Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. filipe moura lima

    Como professor de matemática por mais trinta anos, nunca fui entusiasta de olimpíadas, porque elas são excludentes. A OBMEP, por exemplo, atrai os "gênios", mas causa profunda frustração nos "normais".

    Responda
  2. José Cardoso

    O interessante é que Brasil, Argentina, Colômbia e México estão irmanados na rabeira do Pisa. Tanto em matemática como em linguagem e ciências. Mas todos eles devem ter alguns alunos excepcionais.

    Responda
  3. Vito Algirdas Sukys

    Poderia haver uma Olimpíada de Matemática para escolas particulares também. John Stuart Mill dizia que a diversidade de opiniões melhora as conclusões; ele era um estudioso da matemática e também da lógica, com seu Sistema de Lógica. Haveria parâmetros para comparar as escolas públicas e as particulares no tocante ao ensino da matemática. A diversidade de empreendimentos leva ao enriquecimento de uma nação. Numa empresa a diversidade das equipes leva a maior criatividade, inovação e eficácia.

    Responda
  4. Alex Luz

    Que maravilha! De fato emocionante… Que o programa cresça cada vez mais e alcance e descubra mais e mas jovens talentos Brasileiros. Parabéns ao envolvidos!

    Responda
  5. Hermes Yaly

    O brasileiro Artur Ávila e o australiano Terence Tao são dois exemplos de gênios precoces revelados em Olimpíadas de Matemática. Ávila é o único brasileiro a ganhar a prestigiada Medalha Fields e Tao é considerado o maior matemático vivo da atualidade. Tao foi além: é o competidor mais jovem a receber uma medalha de ouro em uma Olimpíada Internacional de Matemática, com apenas treze anos!

    Responda
    1. Hermes Yaly

      Prezado Fábio: por favor, note que eu não escrevi que o prof. Marcelo Viana ganhou a Medalha Fields mas, sim, Artur Ávila, em 2014. Aproveitando, permita-me uma auto-correção: eu escrevi que Terence Tao é "o maior matemático vivo da atualidade", o que é uma redundância. Se ele é o maior matemático da atualidade é porque está vivo ou se é o maior matemático vivo é porque estamos falando dos tempos atuais. Sem querer, cometi um pleonasmo... Um abraço!

    2. FABIO ANDERAOS DE ARAUJO

      Apenas uma correção: Marcelo Viana não ganhou a medalha Fields, mas dividiu com outro matemático o Grande Prêmio Científico Louis D, patrocinado pelo Institut de France.

  6. sergio lima oliveira

    Que maravilha que você nos conta Marcelo. Comprova tão somente que dando as oportunidades ao nosso povo. Ele retribui! Emocionante! Que não falte vontade política para continuar nessa trilha. Parabéns! As envolvidos e tb ao Governo Lula.

    Responda
  7. Vito Algirdas Sukys

    Parabéns para a OBMEP! O IMPA poderia lançar uma coleção de livros, como a Folha fez, Pensadores para crianças; o título seria "Matemática para Crianças", adaptada por matemáticos líderes e pedagogos, para cobrir a matéria que entra na OBMEP. A matemática é um empreemdimento intelectual importante, sua adaptação para a motivação de crianças é uma oportunidade para a compreensão da matemática. Matemática para Crianças seria um tratado padrão para ser usado em todas as escolas públicas do país.

    Responda
    1. Daniel Valadares Macedo

      Essa ideia luminosa poderia também funcionar como uma inspiração para que outras muitas escolas se interessam pelas Olimpíadas. Material didático qualificado, também tendo as Olimpíadas como referência, igualmente poderia ser ofertado para que outros públicos desmitifiquem a matemática.

    2. Daniel Valadares Macedo

      Essa é uma ideia luminosa poderia também funcionar como uma inspiração para que outras muitas escolas se interessam pelas Olimpíadas. Material didático qualificado, também tendo as Olimpíadas como referência, igualmente poderia ser ofertado para que outros públicos desmitifiquem a matemática.

    3. Vito Algirdas Sukys

      Errata: empreendimento