Comente*

* Apenas para assinantes

coment√°rios

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Nerisvaldo José Santos

    Sabe o que o governo pode fazer em relação aos covardes que estão Argentina? Mandar agentes disfarçados àquele país e fazer a devida justiça, como fizeram os caçadores de nazistas.

    Responda
  2. Evando de Abreu

    Jos√© Soares, por covardia, omiss√£o e falta de dignidade, voc√™s sumiram com as grava√ß√Ķes do dia, bem como o seu ministro sumiu com as da it√°lia. T√≠pico.

    Responda
  3. Evando de Abreu

    Djan, onde est√£o as grava√ß√Ķes? Voc√™ n√£o viu o pessoal dando √°gua? Recentemente a esquerda invadiu c√Ęmeras e pr√©dios p√ļblicos e ningu√©m foi preso. E tem grava√ß√Ķes. Voc√™s mentem descaradamente e tem o stf como puxadinho

    Responda
  4. Alberto Melis Bianconi

    O argumento √© ruim, a vida n√£o cria jurisprud√™ncia. E outros levantes militares foram anistiados porque o presidente assim o quis. Opini√Ķes sobre o futuro s√£o irrelevantes. Importante seria tomar posi√ß√£o a favor ou contra. Algu√©m reparou que ela n√£o o faz? Ou partiste do princ√≠pio de que ela n√£o discordaria da sua posi√ß√£o, leitor? Esperteza do of√≠cio, n√£o fica mal com ningu√©m... vai que Bolsonaro volta, como quer este jornal? Assim caminha Ban√Ęnia, com suas zelites evitando o dever de casa.

    Responda
  5. Tadêu Santos

    Estamos come√ßando a recear uma poss√≠vel tentativa de golpe motivado pelo avan√ßo das ultradireitas pelo mundo afora, como o surpreendente avan√ßo no Parlamento Europeu, refletindo no governo centrista do Macron. O governo Lula 3 est√° desarticulado ou a oposi√ß√£o ultradireita bozonazista no congresso e nos governos estaduais est√° bombando com os petardos das fakenews. √Č intensamente preocupante!!!

    Responda
  6. Sebasti√£o Aluizio Solyno Sobrinho

    Mais um sinal do acordão com STF e tudo, que está sendo tramado pelas forças conservadores.

    Responda
    1. Alberto Melis Bianconi

      Com o apoio da colunista, ser√°?

  7. Anete Araujo Guedes

    N√£o se trata de anistia, nem de presos pol√≠ticos. Esses arruaceiros n√£o estavam defendendo a democracia, o estado de direito, as institui√ß√Ķes. O que pretendiam era promover o caos e, frente √† desordem estabelecida, clamariam pelo aux√≠lio das for√ßas armadas, para que instalassem a ordem e efetivassem o golpe. Tentativa de golpe √© crime, deve ser punida com os rigores da Lei.

    Responda
  8. Evando de Abreu

    Humberto, se você apresentar as filmagens e tirar os infiltrados que receberam até agua para quebrar tudo, verás que não houve crime algum. Não houve tentativa de golpe. Esquerda é isso ai

    Responda
    1. Djan Zanchi da Silva

      Não houve crime??!! Isso é excesso de inocência ou de mau cara tismo mesmo. Tudo de ruim que envolve a extrema direita sempre é causado por "infiltrados".

    2. josé SOARES

      ¬ďInfiltrados¬Ē. Uma das posi√ß√Ķes mais rid√≠cula que j√° li e ouvi sobre a tentativa de golpe.

  9. José Marcelo Guimarães Moreira

    Deviam estar falando em prisão perpétua para esses traidores da pátria.

    Responda
  10. Valdomiro Dos Santos

    Sem anisria para criminosos. Oque se viu de 2018 a 2022 foi um governo que afrouxou todas leis que combatem o crime, como exmplo: leis ambientais, trabalho escravo, sa√ļde, educa√ß√£o, ... Furtou bens doados a rep√ļblica brasileira. Culminou com seus seguidores bloqueando estradas e rodovias, tentando explodir um aeroporto, invadindo o Planalto para destruir tudo.

    Responda
  11. Zelis Pereira S Junqueira P F

    O maior ladr√£o da hist√≥ria foi Lula sem d√ļvida. Jamais apagar√° √© s√≥ data um Google esse trof√©u ningu√©m apagar√°

    Responda
  12. Marcos Benassi

    Eu acho bonita essa tranquilidade, dona Dora, porque reflete (suponho eu) uma expectativa positiva do funcionamento democrático presente. Eu não as tenho, nem a tranquilidade nem tal expectativa, pelo contrário: acho que não passa raspando, porque parte substancial do legislabóstico tem entranhas ruins pacaramba, e gostaria desse "hábeas corpus" preventivo em relação a malfeitorias cometidas ou por cometer. Também creio que a barbaridade anistiativa não ocorrerá, mas creio que será por pouco.

    Responda
  13. Daniel Liaz

    Cara Dora. Apesar de n√£o acreditar nem um pouco na honestidade das suas palavras, espero que vc tenha raz√£o

    Responda
    1. Alberto Melis Bianconi

      Na verdade, ela não se comprometeu. Não acreditar na possibilidade de anistia não é ser contra a anistia.

    2. Marcos Benassi

      Hahahahah, essa foi ótema. De fato, olhando pro histórico da articulista, é de se estranhar, né não? Contudo, esperemos pelo melhor - das pessoas e dos fatos correntes. Hahaah!

  14. Djan Zanchi da Silva

    Pessoal comenta como se fossem crian√ßas que tivessem participado do 8 de janeiro. Foi tentativa de golpe, mas que n√£o deu certo. Se tivesse dado certo, eu e tantos outros n√£o poder√≠amos estar nem comentando aqui, mas, por ainda vivermos em uma democracia, mesmo simpatizantes do golpe ainda exercem o direito de comentar. Que a lei seja aplicada com rigor sobre a massa de manobra est√ļ pida, mas tamb√©m sobre os idealizadores, propagandeadores, financiadores e demais envolvidos.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Zeus te √īva! (Principalmente o final, car√≠ssimo Zeus, faz favor!)

  15. José Cardoso

    Anistia para depredadores de patrim√īnio p√ļblico n√£o tem raz√£o de ser. Mas deve haver uma revis√£o de pena, mais cedo ou mais tarde. O enquadramento em tentativa de golpe foi um equ√≠voco que o STF deve corrigir. E s√≥ os flagrados quebrando coisas devem ser condenados.

    Responda
    1. Alberto Melis Bianconi

      Censurado aqui pelo bot do jornal.

    2. Alberto Melis Bianconi

      Me pergunto quantos anos de regime fechado representam os 17 anos a que foram condenados as buchas de canhão. Acredito que um par de anos no xilindró seria de bom tamanho. Buchas de canhão também devem ser desincentivadas a se fazerem de ingênuos inocentes. Por bom comportamento é 1/6 da pena? 2,8 anos? Então, um pouco mais tarde, quando aqueles que fizessem jus a um semiaberto estivessem fazendo a progressão, seria interessante anistiá-los. Excluindo, claro,os que fugiram para a Argentina.

    3. josé SOARES

      Ou seja, queres que sejam penalizados os arruaceiros buchas de canh√£o e relevados os financiadores e articuladores da tentativa de golpe.

    4. Daniel Liaz

      Hahaha. Talvez essa seja a caracter√≠stica mais marcante dos golpistas: s√£o essencialmente covvardes. Tentam um golpe as claras e de forma confessa (chegando a publicarem in√ļmeros v√≠deos seus nas redes confirmando isso). Uma vez que n√£o deu certo, n√£o assumem, querem anistia e ainda pensam que os outros s√£o t√£o bobos que v√£o acreditar que "s√≥ depredaram por depredar", n√£o fizeram isso visando um golpe. Nos poupe Jos√©

  16. sérgio dourado

    Eu tenho um meio-termo: enviar os processos pra os devidos graus de compet√™ncia com as devidas individualiza√ß√Ķes garantidas em um verdadeiro Estado Democr√°tico de Direito. N√£o √© anistia, mas tamb√©m n√£o √© a exce√ß√£o em nome da defesa da Democracia...

    Responda
    1. Daniel Liaz

      A competência de julgar golpe de Estado é do supremo. E como são golpistas confessos (com vídeos e imagens em tempo real), não há o que discutir

    2. Carlos Diêgo Silva Cabó

      Já está na competência devida. Ninguém do 8/1 assaltou um mercadinho de esquina. Estavam trabalhando a favor de um golpe de estado. Em qualquer país sério esse povo já estaria com 50 anos nas costas. Mas no Brasil gostam de relativizar tudo, até mesmo um pedido de ditadura.

  17. Alexandre Pereira

    Depende quem ganhar em 26, vide a lava-jato.

    Responda
    1. Alexandre Pereira

      Sim, Calos, estancar a sangria foi um movimento ambidestro e multi-casta, mas me refiro ao que veio na sequência. Anistia ampla geral e irrestrita. Danem-se os prejudicados.

    2. Carlos Amorim

      Seu argumento tem um erro. A Lava jato foi enterrada pela direita eleita. N√£o interessava a Bolsonaro e a boa parte do congresso um Lula preso e nem um judici√°rio que prende corruptos. Obviamente a esquerda teria enterrado a Lava Jato ainda mais r√°pido.

  18. Marcos Serra

    U√©, Dora? Vamos partir da tua premissa para outra situa√ß√£o em que, tamb√©m, houve "anistia", s√≥ que dessa vez de uma pessoa julgada e condenada, por unanimidade, em tr√™s inst√Ęncias ap√≥s ter saqueado, como nunca antes nesse pa√≠s, o er√°rio p√ļblico e ter permitido que outros o fizessem. "Descondena√ß√£o requer consenso. N√£o h√° concord√Ęncia nem motiva√ß√£o ou mobiliza√ß√£o popular por soltar o maior corrupto do Brasil e permitir sua elegibilidade". Na surdina, o STF deu esse golpe sem que o povo pedisse.

    Responda
    1. Alberto Melis Bianconi

      Por que eu disse que o coment√°rio n√£o v√™ uma diferen√ßa absurda de evidente? Se o sujeito p√Ķe entre aspas pode dizer qualquer estultice que est√° valendo? Esse jornal √© um p√Ęndega.

    2. Alberto Melis Bianconi

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    3. Ant√īnio Carlos de Paula

      Marcos, essa narrativa para defender golpistas da extrema direita é ridícula. Bolsonaro sempre foi um ladrão, e com certeza ainda é seu mito.

    4. Daniel Liaz

      Nosso amigo serrote quase chega a ser engra√ßado. N√£o chega por duas raz√Ķes: primeiro √© mais pat√©tico que humor√≠stico; depois pq deixa muito claro que, como bom fascistoide, apoia e participa de um movimento pol√≠tico extremamente perigoso para a civiliza√ß√£o humana

    5. Marcos Serra

      Dalton, desculpe-me. Uma das postagens abaixo era para o Jorge e não para você.

    6. Marcos Serra

      Corrigindo: .... dessa boquinha maravilhosa que é ser iluministro no STF com parcos vencimentos recheados de penduricalhos ....

    7. Marcos Serra

      H√° um indicativo bem forte do passapanismo dos formatados adoradores de corruptos: quando deparados com a verdade, em bloco, p√Ķem-se a contestar nem que, para isso, tenham que distorcer fatos, mentir ou utilizar argumentos inexistentes. Est√° mais para stand-up que troca de ideias salutar. Rsrsrs.

    8. Marcos Serra

      Vicente, sabes o que √© temporalidade? A elei√ß√£o em que as urnas votaram s√≥ foi poss√≠vel depois que, sem delongas ou mobiliza√ß√Ķes, tiraram o corrupto do seu quarto de hotel em Curitiba, local de onde s√≥ deveria ter sa√≠do ap√≥s cumprir sua penas. Conheces o significado de "depois"?

    9. Marcos Serra

      Jorge, deverias estudar um pouco mais de Direito, pra n√£o falar bobagens! O corrupto foi condenado at√© a √ļltima inst√Ęncia e jamais inocentado. Foi "liberado" pelo petralha Fachin por mudan√ßa no c√≥digo do CEP dos Correios e por agradecimento √† indica√ß√£o dessa boquinha maravilhosa que √© ser iluministro no CEP com parcos vencimentos recheados de penduricalhos, sonho, ali√°s, de qualquer canhoto formatado: ganhar muito trabalhando pouco ou nada. Nisso, o descondenado fez escola. Mestre e Doutor.

    10. Simao Pedro Alves Pego

      Oi Marcos Gado. Nao houve anistia mas sim anulavao da condena√ß√£o haja vista que minist√©rio p√ļblico e juiz.combina uma.sentenca. para de passar pano pra terro. rista e passar vergonha.

    11. Marcos Serra

      Dalton, desculpe-me, mas será que observaste que coloquei anistia entre aspas? Imagino que saibas o porquê disso. Quanto a não haver golpe, achas que a usurpação de outros poderes, o autoritarismo, os julgamentos fora do rito processual seriam o que da parte do Judiciário? Democracia? O que não entendo é como ainda o caldo não entornou. Já passou da hora.

    12. JORGE CESAR BRUNO

      E pior que temos que ler comentários sem nexo ou sem noção aqui! Cadê o moderador pra nos livrarmos dessa sandice!! Rs!

    13. vicente machado

      Tanto que houve mobilização popular que o elegeram Presidente pela terceira vez. Perdeu mané!

    14. JORGE CESAR BRUNO

      Deveria estudar um pouco mais de Direito, pra n√£o falar bobagens!! Existe um "tr√Ęnsito em julgado ", em que quando ainda couber recursos, nenhuma condena√ß√£o √© definitiva!! Ali√°s, o Bolsonarismo n√£o preza muito o conhecimento e ci√™ncia!! E pena! O saber n√£o ocupa espa√ßo nas nossas mentes, e decis√Ķes judiciais, mesmo que n√£o nos agradem, devem ser respeitadas ou contestadas nas inst√Ęncias judiciais!

    15. Dalton Matzenbacher Chicon

      Não foi anistia, ainda que, ao meu ver, foi incorreto em termos morais e éticos. Também não pode ser classificado como golpe, assim tampouco a destituição da dilmo. Divergências por apreços políticos podem ser expostas com bom senso. Adquira isso.

    16. Humberto Giovine

      Para escrever tamanha as@nei#ra, completamente fora do contexto do artigo, seria melhor continuar no anonimato, Marcos!

  19. Marcilio Souza

    Deus te ouça!

    Responda
  20. Roberto Jorge Chaves Araujo

    Existe possibilidade de paz social - pacificação - se gente criminosa como aquela for investigada, indiciada, julgada e condenada com base em provas. Essa "anistia" é promoção da criminalidade.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      N√£o nos esque√ßamos de que os promotores do bag√ļio t√™m que ter pena consistente com a dos mmmaan√©s manobrados. N√£o d√° pra condenar um iiiddiota postando v√≠deo de si mesmo a dez anos enquanto o sujeito que ideou a barbaridade pega tr√™s. E sai sem cana porque √© prim√°rio e a pena √© inferior a quatro.

    2. Alexandre Pereira

      Kkkkk é mesmo, Lula que o diga! E Dirceu e Cabral, assim vai!kkkkk

  21. raul neto

    Teria sido muito bom se alguns comentaristas daqui estivessem em Brasília em 08 de janeiro. Quem sabe a gente se livrasse.

    Responda
  22. raul neto

    As vezes penso, porque alguns comentaristas, golpistas daqui não estavam no dia 08/01 em Brasília. Seria tão bom vê-los na papuda.

    Responda
  23. Alex Sgobin

    SEM ANISTIA!!! Criminoso é criminoso, ou a Ju$tiça desse país vai assumir na cara dura que julga ser o bandido branco e de classe média menos bandido que o preto e pobre??

    Responda
  24. FREDERICO FLOSCULO PINHEIRO BARRETO

    Me perdoe, pois farei tudo de novo? Me perdoe, para que eu nada aprenda?

    Responda
  25. Evando de Abreu

    Não entendi você Dora, voltou pra esquerda? Arrumou uma boquinha? Usou a Oeste para que a esquerda te cooptasse? Se o ditador seguir a lei, a construção, ninguém estaria preso. Seja honesta

    Responda
    1. Humberto Giovine

      Se você conhecesse a constituição federal, um mínimo apenas, saberia que os cri#mes cometidos naquele 08 de janeiro de 2023, foram os mais graves da carta: tentativa de a%bo$lir o estado democrático, destituindo um presidente eleito, através de violência premeditada.

    2. Alexandre Pereira

      Somente sendo racional como sempre. Um divisor de águas em meio à manadas ensandecidas.

    3. Evando de Abreu

      Corrigindo o erro do corretor. Constituição

  26. alex carvalho

    Tem que anistiar o crime de lavagem de dinheiro com 151 im√≥veis em dinheiro vivo por conta das rachadonas, o crime de vender joias roubadas, o crime de golpismo, o crime de cal√ļnias e inj√ļrias, anistiar estupradores que fizeram em quem n√£o for feia, etc etc etc

    Responda
    1. Alexandre Pereira

      E alguns bilh√Ķes de d√≥lares dos implicados na lava-jato, carinhosamente deixados de lado? Fundos de pens√£o estra√ßalhados que n√£o ver√£o a cor do dinheiro gra√ßas a isso? Ok. S√≥ acho quebrar a portaria da torre de marfim um caso menor.

  27. NACIB HETTI

    Para indultar o Bozo o Lula quer garantia da presid√™ncia da C√Ęmara no pr√≥ximo ano. Dizem.

    Responda
  28. antonio carlos fonseca neto

    Minha cara, espero que seu prognóstico esteja certíssimo. Confesso, que não sou tão otimista, assim.

    Responda
  29. Claudio Luiz da Cunha

    Sem anistia para os bozolinos.

    Responda
  30. Guilherme Torres Godoy

    Que diz a lei?... faz o que a lei manda, fim de papo.

    Responda
  31. André Luiz

    O tempo dirá. Muita água ainda vai rolar por debaixo da ponte. A turba e os depredadores de prédios merecem uma punição, mas não um cancelamento, com 16 anos de prisão. Para nós, leigos, há algo de exagerado aí. O bom senso manda que a inconformidade popular deve ser analisada e não combatida com mais radicalismos e carimbos. Por enquanto fico com a voz sensata do ministro Marco Aurélio Mello. Agora rosnem, radicais de esquerda...

    Responda
    1. JORGE CESAR BRUNO

      E a extrema direita, sem a menor vergonha na cara, defendendo bandidos de estimação!! Não sabem se defendem a proibição das saidinhas, ou defendem bandidos de estimação!! Moral e caráter raso! Rs!

    2. Alexandre Pereira

      Bem colocado. O excesso conveniente de z√™lo s√≥ √© pior do que a falta dele. F√© demais n√£o cheira bem e bater em cachorro morto, meia d√ļzia de candangos, s√≥ demonstra fraqueza moral. H√° crimes muito piores perdoados por mera conveni√™ncia da torre de marfim.

    3. Celia Moura

      A tentativa de golpe de Estado tem pena mínima de 4 anos e máxima de 12 anos, além da punição correspondente à violência empregada para a busca de tomada do poder. Agora conformem-se, radicais de direita...

    4. Paulo Roberto Waldemiro

      Com todo o respeito, busque e leia sobre a dosimetria da pena e voce entender√° que existe o que n√≥s operadores do direito chamamos de qualificadoras, ou seja, os agravantes dos delitos que ir√£o dosar e determinar quantos meses ou anos cada um dos envolvidos no fato em si, ir√£o cumprir. Vale lembrar, que nem todos est√£o tendo os seus direitos a liberdade suprimidos, pois h√° penalidades de multas e supress√Ķes provis√≥rias de direitos.

    5. Moisés Santos da Siva

      Concordo plenamente com a sua opini√£o! N√£o d√° para ser injusto com aqueles que estavam apenas passando por ali, sem a inten√ß√£o de " dar um golpe "( golpe sem for√ßas armadas, sem presidente etc- isto √© hilariante!). Pena sim,para os arruaceiros, mas senhores e senhoras aposentadas com B√≠blias na m√£o e rezando?! √Č muito for√ßado!!

    6. Djan Zanchi da Silva

      Gol pistas t√™m que ser condenados √†s maiores penas previstas em lei, caso contr√°rio, teremos novas tentativas no futuro. A Constitui√ß√£o Federal de 88 visava exatamente impedir que esse tipo de atitude novamente ocorresse por aqui, o que quase aconteceu. Agora, n√£o adianta condenar somente a massa est√ļ pida de manobra e deixar os gra√ļdos envolvidos, os financiadores, os idealizadores impunes, porque esses ca nalhas n√£o respeitam e nunca v√£o respeitar a verdadeira democracia.

  32. jose prado

    Deus te ouça!

    Responda
  33. Ivan Bastos

    Sem anistia.

    Responda
  34. Waldemar Stocco

    haja FDP nesse país chamado pocilga casa da mãe Joana Brazil, só aqui que o crime compensa, piada.

    Responda
  35. Ant√īnio Carlos de Paula

    Anistia somente na cabeça do gado fanático. O criminoso golpista e corrupto Bolsonaro ainda não foi preso.

    Responda
    1. Alexandre Pereira

      Ué? Só eles? E a turminha sinistrógera?

  36. CARLOS SANTOS

    Anistia para todos (após 30anos de domicilio na papuda).

    Responda
  37. José Augusto Bernabé

    Os "Estrondos" da Paulista e Copacabana no come√ßo do ano j√° mostrou esse "consenso", nas comemora√ß√Ķes do pr√≥ximo dia sete de setembro haver√° com certeza Estrondos como uma Bomba At√īmica para definitivamente mostrar a Senhora e ao c√©ticos que a maioria do povo brasileiro n√£o quer e nunca quis esse governo med√≠ocre que vcs elegeram.

    Responda
    1. Daniel Liaz

      Barna meu caro. Convido vc a ler os comentários do Serrote logo acima. Depois que vc teve aquele lampejo de lucidez e reconheceu os chrimes cometidos pelo Marreco, passei a ter alguma esperança na sua recuperação. Daí achei que se vc lesse os comentários do Serrote, talvez o "efeito espelho" lhe ajude a restabelecer um pouco a sanidade. Abraço

    2. Humberto Giovine

      Velho barnabé. Primeiro, a micro manifestação deste domingo, em SP, para exatamente, pedir anistia aos criminosos de 08 de janeiro, mostram que o "seu estrondo" foi uma biribinha. Em segundo lugar, mais de 50% dos brasileiros elegeram o atual presidente, portanto, a "maioria" não está do seu lado.

    3. Djan Zanchi da Silva

      Governo medío cre, ru im, pés simo, seja lá o que for, mas que foi eleito pela maioria, deve ser trocado através do voto, não por meio de gol pes. Deixe de ser infan til e aprenda isso de uma vez por todas. Aprenda a perder com dignidade, inclusive.

    4. Régis Cava

      Muuuuuuuuuu Perdeu mané, não amola.

    5. Carlos Fernando de Souza Braga

      Ué, se a "grande maioria" do povo brasileiro não quisesse esse governo, bastaria ter votado no bolsonaro ele seria reeleito presidente. Simples assim.

    6. Ant√īnio Carlos de Paula

      Os estrondos dessa gente n√£o foi capaz de deter a derrota do golpista corrupto, mesmo com a m√°quina p√ļblica inteira nas m√£os. O gado fan√°tico ainda acredita nessas sandices.

    7. alonso barros

      E o facista se anima com demonstra√ß√Ķes ¬Ö.

    8. Daniel Almeida

      ok, agora vai tomar seu remedinho...

  38. Ricardo Candido de Araujo

    Os executores do oito de janeiro pretendiam criar condi√ß√Ķes para "lavar" o pa√≠s com o sangue daqueles com quem n√£o simpatizam. N√£o passam, portanto, de nazistas, n√£o merecendo gra√ßa ou anistia, ali√°s, nenhum sentimento bom merecem. Que fiquem muitos anos encarcerados.

    Responda
    1. Alexandre Pereira

      Se apertar o botão você pula e repete ou tem que receber guloseima?