Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Manuel da Silva Lima

    Bom mesmo seria se prevalecesse a cultura da leitura de bons livros de história. A Ucrânia está dividida por uma guerra civil, desde 2013. As bombas nucleares sobre Nagazaki e Hiroshima foram para dissuadir a URS, o Japão já estava cambaleando. E agora, a guerra na Ucrânia entre EUA/OTAN e a Rússia, ainda é desenhada e concebida como uma briga de bar provocada por um brigalhão. Como se a geopolitica na atualidade não fosse guiada pelos interesses entre as superpotências.

    Responda
  2. Telma Saraiva

    Diplomacia totalmente parcial....

    Responda
  3. Nilo Mismetti

    "Conversa"? Agora o Jan jo fala russo!!!

    Responda
    1. Nilo Mismetti

      Marina, No passado todos os líderes se entendiam em francês. Claro que em tempos mais cultos.

    2. Marina Gutierrez

      O presidente Lula conversou com o presidente Putin através de um tradutor, nem o Biden, Macron, Scholtz, Meloni, Ji Xinping, Sunak falam a lingua do Putin.

    3. Nilo Mismetti

      César, Obvio que tem, mas não é a mesma coisa. Já usei tradutor, para japonês, mas se perde muito. É o que dá, termos monoglotas na presidência.

    4. César A C Sanchez

      Tem tradutor, não?

  4. Milton Nauata

    Zelenski no mínimo foi inábil em lidar com a Rússia e com o ditador Putin. Qdo se tem um vizinho truculento, um Tyson, nunca deve bater de frente. Diante de um inimigo desproporcionalmente enorme, tem q se ter cautela e astúcia e comer pelas beiradas. O líder ucraniano dificilmente conseguirá a paz enquanto estiver no poder, a questão tornou-se mais pessoal pro Putin e seu ego jamais permitirá qqr acordo q seja razoável e aceitável para os ucranianos.

    Responda
  5. Décio Ceballos

    Lula, de forma bem simples, como justificar algo diferente do que segue. Putin, "envie a viola no saco" e volte para casa. Peça desculpas e se comprometa a entrar em um esforço internacional de reconstrução da Ucrânia. Jamais saia da Rússia porque você será julgado por crimes de guerra.

    Responda
  6. Pedro Gonio

    Lula continua a desempenhar o papel de embaixador da Rússia e da China. É muito triste ver um país que sempre esteve com as democracias ocidentais e agora se submete às ditaduras de toda a parte.

    Responda
    1. Telma Saraiva

      Sua definição do Lula está precisa: "embaixador da China e da Rússia". É triste mesmo presenciar esse estado de coisas.

    2. JORGE CESAR BRUNO

      Bobagens de um especialista de sofá, enquanto milhares estão morrendo!! Acordo possível e o que se espera de uma guerra sem fim! Mas razão e menos emoção, e se possível, livre de bobagens!!

  7. JORGE CESAR BRUNO

    Não querendo aqui defender a Rússia, agressora e ponto final! Mas a Ucrânia precisa dar sinais de que quer o fim da guerra!! Com todo aparato e ajuda da Europa e Estados Unidos, ainda não conseguiram, melhor um recuo estratégico! Pouparia muitas vidas inocentes!!

    Responda
  8. Vanderlei Nogueira

    Point Of Origin - The Twilight Zone

    Responda
  9. Vanderlei Nogueira

    Além da Imaginação

    Responda
  10. Vanderlei Nogueira

    Ucrânia Discorda. A verdade é que o Brasil queria marcar o seu posicionamento na disputa, contrariando os interesses Europeus e Americanos

    Responda
  11. Marcos Barbosa

    Infelizmente o governo da Ucrânia não quer a paz ,fica pedindo armas para o ocidente. Hoje , sabemos que a Rússia quer ser a mãe do povo sofrido da Ucrânia,quer novamente a paz e ser novamente um conglomerado de países livres sobre a bandeira da federação russa.

    Responda
    1. Marina Gutierrez

      A guerra da OTAN&USA contra a Rússia foi terceirizada e o Zelenskyy aceitou o encargo.

    2. Telma Saraiva

      O povo ucraniano não quer viver sob o jugo da Rússia.

    3. Dirceu Barros

      Foram invadidos estuprados e assassinados. E não querem a paz? Que conversa fiada de comunista sem noção. Vergonha alheia!

  12. César A C Sanchez

    Celebrações dos oitenta anos do "Dia D", na Normandia grandes líderes do Mundo discursando contra os verdadeiros Nazismo e Facismo, nada de palavras demagógicas utilizando esses termos, veterano da Segunda Grande Guerra tentando beijar a mão do convodado de honra, Zelensky, que recusou e abraçou o herói em cadeira de rodas. Enquanto isso, Lula dando pitacos...

    Responda
  13. JOSE CAMPOS

    O mais interessante é que o presidente da Ucrânia, que o povo é o mais afetado nesse conflito, insiste em não conversar sobre paz. Talvez pelo compromisso assumido com quem lhe vende armas.

    Responda
    1. Telma Saraiva

      Os ucranianos nacionalistas radicais ameaçaram en for car o Zelenski em uma árvore, caso ele ceda um centímetro de território para o czar russo.