Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Anete Araujo Guedes

    Lula está sofrendo pressão da mídia conservadora, paramentares da extrema direita fascista, Lira, Pacheco, Faria Lima, mercenários da fé das igrejas evangélicas, Campos Neto etc. Em vez de seguir tentando dialogar, agradando e favorecendo os que não necessitam, deveria partir para o enfrentamento, se posicionando em favor dos seus eleitores, dos professores, sindicalistas, operários etc

    Responda
  2. Vital Romaneli Penha

    Se a população brasileira , conforme crescimento demográfico da último na década foi de 1,1% para 0,5% anual, não tem sentido criar novos campus universitários e ainda mais que são gastos permanentes.

    Responda
    1. MERCEDES NAZAR CANDIDO

      Você diz isso pois defende os interesses das universidades particulares! (Abner Nazaré Cândido)

  3. André Perticarrari

    A recomposição do orçamento é fundamental para as Universidades e Institutos Federais, pois é preciso melhorar a infraestrutura de forma geral (investimentos em novos laboratórios, salas de aulas mais bem equipadas, garantia de insumos para as atividades acadêmicas, etc.). Contudo, é primordial também realizar a recomposição salarial dos profissionais da educação. A melhoria se faz através de Orcamento+Valorização Profissional. Falta o segundo elemento da equação.

    Responda
  4. Graça Almeida

    Não acredito. É vergonhosa essa falta de rumo. Fomos entregues a extrema direita por pura incompetência.

    Responda
  5. FREDERICO FLOSCULO PINHEIRO BARRETO

    Desde o esquecível FERNANDO HENRIQUE CARDOSO, a ação pública de enfrentamento ds problemas brasileiros da miséria, da educação, da alimentação, da saúde, da habitação é... criar esses "auxílios-miséria" que não mudam NADA. O Estado parece um corpo imundo que se "limpa" jogando mais camadas de enrolações, tolices, tergiversações... sobre suas escaras? Desde FHC, a ordem é enrolar o rolo.

    Responda
    1. César A C Sanchez

      Desde o inesquecível intelectual Professor da Universidade de São Paulo. Os mediocres do meio acadêmico não gostavam. Agora, frustradinhos com o falastrão, regente do Mensalão e do Petrolão.

  6. Lis P Junqueira Safra

    Não dá conta nem de reparos urgentes. Vai lançar PAC.

    Responda
  7. Alexandre Valdevino

    As Universidades Federais existentes caindo aos pedaços e o governo criando mais. Inacreditável!

    Responda
    1. LUIS FERNANDES

      Concordo! Criar novos campos universitários… seria pra propaganda social? Arrumar o q ja existe e mais efetivo.

    2. Ricardo Sallet

      Falou tudo!

  8. NACIB HETTI

    Quando o governo não tem grana o Lula lança um PAC.

    Responda
  9. Marcelo Galvao de Oliveira

    O amor venceu.

    Responda
  10. Nelson Goulart

    Lá vamos novamente abandonar o ensino médio profissionalizante em tempo integral para dar ainda mais dinheiro para as universidades onde, nos cursos mais disputados, a maioria é de ricos que podem pagar.

    Responda
    1. Nelson Goulart

      Compreendo, Senhor André, suas ponderações, mas elas mesmas trazem a questão que coloco. "Mais de 50%" são oriundos de escola pública, cotas etc; mas é os outros 40% (arredondando), que podem pagar e não pagam nada? Estes mais de t0% estão nos cursos mais concorridos como medicina, engenharia etc? Não!. Estes cursos atraem os ricos que poderiam pagar. Dia destes acompanhei uma passeata de alunos e professores da universidade federal de meu estado, lá só haviam professores e alunos das humanas

    2. André Perticarrari

      Mas os Institutos Federais ofertam cursos profissionalizantes (cursos técnicos e superiores) em várias áreas do conhecimento. Os Institutos precisam de recomposição orçamentária e nesse pacote eles estão incluídos. Outro dado importante é que os estudantes das Universidades e Institutos federais são oriundos da escola pública, são alunos de cotas, entre outros representam mais de 50% dos matriculados. A universidade pública não é só lugar de rico não.

  11. ASSIS CARDOSO DE MEDEIROS

    Tá mais que provado que narrativas não combinam com a parte mais sensível do ser humano que se chama "Bolso"

    Responda
  12. José Filho

    Se a esquerda manda e desmanda nos cérebros da nossa intelectualidade, porque ousam questionar o seu supremo líder, aquele que não falha, que nasceu de uma estrela igual aquele sujeito gordinho da Coréia do Norte?

    Responda
  13. Ricardo Lobo

    Os maiores recursos já destinados às universidades no Brasil nos últimos anos foram em governos do PT. Isso é incontestável e os professores e servidores federais sabem muito bem.

    Responda
    1. ASSIS CARDOSO DE MEDEIROS

      Mas porquê da greve? Será que é o caso da gaiola de ouro e passarinho com fome?

    2. Roberto Jorge Chaves Araujo

      Há a questão salarial, especificamente.

    3. Jose Edmar de Lira

      E o reajuste dos salários......só a PRF, PF e PN...........merecem. 2026 vem aí......ou tudo ou nada.........vamos rejeitar a migalha que o governo Lula quer dá em 2025 e 2026.......Radicalizar é necessário....

  14. Elias Silva

    Tem que garantir a manutenção do que já existe e valorizar os servidores da educação. Não é à toa que o governo está sem base. Caminha a passos largos para se igualar a Dilma.

    Responda
    1. Felicio Antonio Siqueira Filho

      Parece que o sr Elias não achou bom.

  15. Renato Rocha

    Cariri é uma mesorregião no sul do Ceará e não um município.

    Responda
  16. Andre Moraes

    Lógica da direita fascista. Vamos regular a disseminação de mentiras nas redes sociais? Não. Governo apoiar denunciando desinformação sobre políticas públicas para o TSE. Ohhhh contra a liberdade de expressão. E segue a direita defendendo o direito de mentir, mesmo que isso cause mortes.

    Responda
    1. Felipe Macedo

      mas ela vai fazer o que? não tem um projeto sólido para o país. Nada. Só entreguismo e corrupção abafada. Nenhuma política pública de relevância também. Então ela tem que se apoiar no ódio e na mentira.

  17. Egeu Gomez Esteves

    O PAC é bem-vindo e necessário. Precisamos ampliar as redes federais de educação profissional e superior. O problema é ampliar e não querer pagar salários adequados aos técnicos e pregadores. Zero % de "aumento" em 2024 é perda salarial. A greve vai continuar!

    Responda
  18. leonardo oliveira

    Os reitores foram tratados como símios , sairam com uma banana dada pelo PR.

    Responda
    1. Jose Edmar de Lira

      2026 vem aí.

  19. Mateus Santana

    Os investimentos em educação são muito bem vindos. Mas para expandir as universalidades, é preciso assegurar condições adequadas para as já existentes, que sofreu um processo de precarização nos últimos anos.

    Responda
    1. Regina Tavares

      Exatamente, Mateus.

  20. Milton Marques Fernandes

    A educação publica serve também para ensinar o português e não só para cuteala.

    Responda
  21. Milton Marques Fernandes

    Um pais que não respeita professores de cabelo branco e acha que devem ganhar mal e o tratamento e dar borrachada em professor. Só quem tem valor e respeito e policial (PF, PRF e Penal). Quem vai educar o povo ou a solução é colocar uma arma na mão de cada um para ser respeitados?

    Responda
    1. Jose Edmar de Lira

      Borrachada nos professores, né Lula.........2026 vem aí.......

  22. LUIZ COSTA

    como sempre promessa se não tiverem aumento os professores não estão nem ai para promessa de construção de qualquer coisa tem que dar aumento

    Responda
  23. Maria jose dos santos

    Me parece que esse governo vive na lua.Meus Deus ate meu gato sabe que o problema urgente neste momento e resolver o reajuste dos professores defasados em 50%.Os alunos estão sem aula devido a greve por melhores salários As universidades federais estão brigando por isso é nao por novos investimento .Acorda Lula...

    Responda
  24. Felipe Macedo

    É pra isso que eu (também) fiz o L. Lula tarde, mas não falha. A turma da Unizap anticiências chola de ódio

    Responda
    1. Felipe Macedo

      Tudo parte do jogo democrático, leonardo. O que não faz parte é atentar contra a democracia por meio de uma tentativa de golpe, destruindo Brasília, por exemplo.

    2. leonardo oliveira

      Seus eleitores das universidades federais assim como vc, ficaram lambendo o polegar do L.

    3. leonardo oliveira

      Seus eleitores das universidades federais assim como vc , ficaram chupando o polegar do L.

  25. Mario Silveira

    Lule emPACotando seus eleitores. Mentira tem perna curta .

    Responda
    1. Felipe Macedo

      só pode criticar quem já fez melhor, ou seja, ninguém

  26. Arno Costa

    Novos campi? Vão se endividar sem resolver as questões atuais? Santa ignorância!

    Responda
  27. jose batista

    De PAC em PAC esse governo está se acabando!!

    Responda
  28. João Leite Leite

    Deveriam construir uma faculdade de medicina na região amazônica para formar médicos e enfermeiros para cuidar da saúde dos povos da floresta. Formar farmacêuticos para produzir remédios e cosméticos utilizando a vegetação medicinal da floresta. Uma região tão distante e isolada precisa formar profissionais lá porque os da cidade não gostam de viver na floresta.

    Responda
    1. João Leite Leite

      Tem nos estados mas não na floresta. Precisa de uma faculdade na floresta para formar médicos e enfermeiros, de preferencia indígenas que já conhecem os costumes dos povos da floresta.

    2. Mario Silveira

      Já existe . UFAM.

    3. Sérgio Silva

      Todos os estados da região norte contam com pelo menos uma faculdade pública de Medicina na região norte.

  29. Augusto Colombo Junior

    Chega de dinheiro pra Federais! Os alunos são são os mais caros do mundo. Essa tal autonomia transformou as UF em um poço sem fundo e completamente ineficientes. A sociedade não aguenta sustentar esse peso mor tho.

    Responda
    1. Felipe Macedo

      Weber, eles tiram essas informações do whatsapp. Acreditam em qualquer coisa que recebem lá. Pior: querem que façamos o mesmo. Não entendem que existem vida inteligente fora da gadolandia

    2. weber tavares da junior

      15 dos 20 maiores depositantes de patentes são universidades públicas (fonte: INPE) a RAP das nossas federais é superior a 15, alinhado às boas práticas internacionais (fonte: MEC) O custo por aluno da educação terciária no Brasil é inferior à média OCDE (fonte: OCDE) Gostaria que vc explicasse de onde tirou que os alunos das federais "são os mais caros do mundo"

    3. MARCIO CARNEIRO DE ALBUQUERQUE

      Vossa Senhoria, dada a polidez da argumentação e pelo rigor no emprego da lógica, já pisou em uma Universidade Federal, já passou pela frente de alguma, já entrou em alguma biblioteca, já participou de alguma pesquisa científica ou tecnológica, já registrou uma patente, já participou de algum grupo de pesquisa... Vossa Senhoria, conhece a rede federal de educação... já ouviu falar... conhece a fundo...

    4. Felipe Macedo

      mas aguenta sustentar pensões e aposentadorias exorbitantes para milicos e suas filhas sem um pio de vcs extremistas, né?

    5. alex carvalho

      Tem que acabar mesmo com as federais, privatizar tudo, a ciência voltar as trevas e os bolsonaristas ao tempo dos neandertais, eles vão adorar viver no limbo!

    6. Jose Edmar de Lira

      E o pobre vai estudar aonde???????

  30. Jose Edmar de Lira

    Vamos radicalizar a greve. Lula, espere 2026, viu. Precisa de reajuste em 2025 e 2026 mais não, vamos pro pau, é tudo ou nada.........

    Responda
  31. Fabiano Caetano de Souza

    Parece uma fortuna, mas quando você divide os 120,7 milhões para as 685 unidades dos institutos federais, por exemplo, o resultado é pouco mais de 175 mil para cada. Pergunte para um gestor de uma escola de mais de 1000 alunos, que investimento ele consegue fazer com essa verba.

    Responda
  32. Jose Edmar de Lira

    Se existe inflação, tem que ter reajuste sim. a PRF, a PF a a policia penal foram contemplados com reajuste em 2024 e porquê os docentes federais e servidores técnicos não podem ter reajuste também! Lula tá virando as costas prós companheiros das universidades. Aguarde 2026, viu Lula! Quero ver quem vai pra frente de batalha na campanha de 2026. Não vamos abrir um milímetro. Greve deve continuar. Vamos radicalizar.

    Responda
  33. Ivo Ferreira

    Por quê criar novos se não consegue manter os já existentes?

    Responda
    1. Henrique Wolter

      Exatamente, Ivo, e principalmente por ser esta uma das principais reinvidicações das universidades: financiar devidamente as estruturas que vêm sendo completamente subnutridas e neglienciadas, em muitos casos literalmente aos pedaços, nos campus e campi mais necessitados; ao invés de prometer obras que levarão anos a se concluir, e pior - que estarão suscetíveis às ameaças austericidas de Haddad, Tebet e Dweck aos pisos constitucionais da educação, podendo por este motivo nem saírem do papel.

    2. Jose Edmar de Lira

      isso mesmo

    3. Pery Pedro

      Resposta: Porque entra como investimento e custeá-las é problema da próxima gestão. Já para ter mais dinheiro sobrando para o custeio teríamos que poupar em outro lugar, já que não podemos continuar explodindo o déficit indefinidamente que a imprensa cai em cima. Quando as universidades ficarem prontas será outro governo no poder, que não vai conseguir cuteá-las. Botamos a culpa no governo de direita, quando formos eleitos chamamos de herança maldit4, e o ciclo recomeça. Nosso cercadinho gosta.