Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Lauro Guirlanda

    Definam “extrema-direita” .

    Responda
  2. jose fior neto fior

    Nenhuma diferença com a ascensão de Hitler entre 1923/1933. A estupidez do eleitor alemão parece não ter limites, não aprende com os terriveis erros e consequências de um passado tão recente, quando a Alemanha foi práticamente destruida e causou a morte de mais de 50 milhões de pessoas no mundo todo.

    Responda
  3. Carlos A Nogueira

    Eu fico me perguntando, o que a comunidade judia vem pensando a respeito do crescimento dos nazistas pelo mundo? E por outro lado, fico imaginando que os atuais palestinos vem sofrendo como os antigos judeus sofreram. Alguma coincidência e muita ironia.

    Responda
  4. Bruno Sebastião Neto

    È triste ver os jornais e telejornais enaltecendo o crescimento da extrema direita ,quando deveria ser ao contrário, jogar lenha nessa fogueira é algo muito perigoso ,não dá para entender esse entusiasmo quanto da população quanto da imprensa ,será que a sociedade não aprendeu com o passado ? Ou será necessário uma nova tragédia para aprender definitivamente que os extrema direita é algo maléfico ,não tem um lado bom !

    Responda
  5. Juliano Probst

    Estou cada vez mais convencido que essa estrutura política com a face da extrema direita é muito culpa dos erros cometidos pela esquerda desde a segunda guerra mundial. Infelizmente teremos que chegar no fundo do poço para começamos a erguer novamente.

    Responda
  6. Rubens gonçalves

    Olha aí o nazismo tomando forma na Alemanha 80 anos depois Hei

    Responda
  7. Eder Marchi

    Muita gente acha que nazismo, fascismo e outras ideologias de ódio são coisas feitas por poucos e para poucos, mas isso está muito longe de ser verdade. Uma enorme parte de todas as populações nutre o ódio, o rascismo, a superioridade etc. como forma de vida e isso jamais vai acabar. E olha que a Europa tem larga experiência com esses processos.

    Responda
    1. Rubens gonçalves

      O bigodinho de Viena é bebedor dr cerveja em Munique de volta a terra .

  8. David José Ferreira Júnior

    O ódio está cada vez mais dando as caras. Ultra direita, nazismo, fascismo não é normal. Há uma confusão que confunde os desavisados. O tema chave é O ÓDIO.

    Responda
    1. ROBERTO KEN NAKAYAMA

      Não só o ódio, a extrema direita explora o Medo.

    2. MARCO ANTONIO POLISELI

      Todo mundo odeia todo mundo. Simples!

  9. Felipe Araújo Braga

    Os bolsonaristas têm simpatia por esse partido. Líderes dele vieram ao Brasil e tiraram fotos com Bolsonaro.

    Responda
  10. Jorge Luiz

    Vergonha. Antes eram os judeus , agora os imigrantes. Esqueceram rápido que a força motriz do extremismo, o ó dio, não leva senão a destruição.. O fuehrer mesmo em seus comandos finais exigiu a destruição total da Alemanha...

    Responda
  11. Dermival Pereira de Macedo

    O

    Responda
  12. alex carvalho

    Difícil ser líder de pessoas covardes, sem caráter! Dá vontade de deixar destruir pelo ódio que propagam!

    Responda
  13. Dermival Pereira de Macedo

    A fatura por apoio a Quiev chegou

    Responda
  14. marcio jose albino

    Não podemos deixar esta ideologia crescer por aqui.

    Responda
    1. Rubens gonçalves

      A imprensa brasileira é tendenciosa aos regimes totalitários de direita que existem na europa.

    2. Andre Moraes

      Um pouco mais da metade da população percebeu isso; mas a imprensa e a elite, depois do susto, ou acham que já estão navegando em mar calmo ou se arrependeram de não ter contribuído mais para a mesa virar.

  15. Andre Moraes

    A extrema direita avança por um motivo simples e a imprensa não vai mostrar. O capitalismo atual, selvagem e neoliberal que trabalha para um Estado inerte e vende a iniciativa privada como único caminho, privilegia uma sociedade de vencedores e perdedores, aprofundando a carestia dos últimos; então vem a extrema direita que culpa alguém e traz Deus e o patriotismo como soluções para o sofrimento. Quando sair do controle, as elites dirão que não sabiam; foi assim com Hittler e assim com o Bozo.

    Responda
  16. marcio jose albino

    Ultradireita mostra o que nos espera , torcer para o Lula viver até 130 anos.

    Responda
  17. Felicio Antonio Siqueira Filho

    Vamos atentar para um aspecto:tanto na França como Alemanha extrema direita são da ordem de 15% do eleitorado. A mídia transforma isto em vitória e "comemora" com ufanismo. Se tivéssemos onde a esquerda vence a mesma cobertura, México exemplo recente, não ficaríamos tão impressionados. Isto elegeu o geno cida aqui e agora o pior congresso da nossa história.

    Responda
  18. osmir vieira

    Ou controlem a internet ou será o fim.

    Responda
    1. Jorge Luiz

      Urgentemente. O engajamento pelo ódio e pela mentira é ameaça mais nefasta destes políticos a sociedade. São engenheiros do caos, não vão desistir...

  19. osmir vieira

    A ultra direita no mundo é pequena, mas tomou conta da internet e vende aos incautos a pílula dourada endeusando as ações n@***f@****tá, mentem e usam da liberdade da democracia, para minala e implodila, e novamente chegar ao poder, e consequentemente guerras. Ou regula internet ou será o fim.

    Responda
  20. Paulo Raimundo

    Desmancharam tudo...

    Responda
  21. ANDRE FONSECA

    Os europeus não aprenderam com a história. Não vai muito e eles nos jogam noutra guerra intestina de fascistas com impacto mundial.

    Responda
    1. Anderson Costa

      Pior é que o mundo não aprendeu. EUA, Brasil e outros países americanos estão flertando esse mesmo pessoal, com as mesmas ideias.

  22. Andre Moraes

    Brevemente estarão circulando selfies do bananinha com essa turma. Tempos estranhos.

    Responda
  23. FLAVIO CALICHMAN

    Como é possível que na Alemanha r na França, países que conheceram o pior dos horrores da extrema-direita e onde ainda há pessoas que se lembram daqueles dias, possam ter vitórias eleitorais desses partidos abomináveis? Será que o mundo está enlouquecendo? Será que ninguém se lembra da aulas de História, será que ninguém sabe que a extrema-direita só sabe produzir violência e sofrimento?

    Responda
    1. Helio flavio Araújo

      Amigo estiveram sempre escondidos nos escombros da podridão, resolveram agora botar a cabeça do monstro para fora.

  24. Karina Kanazawa Rienzo

    Partido alemão simpático ao nazismo cresce na votação para o parlamento europeu. Parafraseando Marx: a história de repete, primeiro como tragédia, depois como catástrofe.

    Responda
    1. Carlos A Nogueira

      Ótima observação, mas se me permitir, uma pequena correção: "... Depois como farsa". Agora, é notório que a economia da Europa não consegue sustentar os privilégios oferecidos pelo Welfare State. E isso cria ressentimentos. A extrema direita sabe muito bem canalizar os ressentimentos contra inimigos imaginários, mas, nunca apontam para o verdadeiro problema.