Joel Pinheiro da Fonseca > Você pode não gostar de Macron, mas estaríamos pior sem ele Voltar
Comente este texto
Leia Mais
" Continente simbolo da qualidade de vida e do bem-estar social". Qué assim continue.
Sim. Com o estado cuidando do que lhe compete e é seu dever. Sem se meter onde não deve. Não são apenas os neoliberais, mas também os neossocialistas que querem se meter.
Graças à social-democracia, q estabeleceu padrões q os neoliberais não conseguem mais fazer retroceder. PaÃses q defendem sua cultura e privelegiam o bem estar-social, como França e Itália, entre outros.
Paz na Europa um fato natural? Acorda Joel, tem uma guerra acontecendo há mais de 2 anos a 1.000km de Berlin. Sem contar os inúmeros conflitos nas últimas décadas, inclusive uma guerra civil fratricida nos Bálcãs nos anos 1990.
Joel não entende muito de Europa. Nem todos os partidos de extrema-direita são anti-Europa, principalmente depois da pandemia. O "Irmãos da Itália", de extrema direita, é europeÃsta e teve 4 vezes mais votos q o "Lega", o partido anti-Europa de extrema direita. É possìvel q mais partidos de extrema sigam esse caminho, focando no discurso anti-imigração (de fora do continente), no negacionismo da crise climática etc. em vez do nacionalismo encruado.
Joelito quase me fez chorar denunciando a má fé e a desinformação q tanto magoa os militantes de extrema direita. O Carluxo vem dizendo isso faz tempo "Gente, se informe pelo meu YouTube, não leiam essa imprensa comunista dominada por esses petralhas satanistas!" . Posso atë imaginar o Joelito consolando o Bozo qdo ele for condenado: "Chora não, meu Rei, isso é injustiça de gente de má fé e mal informada".
Traduzindo Joelito: basta de imigrantes pobres, negros ou muçulmanos, q trazem problemas "culturais" à "nossa" superioridade européia. Fora serem todos criminosos, é claro. E devemos apoiar a polÃcia do NarcÃsio/Derrite em SP. Absurdo não deixar a câmera ser desligada qdo forem cometer crimes contra negros e pobres. Como vão poder dar bolacha na cara de mulher "folgada"? Desse jeito, não dá pra PM nos proteger!
Pois é Anete, em nossa mistura, em maioria descendemos de imigrantes europeus. O paÃs aceitou todos os tipos de cultura. Mas Joel acha q brasileiros emigrando para Europa são um problema cultural e de segurança pública para o continente. Deve ser complexo de viralata. A incoerência fica por seu elogio à EU, q difere de outros "mercados comuns" principalmente pela livre movimentação de pessoas.
O que somos para os Europeus? Meros latinos, oriundos de um paÃs subdesenvolvido, povoado por descendentes de portugueses, indÃgenas e negros. Onde está a superioridade, tanto a deles como a nossa? Uma Europa que foi berço do nazismo e do fascismo, que participou de tantas tragédias humanitárias, que explorou e ainda explora suas colônias. Os europeus que para cá vieram, eram sem eira nem beira, uns meros refugiados.
Lembro-me do saudoso Paulo Guedes, ex-ministro d economia sem livro publicado, q fez piada sobre a mulher d Macron ser "velha e feia", assim provodando risos d empresários e empresárias no Ceará. Um dos sintomas d extremista-direita.
O Brexit é um prenúncio do que ocorrerá no futuro de toda UE, e também em outras jurisdições, inclusive aqui. O problema: as redes sociais limitaram a capacidade cognitiva dos eleitores. De um lado, a extrema direita vem com soluções simples, que cabem num post do twitter, prometendo a volta do passado onÃrico (e impraticável num contexto globalizado). De outro, tem-se estudos, estatÃsticas, dados empÃricos. Dá trabalho. Melhor ficar com as soluções simples mesmo...
Infelizmente eu aposentei minha bola de cristal depois da queda do muro de Berlin, não posso checar sua previsão. Mas se eu tivesse q apostar, não seria na sua conclusão. Diria q as perdas de UK com o Brexit foram uma lição do qto custa sair da União. Ao passo q a ajuda financeira da União a vários paÃses após a pandemia teve o efeito oposto, melhorar sua imagem. E o Brexit foi coisa de velhos, a nova geração se vê européia.
Lendo os comentários, eu sempre chego a mesma conclusão, no fim, tudo se resume a sobreviver, poder e privilegio, sempre fomos e continuamos a ser decadentes, e hoje cada pessoa interpreta e acredita no que convém, naquilo que confirma sua ilusão, para não encarar o horror que somos!!!
Aff! Ao menos deixou bem claro seu posicionamento.
É bom que o mundo esteja em constante transformação. E, de mais a mais, a experiência é um farol que ilumina pra trás ou algo assim, como já disseram. Temos que errar bastante pra acertarmos no final. O problema é que no final todos estaremos mortos.
O mundo não está se transformando, está regredindo. Se não atentarem para a falência do sistema capitalista, a população desiludida e sem perspectiva de futuro tenderá a escutar e aplaudir discursos extremistas, autoritários e fascistas, como já está sucedendo mundo a fora. Eles estão se conectando, fortalecendo e agindo. Há que se cortar o mal pela raiz. Cuidar das causas e não dos efeitos.
Ah, não se preocupe, Joel: os ultradireitistas moderados vão segurar a onda, acredite.
"pior sem ele" é d uma gentileza estupenda, Anete; nóis tavafú, completamente. Agora, o.pais anda sobre dois pés, com cérebro em cima do conjunto. Biden e Macron pegando carona em proposta do Brasil, no comando do G2O. Ostra coisa.
TarcÃsio vem aÃ! Gostem ou não de Lula, mas estarÃamos pior sem ele. EstarÃamos amargando um outro mandato do inelegÃvel, desgovernado, desqualificado, despreparado, desprovido de caráter, inteligência e responsabilidade. Bolsonaro encontra-se fora do campo democrático!
Com certeza! Imagina se fosse a Maria Le pen?
Os que viveram e combateram o ultra nacionalismo europeu estão quase todos mortos. Esse monstro está saindo dos esgotos pela memória distorcida de quem não viveu o assunto.
Embarcam nessa canoa furada os que não escutaram, não viram ou não se envolveram nessa tragédia. São os que não se interessam pela história da humanidade.
A Europa realmente envelhece e não está na liderança da inovação com novas tecnologias. Seus altos impostos fazem com que a inovação surja na China e nos EUA onde o nÃvel de impostos não inibe empreendedores. Temos muito que aprender com a decadência da Europa Ocidental.
Decadência? É onde estão os maiores IDH do mundo. O q lhe parece progresso, os USA de Trump? A dinâmicas "democracias" de China e Ãndia?
Kkkk
A Ku Klux Klan é um pobrema estadunidense, Giovani.
Metade dos problemas da Europa seriam resolvidos se europeus parassem de fazer vasectomia e de usar anticoncepcionais. A outra metade se resolve com uma polÃtica de zero imigração ilegal e deportação de quem estiver irregular.Tomem essas duas providências e, voilá, eis de volta a velha Europa, cheia de crianças europeias brincando pelas ruas.
Comentário fascista na essência. "Crianças europeias..."
Eduardo tbém solidário aos racistas europeus, apesar de provavelmente não morar lá. É interessante como muitos brasileiros se escandalizam com a idéia de uma Europa multirracial. Acho q estragaria as férias dêles, como aqueles do MBL, q iam pra Europa "caçar" loiras. Afinal, quem vai pra Zoropa qué vê branco, né?
Qual o seu problema com as crianças filhas de imigrantes? Vc nãogosta da cor da pele ou é da religião delas? Mas tem uma maneira eficiente de reduzir a imigração ilegal: facilitar a imigração e só torna-la ilegal em casos extremos.
Voilà , simples assim...
A parte da imigração eu concordo! Agora da vasectomia e anticoncepcional é mais complicado, precisa combinar com os europeus esta parte, talvez eles não queiram.
Parece que o mundo saturou! Antes os europeus tinha o mundo para explorar, tudo indica que não há mais. Eu acho que que a frase cobra engolindo cobra, está tornado realidade na Europa..
Parece que o mundo saturou! Antes os europeus tinha o mundo para explorar, tudo indica que não há mais...
Nosso comentarista é um Senhor Ingênuo? Faz apologia de um Macron defensor dos “ricos franceses” e de retórica belicosa. E diz ainda que ele quer paz e integração na Europa. Senhor J nunca pisou de verdade na França.. que peninha dele …
Ernesto, será q eu entendi bem, vc diz q a Russia é o paÃs atacado? Se for, deixa eu tentar entender, fazendo umas questões sobre cognição. Qdo alguém te diz pra virar a esquerda, vc vira pra direita? Qdo alguém te diz pra subir para o último andar, vc acaba no último subsolo? Qdo alguém te diz q a direção certa é norte, vc caminha para o sul? Só pra eu entender, tá?
Ernesto, segundo vc, Putin, aquele q manda envenenar e fuzilar adversários no exterior. Que sufocou qquer oposição interna e a imprensa livre. Que corrompeu e dominou o Judiciário. Que envia adversários para a cadeia na Sibéria, onde morrem de forma súbita e misteriosa, apesar de jovens. Esse Putin fez uma guerra pela democracia na Ucrânia? Tem tbém as estórias do Papai Noel, do Saci, da Cuca, muito boas, viu?
Perdão, João Pedro Stavrarov, mas você prefere Macron ou Le Pen? Essa é a questão atual.
É falso que Putin queira dominar a Ucrânia. Quer acabar com o regime neo-n e os ataques à s populações do Donbass. Donetsk, Kherson, Luhansk e Zaporizhzhia são repúblicas autônomas com população russa (assim como a Crimeia, mas esta sempre foi russa). A população polonesa, ao norte da Ucrânia, também pode querer independência. E o resto da Ucrânia pode querer independência dos EUA e seus tÃteres neo-n.
É absolutamente ridÃculo querer negociar a paz sem a participação do paÃs atacado. A guerra é entre os EUA e a Rússia, no teatro da Ucrânia, onde os "americanos" deram um golpe, em 2014, para derrubar um presidente eleito favorável à Rússia para colocar um fantoche, um tÃtere comediante, um quisling, visando cercar a Rússia de bases nucleares.
Helene: Querer negociar a paz sem a participação do paÃs atacado, a Rússia, não tem sentido. A guerra é entre os EUA e a Rússia, no teatro da Ucrânia, onde os EUA deram um gol pe em 2014, depondo um presidente eleito, favorável à Rússia, e colocaram no "poder" um tÃtere comediante neo-n. A Rússia teve que reagir a esse avanço da NATO e para proteger as populações russas do Donbass que vinham sendo massacradas pelos neo-n banderistas.
Que sugestao apresentas para a atual situacao de um pais europeu sendo bombardeado, senao a de se defender com a ajuda dos demais paises, sendo alguns deles da OTAN? Como defender a paz na agressao atual da Russia contra a Ucrania? Rezando e fazendo novena?
Não tem dúvida. Até aqui o Macron representa a racionalidade francesa de Descartes, Lagrange ou D’Alembert. Vamos ver se a França é fiel a essa tradição gloriosa.
Chega dói o direitismo colonizado desse colunista estranho. É um desenhista defensor do colonialismo tratando as periferias com barreiras sociais.
O que tem o artigo a ver com periferia e barreiras sociais?
"Direita democrática" é apenas uma direita mais disfarçada. Um Biden com seu fascismo disfarçado. O fascismo é a tentativa do capitalismo de sobreviver à crise apelando para a violência, o racismo, o militarismo, a mentira.
daniel, a china que o diga.
Você fala como se o capitalismo fosse uma entidade, uma pessoa, um ser onipotente e onisciente, o capitalismo é a máxima expressão do que somos, é o suco, o extrato da nossa espécie, uma célula explora, parasita a outra, a que melhor se adaptar sobrevive! os recursos são finitos, a vida também, o fato de sabermos disso não nos torna diferentes ou melhores, que outras espécies e animais, no fim, temos uma fina camada de "civilidade", que os faz pensar que somos especiais, não somos!
Helène, não adianta apresentar argumentos racionais a um comunista. Eles tem uma ideia solidificada que o Estado é o unico capaz de promover bem estar social e que o capitalismo malvadão é o ente que impede tal objetivo, mesmo diante do fato que somos há decadas tutorados pelo estado e continuamos com milhões de miseráveis à mesa. Em resumo, é como tentar domesticar pombos, no fim eles sempre cag$m em tudo.
Helene, os capitalistas precisam dos trabalhadores, os trabalhadores não precisam dos capitalistas. A classe dominante dos capitalistas é parasitária. Com os trabalhadores como classe dominante, as empresas terão muito mais força em favor de todos.
O capitalismo de estado de Putin funciona assim: se o imperator cismar que um oligarca esta ganhando influencia demais ele manda envenenar ou inventa corrupcao e joga o cara na cadeia. O tal "capitalismo de estado" é em realidade um capitalismo dos escolhidos e fiéis que sustentam o regime de ferro.
Sem duvida sao os trabalhadores que, ao produzir geram as riquezas. Mas sempre tem alguém que cria a empresa, arrisca capital, toma emprestimo em banco, passa muitas noites sem dormir. Ao final, os trabalhadores produzem e se beneficial das riquezas por eles mesmo produzidas. Ningué é obrigado a trabalhar para Ningué. Que tem odio de empresario pode criar o proprio emprego.
Oferecer excelentes salarios, ferias, licenca maternidade, contribuir com os seguros sociais, ter no final da vida aposentadoria garantida, isso é explorar o trabalhador? Mesmo porque na Europa de hoje falta tanta mao de obra qualificada, a ponto de os trabalhadores ditarem os salarios.
Não, Helene. Quem cria as condições de vida é o trabalhador, não o capitalista, que quer apenas ter lucro. A qualidade de vida na Europa é criada por milhões de trabalhadores, arquitetos, engenheiros, cientistas, que os capitalistas procuram explorar. E, hoje, a Rússia é a maior economia europeia, em PPP, segundo o Banco Mundial, e o capitalismo russo é controlado pelo Estado, mais que o francês.
Ponto central do artigo é a Franca e seu papel para a fortificacao e unificacao da Europa. O leitor sugere que na Europa (e em special na Franca?), o capitalismo fomenta a violencia, a mentiras, o racism, etc. Näo. O que as empresas europeias fomentam é um enorme bem estar social.
Até Biden agora virou "fascista" na opiniao do leitor. Sem duvida na Europa tem muito capitalismo, que garante milhoes de empregos e impostos. Estes, por sua vez, garantem as ferias, os sistemas de saude, as aposentadorias, excelentes rodovias e trens maravilhosos e muitas outras benesses sociais. Isto tudo näo cai do céu como o mana no antigo testamento.
O nascido em berço de ouro defende com unhas e dentes os nascidos em berço de ouro.
O bem estar europeu é para todos, näo tem essa de ser somente para os ricos.
Pessoal que gosta de visitar Paris...se preparem para futuramente agendar as entrevistas para os Vistos no Consulado
Vê se aprende vendo a Europa e os EUA e abandona sua tese de bolsonarista moderado. Se acreditasse nisso, não estaria escrevendo esse artigo. Caminham para a mesma armadilha de 33, quando o establishment de direita se uniu a extrema-direita e o resto já conhecemos. Vocês sempre vão achar que podem controlá-los e a história mostra o contrário; Bozo perverteu PGR, Congresso, MPF, Policias e com mais um mandato avançaria sobre o STF e STE, últimos fronts de aparelhamento.
Imigrantes na Europa é rebote do colonialismo q construiu o Jardim q hj desmancha melancólico. Europa sem colônia? Ora pois, será o q foi por milênios: teatro de agressões mútuas. Pouco espaço pra muita disposição bélica. Falta q faz um massacre longÃnquo e matéria-prima de gratis. É como os EUA sem golpes orquestrados e imposição d agenda econômica sobre nações-quintal. Sobra nada.
Os EUA desenvolveram a prática de derrubar governos desobedientes, com bilhões de dólares e orientações de Bannon e AltRight. Compram e corrompem polÃticos e juÃzes (remember Moron); jornalistas e “influencers”; militares e pastores; corações e mentes. Na Ucrânia foram mais de quatro bilhões para derrubar o presidente eleito, Ianukóvytch, em 2014. Na Venezuela foram alguns bilhões desde o apoio ao golpe de Don Carmona O Breve até os guaidós, corinas, caprinos e outros micos amestrados.
Os EUA impõem a agenda econômica de diversas formas. A mais cruel é por meio de sanções econômicas contra os paÃses que se opõem ao seus mandos.
Os EUA impõem a agenda econômica impedindo a Alemanha de receber o gás russo, o que fez com que a Rússia ultrapassasse a Alemanha e hoje seja a maior economia da Europa.
No mundo globalizado de hoje näo tem lugar para um pais sozinho, seja ele qual for, impor agenda economica. O leitor poderia explicar melhor como é que EUA impöe agenda economica? E a que paises os EUA supostamente impöem uma agenda economica?
Como nos Eua, Biden é horrÃvel, mas o Trump consfgue ser ainda pior. As ferramentas de Internet estão manipulando as populações, sem regulamentação, tende a piorar.
O artigo contempla algumas colocações acertadas e outras muito equivocadas, dentre estas destaca-se "O continente depende de lÃderes como ele para formar uma frente militar determinada a se opor a Putin". Essa história da UE se fragilizar para atender aos interesses dos EUA e continuar tentando dobrar a Rússia militarmente, não admitindo nenhum tipo de negociação de paz, é um tipo de suicÃdio. Vão perder no campo de batalha (pobres ucranianos!) e no campo moral.
Näo consigo entender em que a Europa "se fragiliza" ao receber ajuda dos EUA para se defender de Putin. EUA, como muito paises europeus, sao membros da OTAN e é para isso que a OTAN foi criada, para a defesa comum em situacoes de perigo.
Mania de achar que a Europa peita o imperialist Putin somente para agradar aos EUA. Näo. A Europa esta do lado da Ucrania porque se Putin ganhar essa guerra, no dia seguinte ele atacaria outros paises. Ele inclusive diz isso abertamente. E por que näo ter os EUA como aliados? A Europa precisa de armas que aAlemanha näo tem como oferecer, suas forcas armadas super desfalcadas com a ideia de paz, etc.
Gostando de Macron ou nao, a Europa precisa dele para reagir contra Putin. Para o ditador russo "negociacao de paz" significa entregar a ele o que ele conseguiu abocanhar ate agora de areas na Ucrania. Selada a paz, ele invadiria outros paises. Näo, no campo moral a Ucrania näo perde nada, muito pelo contrario, é um povo muito resilient, tendo seu presidente a frente, o pais sendo todo destruido e eles lutando pela patria.
Já perderam. Zelesnky nunca seria reeleito.
A grande contradição que a esquerda europeia tem que enfrentar é a defesa humanÃstica dos imigrantes e dos pobres do mundo e ao mesmo tempo defender os trabalhadores europeus que estão perdendo emprego e salários para os imigrantes. A mão de obra barata dos imigrantes interessa em muito aos capitalistas donos de corporações, enfraquecem os sindicatos e a luta pelos direitos civis como o aborto, a união homoafetiva e o direito das mulheres.
Nao vejo na Europa atual enfraquecimemto ao direito ao aborto, nem a uniäo homoafetiva (muito pelo contrario), tampouco aos direito das mulheres. Mas na Russia, ai sim foram reforcadas as leis para perseguir homosexuais inclusive a noite nos bares. Na Europa näo existe enfraquecimento dos sindicatos, muito pelo contrario. AAlemanha ja teve mais greves em 2024 do que nos ultimo 25 anos. Mas com isso näo ganhou nada, so perdeu, trens atrasados ou parados por conta de greves, etc.
Correto, bilionários tomam decisões polÃticas que provocam imigrações, ao mesmo tempo atacam a esquerda por defender os pobres inmigrantes, ou seja, se beneficiam polÃticamente e económicamente.
Mas o combate à extrema direita brasileirs nao deveria se balizar no mesmo princÃpio de preservação do bem-estar do cidadão vulnerável ao discurso fantasioso? O colunista acordou ou semana q vem volta com a falsa equivalência e a aposta no bolsonarismo limpinho?
O artigo é sobre a Europa. Melhor colocar seu comentario em artigo que trate da extrema direita brasileira, senao perde o foco completamente.
A ultradireita se tornou a contracultura entre os jovens, particularmente homens, em contraposição a hegemonia cultural progressista.
Kkkkk. Conta outra .
Mauricio, por acaso você tem uma opinião mais bem formada ou é meramente um esquerdista (ou direitista) engajado?
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Joel Pinheiro da Fonseca > Você pode não gostar de Macron, mas estaríamos pior sem ele Voltar
Comente este texto