Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. José Cardoso

    No caso do Brasil, há a opção híbrida etanol + elétrico. Como já temos uma infra estrutura de abastecimento, e a cana de açúcar recicla o CO2, me parece o caminho natural. Pretendo comprar um desses no ano que vem para substituir o meu antigo.

    Responda
  2. Pedro Luis S C Rodrigues

    A coluna é sobre consumo, mas a colunista se prontifica a palpitar sobre temas sobre os quais claramente não entende nada.

    Responda
  3. Rodrigo Meirel3s

    Muita ilusão e emoção achar q ateh 2030, o novo carro fetiche da classe média se transformará em padrao geral, o caminho p essa substituicao levará mais de 50 anos no mínimo, falta a colunista entender melhor como fazer esse tipo de veiculo chegar as classes B, C e D e como iremos formar a mao de obra futura que irá trabalhar nas oficinas tecnológicas que serão necessárias para dar suporte á nova frota elétrica/híbrida

    Responda
  4. Paulo Edson Mazzei

    Uma visão parcial. Não precisamos de mais carros nas ruas e estradas. Precisamos de um transporte melhor, seguro e mais barato. Mais ferrovias deverima ser o futuro mas a enorme oposição de "forças ocultas" impede isto.

    Responda
  5. Maria Jose Resende Oliveira

    O carro elétrico no Brasil, "micou". Essa é a realidade.

    Responda
  6. Dionisio DeBarros

    Carros eletricos nao sao o futuro. Ja sao o presente! 5O% das vendas de carros na China, maior mercado do mundo, ja sao de eletricos. Isso representa +de I4 milhoes de veiculos por ano. Nos EUA, eletricos ja custam o mesmo que carros de combustao interna na revendedora, mas acabam saindo mais baratos devido a reducao de impostos movida pelo governo. Carros com autonomia de 6OOKm ja sao comuns. Proxima geracao tera carros com 8OO - IOOO km de autonomia. Nao da pra competir com isso.

    Responda
  7. NACIB HETTI

    Penso que está equivocada. Petróleo estará em nossas vidas por muitos anos ainda.

    Responda
  8. Nilo Mismetti

    Tia, Abra o Google Maps para ser surpreendida que está em um país do 3ro mundo e, mesmo no primeiro mundo, as vendas de carros elétricos está sendo reduzida. Infraestrutura, tempo para carregar e, pior, o custo para trocar uma bateria (sim, elas acabam) é enorme (30-40% do preço do carro novo). Esta ideia do carro elétrico é fantástica mas falta inventarem uma bateria. As atuais estão longe de valer a pena.

    Responda
    1. Dionisio DeBarros

      Sinto discordar. Na China, maior mercado de automóveis do mundo, 5O% dos carros vendidos são elétricos, que por sinal vieram pra ficar.

  9. LUIS PASSEGGI

    Com todo respeito, essa senhora sem noção pensa que está na Europa ou nos USA. Na realidade , está viajando na maionese. A grande maioria da população no Brasil não tem nem carro, imagina carro movido a eletricidade. Mesmo os países do chamado 1o mundo estão vendo que não vão conseguir respeitar prazos de substituição da frota. No Brasil, então … Senhora, continue a assistir filmes e seriados onde todos os carros são elétricos .

    Responda
  10. CARLOS Alberto Corteletti

    Fiquem tranquilos pois aqui gasolina e diesel terão vida longa. Estrutura zero é o que temos no momento para carros elétricos. Acho que no momento o híbrido é melhor pedida apesar do preço ser muito elevado para nós simples mortais. Melhor mesmo é ter transporte público que funcione, aquaviário, metrô, trens etc isso sim é o melhor dos mundos.

    Responda
  11. PAULO CESAR MARTINS MENCK

    Em quanto precisaríamos aumentar a infraestrutura de produção e distribuição de eletricidade para a substituição completa? Quanto de energia seria necessário para produzir as baterias desses carros? A Europa e a China vão produzir eletricidade limpa e renovável suficientes pra tanto? O carro elétrico não é amigo do meio ambiente nem aqui, nem na China. Penso que talvez carros a etanol ou outro álcool bioproduzido, células de hidrogênio, carros híbridos com uso de etanol possam ser o caminho.

    Responda
    1. Dionisio DeBarros

      O Sol esta ai para isso. Basta usa-lo.

  12. Adauto Lima

    É verdade. Teremos que desapegar de veículos poluidores. E mais que isso. Teremos que desapegar de qualquer tipo de veículo. Teremos que nos deslocar a pé, de bike, skate, pois os preços dos elétricos são proibitivos.

    Responda
  13. lenise de souza ferreira

    O Brasil não tem e nos próximos 2 anos é meio , não terá infraestrutura para carros elétricos .

    Responda