Juliano Spyer > Como Boulos perderá a eleição em SP Voltar

Comente este texto

Leia Mais

Anteriores 1 2

  1. Marcelo pires

    Acho que o cristianismo protestante perdeu a noção do que é moral e imoral, conveniente e inconveniente, honesto e desonesto e o que é discurso e o que besteirol

    Responda
  2. Celso Lourenço

    A política sempre usou a religião como massa de manobra, não vejo Boulos nesse comboio. Bolsonaro sim, e diga-se de passagem, usou muito bem ao falar sobre os "costumes e valores morais" voltados para a religião cristã, ganhando a confiança de quem tem pouco, fazendo crédula que o seu governo iria as representar. O caminho é sim, de trazer pautas progressistas pro debate, estamos em outros tempos, bom diálogo com todos, sem distinção. Essa fórmula dita no texto ira passar, sem "pets".

    Responda
  3. Paulo Emmerich

    No passado fazia-se política nas Comunidades Eclesiais de Base...Graças a Deus. Nos dias atuais, templos do protestantismo da prosperidade real (para os donos) e virtual (para os crentes) são palcos políticos...Graças a Deus. Buscar templos menos manipulados pela extrema direita tem lógica. Mas, discutir as drogas e as ruas, a segurança, a moradia, a reversão da crise ambiental, o emprego e o futuro para os jovens é o caminho da vitória do Boulos.

    Responda
  4. Gilmair Ribeiro da Silva

    Os argumentos não param em pé, parece mais um desejo pessoal e uma vontade de influenciar. Boulos vencerá. Espero que o colunista, depois das eleições escreva um artigo comentando seu engano .

    Responda
  5. WAGNER ALVES NEGREIROS

    Bolos então como político deve se importar com o eleitorado evangélico para expor as suas ideias? Fora desta bolha não há outros tipos de eleitorado?

    Responda
  6. Maria Cláudia Manzoli Turatti Tonon

    Não ofenda os pets.

    Responda
  7. Luiz Carlos Silva da Cunha

    Se depender da Falha de São Paulo, Boulos ficará em ultimo lugar. Mas quem vota e decide é o eleitor e não articulista comprometido até a medula com o que está estabelecido desde 1500 no Brasil...

    Responda
  8. Fernando José Nicoli

    Quanto você está "levando por fora " Juliano? Realmente o Bolsonarismo é um cancro social.

    Responda
    1. Rodrigo Castro

      Pior que o bolsonarismo, só os paquitos de político que atacam a imprensa a cada notícia negativa contra seu político de estimação

  9. Paulo Sales

    A política não pode ser feita dessa forma. Se boulos crê em algo deve dize-lo, se pretende algo deve dize-lo. Ele, Boulos, não pode ser o que não pretende ser. Os evangélicos que se entendam. Se o político ficar refem de religião ele não merece ser eleito.

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Não tem que discutir pauta moral religiosa coisa nenhuma. Prefeito atua em segurança, infraestrutura, transportes coletivos, meio ambiente urbano, ruas, praças e parques, limpeza urbana, educação fundamental, saúde, qualidade de vida na cidade, etc. Não se pode cair na armadilha e desviar o debate para um campo que nada tem a ver com a prefeitura.

  10. Dionisio DeBarros

    Religioes neo-petencostais que infestam o pais, proliferam da miseria das pessoas. Prometem salvacao financeira ,que nunca chega a nao ser para poucos escolhidos (pastores, circulo intimo da igreja, etc). Citam essas excessoes, como se regra fossem. E que aquele que nao alcanca a redencao financeira eh pecador e a unica forma de se salvar eh aumentando a contribuicao (dizimo) e elegendo candidatos apontados pela direcao da igreja, que sao todos de direita com programas para aumentar a miseria.

    Responda
  11. Manoel Marcilio Sanches

    Boulos é capaz de gerenciar essas inconsistências do mundo pobre e evangélico . . .

    Responda
  12. Araguaci Faustino da Silva

    Melhor candidato para se derrotar no segundo turno: Boulos.

    Responda
    1. Marcelo Fernandes

      Esse comentário parece conversa do Malafaia: muito ódio, nenhuma razão.

  13. Marcos Araujo

    O Boulos que se cuide. O cristianismo do ódio já superou o cristianismo do amor a muito tempo

    Responda
  14. Alberto A Neto

    Nem milagre faz Boulos prefeito. Há consensos partidários de que a guerra municipal deve mirar a eliminação da reeleição de Lula do mapa de 26. Um milagre pariu um hacker que tirou Lula do xilindró. Mesmo contra o que há de pior na política, com centrão e extrema-direita, com golpistas e milícias, com estelionatários da fé, Lula só voltou ao Alvorada por uma razão-limite: o "mito de hospício" tinha a pagar uma conta de 750000 mortos pela sua governança demencial. Lula queimou Boulos, mesmo!

    Responda
    1. DEBIE DOS SANTOS BASTOS

      Well, eu e minha família vamos de Boulos. Nada mudará nosso voto. É democracia né!

  15. Fernando Sanches

    Para quem acha que o que foi falado é irreal, esperem até as eleições. Pelo jeito, é bem difícil a esquerda elitista perceber que o pobre é cristão e que gosta de ordem e moral. Sair dos livros e ir para a prática as vezes é bom.

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      A ordem e a moral da bozolandia miliciana nazista facista? É disso que o povo pobre gosta ? Não é de transporte coletivo de qualidade para todos, de atendimento em saúde para todos, de infraestrutura urbana como a dos Jardins para todos, praças e parques e lazer para todos, limpeza urbana para todos, meio ambiente saudável para todos, educação de qualidade para todos? O idhiota aqui achava que a eleição para prefeito fosse sobre isso.

    2. Marcos Benassi

      Poi Zé, colegas, creio que o horror da evângelo-Bozolatria deixou uma marca difícil de expurgar. Nem o Juliano é um desses, nem a mensagem deste artigo é proselitismo ou torcida simples pela "vitória evangélica". Também não sei se é porque somos "elitistas", prezado Fernando; o que sei é que aquilo que é auto-evidente "pra nós" - o Bozo representa tudo de anti-cristão que há, com exceção do irrelevante - não é pros evangélicos sem formação/crítica política. E a Bozoléia conta com isso.

    3. Fernando Alves

      O autor da coluna acabou de proclamar que evangélicos praticam a política na base da chantagem. Ordem e moral é isso? Claro que é só uma piada. Evangélico sofre lavagem cerebral e proclama que o céu é vermelho se o pastor mandar.

    4. Luiz Paulo Santana

      Irreal não é. Tanto que o próprio evangélico comenta: não gosto disso, referindo-se ao tipo de exploração que se pretende, associando a participação de Boulos na parada LGBTQIA+ à delinquência moral. Provavelmente produzirão meias verdades para enfraquecê-lo junto ao eleitorado conservador. E quer mais prática do que participar das manifestações populares, quaisquer que sejam seus matizes? Afinal, o futuro prefeito será prefeito de toda gente.

  16. Emerson Luis de Moraes

    Para! Para! Para! Voltamos para a idade média? O articulista vai usar o livro “Martelo das Bruxas” contra o Boulos?

    Responda
  17. jose fernandes de lima junior

    Prezado Juliano, vou te contar como o Nunes vai perder a eleição em SP. Ele é o candidato do bolsonaro. Pronto, na capital isso é crime hediondo.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Tô com a vera, José, Zeus te ôva.

    2. Vera Maria da Costa Dias

      Vou torcer para que sua previsão esteja certa.

  18. Rodrigo Flexa

    Com todo o respeito, mas o jornal dá espaço para um criacionista.

    Responda
  19. Rodrigo Flexa

    O articulista identifica as pessoas pela sua religião, é a partir daí que elas entram em seus textos, cara, isso é idade média, medonho.

    Responda
  20. SAMUEL COSTA NETO

    Texto medonho

    Responda
  21. Manoel Raimundo Alves

    O problema é que alguns evangélicos (“) bol so na ren tos sabem que estão na contra mão da verdade, que estão fazendo o jogo do pai da mentira (João 8:44), mas, continuam no caminho da perdição, ajudando e destilando o veneno do ódio, da mentira, do engano…

    Responda
  22. Rodrigo Castro

    Eu aqui achando que seria pela bela passada de pano pra rachadinha do Janones...

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Ué, só pode fazer rachadinha quem for da extrema direita nazibozoloide?

    2. Fernando Alves

      Se rachadinha fosse crime, a sua paixão estaria presa há muito tempo. Hipócrita não tem nem vergonha.

    3. Felipe Araújo Braga

      Seu comentário me irritou profundamente: você com certeza estava falando do Nordeste. Você se esquece que Lula ganhou em cidades como São Paulo e teve mais votos no Sudeste em razão de números do que no Nordeste? E não, o país não pode ficar a mercê de um grupo religioso único.

  23. Lênin Camargo

    Os falsos cristãos, esses, preferem se aliar aos na zi fas cis tas a estudar o evangelho em que as evidências sobre amor e justiça social estão bem mais aliados a esquerda. Queiram ou não..

    Responda
  24. Carlos Amorim

    Se a esquerda quer alguém a esquerda do centro na prefeitura, melhor votar na Tabata. Boulos acaba de passar pano na rachadinha do amigo, e a última coisa que ainda o diferenciava da parte corrupta da esquerda estragou.

    Responda
  25. João Carmo Vendramim

    Difícil dialogar com evangélicos que agem como rebanho de ovelhas e fazem sinal de arminha, além de outras barbaridades. O cristianismo e todas as religiões escravizam e apenas produziram dores, lágrimas e mortes. Exceção na arte, arquitetura, ainda assim com elevados custos

    Responda
  26. Rodrigo Flexa

    Infâmia.

    Responda
  27. Carlos Eduardo Cunha

    A colocação do Spyer faz bastante sentido para este tipo de eleitor mais ligado na igreja . O que as pessoas precisam entender é que o grupo que está no poder hoje e de muito tempo nunca quiz sequer reconhecer os malfeitos terríveis que infectaram os 3 poderes.Isto queimou este poder no Brasil. Bolsonaro, sem ideias e golpista, só surgiu nesta realidade e todo mundo agora quer de fato mudar este cenário atual. Nossa cultura é a ocidental e a esquerda deve incorporar isto. O nome é Tabata.

    Responda
    1. maria batista

      Tábata deveria usar a razão/cérebro e procurar cerzir seu caminho político através da experiência com muito trabalho, aprendizado com quem sabe fazer e estudar com paixão e competência o imenso e profundamente complexo mosaico que forma este país a que chamamos de Brasil! Acabou de sair das fraldas, mas vestida de imensa arrogância e vaidade nem percebe sua pequena estatura para enfrentar uma megalópole como SP! Não seja mais uma profissional comum da politica, faça a diferença!

  28. Andre Moraes

    A direita não tem projeto que não seja o de destruição e espoliação, precisa das mentiras e distrações, guerra cultural e pauta de costumes, mesmo que suas atitudes digam o contrário do que defendem; depois de FHC e Collor nunca conseguiram emplacar suas ideias. Até a chegada do neofascismo com Trump e Orban, liderado por Bannon e anabolizado pela anarquia das redes sociais e seus algoritmos de engajamento de ódio e mentiras. Como abrir mão disso? Vão defender até a morte o direito de mentir.

    Responda
    1. Andre Moraes

      Veremos Carlos. Não será fácil, mas vocês acham que são maiores do que realmente são.

    2. Carlos Amorim

      Chamou FHC, que até campanha pro Lula 3 fez, de direita, perdeu. Camarada, a esquerda que restou é a meia dúzia que defendia a Dilma contra o impeachment... não dá 20% da população. Esse grupo até leva o seu candidato pro segundo turno, mas encarando qualquer coisa que não seja o Bolsonaro, tomará uma surra.

  29. sérgio dourado

    Falta um centro, aí, nisso, também: seja o que quiser, mas respeite o tempo dos outros, como das crianças, e outras oções já formadas também: da família tradicional. Que Socialismo realmente teve mais consciência que isso!? Quando não era no paredão, era no expurgo. Então se contenham no panfletismo, que terão todo o respeito que qualquer um merece! E viva a Liberdade!

    Responda
  30. Enos Mendes

    Que isto se torne uma grande realidade!!

    Responda
  31. José Roberto Ferreira

    A partir do momento em que esses tais "e_van_gé_li_cos" resolveram se meter na política, o País padeceu de um câncer incurável! Deveriam continuar só metendo a mão nos bolsos dos trou_xas adeptos, mas o que é ruim não se contenta com pouco: precisa arruinar a tudo e a todos! Que o VERDADEIRO Deus - não aquele que esses pi_ca_re_tas cultuam e comercializam - tenha piedade de nós!

    Responda
  32. Bruno Araujo

    Ah como seria bom se cada um tivesse a capacidade de ler a Bíblia e de interpretá-la conforme seus próprios valores e bagagens, sem intermediários... E o melhor: que guardasse as posições para si, no máximo para sua família. A desonestidade dos intermediários (claro que alguns se salvam!) é o que phode tudo!

    Responda
    1. DEBIE DOS SANTOS BASTOS

      Concordo, Bruno, o problema sempre esteve nos intermediários desde idos tempos.

  33. carlos campos

    Se isto vier a acontecer e tem gde chance de se tornar realidade, quem perderá será a cidade de SP e seus munícipes, afinal o atual prefeito é aliado do bozo e a td de ruim q existe na politica do país. Qdo perguntado quem preferia, Marina Silva ou ricardo salles, não titubeou, ricardo salles, claro, o q prova seu mau caratismo. Boulos pode mudar o modo de administrar a cidade, hj tomada pelas elites, incorporadoras e por tubarões q só visam seus próprios benefícios . Chega desta gente.

    Responda
    1. DEBIE DOS SANTOS BASTOS

      Aqui em casa vamos de Boulos. Viva a democracia.

    2. Jaasiel Araujo Nascimento

      Não voto em Boulos, estou de regime!!!

  34. Lis P Junqueira Safra

    Não voto em Boulos. Mas isso não afetaria em nada

    Responda
    1. julio alves

      Entendo para você a direita pode matar preto e pobre e dizer que não está nem aí, que tudo bem, né?

  35. Rodrigo de Sousa

    "Tanta gente se afastou Do caminho que é de luz Pouca gente se lembrou Da mensagem que há na cruz Meu Amigo volte logo Venha ensinar meu povo Que o amor é importante Vem dizer tudo de novo" O Rei, Roberto.

    Responda
  36. Felipe Araújo Braga

    O país inteiro não pode ficar à mercê de um grupo religioso.

    Responda
    1. Rodrigo Castro

      Porquê, se um país inteiro fica, a cada 4 anos, à mercê de só uma Região?

  37. marcos fernando dauner

    Com a graça de deus eu tive uma filha (menina) , estou casado há trinta e cinco anos, fui batisado apenas uma vez -a aos quatro meses de idade , e nunca votei no imbroxável .

    Responda
  38. marcos fernando dauner

    ser cristão é dizer que ter filha (menina) é ter "uma recaída" , como disse o imbroxável ?

    Responda
    1. Simone Rodrigues

      Fraquejada.

    2. Luiz Paulo Barreto

      Fracassado afirmou publicamente ter tido “recaída” ao gerar uma menina, a foto sorridente com o maquiador da terceira dama, foi o que?

  39. marcos fernando dauner

    ser cristão e trocar de mulher a cada dez anos, como fez o imbroxável ?

    Responda
  40. marcos fernando dauner

    ser cristão é ser batisado todo sábado num templo neopentecostal diferente ? leiam Efésios cap. quatro, verso cinco

    Responda
    1. Simone Rodrigues

      Hahhahhahahhahaha. Mas eles não se importam com a incoerÊncia, Marcos.

  41. Luiz Candido Borges

    Eu gostaria que o Spyer explicasse o que ele chama de atrair e cultivar a força do "aspecto carismático da religião com a responsabilidade ética que leva a defesa da justiça social para um plano transcendente, tornando a causa missão divina". Sempre que ele fala em algo assim me sugere a concessão de verbas e poderes especiais para os evangélicos. Lembro que o secularismo é uma das bases da republica democrática: não dá para ter uma religião mais igual do que as outras.

    Responda
    1. Luiz Candido Borges

      Mateus, a Democracia não nasceu pronta, é um modelo em evolução, o problema fundamental é garantir que esta se dê na direção certa. A Inglaterra desenvolveu um regime que podia ser considerado democrático, mas cheio de características inadmissíveis hoje em dia. O mesmo vale para os EUA, que, por exemplo, manteve o regime escravista quase um século após sua independência. E quem falou que estado laico implica em hostilizar a fé de alguém? Só para os que esperam tratamento especial...

    2. Hernandez Piras

      Nem a União nem os Estados NUNCA tiveram religião oficial nos EUA. E laicidade do Estado não é hostilidade a religião, é a garantia de que o Poder Público não favorecerá nenhuma religião em detrimento de outras.

    3. mateus nunes

      Não é verdade que o secularismo é uma das bases da república democrática. A democracia representativa nasceu num país que tinha uma religião oficial, onde o rei era - e ainda é - o cabeça da igreja. Mesmo nos Estados Unidos a cláusula de laicidade não significava separação do Estado e da igreja, pois os Estados federados continuaram a ter suas igrejas oficiais por muitos anos depois da primeira emenda, o que só mudou depois de Lincoln. República não demanda hostilidade contra a fé de ninguém.

  42. NACIB HETTI

    Enquanto a esquerda pensar que está no poder o tema não tem a mínima importância.

    Responda
  43. jose prado

    Pelo que entendi imagens de crianças no lixão não sensibilizam mais!

    Responda
    1. Anderson Costa

      Exatamente isso. E já era assim no tempo de Cristo. Os religiosos não se preocupavam com a miséria na região e achavam até sem graça a fala de "repartir com os mais pobres". Mas foi só achar que moralmente, o que aquele sujeito falava fugia do conservadorismo da época, mandaram pregar numa cruz. 2 milênios depois, mesma lógica.

  44. Rodrigo Ribeiro

    "Não me orgulho disso como evangélico...". Estes que dizem que têm "Jesus" no coração!

    Responda
  45. FREDERICO FLOSCULO PINHEIRO BARRETO

    Ou seja: a estratégia dos adversários do Boulos é a difamação, impura, "religiosa" e simples.

    Responda
  46. JORGE CESAR BRUNO

    A extrema direita se aproveita da fé alheia pra seus propósitos! E infelizmente isso não mudará a curto prazo!! Cabe a esquerda se ajudar e não polemizar ou entrar no jogo sujo dos extremistas!!

    Responda
  47. Fatima Marinho

    Boulos vai ganha eleição para prefeito fazendo uma campanha criativa, inovando na comunicação. A pauta do ódio está esgotando, ninguém pode odiar todo o tempo.

    Responda
    1. Fatima Marinho

      Viva Boulos.

    2. Marcelo Barbosa Câmara

      É triste escolher entre Boulos e Ricardo Nunes.

  48. João Vergílio

    O identitarismo está entregando o mundo de bandeja ao autoritarismo moralista da pior espécie. Aliás, nem é necessário entregar. O identitarismo na política se traduz numa política de costumes que, quando não se resume a preservar direitos, é autoritária. Quando um político se posiciona a favor de algo, seja lá o que for, ele cria um ponto de tensão. Vai haver disputa. E quem entra numa disputa tem que estar preparado para perder.

    Responda
    1. Luiz Candido Borges

      Concordo bastante... Ao mesmo tempo que o secularismo é uma das bases da republica democrática, o identitarismo é algo a ser respeitado, mas não exaltado e muito menos promovido pelo regime que deve tratar todos da mesma forma. Sei que há grupos particularmente fragilizados que precisam ser protegidos, mas já é possível perceber que muitos grupos exigem "tratamento especial" - como os evangélicos - de modo incompatível com a República. É muito fácil usar alguns casos para assustar muita gente.

  49. Rafael Moraes

    Precisava a receita observar as contas de muitas ditas igrejas e o estado organizar a abertura de novas.

    Responda
    1. julio alves

      Não diga isso! Malafaia, Macedo , RR, etc podem te rogar uma praga conjunta , homi!

Anteriores 1 2

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.