Lygia Maria > Samba do militante doido Voltar
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Lendo, percebe-se que "militante" não é só o sindicalista. Vê-se claramente que a autora também faz a sua militância, claro, bem embalada de "imparcialidade". Aliás, a ideia de militãncia está, principalmente, na imprensa, e não só brasileira.
A colunista usar expressão racista samba do crioulo doido pode; comentarista usar a expressão lora buurra não. Dois pesos, duas medidas?
Leônidas, como essa existem tantas outras canções com expressões naturalizadas de racismo, são canções datadas. A articulista erra ao evocar esse tipo de produção fora do tempo. Ela e todos que acham isso natural precisam se atualizar para não ofender os leitores negros. Admito que estou errado também, mas o meu erro é reativo. Fui buscar em repertório mais recente da mpb uma expressão para escarnecer quem ainda acha natural ser racialmente ofensiva.
Você está ofendendo a colunista. "O Samba do Crioulo Doido" não se trata de expressão, muito menos é racista, como os pseudo politicamente corretos, chatos e desavisados pretendem. Foi um samba popular nos anos 60, de Sergio Porto, gravado pelo inesquecÃvel Quarteto em Cy, que satirizava o ensino de historia brasileiro, cheio de decorebas, e o compositor, o "crioulo" no caso, endoicecia e misturava os acontecimentos. Não há melhor exemplo para descrever mistura de coisas que não tem a ver
Dessa vez concordo com a colunista. DelÃrio tem limite. Os deputados são como jogadores, e não devem se comportar como torcedores.
A autora vomita ideologia em suas colunas e vem acusar os crÃticos de ideológicos. Há muitas pesquisas rigorosas, inclusive comparativas, que indicam a os maus resultados desse modelo de gestão escolar. A opinião leiga dessa extremista de direita é que deve ser descartada.
interessante que ela se arroga numa autoridade a apontar a militância alheia, como se neutra a opinião dela fosse.
Sinceramente, eu nem acredito que parei para ler. Achei que haveria alguma coisa interessante. Se é pra defender o projeto PPP do Ratinho, que seja com argumento. Não comparando quem serve feijoada e sushi num mesmo prato. Aliás, a metáfora é boa pra explicar o texto. O fato do modelo ter funcionado em algumas escolas nos EUA não o torna suficientemente bom para ser aplicado aqui. Há diferenças gritantes, não se faz transplante de modelos assim. Não se coloca hamburguer em feijoada.
Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.
Excelente texto, convoca as pessoas a pensarem ao invés de simplesmente reproduzirem bordões ideológicos sem nem entender do que falam.
Dagmar, adoraria receber referências destes estudos para para me inteirar a respeito.
Há especialistas, há pesquisas cientÃficas sobre esse modelando gestão adotado em outros paÃses Modelo sempre fracassado. Opinião de leigos, como a coluna da autora, que é pura ideologia
Privatista Lygia Zambelli ganha espaço nobre na página A2 para defender o indefensável, enquanto Djamila Ribeiro, que explicou o dano ambiental de 75 mil toneladas de explosivos no solo de Ga Za, colocam na penúltima página da Ilustrada. Esse artigo aqui não é só uma provocação negacionista à Djamila (calcule a queima de combustÃvel fóssil para transportar e lançar 75 mil ton. de morte), mas é a prova de quê o jornal usa o mesmo método dos algoritmos de engajamento e ódio das redes anti-sociais.
É impossÃvel ler o texto e não refletir sobre a falta de seriedade na abordagem do campo cientÃfico da Educação. Isso fica explÃcito na afirmação indicando que a gestão escolar está dissociada do pedagógico, o que, segundo pesquisas sérias da área, é um completo absurdo. Convido a autora a aprofundar o debate após o estudo de referências da área, como o Prof. Dr. Vitor Paro, por exemplo. Falta rigor.
Finalmente a colunista mudou de ideia e afirmou que em Gaza há ge nu ssi Dio
Qual seria a verdadeira razão para se combater alguma coisa que não se conhece, não experimentou, ou, ao menos, teve paciência de procurar saber como funciona? Seria o corporativismo acerbado, má-fé, ignorância ou ideologia? Com certeza, a desculpa é sempre a defesa da sociedade, incapaz de decidir e escolher o melhor. A arrogância e presunção, é colocar-se como defensor dos fracos e oprimidos, quando, na realidade, o olhar é para o próprio umbigo.
As PPP são bem vindas, entretanto neste caso não houve o debate mais básico. Foi no regime de urgência sem cabimento. Tudo na surdina.
Talvez, não dê para relacionar, ao menos de forma direta, o que está ocorrendo em Gaza com a proposta de administração privada de escolas públicas no Paraná, mas se associarmos essa última, com o incentivo à militarização e com a tecnologia exacerbada implementada nesse Estado, há o que se temer.
Com formação e pós graduação em jornalismo a dra. é um pouco rasa na abordagem do assunto. Talvez por desconhecer Educação faz argumentações simplórias para defender seu privatismo tupiniquim. O problema é que "as mÃdias sociais deram o direito à fala a legiões de imbecis que,anteriormente, falavam só no bar, depois de uma taça de vinho, sem causar dano à coletividade" segundo Umberto Eco, mas acredito que a dra vai dizer que isto não tem nada a ver com o artigo dela, é coisa de militante doido.
Excelente texto Lygia, uma pena que alguns façam de conta que não entenderam.
Disse tudo.
o fim do mundo está próximo ! Apocalipse cap. vinte e cinco, verso quinze
Dauner, não sei qual o teu objetivo ou motivação ao publicar essa gracinha, já que você sabe perfeitamente que o livro do Apocalipse possui só 22 capÃtulos.
Aà tbém vareia. O Apocalipse está próximo há quase dois mil anos, desde q o texto foi escrito, e ainda não chegou. Quão próximo é próximo? Na escala de tempo do universo, se demorar mais dez "milhão" de anos prá chegar, tá ainda bem próximo. Prá mim, tá longe o bastante, melhor cuidar do aquecimento global por agora mesmo.
"Quem discorda do projeto deve demonstrar por que ele é prejudicial." Errado! Exatamente o contrário! Quem concorda com o projeto que deve provar que ele é benéfico. Ou os alunos do PR podem ser cobaias? Não houve debate (1 semana entre o envio e a aprovação do projeto), e tampouco há estudos definitivos sobre o assunto.
Meu receio é pelos alunos e pelos professores, claro. Ou você quer excluir os professores da discussão sobre educação? É cada um que aparece...
Parece que seu medo não é pelos alunos. Seu medo é pelos professores.
Precisamos de coerência e lucidez para ser oposição.O mesmo se aplica para ser situação e, talvez, com responsabilidade ainda maior. O que acontece na educação do Paraná é projeto de privatização. Passar a escola para iniciativa privada. Veja o que a iniciativa privada faz na grande maioria e defenda. Chega de malabarismo. Olhe para nossa História e veja que a educação privada sempre foi a serviço de uma minoria. Educação é para todos. Retrocesso tem limites.
As 'polÃticas mais eficientes em prol dos contribuintes" revelam uma preferência pelo econômico em prejuÃzo do educacional. Educação é investimento de longo prazo, como sabem os pais. Não cabe muito bem na necessidade de lucro imediato das empresas privadas.
O Paraná virou um grande laboratório de ideias autoritárias e alopradas? Passa por uma dessas adolescências criativas, que devem levar a uma maturidade elevada e avançada ou... ao isolamento de seus projetos mal concebidos, amargando um novo caminho de atraso?
Não tenho medo da extrema direita, podem me ofender, irei denunciar. Podem vir com fake news e destilar todos os seus preconceitos contra trans, palestinos, pobres e negros. Não abaixaremos a cabeça e não somos cidadãos de segunda classe.
A nota do Paraná no Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica), que compõe o Ideb, foi a segunda com 4 ponto 7, quase igual à catarinense, que ficou logo acima (4 ponto 8), mostrando que o aprendizado do estado foi bom e se manteve no patamar pré-pandemia. Em LÃngua Portuguesa, os estudantes tiveram a melhor média do paÃs, 281 com 13 decimos. Os paranaenses sabem o que estão fazendo.
Marcelo, porque o Paraná atingiu este indice durante a gestão Ratinho Jr. e precisa continuar evoluindo. Time que está ganhando se mexe sim, para continuar ganhando.
Se está tão bom assim porque vai mexer? Time que está ganhando não se mexe.
Interessante o malabarismo retórico da colunista. Não se trata de privatização. Mas um serviço que era fornecido pelo Estado (administração da escola) e executado por um funcionário público (o diretor, q poderia ter um auxiliar administrativo), passará para uma empresa privada. Que receberá dinheiro público pelo serviço que antes o Estado fornecia. E o orçamento é o mesmo? Pra começar e enganar a galera, pode até ser. Depois vai crescer e virar bons lucros da terceirizada. É privatização sim.
Vamos aos números: resultado do IDEB em relação a aprendizagem em lÃngua portuguesa e matemática em 2021 . Apenas 39% dos alunos do 3°ano do ensino médio tem aprendizagem adequada em lÃngua portuguesa e em matemática apenas 6% dos alunos tem aprendizagem adequada. Se comparar com o Ceará a vergo nha é ainda maior
Aos preguiçosos ou antolhados que questionam o resultado da educação paranaense, vou facilitar: No Ideb do ensino médio de 17, o PR tinha o Ãndice de 3 ponto 7 e dividia a sétima posição com o Tocantins. Já no Ideb de 19, divulgado em 20, a nota paranaense subiu para 4 ponto 4, ficando ao lado de Pernambuco na terceira colocação. No mais recente, o de 21, divulgado no último mês de setembro, a nota subiu mais zero ponto 2, chegando a 4 ponto 6 deixando o Paraná em primeiro. São fatos incontestes
Mudar para conquistar. A educação publica básica nunca foi prioridade de governantes, quando poucos se destacam em fazer um bom trabalho nas disciplinas de português e matemática - Paraná, Ceará e Santa Catarina tem as melhores notas no Saeb.
Caro Daniel, pela tua lógica, se está ótima a situação, qual o argumento para mudar? E por que a pressa de empurrar no afogadilho? Não achas que seria melhor um debate para esclarecer o projeto? Explica pra nós!
E tudo isso a partir de escolas 100% públicas.
Vamos aos dados de aprendizagem que é o que interessa,Vamos aos números: resultado do IDEB em relação a aprendizagem em lÃngua portuguesa e matemática em 2021 . Apenas 39% dos alunos do 3°ano do ensino médio tem aprendizagem adequada em lÃngua portuguesa e em matemática apenas 6% dos alunos tem aprendizagem adequada. Se comparar com o Ceará a vergonha é ainda maior .Os dados são incontestáveis
Vamos aos números: resultado do IDEB em relação a aprendizagem em lÃngua portuguesa e matemática em 2021 . Apenas 39% dos alunos do 3°ano do ensino médio tem aprendizagem adequada em lÃngua portuguesa e em matemática apenas 6% dos alunos tem aprendizagem adequada. Se comparar com o Ceará a vergonha é ainda maior
O Daniel aqui apenas confirma que a sua mediocridade é fruto desse sistema de educação desastroso que é o Estado do Paraná.
Se percebe de forma muito simples que o senhor Danie não entende nada de educação. Os números gerais do IDEB e apenas um dos indicadores, proficiência que é os indicador de aprendizagem e o de equipe, no caso do Paraná dois indicadores revelam que o Paraná é um desastre. Não se trata de ideologia são os fatos.
A narrativa: "Ceará a vergonha é ainda maior". A realidade: segundo o Seab, a nota do estado do Paraná em português é duzentos e oitenta e um pontos, a maior média do Brasil. E de matemática, Santa Catarina lidera com duzentos e setenta e nove pontos. Fonte: FSP. É o que sempre digo, os dados e entregas da direita derretem o discurso esquerdista.
Bom, aà vareia. O que o deputado quis dizer com "tudo a ver" e o que a colunista quer dizer com seu implÃcito "nada a ver"? A direita e sua extrema irmã apoiam o genocÃdio em Gaza, a privatização do ensino (lembram do bônus educação?), a censura de livros q denunciam o racismo, são contra a educação sexual e são negacionistas do aquecimento global. Então, nesse sentido, tem "tudo a ver", tá tudo no credo da direita. Porém, se vc sugere q uma coisa causa a outra, então não tem "nada a ver".
Cara ombusdman Andrea Morais, vemos aqui casos claros de violência de gênero, com a complacência da censura da FSP. Termos pejorativos como "mulher desprezÃvel", "empreguetes" e informações falsas são permitidas nesta area de comentarios, desde que sejam proferidos por um espectro especÃfico. Interessante a FSP se preocupar com a AGU consultando o TSE mas ignora o que acontece na sua propria casa.
Felipe, leia bem devagarinho e tente assimilar: voce praticou misoginia e injuria. Por mais que não concorde com as idéias da Lygia, não te dá o direito de espalhar ódio contra ela. Entendeu ou vai continuar saindo pela tangente?
Várias réplicas? Querido, a Lygia é preconceituosa e diminui a humanidade de várias pessoas. Quando eu me levanto contra isso, vários militantes de extrema direita, bolsonaristas que atacam as instituições e a democracia aparecem me ofendendo e eu sou o misógino? Quando ela ataca mulheres trans! Menos né?
Felipe, novamente, se voce tem o mÃnimo discenimento, sabe que cometeu injuria e misoginia. Você cometeu, no seu comentário e teve varias replicas condenando sua atitude. Voce pisou na bola, reconheça.
Quem pratica misoginia é a Lygia quando diz que mulheres trans não são mulheres!
Cara, sério? Voce chama a colunista de mulher desprezÃvel. Pesquise sobre misoginia e crime de injuria, proferir algo desonroso ou ofensivo.
Onde cometi difamação ou injúria? Na verdade, eu estou sendo ofendido pelos seus coleguinhas de extrema direita.
Felipe, o fato de voce discordar não lhe dá automaticamente o direito de cometer difamação ou injuria.
Ela é sim uma pessoa má. Ela defende que mulheres trans não são mulheres, que negros não devem ter acesso à universidade e que pales Tinos não têm direitos humanos. Sim, é a patroa das empreguetes da novela cheias de charme. A madame que se acha superior.
A desonestidade intelectual é uma coisa séria e tem bobo que aplaude. Essa colunista é campeã nesse tipo de atitude embora cinicamente ou hipocritamente denuncie os que a praticam. Cita um caso que mistura alhos com bugalhos de um crÃtico do projeto do Paraná e transforma na tese geral quando foram muitos os artigos e comentários de gente séria com argumentos consistentes que o criticaram. Separar gestão administrativa e atividade pedagógica em uma escola é invencionice....
Defender seus pontos de vista, sempre à direita no caso da colunista, não é o problema em si, embora eu geralmente tenda a discordar. Mas defender uma proposta escondendo ou omitindo os argumentos sérios que o criticam é uma atitude problemática de quem de modo geral adora nas suas colunas acusar a esquerda de seletiva, enviesada e até "falsificadora" do problema em questão pra defender suas proposições.
Não foi com vc não!
Não entendi Sávio? Acho que vc errou o endereço da crÃtica.
Continuação - de quem nunca pisou numa escola pública de ensino básico. Projetos, propostas e atividades pedagógicas dependem de articulação com a direção administrativa, do contrário não acontece. E cita resultados de pesquisas de escolas americanas com chancela da Universidade de Stanford que sinceramente tenho muitas dúvidas. Enfim...
Outro delÃrio que vemos nos seguidores da colunista, a onde o Paraná apresenta os melhores resultados na educação pública brasileira?
Perfeita analise, Lygia. Quando a oposição não tem capacidade rebater e argumentar os termos, ela parte para o ad hominem ou tergiversa para outros temas não relacionados, constata-se isto o tempo todo neste espaço. Durante o governo Ratinho Jr., a educação estadual paranaense saltou de 7 para o 1o lugar no Ideb, considerando escolas publicas de todo o paÃs. Ele sabe o que está fazendo e a narrativa não resiste aos fatos.
Daniel, você várias vezes defendeu - em consonância com a Lygia - que pobre não precisa de educação, apenas de trabalho! Trabalho braçal, que o diga, labour né?
A velha retórica da esquerda, "voce nao tem lugar de fala". Voce sequer me conhece, Felipe. Eu sigo bons exemplos que trazem resultados, não estou em conluios ou entre corporativistas.
Vamos aos números: resultado do IDEB em relação a aprendizagem em lÃngua portuguesa e matemática em 2021 . Apenas 39% dos alunos do 3°ano do ensino médio tem aprendizagem adequada em lÃngua portuguesa e em matemática apenas 6% dos alunos tem aprendizagem adequada.
Qual sua ideia para melhorar a educação Daniel? Você não tem conhecimento algum na área.
A Folha se quisesse fazer um artigo sério sobre o tema teria buscado ouvir por exemplo uma Maria Helena Guimarães de Castro do conselho estadual de educação de São Paulo, uma liberal de verdade que detonou esse projeto reacionário que vai aprofundar e jogar mais ainda a educação pública do Paraná no gueto, em entrevista nesse final de semana na impressa nacional. Procurem que tem competência pra tratar do tema, sem fazer fake news ou ideologia.
Qualquer idéia saÃda da ex trema direita, se é que eles tem idéia do que seja isso, não deve nem ser discutida, sempre carrega o atrazo.
A onde a colunista tirou esse estudo sobre o modelo norte americano, pura desonestidade intelectual, não existe nenhum estado sério comprovando que houve melhoria de aprendizagem. A colunista militante não entende nada de educação, não tem como separar à s ações pedagógicas e administrativas dentro do processo educativo. MaÃs uma pitaqueira, sem competência alguma para tratar o tema com a seriedade que merece.
Lygia, mais um texto sensato e clarissimo na argumentaçao apresentada
Meu Deus
O que os professores poderiam debater seria sobre o fato de não fazerem greve nas escolas privadas, mas sim nas públicas, onde muitos também lecionam, sendo que na maioria das vezes, ganham menos. E também porque a maioria dos professores públicos que conheço colocam seus filhos na escolas particulares.Seria um debate mais próximo da realidade e com bem menos "motivos ocultos".
Chegou o defensor do genocidio palestino.
Argumento desonesto: comparar com "charters". Essas são privadas, pagas pelo governo. Comprar só administração, leia-se dinheiro do tesouro em mãos privadas, não tem paralelo. Logo teremos escândalo.
Vendo comentários indignados de alguns leitores, que, sem argumentos, atacam a jornalista, veio-me a mente um comentário magistral do grande Nelson Rodrigues: "O esquerdista não sabe nada, não entende nada, apenas repete bordões que os mandatários do partido os dá para regugitar. "
Essa mulher é uma pessoa desprezÃvel. As coisas que defende, parece as patroas das empreguetes em Cheias de Charme. Falei um monte para ela e ela me bloqueou no Twitter. Ela apoia Netanyahu, é contra cotas pois segundo ela negros e pobres não precisam de universidade pois têm perfil de curso técnico e sustenta que pessoas trans não devem ser aceitas. Também é contra reformas sociais e a favor da extrema direita. Essa aà consegue ser pior que Michelle e Nikolas!
Oops, precisa tbém avisar o Alexandre que é o STF quem decide o q é constitucional, né ele nem o Paulo não.
Paulo César, sugiro ver na CF q há apenas uma instituição com poder para dizer o que é inconstitucional, q é o STF. Que eu saiba, não há ali um artigo do tipo: "Paulo César de Oliveira, tal como outorgado por Deus e pelo Poder Constituinte, ditará a constitucionalidade de tudo o q ele quiser, conforme o seu humor do dia". Enquanto o Bozo não der um golpe e vc conseguir incluir esse artigo na CF, as quotas são legais e constitucionais, pq o STF assim o disse.
Alexandre, o ponto central da Lygia: certas pessoas são melhores que outras. Exemplo, para ela negros não precisam de educação, mulheres trans não são mulheres e palestinos não têm direitos àquele Estado!
Paulo, você está a cada comentário que faz me ofendendo, garanto que meu nÃvel educacional é minha juventude te incomodam. Já denunciei para a Folha
Caro Marcos Benassi, cotas são inconstitucionais porque discriminação racial eh inconstitucional, embora nosso judiciário tenha resolvido que o combate a desigualdade de resultados eh mais importante do que fazer valer a constituição. A Suprema Corte americana também aceitava as cotas em universidades mas recentemente proibiu que critérios raciais fossem usados ni processo seletivo justamente porque constituem discriminação racial. O STF optou por ignorar a CF e agir politicamente.
Pedro, eu sou tão analfabeto que estudo na USP. Denunciei seu comentário!
Ruth, vai rutiar na rutinga.
Agora vc superou o samba de stanislaw na mistura
Queriam o que de alguém que veio do lugar onde 70% apertou 22? Com certeza ela não pensa em igualdade e fraternidade. É a turma do Paulo....Guedes.
Respondendo ao Paulo: irei denunciar suas ofensas a mim. A Lygia é uma pessoa preconceituosa que acredita que existem pessoas melhores que as outras. Nos paÃses desenvolvidos mais de 40% da população vai para a universidade e por isso que nosso paÃs tem uma economia ainda tão primária. A Lygia fez universidade pública e seus filhos também, mas ela defende que negros e pobres não precisam disso. É uma pessoa que defende também que pales Tinos e pessoas trans são menos cidadãs que ju deus ou cis.
Está em desacordo com os princÃpios constitucionais, convenientemente feridos de morte por suas majestades, Marcos. Diferencia entre pessoas de mesma classe social e cria categorias de pobres tipo A, tipo B e tipo C. Rifar o direito alheio é fácil, especialmente com tudo pago.
Feijoada com shushi, então? Creio que ela agradece por comprovar o ponto que ela colocou.
Paulo, prezado, universidade é pra quem quiser (e puder) fazer, e ponto. O que não dá é pra vendê-la como panacéia, não há emprego de nÃvel superior pra todos os egressos. E cota *não é ilegal*, é ponto pacificado na lei. Dá pra discutir a questão de ser justa ou não, embora haja consenso *contra* sua argumentação. E esse "já te expliquei", rapá, dá uma pinta tão arrogante...
Seu comentário apenas prova que ela está certa.
Bem, Felipe, eu também a acho uma coisa horrorosa, mas bloquear no Twitter tá perfeitamente de acordo, não? Não quer ouvir recramação, uai, tá em seu pleno direito. Se estivesse falando institucionalmente, opa, aà era outra coisa; como pessoa fÃsica (e quântica), dá nada não, só quer sossego pra ser reaça. Vamo que vamo, Bro.
Quanto a cotas, são injustas e ilegais. Tratar pessoas de forma diferente(notas de corte diferentes) conforme a cor da pele eh a própria definição de discriminação racial, proibida pela CF. Todos os cidadãos devem ter os mesmos direitos, sem discriminação nem privilégios.
Bem, mas *qual* debate público é merecedor de tanto cuidado? Talvez haja algum no Paraná, que escapou aos olhos de quem está de fora. Aqui em SP, o Tarcizão do Cadáver carimbou as escolas milicares só com debate púBico, saiu do púbis do Gov e do Feder pra feder estado afora, sem debate algum. Sem nem entrar no mérito da proposta - parece que, inclusive, haverá incremento de custo - a gestão da saúde por OSs não é de se usar como arju-mento, porque repleta de inconsistências. Sei não.
O problema dessas PPPs com escolas é que o governo vai gastar por aluno um valor muitÃssimo mais alto do que gastava sem a parceria com a empresa privada. Talvez a proposta soasse menos estranha se o valor se mantivesse o mesmo, no máximo uma correção inflacionária. Desse jeito, cheira a uso de recursos públicos para favorecimento de meia dúzia de empresários.
A decadência da folha com esses articulistas é gritante.
Depois que foi dado um golpe interno na Folha, a quantidade de reacionários e obscurantistas neste pasquim só perde mesmo para a Gazeta do Povo e para o Estadão. Mas a Folha ainda os superará e depois "lutará pela democracia ", como fez quando apoiou 64, cedeu carros do jornal ao regime e apoiou as Diretas como mea culpa. Como a Folha ficou decrépita...
A Folha teve várias fases. A Folhadura, qdo apoiou o golpe de 64. A Folhabranda, qdo minimizou a ditadura, chamando-a em editorial de Ditabranda. Teve a Folhacana, que apoiava os governos tucanos. Teve a FolhaEleNãoÉdeExremaDireitaNão!, qdo proibiu seus jornalistas de dizerem q o Bozo era de extrema-direita para ajudar a elegê-lo. Agora está na fase Folhamodera, que apoia o bozismo "moderado" e torce pro NarcÃsio virar presidente. Sempre em "evolução".
Consegue apresentar algum argumento?
Prezada, qual é a pegada de carbono de um porta aviões? Já a privatização da educação é algo mais sofisticado. Para compreender como isso vai propiciar a destruição do meio ambiente, tem que entender que a catástrofe climática é fruto total do capitalismo, da financeirização da vida, quando tudo vira ativo e passa a valer dinheiro. Essa correlação direta naturalmente não é aceita pelos neoliberais, mas é incontestável. Espero ter ajudado.
Prezado Paulo, eu escrevo meus comentários com muito cuidado e todos para contribuir de alguma forma, mas eu não estou em discussão. Assim, corrijo são 4 motores a diesel de 290.000 HP, além da propulsão com combustÃvel nuclear. E são 90 aeronaves abastecidas. Só isso. A questão é que o conflito estimula o imperialismo estadunidense a se manifestar. Quanto à iniciativa privada é autoexplicativo, o capitalismo tem correlação direta com a pegada de carbono. Obrigado!
Não ajudou em nada e apenas mostrou q vc eh um fanático incapaz de raciocinar. Uma escola com administração privada não vai emitir um molécula de CO2 a mais que uma convencional. E se o porta-avioes na estivesse ao largo de Israel, estaria em outro lugar, além do que a propulsão do navio eh por energia nuclear, que não emite CO2.
Deve haver uma razão muito forte para essa moça ser articulista da Folha. Nada justifica as ler as idiotices que ela escreve.
Que tal a liberdade de opinião? Eu também acho exasperante ler comentários burlescos como esse teu, mas faz parte da democracia de ideias.
Na verdade, a Lygia costuma escrever sobre as idiotices alheias e eh muito boa para acertar o alvo.
A degradação das escolas públicas iniciou nos 21 anos de ditadura militar. Os filhos da classe média estudavam em escolas estaduais. Em muitas delas, para conseguir uma vaga no segundo grau, as crianças passavam por um processo seletivo. Com a decadência, os alunos passaram para as escolas particulares e, os sem recursos financeiros migraram para as escolas públicas. Seria ótimo se todos estudassem nas mesmas escolas, se houvesse uma recuperação de um ensino que um dia foi bom.
* Com a decadência, esses alunos…
Falo a mesma coisa de sempre, a colunista ainda será candidata a um cargo polÃtico, e irá apoiar um bolsonarista
Sua análise é tão estapafúrdia quanto a relação estabelecida pelo deputado e parece ter o único propósito de defender a privatização (não é privatização colocar entes privados para gerir nossas escolas?) e um modelo estadunidense que demonstrou apenas "desempenho um pouco acima daqueles de escolas públicas tradicionais". Será que leu o que escreveu? Aposto que você continua a defender também os apagões da ENEL em São Paulo porque é simplesmente a favor da privatização de tudo que é estatal.
somos um paÃs de bobos alegres, pagamos os maiores impostos do mundo e recebemos um serviço de m, a inda rimos e ficamos discutindo quem é melhor , lula ou Bolsonaro, dois incompententes, um ficou 8 anos e não fez nada e o outro ficou 4 é só fez m Está vida de militante deve ser degrandante quando o cara se olha no espelho
Ótimo comentário mas discordo quanto à degradação da vida de militante. Raros, pouquÃssimos deles militam por idealismo, sejam de esquerda ou direita. A imensa maioria defende Lula ou Bolsonaro porque estes atendem seus interesses particulares, seja sinecura no serviço público ou garimpo ilegal.
Lygia Maria, você recebe dinheiro para escrever essa coluna? É uma conquista, sem dúvida.
Na verdade, os maiores beneficiados são os leitores. Leio sempre, gosto e costumo concordar com quase tudo.
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Lygia Maria > Samba do militante doido Voltar
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