Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. MARIA F LUPORINI

    Ainda tenho "fé" de que o povo acorde do projeto de poder e de dinheiro dos falsos pastores evangélicos. Fariseus existiram desde sempre, mas um dia esses falsos cristãos receberão de volta o mal que fizeram ao povo, como outros receberam.

    Responda
  2. Claudio Gustavo Orono

    A imprensa da folha tem medo de que?

    Responda
  3. Claudio Gustavo Orono

    A mí não me interessa a opção religiosa ni sexual me interessa opção de reconstruir são Paulo investigar a fundo os contratos sem licitação . Esso e a pior campanha. Que já vi. Querer colocar esso. Militar no quartel e evangélico na igreja

    Responda
  4. Paulo Usuda

    Matéria triquentada e repetitiva. Estão fazendo anti-campanha?

    Responda
  5. Lis P Junqueira Safra

    Qto absurdo. Mais seriedade. Conheço muita gente que não votará em Boulos e não são evangélicos. Cada um vota em quem quer. Matéria tendenciosa, chata e burra.

    Responda
  6. Diógenes Gomes

    Já passou da hora desses evangélicos serem "arrebatados" como prega a cartilha de lavagem cerebral deles.

    Responda
  7. T NIA GON ALVES

    Só os evangélicos ganham a eleição? Todos os evangélicos votam no mesmo candidato? Acho que está muito cedo pra fazer esse tipo de previsão.

    Responda
  8. Alan Flavio

    Não se pode afirmar que Boulos perderá a eleição, nem profetizando. Essas notícias falsas sobre crianças e sexualidade não é inédito, só lembrarmos da mamadeira de piroca. Se os religiosos querem acreditar em mentiras estarão se unindo ao pai delas, eles sabem quem é o pai das mentiras.

    Responda
  9. Paulo Leme

    Focam tanto na polaridade e acabam se esquecendo quem precisa de ajuda, prevaricando. Foda se esquerda ou direita, essa luta da esquerda defendendo vítimas da sociedade etc, cansa. Lutem pelo povo, lutem pelo certo, independente da opinião.

    Responda
  10. moacyr da Silva

    O articulista exige da esquerda algo impossível: concordar com a ignorância de setores majoritários das igrejas neopentecostais!

    Responda
  11. lucia caetano

    Estaríamos melhor neste país se os textos opinativos fossem embasados mais em fatos e menos em conjecturas levianas e retrógradas.

    Responda
  12. jayme terra

    Fortalecer bozo e seus bozoloyds jamais. Boulos precisamos de você para extirpar os amebas.

    Responda
  13. Aderval Rossetto

    Direita defende os megaempresários e Esquerda os trabalhadores !

    Responda
    1. Gustavo Ferreira

      çei. é tudo coincidência.

    2. Nunes de Carvalho

      Sim, que o diga a relação de Lula com os irmãos Batista!

  14. Aderval Rossetto

    Não são cristãos filhos de Jesus esses preconceituosos! São egoístas ao pensar mais em si, sem o tom de crítica, ao buscar maior aceitação do que tinham na pomposa Igreja católica.

    Responda
  15. josé SOARES

    Infelizmente Boulos poderá perder porque, por óbvio, a campanha contra será forte por parte da mídia e o rebanho evangélico será levado pelo cajado dos falsos pastores obscurantistas e mentirosos.

    Responda
  16. Rony Baptista

    Não é uma análise ou crônica do autor, mas sim torcida na visão de uma extrema direita. Expressa a visão política reacionária da Folha.

    Responda
  17. jorge takeshi mizumo

    As poucas vezes que o PT ganhou a Prefeitura, foram os votos dos jovens e da Periferia que decidiram a seu favor. A classe média paulistana vota em candidatos conservadores. Hoje, os evangélicos fizeram uma cisão no Povão e o próprio Mano Brown fez essa constatação durante a Campanha de Haddad contra Bolsonaro. Não vejo muita alternativa pra Boulos.

    Responda
  18. Ana Rodrigues

    Jesus era de esquerda. Certeza. Pobre, imigrante. Defendendo pobres e prostitutas. Avançando sobre os mercadores nos templos.

    Responda
    1. Galdino Formiga

      Meu Deus.

    2. RODRIGO TORRES COSTA

      Kkkk estão querendo politizar Jesus! Credo, fala sério?!?!

    3. EBANO MACHADO PIACENTINI

      Jesus Cristo era Revolucionário e de Esquerda. Enfrentou o poder da época, o exercito e o invasor romano, uniu pessoas nas ruas, e era um profeta político revolucionário que pregava nas ruas . Não nas Igrejas… Nao teve esposa ou filhos, portanto jesus baixo era tao defensor da família quando os que hoje reivindicam seu nome.

  19. Djalma de Almeida

    Boulos futuro prefeito de Sampa!

    Responda
  20. Edson SO

    O talibanato cristão está posto. Ainda não acharam o ponto da calda, a embalagem atraente, o laço vistoso. Mas estamos todos trabalhando nesse sentido. Por dedicação, omissão ou interesse economico(né Folha?). Depois da merda feita, todos dirão: _ Eu não sabia!

    Responda
  21. Ricardo bento terres

    O Titulo da opinião não é nada antropológico, parece mais astrológico

    Responda
  22. Olavo Cardoso Jr

    Se as urnas falarem a verdade, esse Boulos terá vinte por cento dos votos válidos. E olhe lá.

    Responda
    1. Ana Rodrigues

      As urnas falam a verdade. Dilma, Bolsonaro e Lula foram eleitos presidentes. Alternância no poder. As urnas mentiram quando Bolsonaro venceu? Mentiram na eleição do governador de São Paulo Tarcísio de Freitas?

  23. Alaor Magno

    Não voto em partidos de direita. Nunes representa o estado totalitário e o que há de pior no ser humano: espanca mulheres e apoia milicos despreparados.

    Responda
    1. RAQUEL LUCCAT

      A violência contra a mulher é assunto sério e colocar informação inverídica a título de posição política só faz alimentar a confusão, objetivo central dos que apostam na menor ciência dos fatos para a melhor vitória, e contribui para a impunidade dos verdadeiros agressores. Lamentável incluir essa informação na crítica política e pior ainda a Folha permitir a publicação.

    2. Olavo Cardoso Jr

      Mas o filho do Lula está respondendo a um BO por ter espancado mulher. Como fica???

  24. Tadêu Santos

    MESMO COM O IDIOTA NEGACIONISMO DO AUTOR J.SPYER, o candidato Boulos se apresenta com vantagens sobre os opositores à prefeitura de São Paulo, a cidade com a cara do Brasil. Consideramos o Boulos e o Haddad como fortíssimas lideranças de esquerda já conquistadas pelo lider Lula da Silva, para dar continuidade às políticas socioeconômicas para o Brasil, e também como forma de barrar o "bozonazismo evangélico fundamentalista" que tantos malefícios trouxe e ainda está trazendo ao país.

    Responda
  25. AILTON SOUZA

    Achei que vc iria mencionar que tem pastor dizendo que se deve abafar o pastor que cometer estupro. Desfile é público e se vc viu menor no desfile pode ter certeza que sempre acompanhado pelos pais sozinho que uma criança não iria não é mesmo.

    Responda
  26. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

    A eleição é para prefeito, não faz o menor sentido a discussão da pauta moral e religiosa. Se vai asfaltar ruas, implantar praças, melhorar o transporte coletivo, o atendimento da saúde, a educação básica, a limpeza das ruas, a infraestrutura urbana para os bairros mais pobres, o plantio de árvores, a melhoria das calçadas. O que isso tem a ver com moral e religião? Cinismo e maucaratismo!

    Responda
    1. Ana Rodrigues

      Tem muito a ver. O prefeito de São Paulo encontrou meios para dificultar o aborto legal. E nem assume que fez isso.

  27. Filipe Quintans

    Se isso aqui não é um megafone de lobby político e financeiro para evangélico, eu não sei de mais nada.

    Responda
  28. Valter Luiz Peluque

    O artigo deixa claro como o moralismo religioso é hipócrita e serve para uso político. É apavorante. Impossível não pensar nO Conto da Aia.

    Responda
  29. neli faria

    Já que o Senhor é Vidente, vê ai , no seu tarô, se o Santos será campeão da segunda divisão. Estou preocupada! A minha vidente, saúde Ana!, bloqueou meu telefone e não consigo falar com ela há mais de um ano! O meu Jesus mandou separar o Profano do Divino: dê a César o que é de César e a Deus o que é de Deus. Evangélico que se imiscuiu em política é um Pseudo Evangélico, diz que crê mais é pura autoafirmação. Seguir a bíblia no que interessa ?Aplique também 1Timoteo5:8.

    Responda
    1. neli faria

      Gilberto: corta a minha alma vendo o Santos no estado que está. Achava que o Marcelo Teixeira, por ser experiente, iria se cercar de pessoas habilitadas, mas, nada! Manteve por gratidão, quem ajudou a apequenar o Santos.

    2. gilberto schoncer

      treinando so de manha...um joguinho por semana...4 ou 5 remanescentes da queda p a B ainda no banco de reservas...presidente devagar...tecnico c um só esquema furado, jogadores em fim de carreira a preço de ouro ... Bantos FC ou Çantos FC

    3. neli faria

      Quem dizia que alguns seguiam a Bíblia no que interessa e o que não interessa finjiu que não leu, era minha defunta mãe, então viva. Abração, Orasil!

    4. Orasil coelho pina

      Tô contigo e não abro, Nelizinha, como a chamamos aqui em casa! OrasilKaipira!

  30. josé SOARES

    Esse articulista se revelando cada vez mais um neopentecostal, que antes dissimulava.

    Responda
    1. neli faria

      Sou assinante da Folha há mais de trinta anos, quando comecei a assinar tinha uma deliciosa coluna lgbt. Hoje tem duas evangélicas.O dono atual da Folha quer fazer a cabeça dos leitores. A Folha deveria ser imparcial em matéria de religião: não basta a parte de esporte que é péssima ? Agora duas colunas evangélicas: quero Católica, Muçulmana, judaica, Candomblé, viva minha querida Dona Zilda, da Casa Verde, que jogava búzios, Budista e que no caderno de esporte tenha Santista.

  31. Ney Fernando

    Religião e política: nada a ver, exceto para aproveitadores como evangélicos que não seguem o Evangelho, como o Malacheia, e políticos que sequer o leram, como bolsonaro.

    Responda
  32. Max Morel

    Eu não voto em Boulos por um simples motivo: não tem experiência administrativa nenhuma para ser prefeito de uma cidade do porte de SP.

    Responda
    1. Ana Rodrigues

      Estamos numa democracia. O voto é livre. Os golpistas não queriam que continuasse assim. Mas não conseguiram. Graças muito ao STF.

    2. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Que absurdo! Então deveríamos ter um único prefeito eterno pois nenhum outro terá experiência. Nunca surgirão novos administradores. O cargo de prefeito é político, não é como o administrador de uma empresa. O Nunes tem uma curta e pessima experiência, que deveria servir unicamente para ser totalmente rejeitado.

    3. Max Morel

      Debie, o Nunes tem uma certa experiência adquirida nos últimos três anos á frente da prefeitura.

    4. DEBIE DOS SANTOS BASTOS

      Nem Nunes Covas nem Tábata Lemann nem coach chama bombeiro, nem Kim amigo do pega ucraniana.

  33. João Paulo Zizas

    É benfasejo enfatizar a simpatia de Guilherme Boulos por causas sexuais polêmicas. Em vez de algum vago conceito de "justiça social", os pontos atualmente norteadores do campo político-ideológico sinistro são: aborto, ideologia de gênero, invasões de propriedades e normalização do uso de drogas. Assim, as pessoas evangélicas devem tomar cuidado com qualquer espertinho que tente ludibriá-las para fazê-las acreditar em falácias como a de que é possível ser cristão e ser esquerdista ao mesmo tempo.

    Responda
    1. LUTHERO MAYNARD

      João Paulo, o seu desconhecimento da história do socialismo e das lutas sociais é enciclopédico. Garanto que você acredita que a esquerda é composta apenas de comunistas. Já leu algum pensador cristão e socialista? Acredite, existem. E não comem criancinhas no café da manhã. Em resumo: estude.

    2. Ana Rodrigues

      Como Jesus seria definido? Esquerda ou direita? Pobre, imigrante, defendendo prostitutas, avançando sobre os mercadores do templo

    3. João Paulo Zizas

      correção: benfazejo, com Z

    4. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Você não né parece nada cristão, um discurso excludente, raivoso e preconceituoso. Ademais, o prefeito coordena a gestão da cidade, dos problemas relativos ao transporte público, à infraestrutura urbana, ao atendimento em saúde, ao meio ambiente, à qualidade de vida da população, limpeza pública, plantio de árvores e tantos outros. O que isso tem a ver com a pauta moral e religiosa? Só maus caráteres querem misturar as coisas.

    5. Luiz Gustavo Amorim

      Credo!

  34. Osmário Mendonça

    Na falta de argumentos, apelam pela baixaria.

    Responda
    1. DEBIE DOS SANTOS BASTOS

      Sim e jogam pra debaixo do tapete os pastores pegadores de fiéis, muitas menores de idade.

  35. LUIS PASSEGGI

    O Juliano deu uma tremenda passada de pano na “evangelica de esquerda” assim como varios dignos comentaristas. A descrição verdadeira é a que ela colocou no X: @aavasantiago-Estou vereadora; sou malocrente: maloqueira + crente; socióloga; ativista por mulheres, direitos humanos e escola pública; flamenguista, esposa, mãe & bonita…. De esperanca evamgelica passou a malocrente e bonita kkkk. Tá mais pra lacradora. Grande Juliano! ele se esforça de verdade! Gosto muito!

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Bem, Luis, eu não consumo drogas mais pesadas que cocaína, a não ser a Venlafaxina, então não pude nem ler o Instagram da moça, quanto mais o Twitter. Mas eu gostei da postura "malocrente": tem raiz na quebrada, cultural e espiritualmente; ativista de DH, por mulheres, educação pública, não cheirou mal. Mas precisa ver na prática, né? Lembrou-me do moço trans que se disse "boyceta", cê viu essa? Há aí uma sincera naturalidade que vai bem, acho.

  36. LUIS PASSEGGI

    “Não me orgulho disso como evangélico, mas funciona." Me pegou!! rsrsrs. Esse e evangélico é infiltrado jesuíta!! kkkkk

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Hahahahah! Aí cê vai ver o nome da empresa do sujeito: Companhia Indígena. Hahahahah!

  37. Henrique Marinho

    Errado. Ele perderá a eleição no 2o turno pela soma dos 70% dos eleitores que o rejeitam, pois o cara, além de ideologicamente ruim, é um pt lho.

    Responda
  38. roberta melissa oliveira sales

    As igrejas evangélicas famosas determinam o tom das eleições. Os fiéis fazem o que os pastores mandam. Boulos é esquerda demais para esse contexto. É impossível fazer um evangélico raiz pensar fora do viés conservador. Se o marido bebe e b*ate na esposa, oração resolve. Se o filho é g*ay finge que não existe. Se tem traiç*ão no casamento, empurra para debaixo do tapete. E assim vai. No dia que a hipocrisia evangélica foi posta a prova, eles cairão.

    Responda
  39. ademir sampaio de campos

    Vemos claramente que esses evangélicos mais radicalizados estão visivelmente sofrendo um processo profundo de lavagem cerebral coletiva. O gado já não pensa mais com o próprio cérebro. Vai dar ruim!!!!

    Responda
  40. Victor Ivar van Halst

    Por alguns segundos, achei que tinha clicado em algum link da Gazeta do Povo, mas era na Folha mesmo, surpreendente.

    Responda
  41. Marcos Benassi

    @s colegas leitores que me perdoem a terceira mensagem, mas creio que, ao jogarmos pedra no articulista, estamos perdendo uma reflexão/insight importante. Não me pareceu um texto Bozolóide, mas uma advertência acerca do modelo mental que subjaz ao voto evangélico, e o *modus Bozofrendi* de sua captura. Provocativamente, o Juliano nos bota, antecipadamente, frente àquilo que as hostes da extrema direita trarão ao picadeiro. Acho que vale a pena uma releitura, pessoal. Vamos ver muito disso adiant

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Hahahahah, Paulo, amém.

    2. Paulo Zacarias

      É isso, Marcos. Impedir, no momento, o apedrejamento do Juliano. Deve ser duro ser sociólogo hoje com campo nos estudos da religião. Li de alguns que, reconhecidos pelas comunidades evangélicas, são impedidos de desenvolver trabalhos de pesquisa."O temporas, o mores"! Mas se o Juliano vier de novo com papo de "capilaridade evangélica", esvaziemos nossos bolsos cheio de pedras. Amém, irmãos?

  42. Marcos Benassi

    Ah, grato da dica da Aava Santiago, eu não tenho login no Instagram, mas vou tentar lê-la.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Ótima dica, a dessa mulher. Não consegui fuçar, terei que pedir o login da minha esposa emprestado. Mas já gostei das autodescrição da fulana: "Vereadora, socióloga, maloqueira, crente. Por mulheres, mães, escola pública; corpos e territórios periféricos." Interessantíssima essa esquerda evangélica, aí não tem nada de submissão aos Edires Macedo da vida, é luta na caradura.

  43. Marcos Benassi

    Excelente provocação, Juliano, o título mexeu com o meu fígaro. É questão assemelhada ao que ocorre na Europa, e que já comentei em texto de seu colega Schwartzman: acabamos de viver um caos sem precedentes na saúde e no meio-ambiente- são só os principais, eu acrescentaria na máquina pública de modo geral. É importantíssimo que os evangélicos compreendam o quão pouco cristãs são as posições Bozoléicas, e havemos de dar conta de demonstrá-lo, sob grave risco.

    Responda
  44. Carlos Alberto siciliano

    A Falha de São Paulo continua a bolsonarista de sempre....

    Responda
  45. antonio brito

    Narrativa delirante, com título apelativo, do Observador. Foi convidado para ser marketeiro do Bollos

    Responda
  46. Tha Virgens

    Prefiro um milhão de vezes estar do lado das crianças trans à esses evangélicos farisaicos e cheios de hipocrisiah. Eu hein!

    Responda
  47. Marcelo Fernandes

    Se algum paulistano ainda precisava de motivos pra votar em Boulos, bastou ler esse artigo. Afinal, chega a ser ofensivo alguém sugerir que a eleição em SP será definida por krents bolsonaristas e mentirosos.

    Responda
    1. gustavo franco xavier

      Vou usar o krents também, juntar com o bozolóide do outro comentarista, e aí tenho uma definição para a maior parte do gado contemporâneo com apenas duas palavras... rsrsrs

    2. roberta melissa oliveira sales

      Kkkk adorei o termo "krents" kkkk Super low profile. Estevan Hernandez iria adorar kkkkk

  48. Fernando Alves

    A Folha dá uma coluna a uma pessoa questionável sob a justificativa que ele quer mostrar uma visão menos estereotipada dos evangélicos. O sujeito logo arregaça as manguinhas e argumenta que política para os evangélicos é na base da chantagem, da quadrilhagem, bem ao estilo centrão, toma-lá-da-cá. Se quiser voto, precisa da benção de líderes corruptos de igrejas. Isso é falado com naturalidade e defendido pelo pretenso cristão que escreve a coluna. Ou seja, piora a imagem dos evangélicos.

    Responda
  49. Alan Oliveira

    Deixa eu ver se entendi o raciocínio desse povo “evangélico de direita bolsonarista”: as crianças trans da parada LGBT são um absurdo pra essa gente, um ultraje, um pecado mortal. Agora, um facínora genocida afirmar, ao ver meninas de 14 anos na rua, que “pintou um clima”, aí não tem problema nenhum, é isso mesmo?!?!

    Responda
  50. SILVIA KLEIN DE BARROS

    Texto tendencioso de comentarista tacanho. Então voltamos à Idade Média e votamos acossados pelos "neoreligiosos". Deus me livre... Qualquer um deus, todos eles, me livrem dessa bizarrice!

    Responda