos levarmos a sério, operando prioridades que sejam realmente "prioritárias" para nós - como o desenvolvimento humano da população (humananamente) brasileira. Sem botar fé no Brasil, os brasileiros priorizamos aquilo que nos atrasa?

    Responda
  8. Alberto Melis Bianconi

    Que as instituições de Banânia não entregam o que prometem é óbvio, o que não impede que se façam criticas equivocadas às mesmas. Mas não existe outro caminho. Criticar quem faz críticas às instituições, dizendo que desejam instituições perfeitas, é fugir do problema, com um lance de esperteza tola.

    Responda
  9. sérgio dourado

    Bom artigo: os próprios modelos têm suas falhas: questão é governar com moralidade pública, inovação e respeito absoluto ao dinheiro do contribuinte: não importa que modelo representativo se tenha. Não à toa que a própria Democracia está sofrendo reveses mundo à fora pois fora sendo capturada por grupos de interesses e não pelo interesse de todos: e o Brasil é o maior exemplo disso, vide carga de impostos altíssima mas péssimos serviços e desigualdade social gritante.

    Responda
  10. Marcos Benassi

    Em relação ao "simulacro", Marcus, vamos muitíssimo bem: no transgênero Império Brazuca, o Lira não faz má figura - sem prejuízo das ações do bisneto do Coração em Conserva, que aderiu à manifestação em prol do impedimento do Lula. Sobra simulacro.

    Responda
    1. Maria Lopes

      Muito boa. Levei inteiros sessenta segundos pensando quem era o bisneto.

  11. Bruno Sebastião Neto

    Já pararam para observar que tudo anda devagar na politica ? Não é porque a politica tem seu tempo ou sua velocidade ,ele não anda por uma estratégia de sobrevivência dos políticos ,se o Brasil fizesse todo o seu dever de casa, não haveria mais a necessidade deles ! É por isso que o Brasil da errado !

    Responda
    1. Oliveira Marinho Ventura

      Fazer o dever de casa significa exatamente o quê? Não precisar dos políticos? Como?

  12. Alberto A Neto

    "Depois da tempestade, vem a ambulância". (Vicente Matheus)

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Ah, como o seu Vicente era visionário! Quarenta os atrás, previa o desastre no Sul!

  13. Cleomar Ribeiro

    ... por que o Brasil errado? ... Seria apropriado por que não evitar o Brasil errado!!!... As sabotagens Sao recorrentes, e Todo o ouro de fundos de créditos de investimentos públovos ou privados a ser usado para evitar o Brasil Errado é sequestrado por Anhangueras diversos!!!... Um abre a porta do cofre, um puxa, outro esconde, um grila, outro constrói, outro legaliza, tudo no invisível! Vivem no figurino de cego e mudo e surdo e mouco, aleijado!trairagem e malandragem!

    Responda
  14. CARLOS ALEXANDRE PERGER

    Problema crônico é a violência institucional.

    Responda
  15. Adalto Fonseca Júnior

    Não vejo esforços na classe política brasileira vejo manipuladores mantendo seus privilégios com dinheiro público.

    Responda
  16. Adalto Fonseca Júnior

    Não vejo esforços na classe política vejo manipuladores mantendo seus privilégios mantidos com dinheiro público.

    Responda
    1. Alberto Melis Bianconi

      Essa é a ideologia da imprensa de Banânia. O sr vê o que dizem para o sr ver. São santos indignados com tudo e com todos.

  17. PAULO CURY

    Como país nós somos um ornitorrinco, assim como naquele animal que reúne características que só ele tem aqui tb, somos campeões mundiais em anomalias políticas,administrativas e jurídicas que só o Brasil tem. Exemplo é o cancelamento da delação premiada para quem está preso, como se alguém em um mansão nos jardins fossem fazer uma delação premiada por arrependimento. O país eh um paraíso de jabotis em poste, entre as 10 maiores economias do mundo, maior produtor de alimentos e gente com fome

    Responda
    1. Alberto Melis Bianconi

      A delação premiada pode ajudar, mas não é uma panaceia. Poderíamos adotar a delação sob tortura, que tal? Aposto que rapidamente resolveríamos qualquer crime, com o bônus de condenar a quem se quer condenar.