Comente*

* Apenas para assinantes

coment√°rios

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Ivan Leite

    Gostaria de ter visto a mesma disposição pra fazer greve durante o desgoverno Bolsonaro.

    Responda
  2. Marcos Longaresi Carvalh√£es

    Blá-blá-blá e mais blá-blá-blá, conserta logo essa situação das Universidades e dos Institutos Federais. O contribuinte brasileiro está de saco cheio de ver tanto dinheiro desperdiçado com alguns professores que não querem dar aula e alguns alunos que não querem estudar.

    Responda
    1. Marisa Oliveira

      Você deve ser daqueles que acredita que informação vem pelo ZAP. Vai até a borda da terra plana e salta, pois com esta limitação, não fará diferença alguma para a evolução.

    2. Guilherme Vilela

      O caixa do Governo é finito. A prioridade deve ser o ensino básico em período integral.

    3. Pedro Nolasco de Carvalho

      Falou pouco, mas falou merd.

    4. MARCIO CARNEIRO DE ALBUQUERQUE

      Vossa Senhoria, já frequentou e concluiu algum curso em uma Universidade Federal, já entrou na biblioteca ou laboratório de alguma Universidade Federal... já fez alguma pesquisa acadêmica, já participou de grupo de pesquisa, já publicou algum artigo cientifico... já passou pela frente de uma Universidade Federal...; não... ahhhh... entendi.

  3. Jose Edmar de Lira

    PRF, PF e PPENAL receberam reajustes até maior do que os professores querem! Lula virou as costas pra educação. 2026 vem aí...........aguardem! Quero ver lula como vai ser, viu........apoio das universidades........kkkkkkk

    Responda
    1. paulo Raulino

      A pior grade salarial é a dos servidores ( professores e técnicos) da educação do Executivo Federal.

    2. Diogo Laplace

      "Todo mundo" sabe que muitos professores votam em Lu la (e votarão em 2026), mesmo com o arrocho salarial. Deve ser por isso que Lu la não está preocupado em dar um sério reajuste pra categoria, cujos salários há anos estão defasados.

  4. RENATO Dias

    Duas coisas: a primeira, √© que a greve n√£o √© por infraestrutura, mas por melhores sal√°rios. A segunda, √© que √© PT contra PT. Esse desgaste do governo s√≥ interessa a direita. Quanto mais longa for a greve maior ser√° o desgaste e a proximidade com as pr√≥ximas elei√ß√Ķes, daqui a 02 anos e pouco. Um tiro no p√© dado pelos pr√≥prios militantes de esquerda.

    Responda
    1. Jose Edmar de Lira

      problema nenhum......deixa vim 2026......ai professor e Alunos das universidades vão ter valor..........kkkkkkk. vamos recusar as migalhas de 2025 e 2026.......Deixe Pras polícias ...........PRF....PF.....e penal.....

  5. MARCIO CARNEIRO DE ALBUQUERQUE

    O garoto com potencial para fazer doutorado e ser um excelente professor universitário e cientista, vai estudar direito para passar em concurso de analista judiciário; isto é um desperdício para o país; fazer doutorado deixa de ser atrativo, seguir carreira acadêmica deixa de ser uma opção profissional atraente; Quem perde é o Brasil, estamos trocando cientistas por milicos e burocratas. Como é que o país vai crescer assim... desperdiçando talentos...

    Responda
    1. Luiz Alberto Brettas

      Bem por aí, Márcio...!

  6. cayo honorato

    A manchete da FSP não sabe o que diz. A matéria confunde propositalmente o leitor. A fala do presidente sobre a greve na reunião de hoje com os reitores foi completamente desrespeitosa com sindicatos, professores e técnicos. Os motivos da greve não estão sendo endereçados pelo governo.

    Responda
    1. Mário Sérgio Mesquita Monsores

      D Rosana nao tive esse aumento todo nao

    2. rosana gaio

      Concordo. Nem parece um ex sindicalista. Deveria dar nome aos bois. Educacao teve reajuste de 46% de 2011 a 2024. Presidente 286%. √Č desanimador. Cansei. T√ī fora.

    3. Jose Edmar de Lira

      Aguarda LULA!!!!!! 2026 vem aí, viu....kkkkkkkk

  7. André Perticarrari

    Para uma educação de qualidade é necessário um balanço na equação Orçamento + Valorização profissional. A segunda parte da equação não é considerada

    Responda
    1. Mário Sérgio Mesquita Monsores

      Nem a primeira

  8. Marco Ferreira

    Essas centrais que puxam essa greve estão fazendo o mesmo que a FSP vem fazendo veladamente, e o OESP também, esse de forma mais descarada, estão trabalhando com vontade para desestabilizar o atual governo

    Responda
  9. Juscelino Rodrigues Oliveira

    Esse jornal está a cadeia me decepcionando. Só escrevem contra qualquer movimento de trabalhadores. E inventando inverdades. Essa greve é por reposição salarial e é só 3,2% muito menor do que o que vão investir na estrutura,, se for verdade!

    Responda
  10. José Cardoso

    Lula est√° certo. Os professores n√£o reclamaram na gest√£o Bolsonaro. Apoiaram o Lula: bota o retrato do velho outra vez, bota no mesmo lugar, o sorriso do velhinho faz a gente vadiar.

    Responda
  11. Juscelino Rodrigues Oliveira

    Se tem dinheiro pra investir na estrutura da universidades, como não tem para o reajuste de 3,2% pra esse ano . Lula quer agradar a burguesia manobrando os movimentos reivindicatórios pra provar que controla melhor que a direita e extrema !

    Responda
  12. Renato Barroso

    O que esperar de um país que abandonou a educação há anos!

    Responda
  13. jose batista

    A polegada fez jogo de sena, sabíamos q era só o Lula pedir botariam a viola no saco!

    Responda
  14. Dalmo de Souza Amorim Junior

    Estão sendo criados compromissos futuros sem que sequer tenha sido resolvida a questão mais do que justa dos professores e funcionários. Isso é de enorme irresponsabilidade com o caixa da União e com os grevistas, que precisaram passar quatro anos para que assumisse um presidente com a intenção de melhorar a carreira da categoria. Dois erros de uma vez.

    Responda
  15. Bruno Araujo

    Não seria um título mais digno...: "Lula reconhece as demandas da educação brasileira e greve deve acabar nesta semana"? Como diria Coronel Egidio: esse título aí tá na cocó.

    Responda
  16. Rafael Moraes

    precisa trocar os ministros e todos abaixo. Precisou o Lula ir resolver?

    Responda
    1. jose batista

      Polegada botou a viola no saco!

  17. MARCIO CARNEIRO DE ALBUQUERQUE

    O problema √© que h√° uma discrep√Ęncia salarial enorme no servi√ßo publico federal; e a carreira da educa√ß√£o federal n√£o √© t√£o atrativa quanto outras; o resultado √© que o Brasil tem perdido futuros cientistas e professores, por que estes, se tornar√£o em breve milicos, agentes da PF, PRF e auditores fiscais; o garoto com potencial para fazer doutorado e ser um excelente professor universit√°rio, vai estudar direito para passar em concurso de analista judici√°rio; isto √© um desperd√≠cio para o pa√≠s.

    Responda
    1. Romero Lima

      N√£o se trata de aumento salarial. Trata-se de reposi√ß√£o da infla√ß√£o dos √ļltimos anos. H√° muito que n√£o h√° essa reposi√ß√£o . √Č desnecess√°rio lembrar como a educa√ß√£o foi tratada pelo governo anterior. Trata -se de um problema de sobreviv√™ncia !. Vale lembrar que a categoria sempre apoiou o programa de governo do seu partido.

  18. marcos fernando dauner

    J√° que edukass√£o sempre foi levada a serio por aqui, sugiro trocar todos os professores universit√°rios por milicos aposentados .

    Responda
  19. PROF ROGERIO LUSTOSA BASTOS

    Sugiro que o Datafolha ou outro centro de pesquisa que se diz imparcial, investigue essa reposiçao salarial de Lula3 (2025/2026) com os docentes: 1) LulA3 diz que dára maior reposição para docentes do início da carreira, mas , neste momento,como há poucos professores nesta situação, tal reposição não chegará de fato para a maioria dos docentes. 2) Isto precisa ser pesquisado, pois, se constatado, precisa ser dito na reeleição.

    Responda
    1. Dalmo de Souza Amorim Junior

      H√° que se considerar a irresponsabilidade das a√ß√Ķes que est√£o sendo tomadas, criando despesas para as pr√≥ximas d√©cadas, sem preocupa√ß√£o sobre de onde vir√£o os recursos.

    2. rosana gaio

      Prof Rogerio. Até o canal ICL divulgou noticias contrarias as universidades. Nao temos nenhum canal que fale a verdade das reposicoes. Qdo um presidente sindicalista critica sindicalistas, deveria dar nome aos bois. Mto decepcionante para os 60+.

  20. PROF ROGERIO LUSTOSA BASTOS

    sugiro que o Datafolha que se diz imparcial investigue a tal reposiçao salarial que LULA3 diz que fará com os docentes: a) qdo ele diz que dará reposição (2025 e 2026) para quem está começando, confiram: como, neste momento, há poucos docentes no início da carreira, tal aumento é irrisório; (b) caso isto seja constatado: vê-se que Lula3 não está preocupado com reposição significativa para maioria dos professores que vivem de seu salário. COnfiram!

    Responda
  21. PROF ROGERIO LUSTOSA BASTOS

    Lula3 não está preocupado com a reposição salarial dos docentes (vejam não é nem com aumento salarial, mas reposição): (a) qdo diz que dará reposiçao (2025 e 2026) para quem está começando, confiram: neste instante, há poucos docentes no início da carreira. (b) Portanto, não há de fato reposição salarial significativa para nós, docentes. Lamentável!

    Responda
  22. PROF ROGERIO LUSTOSA BASTOS

    O porqu√™ de n√£o me sentir representado pelo PT de hoje? Eu jamais votaria em Bolsonaro e n√£o votei na 3a via, por√©m, ao contr√°rio do PT, antes de elei√ß√£o, ela deixa claro sua vis√£o econ√īmica, ou seja, n√£o diz que √© o Partido dos trabalhadores. Lula3, no poder, est√° de fato preocupado com quem vive s√≥ de seu sal√°rio, como a maioria dos docentes?

    Responda
    1. MARCELIA GUIMARAES PAIVA

      Lula 3 é um Lula 0 para a Educação.

  23. PROF ROGERIO LUSTOSA BASTOS

    Hoje não me sinto representado pelo PT de Lula3: este não tem ouvidos para perdas salárias dos docentes. Já categorias que não votam nele, foram contempladas com aumentos no orçamento deste ano. Ele diz que dará aumento para quem está começando (2025 e 2026). Neste instante, confiram: têm poucos professores no início da carreira, então, não há de fato reposição salárial, em LULA3, para nós docentes. Lamentável!

    Responda
    1. Veranice Avila

      Não pediram reposição para Bolsonaro, se acovar-daram e colocaram a viola dentro do saco e ficaram quietinhos. Agora ficam aí com essa pá lha ça da, pra dar motivos para os extremistas.

    2. Rafael Moraes

      Sorte que Haddad fez o arcabouço fiscal, pois com teto de gastos, lula ja teria desistido. Mercado não deixa gastar e camara e senado estão com o mercado.