Opinião > Reservas em dólar dão fôlego maior ao país Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Pois é, o Lula e o PT são bastante criticado pelo mercado e a grande mÃdia na área economica e essas reservas foram feitas exatamente nos governos Lula I, II e se fortalece no III, nunca mais o Brasil se ajoelhou diante do FMI com o pires na mão... Dá-lhe LULA
Lula estava e continua certÃssimo! Quem acumulou as reservas foi o governo Lula!
A Veja de São Paulo está cada vez pior .
O editorial foi um MAS desajeito.
A Folha virou a Veja dos anos 2000. Jornalismo desonesto . Este editorial é patético .
Faltou o habitual "mas" que a Folha tem usado quando são notÃcias de êxito administrativo do atual governo. Esqueceram ou ficaram com vergonha?
Eles colocaram sim, em relação a investimentos e insegurança econômica. O que esqueceram de por é que o congresso com os ignorantes e os interesseiros seguidores do inominável, não deixa avançar na melhor pauta econômica proposta por este governo o que faz perder tempo quando já deverÃamos estar bem na frente e estar já entre os 6 melhores do mundo,
Faltou não. Tá no subtÃtulo
Quem foi que construiu essas reservas? Vamos lá Folha. Eu sei que você pode. Segura minha mão e repete; é possÃvel ter um pais bem governado por um social democracia e ainda assim meus patrões continuarem ricos. Não é preciso dar combustÃvel a fascistas.
A folha se pauta por princÃpios. PrincÃpios liberais. Como liberal não tem escrúpulos , ela tbem não.
Kkkkkk foi o governo q fez os melhores resultados em qualquer direção q queira olhar, mas q sempre merece um um mas-exortação da turma q apoia governante de resultados ruins.
Olha o folha surpresa MAIS UMA VEZ!!!
Se não fosse o Lula, nunca terÃamos reservas, serÃamos uma Argentina, aceitem que dói menos, não adianta tentarem lançar a candidatura do Tarcisio, pra 2026, pois será lula novamente!
Chora não folha, não adianta fazer campanha contra o PT, é lula em 2026 novamente e não adianta fazer campanha pró TarcÃsio, pois não passará!
Porquê será que é tão difÃcil aos energuminos citar a veracidade dos fatos, dizendo que foi o governo do PT (Lula) que acumulou as resevas que hoje dão lastro à economia e investimentos internacionais?
É de uma desonestidade intelectual doentia, desde o 1o mandato que o PT fez as maiores reservas cambiais, e assim se sucedeu. Entrou a extrema-direita e reduziu, trouxe retrocessos enormes para o paÃs, inclusive colocando-o no Mapa da Fome. Hoje, diferentemente, Lula além de estar reconstruindo o paÃs já tirou mais de 16 milhões de brasileiros da linha abaixo da pobreza, bem como restabeleceu as reservas de outrora.
A Folha tem grande dificuldade, vergonha mesmo, de elogiar o governo petista. Quem acumulou as reservas? Por que tantas ressalvas ao bom momento econômico?
IncrÃvel como a Folha vem perseguindo as medidas tomadas por esse governo e sendo parcial. A saÃda de recursos do paÃs também está relacionada com a taxa de juros dos EUA, embora nossa taxa real ainda seja alta, em momento de insegurança internacional, o dólar corre para seu ninho. Será que a incompetência do Sr. Paulo Guedes agradava?
Caindo no ridÃculo.
Por acaso essa reserva é aquela que o PT aumentou significativamente durante suas gestões, que o "brilhante" Guedes torrou uma parte e nesse último ano e meio o PT recuperou de volta?
Segundo a folha isso foi acaso. Foi obra do espÃrito santo ..decaÃdo.
Exatamente. O estagiário de Chicago além de patrocinar a venda do patrimônio nacional queimou parte das reservas, e o legado foi o aprofundamento da desigualdade social, calote em vários setores, deixando rombo histórico nas contas públicas.
É essa mesmo, mas o Edi to rial omite.
É essa mesmo . Mas o
Eita editor. Ele arrudia , fala em década dois mil, mas o nome lula pra ele causa arrepios liberais. Afinal , ele precisa do gado alienado pra votar liberal. Melhor não correr risco de elogiar, o que de resto ele não faria por problema de pele. E claro, o editor também aproveita pra fazer aquele terror básico e clamar pelas eternas reformas liberais. Aquelas infindáveis, pois o povo eh eterno e haverá sempre pescoço pra sugar.
Sou obrigado a concordar contigo. A folha nessa está com má vontade de mencionar o nome do presidente. Chega a ser patético!
A Folha escreve insegurança petista mas os resultados são sempre bons e não há como negar.
Não deixa de ser -inseguranca petista- essa eh a exata sensação do editor liberal quando , depois de fumigar dia e noite o projeto progressista do pt , ele vê suas previsões catastróficas falharem miseravelmente. O pobre coitado do editor e seu séquito liberal eh então seguidamente forçado a amparar desvalidos morais no intuito de não deixar suas nobres vocações elitistas irem para el brejo
"Com a má gestão local"...observem esse último parágrafo. É de dar dor de dente em elefante....
Muita gente se assusta com medo de que nosso governo esteja perdendo o controle e sai. Mas pouco depois fica claro que nossa situação é sólida (e lÃquida), e as ações estão baratas. Aà voltam.
A incoerência da Folha. No Brasil, o acúmulo de reservas cambiais ocorreu em governos de esquerda, especialmente do Lula. Todos os direitistas deixaram saldos negativos, inclusive o último, que as reduziu em 60 bilhões de dólares. Ora, como no caso do pré-sal, Lula foi muito criticado por isso. Em ambos os casos, o tempo mostrou que ele estava certo e os crÃticos errados.
Francisco Cavaquinho. O Branco foi até bem cauteloso na sua observação. Até aqui, nesse ano e meio, todos os indicadores econômicos são positivos. Mas só pelo fato de vc querer equivaler o estrupicio com o que temos hj da deixa seu comentário meio estranho
KKK o branco abaixo -olhos claros ?!loiro!?- quer esperar pra ver. Quando ele elegeram o estrupicio , me lembro que pediram trégua para ver se o encrenqueiro dava no couro. Não deu. Agora a espera ..e torcida..eh pra ver que lula erra. Não eh fofo?!
Flávio, a incoerência da sua crÃtica infelizmente faz ela perder credibilidade. Vc diz que Lula 1 acertou mas que o Lula segue comentendo os mesmos erros de sempre. Como de sempre se vc mesmo admite que ele acertou?
Flávio. O seu comentário acaba se parecendo com os emitidos erradamente pelos comentaristas que eu citei. Qualquer juÃzo feito agora, acaba sendo temerário. Vamos esperar, o tempo mostrará quem estava com a razão: Lula ou seus crÃticos.
O alfayate abaixo tenta recortar um terno liberal, mas fica troncho. Lula sabe fazer com sol, com chuva, com neve, e até sob raios liberais. Estes últimos salpicão o terreno, e ainda assim a economia resplandece. Se melhorar mais ainda, o editor comete arakiri.
O comportamento econômico em Lula 1 , mesmo ele sendo “de esquerda”, foi liberal, e isso ficou claro qdo ele colocou Meirelles no governo. Tudo mudou, o que funcionava na época, com uma conjuntura mundial bem diferente, não necessariamente funcionaria hoje. Lula comete os mesmos erros sempre, porque o pensamento econômico se perdeu, dando lugar ao pensamento “o que faço para me reeleger em 2026”? A Folga é bastante coerente.
Mesmo sendo obrigada a reconhecer a eficiência na balança de pagamentos do Brasil, decorrente "sorte" das gestões de Lula, a Folha não se cansa de criticar a gestão de esquerda. Está claro que é uma posição polÃtica, não baseada em fatos econômicos.
Qual governo acumulou reservas internacionais a partir do ano dois mil, Folha? Tem um sujeito nessa oração e não é indeterminado.
A folha esqueceu de mencionar em qual governo o Brasil acumulou essas reservas e creditar a “sorte”de Lula. Kkkk
Tudo isso é uma cortina de fumaça. A pergunta importante é: por que estr conglomerado midiático pode ter um Banco? Como consequência não terÃamos um excesso de concentração de pode, implicando em um sistema plutocratico e deformando a sociedade democrática? Vamos encampar o Banco da nossa querida Folha de SP!!!
“A má gestão local”. Não vi no editorial quais as ações que indicam haver uma má gestão da economia, para além de “incertezas” quanto ao rumo da mesma. O que seriam certezas? Reforma da previdência igual à do Chile, com a garantia de meio salário mÃnimo, como propôs Guedes? A Folha pretende nos passar a ideia de que há pessoas que precisam viver com ganhos financeiros inferiores ao que minimamente lhes garante dignidade?
Fica difÃcil regular o orçamento o com o Legistivo abocanahando parte do dinheiro para se promover nos seus redudotos eleitorais dando asfalto e veÃculos sem critério, sem licitação.
A Folha parece que está com saudades do Guedes e do golpista e corrupto Bolsonaro.
"Ajustes na economia", quer dizer, mais medidas contra a maioria do povo brasileiro. Afinal o que interessa para a folha é defender os interesses dos grandes. (Abner Nazaré Cândido)
Omitiu de dizer, obviamente , que as altas reservas internacionais em dólar começaram no governo petista . Insegurança econômica havia durante o desgoverno do ex presidente , o mitômano inelegÃvel , candidato do autor do texto
Não bastam reservas fortes para garantir o investimento e o crescimento. É preciso uma polÃtica fiscal correta, com gastos abaixo da arrecadação, sem déficits. E nisso o governo falha, gerando inflação (impressão de moeda para pagar a dÃvida pública, e a fuga de investimentos estrangeiros). Ou seja, uma batida no cravo e outra na ferradura. Não saÃmos do lugar.
Onde o senhor esta vendo impressão de moeda e fuga de investimentos estrangeiros?
Na real, ou no Real... reservas são o resultado de restrições aos brazucas, quem ficam sem ou com menos produtos, com menos qualidade. Sacrificio do povo.
A folha parece querer assumir o governo. Não respeita o partido que ganhou as eleições com a plataforma de distribuição de renda, propondo nitidamente um estelionato eleitoral, através de medidas neoliberais que promovem as desigualdades. Um jornal não pode ter uma ideologia e persegui-la através de editoriais mentirosos que satisfazem seus financiadores e enganam os leitores. Isso é antiético, imoral e deturpa a profissão do jornalismo. O assunto é sério e atinge proporção insuportável.
As reservas de centenas de bilhões de dolares é culpa dos governos petistas.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Opinião > Reservas em dólar dão fôlego maior ao país Voltar
Comente este texto