Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Arnobio Miranda jr

    Nunca usarei a tal linguagem, mas quem quiser usar que o faça. O STF não está julgando o mérito, está apenas dizendo que caba à União e ao Congresso Nacional tratar de assuntos ligado à educação.

    Responda
  2. José Ricardo da Silva Souza

    Esse papo de linguagem neutra é uma grande babaquice. Que se mude oficialmente a língua portuguesa então. Duvido que outros países que falem português estejam preocupados e aceitem essa idiotia. Se preocupam tanto com o que se fala e pouco com o caráter das atitudes.

    Responda
  3. ALEXANDRE DE CASTRO

    A mais alta Corte que gasta muito dinheiro do contribuinte à toa se incomodando com algo que beira a bizarrice! Linguagem neutra é para um grupinho de gente que não tem o que fazer.

    Responda
  4. Graça Almeida

    O país ladeira abaixo. O STF mais caro do mundo cuidando do que não precisa. A linguagem é viva deixa ela seguir seu caminho.

    Responda
    1. Graça Almeida

      A Aliança Nacional LGBTI+ e a ABRAFH provocando o STF na questão apenas acirram a polarização em torno do assunto assim como todes do governo Federal que tanto prezam as questões identitarias esquecendo que o avanço na educação e bem estar social são muito mais equalizadores. A extrema direita adora quando se oferece a eles pauta para esse debate.

    2. Graça Almeida

      O que digo. Deixem a linguagem em paz ela caminhará sozinha se adaptando às demandas do tempo, não há necessidade de governos e Judiciário inteferirem.

    3. RANULFO FELIX JUNIOR

      Primeiro - O STF é OBRIGADO a se manifestar quando é acionado. Não cria leis. Sabia disso? Segundo - Está na Constituição, tem que ser seguido. Terceiro: Proibir formas de falar e escrever não é censura?

  5. ANDRE LUIZ BIANCHI ARANTES

    O STF e seu bando de aloprados fazendo mais uma. Novamente rasgando a constituição que diz que o idioma falado no Brasil é o Português. E Português não tem essa de linguagem neutra. Incrível como esse clube da toga não consegue ler a própria CONSTITUIÇÃO.

    Responda
    1. Joaquim Rocha

      A língua é viva e modifica a todo o tempo. Deixa de ser careta.

    2. RANULFO FELIX JUNIOR

      Quando mudaram vossmessê para você ou tiraram o ph da farmácia talvez os negacionistas do avanço da humanidade usaram o mesmo argumento.

  6. Newton Zuppo

    Mais um ato irresponsável do STF. Nem proteger o nosso idioma esse pessoal consegue

    Responda
    1. Joaquim Rocha

      Leia de novo . Você não entendeu nada. Se mesmo assim não entender, volte e tente se alfabetizar novamente.

    2. RANULFO FELIX JUNIOR

      A língua pátria muda direto em qualquer lugar. e a quantidade de termos em inglês não te incomoda mas uma bobeira dessa sim? Patriota de _m_

  7. Felipe Vasconcelos

    A grande maioria da população rejeita a linguagem neutra. Impor à sociedade esse tipo de vocabulário por meio do aparelho do Estado é uma atitude autoritária. Depois reclamam, apalermados, quando a extrema direita avança nas eleições.

    Responda
    1. RANULFO FELIX JUNIOR

      O STF está exatamente evitando isso. A imposição.

  8. Mauricio Coelho goiato Goiato

    Língua neutra … para um bec is . Não sabem escrever ou interpretar um texto de 5 linhas .

    Responda
  9. Jorge Rodrigues

    Os estudantes não sabem matemática, português e ciências mas os identitários, com o apoio do Judiciário, querem que aprendam a hilária e patética linguagem neutra. Isso só fortalecerá o analfabetismo funcional dos nossos estudantes.

    Responda
    1. Joaquim Rocha

      Se vê que de interpretação de texto você não aprendeu nada. Ou melhor: entendeu o oposto do que o texto diz.

    2. Felipe Macedo

      vcs bolsonaristas nem leem nada, só memes e fake news de whatsapp. Então para vcs a linguagem neutra não faz diferença alguma, na prática.

    3. Francisco Neto

      Inclusive o seu analfabetismo funcional, linguagem neutra na escola é só para mostrar a existência, como diversas outras linguagens alternativas, como a dos surfistas, do pessoal da roça, pod exemplo, e dar conhecimento das diversas linguagens que podem ser usadas em diversas ocasiões. Aí o politiquismo toma conta e não se tem um debate sério.

  10. josé maria silva

    É dicionário Aurélio a acabou.

    Responda
    1. Francisco Neto

      Nem o Aurélio te apoiaria.

  11. Silvia peres

    A língua evolui, corrompe-se, transforma-se pelo uso de seus falantes. Se querem uma língua fixa e imutável devíamos reinstituir o latim, já que português não passa de latim adulterado.

    Responda
  12. Felipe Macedo

    "linguagem neutra" é só mais uma "cloroquina", ou "banheiro unissex" ou até mesmo "ideologia de genero" que a extrema direita usa pra esconder sua incompetência e a falta de trabalho sério em prol do país. É só lacração para o gado ficar fiel e no cio. Projetos sérios para o povo que é bom, nada.

    Responda
  13. Josue Oliveira

    Eu não aceito na língua portuguesa. Nós brasileiros temos, como maior país falante do português, o dever de unir a comunidade de língua portuguesa. No Timor já se fala uma língua derivada do português. Em Moçambique, a cultura da África do Sul é muito influente. Se querem falar a língua NEUTRA, façam como as crianças da língua do P. Somente entre eles.

    Responda
    1. Josue Oliveira

      Sim, Sr Felipe. Mas se criará a língua brasileira, se distanciando dos outros falantes do português.

    2. Felipe Macedo

      se for um fenomeno que ganhar força entre os falantes, não há lei que vai impedir o uso. Não há controle sobre isso. Nem seu nem de ninguém

  14. Raimundo Carvalho

    Liberdade de expressão é só pra fake news.

    Responda