Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Tadêu Santos

    APÓS DERROTA DE SEU PARTIDO NO PARLAMENTO EUROPEU, Macron marca novas eleições para legislativo francês p o próximo mês na França e corre sério risco de perder para a reacionária Le Pen a presidência no país das Olimpíadas de Paris. Outro possível retrocesso político poderá ocorrer com o avanço da extrema ultradireita!!!

    Responda
  2. Leandro Eustáquio da Silva

    "Democracia é só quando eu ganho tá......" ( frase repetida na cabeça dos esquerdistas mundo afora)

    Responda
    1. CELSO RIBAS

      Desonesto, qual lado do espectro político não aceita o resultado das eleições no Brasil?

    2. Edailson Monteiro Rodrigues

      Democracia é a mesma em qualquer lugar do mundo, o mais interessante é ver gente que provavelmente seria tratada como sub raça pela extrema direita europeia, batendo palmas pra ela, é ser muito vira latas.

  3. Mario Silveira

    A minha democracia é melhor que a sua . Pensamento da esquerda .

    Responda
    1. Edailson Monteiro Rodrigues

      Discordar pode e deve, é da democracia, não pode é querer revogar a vontade do povo na base da violência, como o mito de vocês tentou fazer.

    2. Pery Pedro

      Se você discorda, é fascista golpista.

    3. Edailson Monteiro Rodrigues

      Interessante ver brasileiro, que normalmente é alvo de xenofobia, comemorar a ascensão do nazifascismo.

  4. Wil Leon

    Imigração desemfreada deixou Macron e sua bela esposa em maus lençois.

    Responda
    1. Pery Pedro

      Comentário desnecessário.

    2. nestor jung

      Desenfreada, misógino idiota...

  5. paulo cesar cruz

    Curioso ,mas não menos oportunista, ver Bolsonaro falando em establishment, quando ele entregava seu governo para o centrão e passava horas fazendo stand up comedy,de gosto duvidoso,como tudo que faz,naquele curralzinho,lembram ? Especialidade dele é tomar carona no sucesso dos outros.

    Responda
    1. Pery Pedro

      Esquece o Bolso, está inelegível. Despeja ele do triplex da sua cabeça. Preocupe-se com as emendas do relator que seu presidente prometeu acabar. Sofreu três derrotas semana passada. Tem um Juscelino apontado pelo Centrão roubando tudo e não fala nada. Cuida da sua casa.

  6. paulo cesar cruz

    Democracia não tem coelho na cartola. As pessoas se encantam com o suposto patriotismo da extrema direita,porque votam contra e voto contra produz anti-herois como Millei e Bolsonaro. Elas sabem que não existe e nunca existiu almoço grátis, mas toda esta cortina de fumaça só pra maquiar uma palavra cuidadosamente omitida : racismo.

    Responda
  7. Adller Sady Rijo Farias Costa

    É interessante como os comentários desses brasileiros que perdem tempo, como eu aliás, para opinar aqui são tão convergentes. Os comentários oscilam entre defesa da extrema direita (o time Bozo) e defesa raivosa do pancadão russo, defesa orgástica do Urso siberiano (o time que se diz antibozo e democrata de araque ou de goulag). Uns defendem Marine, outros Putin. Ora, Marine é baba-ovo de Putin. Em política francesa e europeia, brasileiros Bozo e brasileiros Boulos se unem « joliment ».

    Responda
    1. Adller Sady Rijo Farias Costa

      Pery, usa-se a expressão extrema direita para afirmar que ela difere tanto da direita conservadora dos pré-guerras quanto da direita democrata-cristão do pós-guerra, tendo claro, subalternamente, a Europa como referência. Muitos são partidos fundados por velhas raposas do colaboracionismo (caso do RN, antigo FN, um partido cujo chefe não zombava de uma cobra numa cela com uma mulher, mas das câmaras de gás). Os herdeiros mudaram, é verdade, mas continuam pouco propositivos e atentos a nonadas.

    2. Pery Pedro

      Não existe ultra direita no Brasil, nem esquerda. Nem Bolsonarismo, que morr3u e esqueceu-se de deitar. Existe a direita, que não tem ban dido de estimação e tem varios candidatos, e o Lulismo. Este último acaba em vinte e oito meses, se o oponente não imitar asfixiado na TV, ou em seis anos e meio, se ele imitar. De qualquer maneira, a seita do Lule se vai e não volta mais. É uma questão de tempo. Quanto ao mundo, somos Rest Of the World nas estatísticas. Como dizia FHC, somos periféricos.

    3. Adller Sady Rijo Farias Costa

      Aliás, Brzezinski é um dos mais problemáticos a citar-se numa Guerra de um império de terras contíguas, e que engloba centenas de povos, contra um dos seus dominados até há pouco. Apesar da origem polonaise, Brzezinski é um Cold Warrior, Vietnam, Afeganistão, Brasil, Ucrânia não são motores da história, são agentes menores e sacrificáveis. É uma visão que pode ter sua utilidade, mas tem sido coroada de fracassos quando posta em prática, pois Vietnã, Ucrânia, Brasil não são volições irrelevantes.

    4. Adller Sady Rijo Farias Costa

      Li Brzezinski, Mearsheimer e Kissinger São realistas ou neorrealistas (Mearsheimer) que se perdem amiúde numa visão haushoferiana de equilíbrio oco e se limitam aos grandes, anulando a agência dos menores. Para eles, Ucränia e tudo que não é potência são irrelevantes. Felizmente, são uma minoria que erra com frequência. Aconselho a leitura de Andreas Kappeler, Emmanuelle Armadon, Tymothy Frye, Serii Plokhy, Paul d’Anieri, etc. Nesses assuntos, não se leem 3 páginas, 30 ou 200, mas 5.000.

    5. Adller Sady Rijo Farias Costa

      Li Brzezinski, Mearsheimer e Kissinger São realistas ou neorrealistas (Mearsheimer) que se perdem amiúde numa visão haushoferiana de equilíbrio oco e se limitam aos grandes, anulando a agência dos menores. Para eles, Ucränia e tudo que não é potência são irrelevantes. Felizmente, são uma minoria que erra com frequência. Aconselho a leitura de Andreas Kappeler, Emmanuelle Armadon, Tymothy Frye, Serii Plokhy, Paul d’Anieri, etc. Nesses assuntos, não se leem 3 páginas, 30 ou 200, mas 5.000.

    6. Enrique Castro

      Brzezinski. Livro de 1997. Leia e verá a origem do conflito na Ucrânia. Macron e Scholz estão pagando a loucura de defender, desindustrializando e empobrecendo seus povos, interesses que não são os dos seus países (leia Brzezinski). Macron ja está fora. Scholz não sairá, mas ficará como uma figura decorativa (seu partido de primeira a terceira força no parlamento em 3 anos, recorde mundial de ineficiência). E neste comentário não tem defesa da direita ou da esquerda.

  8. Maria Cristina Bahia Vidigal

    E eles avançam…

    Responda
  9. Rubens gonçalves

    O napoleão macron eleito presidente d a França est@ sentindo e efeito reformas da previdência que fez ao povo aumentando os anos para se aposentar . Vai levar um pau da Le pen

    Responda
  10. Luiz Gomide

    Que tal gastar menos em armamentos e investir na qualidade de vida da população?

    Responda
  11. COLOMBO MELO

    Engraçado. Todos os países europeus realizaram eleições com cédulas de papel. Como é atrasado esse Primeiro Mundo, né?

    Responda
    1. Mario Silveira

      Pois é

    2. Genésio Marcelino

      Correto, eles não estão nem aí pra natureza. Dane se as árvores.

    3. Enrique Castro

      Sim, estão atrasados mesmo, pelo menos 30 anos com respeito ao Brasil. Tem outra série de coisas onde estão ficando muito atrasados (PIX, sistema bancário como um todo, burocracia e custos exhorbitantes para trocar de carro, etc.). Quando estava tudo bem não dava para perceber, agora em decadência e com pobreza aumentando, da sim.

    4. José Roberto Pereira

      Será que vocês vão chorar 4 anos completos até a próxima eleição, 8 anos até o fim da inelegibilidade ou 30 anos até o fim da pena de detenção?

  12. Enos Mendes

    Fechando o dia com a melhor notícia e dando aquela paulada maravilhosa no amiguinho do Luli...

    Responda
    1. Edailson Monteiro Rodrigues

      Comemorando a ascensão do nazifascismo? Parabéns.

    2. Edailson Monteiro Rodrigues

      Comemorando a ascensão do nazifascismo? Parabéns.

    3. Mario Silveira

      Em outubro o PT será varrido do mapa brasileiro .

    4. Jose Roberto de Souza

      Melhor notícia para nazifascistas e a paulada é na civilização. Só um tonto de extrema direita para comemorar o avanço da barbárie.

  13. Abel Edson miguel

    É só ler um pouco de história e sabemos onde isso vai dar.

    Responda
    1. Mario Silveira

      Sim a história da Venezuela é um exemplo .

  14. Abel Edson miguel

    Em tempos de crises aparecem os salvadores ou aproveitadores, isso ocorreu em 1933 com os chucruts, em 2018 aqui e o topete agora vai voltar aqui perto. O resultado já sabemos, só ler um pouco de história.

    Responda
  15. Luiz Carlos D Oliveira

    A jornalista tentou explicar a derrocada de Macron com a sua "reforma da previdência", e alguma escorregada política. Mas isso põe si só não explica tudo, ao que tudo indica o povo francês não acha justo ter cortes em sua aposentadoria e ver Macron despejando bilhões de Euros na guerra da Ucrânia.

    Responda
  16. Marcelo Galvao de Oliveira

    Qualquer posição diferente dos esquerdistas é descrita como de extrema direita. Não é verdade. Mas i o objetivo é desclassificar a oposição.

    Responda
  17. Adller Sady Rijo Farias Costa

    Acho que alguns comentaristas abaixo são ignaros. Estou usando um termo educado. Dissolver o parlamento no parlamentarismo ou no semiparlamentarismo é um proceder democrático, é o ato que um primeiro-ministro ou um chefe de Estado tem de fazer quando perde eleições municipais, provinciais, supranacionais (europeias) ou referendos considerados deveras significativos. Não fazê-lo é que indicaria uma covardia antidemocrática. Que se forme uma nova maioria condizente com o novo pendor popular!

    Responda
    1. Genésio Marcelino

      Hufa, enfim alguém sensato.

    2. Luiz Carlos D Oliveira

      Noooossa até que enfim uma voz inteligente, cheguei a ler nos comentários que Macron foi anti democrático, qdo a reportagem diz que "podem conviver " dois poderes opostos significa que Macron presidente e1 ministra Le Pen Se o partido conseguir muitas cadeiras e conseguir aglutinar outro (s) pra formar maioria.

  18. Mauricio Coelho goiato Goiato

    Aprendeu com Lula? Democracia relativa ?

    Responda
  19. LUCAS OLIVEIRA PEREIRA

    Dissolver o parlamento para fomentar a “democracia” parece piada. A “democracia” que ele quer. O mundo tá lascado na mão tanto dos direitistas quanto dos que estão no poder hoje

    Responda
    1. Genésio Marcelino

      Lascado estamos se a estrema direta obter êxito nas suas pautas retrógrada.

  20. Ricardo Lobo

    Reação incoerente de Macron, apoia a extrema direita de netanyahu e faz discurso contra nacionalistas ( leia-se fascistas) europeus.

    Responda
    1. Adller Sady Rijo Farias Costa

      Vê-se uma mixórdia de alhos com bugalhos. Macron tem sido crítico do infame Bibi. Já falou claramente contra « o massacre » e tem votado na ONU condizente com isso. Tem também dado apoio a um povo invadido por um autocrata que é admirado por Trump e defendido pela extrema direita europeia e brasileira. Incoerência é apoiar o xuxu eslavo de Trump, de Bolsonaro, de Victor Orban e de Marine Le Pen.

  21. Andre Moraes

    A extrema direita avança por um motivo simples e a imprensa não vai mostrar. O capitalismo atual, selvagem e neoliberal que trabalha para um Estado inerte e vende a iniciativa privada como único caminho, privilegia uma sociedade de vencedores e perdedores, aprofundando a carestia dos últimos; então vem a extrema direita que culpa alguém e traz Deus e o patriotismo como soluções para o sofrimento. Quando sair do controle, as elites dirão que não sabiam; foi assim com Hittler e assim com o Bozo.

    Responda
  22. Diego Hernane

    Parece que a democrácia foi feita. Né? Contudo vejam, nacionalismo. Tento compreender porquê esses partidos não conseguem aceitarem nossos avanços sociais, logo em ascala global. Por exemplo, fazer as políticas e mantelas mesmo contra o partido, já que por questões humanitárias é imperativo. No Brasil, tentou, vejam não respeitaram nem a própria moral. Reformulações reacionárias? Essa vontade, um ponderamento, a extrema direita sempre parece um bar. Não a moral ou leis que de jeito!

    Responda
    1. nestor jung

      Sem questionar no conteúdo, mas textos tão absurdamente mal escritos não deveriam ser publicados. E não é só este....

  23. LUIS ROBERTO GUIMARAES COSTA JUNIOR

    Isso coloca a França diante do dilema da possibilidade de uma coabitação de governo, o que não ocorre desde 1997, quando houve a última dissolução do parlamento.

    Responda
  24. LUIS ROBERTO GUIMARAES COSTA JUNIOR

    A grande impopularidade do presidente Emmanuel Macron em seu segundo mandato, após a aprovação da reforma da Previdência que aumentou a idade mínima para aposentadoria, provocou sua enorme derrota nas eleições europeias. Tanto as críticas da oposição sobre a condução na economia como em relação à questão dos imigrantes no país também contribuíram para a dissolução da Assembleia Nacional e a consequente convocação de eleições parlamentares antecipadas.

    Responda
    1. Diego Hernane

      Político não é Jesus. Fazer essas políticas acima, é sem dúvida querer vencer... é histórico. Agora, porquê insistiram pelo caminho que não logrou, o que poderia ser máxima vitória. Brasil, ainda colhe dessas vitórias, mais se a europa insiste no sentido reacionário. Pois aceitam a pouca capacidade de não produzir em alinhamento humanitário, me faz pensar se a europa desistiu, de ser um continente melhor! Sendo assim, sorte aos europeus!

  25. Enrique Castro

    Resposta da sociedade francesa, que näo quer guerra contra a Russia. Macron a casa, menos probabilidades de guerra nuclear. Ainda bem.

    Responda
  26. JOSE ROBERTO GOMES ROCHA

    FHC dizia que parlamentarismo é estabilidade cem por cento.

    Responda
  27. José Marcelo Guimarães Moreira

    O nazismo com sua sede de sangue dando as suas caras.

    Responda
  28. NACIB HETTI

    Eu também penso que o Macron é demagogo.

    Responda
  29. Alaila Fernandes

    Macron a transformé l'Élysée en une forteresse d'égocentrisme et d'inefficacité. Il est grand temps de lui montrer que la France ne sera plus jamais l'otage de ses illusions de grandeur.

    Responda
  30. Alaila Fernandes

    et convoquer des élections anticipées. Ce président, qui se croyait jadis invincible, patauge maintenant dans les eaux troubles de l'impopularité et du discrédit. Sa décision de dissoudre l'Assemblée est un aveu flagrant de faiblesse, une tentative pathétique de reprendre le contrôle d'une situation qui lui échappe visiblement. Les Français doivent-ils vraiment subir encore une fois les caprices d'un dirigeant qui agit plus comme un monarque en détresse que comme un démocrate responsable?

    Responda
    1. Alaila Fernandes

      Convocar eleições antecipadas. Este presidente, que já se considerou invencível, agora está atolado nas águas turvas da impopularidade e descrédito. Sua decisão de dissolver a Assembleia é uma clara admissão de fraqueza, uma tentativa patética de retomar o controle de uma situação que claramente lhe escapa. Os franceses realmente precisam sofrer novamente os caprichos de um líder que age mais como um monarca em apuros do que como um democrata responsável?

    2. Rubens gonçalves

      Macron se acha napoleao.

    3. Luiz Carlos D Oliveira

      Essa já sabemos que recebe por postagem, nem deu um Google pata passar para o português.

  31. Marcelo Godoy

    Minha democracia vale. A sua não.

    Responda
  32. TALVANIO JOSE DE OLIVEIRA

    Infelizmente se aproxima tempos sombrios com o crescimento dos nacionalistas de extrema direita. O mundo já viu isso que culminou com o fascismo e o nazismo. Lamentável.

    Responda
    1. Rubens gonçalves

      A UE e o símbolo da figura que apareceu em sonhos do rei da babilonia há 600 ac. Vamos ver se Daniel interpretou bem o sonho de nabucodonosor . Que seria o último imperio da terra.

  33. Fabio Almeida

    Pode isso, Arnaldo?

    Responda
  34. valdonir estivalet teixeira

    Conheci Paris e cidades vizinha, ano passado, e fiquei impressionado com a quantidade de não Franceses residentes. E pensei comigo, isto não vai dar certo isto vai explodir!!!

    Responda
    1. Rubens gonçalves

      A Europa da idade média do renascimento é das navegações e das conquistas territorias do novo mundo da África e Ásia vai pagar o carma dos genocídios que fizeram aos povos nativos. A primeira é segunda guerra e quimera perto da terceira.

  35. Gustavo Henrique

    Demorou pra noticiar isso Folha

    Responda
  36. Beckenbauer Souza Simas

    Parece que o retrocesso é uma coisa cíclica na história da humanidade.

    Responda
    1. MARCO ANTONIO POLISELI

      Retrocedeu á esquerda e agora vai progredir à direita