Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Maria Aparecida Azevedo Pereira da Silva

    Pelo que ja se descobriu da Igreja católica com relação ao assunto, o Papa só está dizendo a verdade em mau italiano. É compreensível dado seus 87 anos e o italiano não ser sua língua materna. A enorme maioria de nós não chegará a essa idade trabalhando e com uma agenda tão apertada. Chamar o deslize do Papa em escândalo me parece enorme exagero, insensibilidade e hipocrisia.

    Responda
  2. JOAO PAULO VIANA MAGALHAES

    Todos têm suas coleções de máscaras sociais e profissionais e as usam conforme as circunstâncias. Que bom que é assim. Do contrário a convivência seria impossível. Mas essas de progressista do papa são tão desajustadas ao formato natural do seu rosto que a todo momento ficam caindo.

    Responda
    1. JOAO PAULO VIANA MAGALHAES

      Mas eu posso estar sendo injusto. Talvez ele tenha conseguido algo muito difícil para os simples mortais. Se despir de todas as máscaras e dito vadiagem em lugar de viadagem, errando só na pronúncia.

  3. José Eduardo de Oliveira

    Com dizia o velho J.C, Tu o dizes.

    Responda
  4. Wil Leon

    Parece ser normal na Igr Catolica. Em todos os paises tem comentarios de pederastia, pedofilia e abusos. O Chico conhece o seu rebanho.

    Responda
  5. RUBENS GOMES VIEIRA VIEIRA

    É que os armários não têm mais portas.

    Responda
    1. Romero Lima

      Parece que isso incomoda demais o Papa . Deveria se preocupar menos com essas coisas .

  6. RUBENS GOMES VIEIRA VIEIRA

    É que os armários não têm mais portas

    Responda
  7. Celso Neri Junior

    Vai parecer etarista e talvez até seja, mas será que os quase 90 anos do pontífice não estejam removendo seus freios verbais?

    Responda
  8. SileneMaria de Sousa

    Tenho mta admiração pelo Francisco. Ele sendo um progressista da Igreja Católica, encontro mtas barreiras pelos conservadores para impor as suas ideias de renovação da Igreja e avançá-la para o contexto do mundo atual. Se isso acontecesse, mtos problemas que hj são enfrentados seriam superados.

    Responda
  9. Edson José Neves Júnior

    Mais do que uma declaração polêmica, isso está parecendo propaganda para atrair interessados. Talvez seja a forma da Igreja Católica conseguir manter um quadro razoável de pessoal. Inclusive, resolve vários problemas para eles.

    Responda
  10. Jesser Pacheco

    O Papa defende, sobretudo, a vida celibatária. Muitos padres cedem facilmente à tentação, gays ou não.

    Responda
    1. Ricardo Knudsen

      O Papa deveria defender isso, mas não é o q ele faz qdo tenta expelir todos os gays dos seminários, sejam eles castos ou não.

  11. S RGIO CURSINO S RGIO CURSINO

    Apenas afirmando o que todos sabem, quanta hipocrisia, quantos hipócritas...

    Responda
  12. Antônio Sanches

    Acredito que quando ele diz viadagem, está pondo todos no mesmo saco, muitas crianças são participantes de eventos dentro de igrejas e ficam sob a mira e ataques destes senhores batinados que se apaixonam e acabam cometendo um ato de pedofilia. É só ver quantas reportagens mostram isso, crianças que são abusadas até a sua maioridade e depois carregam traumas pela vida toda. É muita viadagem sim!!

    Responda
  13. Murilo Belezia

    Na primeira vez teria dito a palavra em um reunião fechada com bispos, que vazou graças a algum fofoqueiro (quoque tu, episcopus?) O Vaticano, em nota oficial, pediu desculpas por palavras que o Papa não teria proferido. Agora, teria dito a mesma palavra, segundo a imprensa. Há registro dele falando isso? Imprensa sensacionalista é a segunda profisssão mais velha do mundo e nenhuma liderança em evidência escapa dela pois vale tudo para vender jornal, revista, etc. Não dá pra levar a sério.

    Responda
  14. Matheus Battistoni

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  15. Pedro Luis S C Rodrigues

    Rindo

    Responda
  16. Antônio Sanches

    Faz tempo.

    Responda
  17. João Batista de Junior

    O grande problema é o comportamento da pessoa e não a escolha sexual.

    Responda
  18. Anderson Costa

    O Papa acerta em muito o que fala. Dessa vez, falou algo errado e sem sentido. A orientação de um seminarista não importa e sim, sua vocação. A igreja está cheia de padres ped9f1los e heteros. Isso sim, deveria ser uma preocupação.

    Responda
    1. marcos machado

      ....Se a igreja está como voce afirmou, por inferência podemos deduzir que se estende para todo o mundo.....com a maioria de homossexuais a humanidade se extinguiria, o qu eme parte, está nos planos do mainstream mundial.

  19. Jorge Rodrigues

    O identitarismo é tão insensato e sectário que condena até quem diz a verdade. O papa proferiu uma verdade consabida.

    Responda
  20. luiz alfredo Rezende

    Vixe, ferrou!!!! 80% dos padrecos são "alegres". Conta feita no varejo kkkkkkk

    Responda
    1. marcos machado

      ....penso que voce está "sabendo muito" da vida dos padres, que em sua imensa maioria lutaram e venceram o pecado dessa prática abominável aos olhos do Altíssimo.,

  21. valdir de macedo

    Acho ano papa foi bem claro ao dizer q homesexuais não podem receber os sacramentos de se casar e se tornar padres, mas devem ser recebidos como filhos de Deus na Igreja, pq assim o são, e quem somos nós ou ele para julgar. Qual foi a perte q vcs não entenderam?

    Responda
    1. Ricardo Knudsen

      Vc não explicou pq impedir alguém de ser padre por sua orientação sexual se êle for casto, além de homofobia. Na tradição da Igreja, não se julga alguém pela 'tentação", mas por suas ações. A Bíblia condena práticas, não o desejo involuntário, q tbém ocorre com padres hétero.

    2. Roque Michel Jr

      Desde que não entrem para as fileiras eclesiásticas, creio!

  22. Celso Pinto

    Errado não está.

    Responda
  23. Tersio Gorrasi

    Basta a igreja católica permitir que mulheres sejam sacerdotisas e que os padres possam se casar, como ocorre nas outras igrejas, que o problema, se é que isso é um problema, se atenue

    Responda
    1. ENNIO BALDUR HAMMES SCHNEIDER

      Precisamente! A não ordenação de mulheres e o celibato é um absurdo.

    2. Ricardo Knudsen

      Quase lá. Só faltaria o Papa repudiar os trechos homofóbicos da Biblia, como preconceito de gente ignorante do passado, e abrençoar o casamento e as famílias homossexuais.

  24. roberto cardoso

    Cada qual cuide de seu nariz. Aqui no Brasil todos podem exercer todas as funções públicas sendo ou não homossexual. Ponto e basta, sem discriminação. Quanto a frequentar uma religião vai do gosto de cada um. Sol nasceu para todos.

    Responda
  25. José Sampaio

    É um mau caráter homofóbico... como se padres heterossexuais fossem celibatários. Tem padre que tem mulher e filhos. E então?

    Responda
    1. Jefferson Soffer

      E então não é padre

  26. Paulo R Justo

    Se o Papa disse ou não disse, uma coisa é certa, na Bíblia as práticas homossexuais são proibidas, não importa se homem com homem ou mulher com mulher. É proibida e ponto. Não importa a opinião dos comentaristas, nunca vão mudar a orientação que vem da palavra de Deus. Podem tentar, mas será em vão.

    Responda
    1. Ricardo Knudsen

      Se a Bíblia proibe só as práticas, qual a justificativa para o Papa punir a orientação sexual de homossexuais castos e exclui-los do clero? Não faz parte da doutrina católica dizer q o virtuoso é aquele q resiste à tentação? Jesus e os santos não foram tentados pelo Capeta? Se for assim, o Papa é homofóbico, por excluir mesmo àqueles q resistem à "tentação".

    2. Paulo R Justo

      O José, vc acha que a origem de seu nome vem de onde? Vá estudar meu velhinho kkkkk

    3. José Sampaio

      Como se esse livro, a bíblia, escrito por homens ignorantes, fosse a verdade. Vai estudar, rapaz!

  27. Marcelo Galvao de Oliveira

    Divertido.

    Responda
  28. Giovani Ferreira Vargas

    Kkkkk

    Responda
  29. Maria adelaide viestel

    Gabriel desejo tudo de bom pra vc , todos somos seres transcendentais , temos um Espirito , independente de religiao , tomara que vc nesta vida descubra o Grande Amor que habita em nós , que o Divino Criador que se manifesta na dimensao artistica presente em cada ser , tudo tao perfeito, as galaxias , cada insrnto que perfeiçao a teia de uma aranha , uauu sim Graças a este grande Arquiteto :) Divino.

    Responda
    1. Gabriel Ggulieuh

      Acho que foi pra mim. Seje Menas, querida. Apenas pare.

    2. Ricardo Knudsen

      Huum, cigarrinho bom esse, hein?

  30. eli moura

    Era muito pior quando era enrustido, agora se sabe então é muito melhor e este comportamento homoafetivo é permeável a toda a sociedade e suas estruturas. A igreja tem que lidar com isto ou se excluir da sociedade.

    Responda
  31. Lis P Junqueira Safra

    Ele vai acabar sendo odiado como está acontecendo aqui na Europa. Famoso aqui por receber só tranqueira

    Responda
    1. Maria adelaide viestel

      Oi Zelis nestaparte da Europa que moro ele tem muitos admiradores e ateistas

  32. Douglas Garcia

    Reforma da igreja católica é igual a evolução. Necessita de eras.

    Responda
  33. Ricardo Luiz

    E agora? Ele vai pedir desculpas de novo? E a gente tem que perdoar 70x7?

    Responda
  34. Raimundo Carvalho

    A comunidade LGBTQIA+ acolhe Jesus e sua Santa Mãe na letra A. Deus está muito mais perto deles do que imaginam os que querem marginalizá-los. O papa está só pedindo que aqueles dessa comunidade que desejam ser castos se esforcem para serem de verdade e renunciem à carnalidade, sem prejuízo da dimensão homoafetiva que os une ao Cristo e ao parceiro espiritualmente.

    Responda
  35. Enrique Castro

    Usando o termo usado por ele, pelo que entendo o Papa não é contra a viadagem. Ele disse que tem "muita" viadagem. Se na sociedade representa, digamos, 5-10%, na igreja seria um 50-60%. Existiria dessa forma um certo desequilibrio. So isso.

    Responda
  36. Wil Leon

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    1. Ricardo Knudsen

      Willie, se eu dissesse q vc é um bozista homofóbicoserá q a FSP iris censurar? Ppr precauçãko não dizê-lo-ei.

  37. Gabriel Ggulieuh

    Excelentíssimo Senhor Assustador, há viadagem em todos canto do mundo, aceite, acostume-se, suma. A sociedade moderna pouco se importa com essa seita atrasada. Os que acreditam é apenas por fingimento. Nos erre. Nos dê o prazer da ausência de seus comentários. Passar mal. Passar bem longe de mim. Ser gay é bom demais, graças a deu$.

    Responda
    1. Gabriel Ggulieuh

      Nao surtei, jovem rapaz, eu sou é indignado com o poder que a igreja ainda tem sobre nossas vidas. Surto mesmo é o cristianismo. Surto coletivo.

    2. Ricardo Knudsen

      Amarante, é preconceito qdo se aplica uma sanção ou se cola uma imagem negativa a todo um grupo de pessoas pq alguns indivíduos daquele grupo cometeram atos supostamente reprováveis. Mais ou menos como um turista estrangeiro dizer q todos brasileiros são criminosos e merecem ir pra cadeia pq ele foi assaltado em Copacabana.

    3. Ricardo Knudsen

      Amarante a pleno vapor para defender a homofobia. Vc tem as estatísticas para falar sobre os abusos? E sobre padres hétero q assediam freiras e fiéis mulheres, q não tem coragem de denunciar pq os padre tem muita influência? Vc sabia q na Itália acharam um tùnel q ligava um mosteiro masculino a um feminino, e nessas catacumbas tinha um cemitério de fetos abortados? Nunca foi denunciado, né?

    4. Gregorio Amarante

      Gabriel, não precisa surtar, o Papa não é contra gays, ele só acha que eles são incompativeis com a função de seminaristas, visto que a grande maioria dos abusos sexuais da igreja são cometidos por padres gays e é por isto que ele queria afasta-los da vida eclesiástica.

  38. Antônio João

    Mas onde está a homofobia? É proibido o sexo para os membros ordenados da Igreja, tanto os de orientação hetero, quanto para os de orientação homo, a regra é a castidade. Se o grupo homo está contrariando as regras, o termo empregado é aceitável e não se estende para além deles. Se fossem os heteros 'pulando a cerca', certamente uma centenas adjetivos depreciativos se aplicariam.

    Responda
    1. Ricardo Knudsen

      Quer dizer q tá certo o Papa usar o termo depreciativo? E se um padre hétero transasse com suas fiéis casadas, seria normal o Papa fazer um sermão chamando os seus maridos de corn u dos? "É pecado xi frar os pobres maridos iludidos. Mas os corn u dos devem perdoar, pq assim ganharão o Reino dos Céus". Né ofensivo não, é?

    2. Ricardo Knudsen

      Onde vc viu q há seminaristas homossexuais violando a castidade? O Papa estâ proibindo q pessoas com “tendências homossexuais” sejam padres. Não é apenas sobre a prática, é a discriminação contra a orientação sexual. Aliás, basta uma “tendência”. Quer mais jomofóbico do q isso?

  39. Cleomar Ribeiro

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    1. Ricardo Knudsen

      Vc parece falar com conhecimento de causa. É frequentador do grupo?

  40. Nasemar Hipólito

    Esse papa é maravilhoso, mas já tem 87 anos...

    Responda
  41. José Cardoso

    O Papa é infalível, e mesmo se alguém acreditasse que houve um deslize, sua repetição mostra que é realmente seu pensamento.

    Responda
  42. Antônio João

    Esses textos da Folha estão cada dia piores, de onde vocês tiraram que "o Papa foi obrigado a se desculpar"? Quem obrigou o Papa a se desculpar? E a Folha nunca se desculpa pela bobagens que escreve! A conclusão é completamente inepta: "mina a autoridade do Papa", nem sabem o que isso significa. Desenho: pensemos nos héteros da Igreja, se eles estivessem na prática sexual com mulheres, sofreriam uma reprimenda muito maior e, talvez, o convite imediato de deixar a Igreja.

    Responda
    1. Ricardo Knudsen

      Mais um desenhista, q cansaço. Pq vc não volta pra escolinha, lâ a tia deixa vc desenhar a vontade. Aqui não tem como, meu querido, seu desenho não apareceu. A propósito, o Papa proibiu até tendência, nåo foi só a prática. Discriminou a orientação sexual, mesmo pra quem é casto. Quer mais homfóbico q isso?

  43. Marcos Prado Masliaev

    Sim, tem homoafetividade em toda a sociedade. Qual a novidade?

    Responda
  44. Marcelo Barbosa

    Sempre foi assim, só que hoje o tabu já não é tão tabu na sociedade menos, obviamente, na Igreja, antes "tapava o sol com a peneira" mas hoje não vale o "faço o que eu digo, não faça o que eu faço", hoje a Igreja tem que ser coerente ao que prega e tem que dar exemplo começando nos seminários que todo mundo sabe que sempre teve essas coisas que o Papa disse.

    Responda
  45. Nelson Oliveira

    O Papa só está errado no termo, uma vez que gera reações acaloradas e desgaste. Mas se a doutrina da Igreja é a de que as relações sexuais devem se dar só entre homens e mulheres e que os padres devem guardar o celibato, isso tem de ser respeitado. Ninguém deve procurar seminário como meio de acesso a outros homens. Se alguém quer uma igreja que aceite a prática homossexual que mude de igreja ou funde outra. Não é proibido. A IC não é uma instituição de direito público. Não pode ser obrigada.

    Responda
    1. Ricardo Knudsen

      Quem lhe disse q gays buscam o seminário para ter acesso a homens? Pq precisariam ir ao seminário para isso? Vc é tão homofóbico q nåo aceita a possibilidade deles terem vocação religiosa? Só heterossexuais são chamados por Êle? Será q Êle tbém é homofoóbico?

    2. Horacio Alfredo Comes

      Que a inocência te valha.

  46. Fábio Anderson

    Não haveria padre se não fossem os LGBT. Isso, desde sempre e para sempre.

    Responda
  47. Ricardo Knudsen

    Homofóbico mesmo, pq pessoas gays não podem ser sacerdotes? A Igreja sempre considerou os atos para julgar pecados. Mesmo q considerem a prática homossexual um pecado, não deveriam discriminar a orientação sexual, se os padres praticarem a castidade. Mas o Papa é infalivel, não é mesmo? Só não entendo é como errou 2 vezes usando o mesmo têrmo homofófico.

    Responda
    1. Ricardo Knudsen

      Amarante, existe vida além do bozismo, tente sair dêle e de seus preconceitos. E pare de difamar os homossexuais insinuando q sejam inerentemente pedófilos, um truque velho e hipócrita da extrema direita. Consulte sua admirada Damares, q foi estu pra da qdo menina por um pastor da sua igreja. Milhões de crimes por homossexuais? Tenha decência e minta menos.

    2. Gregorio Amarante

      Pare Ricardo. não são fatos isolados, existe milhares, se não milhôes de abusos sexuais cometidos pela igreja e a maioria esmagadora são de padres gays, molestando crianças do sexo masculino. Você querendo me acusar de usar padrão pra classificar pessoas, mostra muito o quão hipocrita consegue ser, afinal você padroniza todos como bolsonarista se pensarem diferente de você. O mundo não é binário, Knudsen. Existe vida alem do bolsopetismo.

    3. Ricardo Knudsen

      Amarante, como todo bom preconceituoso, vc quer punir e difamar todo um grupo por supostos atos criminos de alguns. Para vc, se um gay cometeu pedofilia, então todos os gays são pedófilos e devem ser punidos, segregados e humilhados. Só fico imaginado suas idéias sobre "os padrões" de comportamento de negros e mulheres. O seu é de fato o tìpico pensamento homofóbico bozolóide. Com retórica "moderada", é claro.

    4. Gregorio Amarante

      Não sei se você sabe, mas existe um padrão nos abusos sexuais na igreja, eles são cometidos por padres gays e as vitimas são meninos. E antes que comece a surtar me chamando de bozoloide e coisas tipicas da sua pessoa, falar sobre isto não é ser homofobico é expor os fatos.