Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. ANTONIO COELHO DE OLIVEIRA FILHO

    E a tal desoneração da Folha para sempre?

    Responda
  2. Deborah Teixeira

    Junto com o controle de gastos o governo deveria reapresentar o controle de gastos com crédito tributario de pis/COFINS e fim dessa vergonhosa desoneração da folha.

    Responda
  3. Graça Almeida

    Nunca antes vi neste país uma dita 'esquerda' tão alienada. Os pisos constitucionais da educação e saúde são o mínimo de justiça social. Vá fazer reforma estrutural no Judiciário e Legislativo, acabem com as mortes fictícias dos militares, com os salários extorsivos do alto funcionalismo, Executivo corte mordomias, auditem a dívida pública e negociem os juros,promovam uma gestão competente e sem corrupção. Deixem o povo trabalhador viver!

    Responda
  4. Nelson Santos

    É um limite para crescimento acima da inflação. O título induz ao erro

    Responda
  5. Nelson Santos

    É um limite pro crescimento acima da inflação. O título induz ao erro

    Responda
  6. Valter Iwai

    Ajustar os gastos à arrecadação é eleger perdedores.

    Responda
  7. Antonio Ferreira de Castilho

    Enquanto isto, temos, as igrejas não pagando impostos, os altos salários, regalias e penduricalhos de uma casta de servidores federais, estaduais e municipais. Os penduricalhos da Cãmara e do Judiciário aos montes. Pobre Brasil!

    Responda
  8. Antonio Emanuel Melo dos Santos

    Ou governo toma juízo (responsabilidade fiscal) ou o país vai ficar pior do que está, principalmente afetando mais pobres com inflação.

    Responda
  9. GUSTAVO DIAS GOTZE

    Hoje, a pauta moral - liberalismo identitário x conservadorismo dos costumes- é a única que distingue esquerda de direita

    Responda
  10. Giovani Ferreira Vargas

    Amor, amor... kkkkkkk

    Responda
  11. Thiago Machado

    Isto é um governo de esquerda? Retirar o piso constitucional da saúde e da educação será um erro histórico do PT e um passo da esquerda partidária em direção ao abismo. Em tempos de ascensão global da extrema-direita, fazer isso é uma grande estupidez.

    Responda
  12. MARCIO CARNEIRO DE ALBUQUERQUE

    A folha não têm nada a dizer sobre isto; A folha não percebe que ao fazer isto, o governo conseguirá matar mais gente do que a covid e renegar mais gente ao desemprego do que qualquer crise financeira internacional; como é que se tira dinheiro da educação, quando a principal matriz econômica mundial hoje é ciência e tecnologia; como é que se tira dinheiro da saúde quando as cidades, o clima e a vida moderna adoece cada vez mais as pessoas... isto é uma insanidade.

    Responda
    1. Nelson Santos

      Isso é um ajuste necessário. O estado de bem estar social tem que caber no orçamento. E existe mau uso e desperdício de dinheiro público. O desafio é gastar bem

  13. Gustavo Ferreira

    Proposta amorosa.

    Responda
  14. MARCIO CARNEIRO DE ALBUQUERQUE

    A Folha não têm nada a dizer sobre isto; A Folha não percebe que ao fazer isto, o governo conseguirá matar mais gente do que a COVID e renegar mais gente ao desemprego do que qualquer crise financeira internacional; como é que se tira dinheiro da educação, quando a principal matriz econômica mundial hoje é ciência e tecnologia; como é que se tira dinheiro da saúde quando as cidades, o clima e a vida moderna adoece cada vez mais as pessoas... isto é uma insanidade.

    Responda
  15. MARCIO CARNEIRO DE ALBUQUERQUE

    A esquerda, definitivamente, morreu neste país; estamos condenados a sermos governados por burocratas que vivem em condomínios, não andam pelas ruas, não usam transporte público, não utilizam o SUS, não mandam os seus filhos para escola pública - gente totalmente alienada; com isto, nos entregamos ao rentismo, a este "liberalismo" baseado em subsídio público, e a este parlamentarismo de quinta categoria, travestido de presidencialismo de terceira.

    Responda
    1. Fernando Sanches

      Comentário excelente

    2. Regina Tavares

      Seu comentário reflete tudo o que sinto, Marcio. Sensação de desesperança, embora nunca tenha acreditado que Lula é de esquerda. Estamos nas mãos dos fominhas, antipatriotas que desdenham o bem estar do povo e criadores de castas privilegiadas.

  16. MARCIO CARNEIRO DE ALBUQUERQUE

    Se o recurso for destinado para as emendas do centrão, está ótimo.

    Responda
  17. Luiz Reichmann

    Que bom que os Juizes entram nessa, os Politicos também. Ate que enfim alguem pensando no Pais!!

    Responda
    1. Luiz Reichmann

      É que o problema é a Autoridade Fiscal, só esse o problema! os ocupantes da "Autoridade Fiscal".

  18. Gilberto Rosa

    No Forum de San Petersburgo, Putin teve uma reunião especial com Dilma Rousseff, presidente do Novo Banco de Desenvolvimento do BRICS. Eles falaram detalhadamente sobre o desenvolvimento do banco – e acima de tudo, como posteriormente confirmado por Dilma Rousseff, sobre a Unidade, cujos contornos foram revelados pela primeira vez exclusivamente pelo Sputnik: uma forma apolítica e transacional de pagamentos transfronteiriços, ancorada no ouro 40 por cento e moedas BRICS 60 por cento.

    Responda
  19. Mauricio Borborema de Medeiros

    Essa verdadeira campanha desta Folha para a diminuição do piso da saúde e da educação é vergonhosa. Qual o problema de um programa de responsabilidade fiscal focado nas receitas? O problema é que fica evidente a maior corrupção neste país: a sonegação fiscal. E são justamente os sonegadores que são mais os maiores defensores da austeridade fiscal. Discurso hipócrita. Por que não abrem mão das desonerações?

    Responda
  20. Nelson Goulart

    Ao apontar a falsidade da premissa da matéria, fui censurado.

    Responda
  21. Rodrigo Izquierda

    Interessante que ninguem fala em reduzir ou cortar emendas parlamentares. Onde está a transparencia nas emendas?

    Responda
  22. WANDERLEI AP PONTES

    Muita contabilidade e pouca ação nos verdadeiros problemas. Desperdício e corrupção é uma praga no Brasil, enquanto não forem combatidos não haverá imposto que chegue! Os bons funcionários públicos (porque tem muita gente ruim), devem iniciar um movimento de denunciar os problemas, a imprensa deveria apoiar e com isso forçar o legislativo e executivo a tomarem providências.

    Responda
  23. Cleyton Melo

    Temos um governo que se rótula de esquerda, mas toda a sua política econômica é de direita. São lobos desfaçados em pele de cordeiros. HADDAD poderia convidar Paulo Guedes para sua equipe. #FORAPT

    Responda
  24. Pipo Falda

    Votei no Lula para ele não desvincular os gastos constitucionais em Saúde e Educação. Se o governo defender essa bandeira guediana, me sentirei profundamente traído.

    Responda
    1. Luiz dos Santos

      O que vc precisa entender eh que volume de recursos não está associado a uma politica educacional e de saúde eficientes. O Brasil gasta mais em saúde e educação que muitos países desenvolvidos porém o desperdício é monstruoso.

    2. André Scherer

      Acho lamentável que exista essa mudança mas antes do Lula os tetos estavam suspensos. E, pela proposta, existia a possibilidade de aumentos reais anuais. Me parece realista, não o ideal.

  25. JOSE LOPES

    O monstro GuedHADD vem aí para acabar com o piso da SaudEducacao!!

    Responda
  26. João Francisco dos Santos

    O atual governo Lula está nas mãos desse Congresso porque não tem maioria. Não consegue implementar políticas sociais. O povo elegeu parlamentares da direita à extrema-direita. Não deixam o governo gastar nessas áreas, mas são gafanhotos do orçamento público, via emendas parlamentares.

    Responda
  27. Hugo Bonette de Carvalho

    Corrigindo: Governo é pressionado a pagar juros a banqueiros e rentistas ao invés de investir em saúde e educação.

    Responda
  28. Nelson Goulart

    Toda esta questão parte de uma premissa falsa. Se o valor é dado em percentual da arrecadação não há que se falar em redução de outros gastos e investimentos. 33% para saúde e educação e 67% para o restante dos deveres do estado. Tem de ser assim e pronto. Aumentou arrecadação aumenta tudo. O que querem é pegar dinheiro constitucional de saude e educação para fazer votos com políticas sem resultados de avanço para o país, pagar um serviço público ineficiente e suas aposentadorias milionárias et

    Responda
  29. ANDRE BARRETO

    Mais uma vez muitos acham que basta eleger um presidente de esquerda que tudo vai guinar para lá. Existe um parlamento e existe o poder econômico cujo lobby deixa partidos no chinelo. A política é complexa mas muitos insistem a olhar para ela como se operasse numa relação causa-efeito.

    Responda
  30. antonio lopes

    O Brasil só vai ter Saúde fiscal se Acabar com esta CHAGA chamada Emenda Parlamentar, isso é uma verdadeira Praga de Gafanhoto devorando o Orçamento da União.

    Responda
  31. JAILSON DE BEZERRA

    Não foi esse o governo em que eu votei. Estão fazendo do mesmo jeito, e pior, com a classe trabalhadora. Atacam diretamente a educação e a saúde, e também a aposentadoria, com a mesma desfaçatez dos algozes de extrema direita. Estão seguindo direitinho a cartilha do mercado financeiro que pouco se importam com a população em geral. O PT foi implodido.

    Responda
    1. Marcelo Fernandes

      Entenda uma coisa amigo: o PT é um partido político. Governar um país é outro assunto.

  32. Carlos Oliveira

    É hora do governo federal enfrentar uma verdade sabida por todos que atuam na saúde e na educação: é preciso acabar com os "operadores" do mercado e controlar rigidamente a corrupção nestas duas importantes áreas públicas encerrando o desvio de recursos para gestores, políticos e outros agentes (privados e públicos). É muito mais que 2.5% do que querem reduzir. Quem conhece sabe do que se trata.

    Responda
  33. Maria Aparecida Azevedo Pereira da Silva

    Bom, com essas medidas, acabou o PT. Pra que votar num partido que se diz de esquerda mas faz tudo e mais o que a esquerda faz. Vamos erguer mais os muros porque quem não educa seu povo e deixa o crime educa-los, fica submetido aos mandos do cime. É agora que o Brasil vai ralo abaixo.

    Responda
    1. Edson Badra

      Acabou o PT? Vai sonhando. A educação está bem melhor agora do que ha 2 anos.

    2. antonio lopes

      De onde tu tirou que estas medidas acaba com a Educação? Lê de novo que tu não entendeu!

    3. Maria Aparecida Azevedo Pereira da Silva

      Corrigindo: faz tudo e mais o que a direita faz…

  34. Rafael Gallina Delatorre

    O congresso brasileiro promoveu o impeachment da Dilma, o governo não conseguiu resistir. Agora está aí o resultado da ponte para o futuro. Esse jornal vibra. Mas todos temos que sofrer um pouco, pra depois melhorar. Diziam isso na época, Milei diz isso agora na Argentina. Precisamos virar esse jogo.

    Responda
  35. Eduardo Mendes

    Mais uma vez o PT se mostra um partido que se diz de esquerda mas mantém o padrão do mais do mesmo na economia. Isso vem desde o governo do Lula I quando nada mais foi do que a continuidade do governo FHC. Redução da desigualdade e justiça social de forma ampla permanecem como uma miragem. Essa pseudo-esquerda prefere acenar às minorias na melhor versão do dividir para conquistar do que promover as mudanças necessárias para que nossa sociedade seja mais justa.

    Responda
  36. jose batista

    Esse Haddad é um paçocão!! Como alguém assim é alguém?

    Responda
  37. Enos Mendes

    Vocês gostaram de fazer o L?? Nós avisamos! Agora é só chorar e lamentar e os que avisaram rir a valer...

    Responda
    1. jose carlos toledo junior

      Olha o naipe dessa caricatura possuído pelo bozó! Que vida miserável.

    2. Marcelo Fernandes

      O seu comentário é igual ao seu português: lamentável.

    3. Edson Badra

      E você deve ser daquele que fazem L de ladrao de joias

    4. Regina Tavares

      O outro era muitíssimo pior. O erro foi terem levado os dois piores candidatos ao 2º turno.

  38. Mateus Santana

    O que é isso? Se fosse para fazer esse tipo de política, a população teria eleito Bolsonaro e o projeto destrutivo de Guedes. Isso é um absurdo! Professores, continuem em greve.

    Responda
    1. Mateus Santana

      É por pensamentos como este do Marcelo que a extrema direita avança no mundo. Esquerda que não expande serviços públicos está condenada ao fracasso.

    2. Marcelo Fernandes

      Não é tão simples assim. Primeiro, Lula foi eleito porque era preciso evitar o pior. Segundo, a ideia de que governo "de esquerda" existe apenas pra oferecer uma Disneylândia de benefícios sem fim é pura ilusão. E por um motivo simples: os recursos disponíveis não são infinitos.

  39. Alexandre Pereira

    Enquanto isso, em brasília, alguém está comendo lagosta ou trocando um paletó.

    Responda
  40. Marcos Longaresi Carvalhães

    " Mudanças nos pisos de saúde e educação também foram propostas pelo então ministro da Economia Paulo Guedes durante a gestão Bolsonaro, mas o tema não foi adiante" Agora pode e vai para frente, com o governo do amor a coisa é diferente. Mais é igual também.

    Responda
    1. Nelson Santos

      Na época não tinha arcabouço fiscal. E era um governo horrível. Pra saude o plano era mentir sobre vacinas. E pra educação a ideia era transformar crianças em soldados de um regime fascista. Fácil demais ser melhor que o BozoNero

  41. Simone Rodrigues

    Nem o bozo, nem o temer golpista, mas, sim, um governo de esquerda para enterrar a saúde e a educação, além de jogar na miséria absoluta quem precisar de benefícios previdenciário. Inacreditável! Eu nunca imaginei que justamente o governo Lula faria isso. Para que votar na esquerda se a agenda é apenas a de atender ao capital?!

    Responda
    1. Regina Tavares

      Lula jamais foi de esquerda, em seus governos os maiores beneficiados foram banqueiros e grandes empresários.

  42. Regina Tavares

    Que se limitem todos, inclusive o das FA, polícias, fundão eleitoral, etc. Que cortem ministérios, muitos deles criados para abrigar a oposição. Que acabem os n penduricalhos que todos os poderes recebem. Que acabem os subsídios - todos. Que só seja permitido lançamento de PAC se houver $ em caixa. Há muito espaçp para conter os gastos e cortar o desnecessário, falta vontade de cair na realidade, o Brasil é um país predominantemente de gente pobre.

    Responda
  43. Giovani Ferreira Vargas

    Kkk

    Responda
  44. MATILVANI MOREIRA

    É por isso que nós do cercadinho do Lulad fizemos o L!

    Responda
  45. Paulo César de Oliveira

    Milagre! O bom senso parece que está começando a se infiltrar no atual governo.

    Responda
  46. PAULO CURY

    Na educação até dá para entender, afinal a População está estabilizando entorno de 210 Milhões, mas saúde ??? A mesma população está envelhecendo e vivendo mais, tudo para aumentar gastos em saúde a única coisa que aliviaria seria aumentar emprego bem remunerado, que alivia os dois gastos, Mas para isto tem que cortar impostos, coisa para Kafka e não Haddad resolver

    Responda