Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. márcia corrêa

    É um show de hipocrisia e falta de alcance de alguns que se manifestam aqui sobre este tema. Supostamente "pessoas de bem a favor da vida", são os mesmos contra educação sexual nas escolas, contra saúde e ensino público e a favor de liberação de armas. Para se defender de quem? Ora vejam, para matar os mesmos jovens a quem negam oportunidades na vida, a quem rejeitam nas praias, a quem segregam do seu meio. Os pró vida hoje são os mesmos "bandido bom é bandido morto" de amanhã!

    Responda
  2. Florentino Fernandes Junior

    Dona marli, na linha do metrô foi um homem. Eleitor do lula arrependido. Provavelmente

    Responda
  3. Florentino Fernandes Junior

    Cloreto de potassio dona mariliz. A senhora é a favor da pena de morte?

    Responda
  4. Fernando Alves

    Há pouco, a colunista deu as mãos com a direita ao tratar de certos assuntos de outros países só para agradar o cônjuge. Foi largamente elogiada pelos mesmos que agora estão soltando os cachorros nela. Precisa aprender que do lado de lá, eles não cedem em nada, só usam você para os próprios interesses e descartam quando não serve mais.

    Responda
  5. Marli Serrão

    Tirando conclusões: ontem à tarde uma linha do metrô Tatuapé, São Paulo, teve que ser interrompida porque alguém se suicidara. "Isto acontece sempre no Metrô", alguém disse. Não fiquei sabendo se era mulher ou homem. Juntando A com B, me pergunto se quando as linhas de trem ou de Metrô são interrompidas - noticiário da TV está sempre com este assunto - se é alguma grávida que acabou com a vida. Estão querendo resolver só sobre fetos quando há a vida da mulher por trás. Ou na frente mesmo.

    Responda
    1. neli faria

      Marli: existem muitas mortes nas linhas do metrô. Deveria colocar uma porta direta como tem na linha amarela. Mas, a vida alheia é tratada com menoscabo pelo metrô.

  6. Clauder Noronha

    Esse PL misógino tenta criminalizar mulheres que recorrem à interrupção da gravidez como último recurso. O aborto é uma questão de saúde pública e não religiosa. As mais penalizadas são as mulheres pobres, que não dispõem de recursos para pagar clínicas seguras. Muitas mulheres que recorrem ao aborto são menores de idade, vítimas de violência e estupro. O PL é uma violência contra as mulheres. É inacreditável que os deputados gastem recursos públicos para atacar os direitos das mulheres.

    Responda
  7. Juliana Alves

    se homens pudesem gerar filhos tendo uteros, com certeza o aborto nao so era lei para todos como escolha de saude publica, como strupadores teriam penas + duras

    Responda
    1. Orasil coelho pina

      Juliana querida , você não entendeu que eu estava satirizando a folha por censurar uma mensagem minha, lembrando um fato histórico que envolveu uma denúncia de aborto na campanha de Lula e Collor! Infelizmente nesta ditadura que você lembrou eu fui um dos muitos presos políticos! Leia todas as mensagens minhas nesta coluna! OrasilContraCensura!

  8. Anete Araujo Guedes

    Para manter sua base coesa e atuante, Bolsonaro e parlamentares da extrema-direita fascista, necessitam fazer barulho com temas polêmicos e descabidos; repetir o dogma, Deus, Pátria, Família, Propriedade. São pautas identitárias que giram em torno de um inimigo comum, da moral e dos bons costumes. Lula não deve entrar nessas provocações. Esses desocupados querem causar, e atrapalhar o bom andamento dos projetos do governo.

    Responda
  9. Orasil coelho pina

    Não sei como a Folha não censurou o Texto da Mariliz! OrasilCensurado!

    Responda
    1. Juliana Alves

      a Folha nao tem que censurar nada, pois não vivemos em ditadura ou uma teocrasia do Pao duro ou mole. e sim intereça aos homens strupadores e machistas que as mulheres ou quem tem utero nao aborte, pois o dominio é feito atraves do controle de corpos.

  10. Orasil coelho pina

    Fiz apenas uma pergunta, se em mil novecentos e oitenta e nove, este tema do aborto não fora tratado pelos então candidatos Lula e Collor? O que tem de censurável nesta pergunta? Se não foi tratado ponto, assunto encerrado! OrasilContraTodaEQualquerCensura!

    Responda
  11. Ricardo Lobo

    E o Brasil avança cada vez mais para o retrocesso, atraso. Igrejas pupulam. Ignorância e falta de cultura e cidadania grassam. Logo estaremos na Idade Média.

    Responda
  12. FREDERICO FLOSCULO PINHEIRO BARRETO

    A criminalização do aborto reúne esses homens que amam cabras em volta de poços no deserto, que se sentem como profetas do patriarcalismo perdido?

    Responda
  13. Orasil coelho pina

    Caso não esteja enganado e se tiver minhas escusas, mas este tema foi tratado na eleição presidencial de 1989, entre Collor e Lula, não foi? Se não foi, peço mil desculpas, aos dois candidatos da época! OrasilDemocrata! Mais moderado do que isto só na Suécia!

    Responda
  14. Andreia Buttner Ciani

    Das crianças famintas, sem escolaridade e abandonadas nos abrigos, daquelas deficientes, não querem saber e nem cuidar, mas querem se meter somente quando ainda no ventre. É muito mais fácil, né?

    Responda
    1. Ricardo Lobo

      Antes de qualquer coisa e principalmente, são hipócritas, cara Andreia.

  15. Deborah Teixeira

    Acho q, ao carregar a mão nessas pautas, esse pessoal da extrema direita vai começar a se ferrar perante o eleitorado. Vai ser contraproducente.

    Responda
    1. Lucas Lima

      Eu também pensava assim. Até que percebi que esse comportamento é exatamente o que esperam os seus eleitores.

  16. Marcos Barbosa

    O plano da extraema direita e parte da direita contra o aborto, tem um interesse, ganhar o apoio dos evangélicos, hoje maioria no país, e não desagradar católicos fanáticos, quanto as meninas pobres, pretas e periféricas que são estupradas e engravidam não tem problema.

    Responda
  17. Nerisvaldo José Santos

    Sabe o que a Mi, aquela do lupanar que fica atrás da igreja, poderia fazer e angariar muita simpatia: dar uma assistência geral a todas as mulheres que carregam fetos frutos de estupros.

    Responda
  18. Cida Sepulveda

    Uma luta para manter aborto por estupro. Mas há muito mais. ... abortos clandestinos que a sociedade e os legisladores fingem ignorar. Deprimente Brasil.

    Responda
  19. João Paulo Zizas

    Na realidade, são bastante permissivas as normas do atual ordenamento jurídico pátrio relativas ao aborto. É benfaseja a postura dos que lutam para tornar inviável ou mais rigoroso o acesso ao procedimento. É positivo o fato de estarem sendo fechados centros referenciais da eliminação deliberada de seres humanos já vivos no ventre materno. Ademais, sempre vale observar que, hoje, a maior representante das brasileiras dignas e trabalhadoras é Michelle Bolsonaro, uma notória inimiga do feticídio.

    Responda
    1. João Paulo Zizas

      Daniel, não sou tão radical sobre o tema quanto pode parecer à primeira vista. Ainda tenho dúvidas, se é que tenho, acerca de eventual situação na qual exista risco inquestionável e seríssimo à vida da mãe. Nos outros casos, o certo é ajudar a gestante em tudo o que for preciso, mas nunca eliminar de forma deliberada o filho dela. Aliás, quem apoia o abortamento está, ao menos indiretamente, ofendendo as mulheres que quiseram ter seus filhos mesmo quando eles foram gerados em contextos adversos.

    2. Daniel Liaz

      ...e endurecendo as leis, não lhe preocupa dificultar mais ainda o acesso dessas mulheres violentaadas aos serviços?

    3. Daniel Liaz

      João, a lei deve se pautar na realidade e não em dogmas. Peloemks enqto estivermos num Estado democrático de direito e não numa teocracia. Vc fala de leis permissivas num país que tem números alarmantes de violência sexual contra mulheres, muitas delas crianças. E essa mesma população via de regra não tem acesso quase nenhum a serviços de saúde. E a lei brasileira permite aborto em caso de anencefalia, estupro e risco de morte da mãe. Vc quer o que, obragar essas pessoas a ter o filho?

    4. João Paulo Zizas

      Daniel, sua imaginação é realmente muito fértil. Todavia, nada há de leviano na minha afirmação de que o atual ordenamento jurídico brasileiro é bastante permissivo em relação ao abortamento. O certo seria o procedimento ser ainda mais coibido. Também é preciso tratá-lo a valer como crime hediondo, com severas penas aplicadas tanto à mulher que o faz quanto a seus eventuais cúmplices. Ela nada é além de uma filicida.

    5. Daniel Liaz

      João, posso até imaginar que vc é uma pessoa pobre, sem acesso a recursos e que foi abusado qdo criança. Só não consigo imaginar que o senhor ficou grávido. Sendo assim, acho que deveria ser mais cauteloso antes de fazer a leviana afirmação de que a legislação é muito permissiva

    6. João Paulo Zizas

      Juliano, creio que você consulta apenas versões reduzidas de dicionários. O termo "feticídio" está nos exemplares completos (os "tijolões") tanto do Aurélio como do Houaiss. Ademais, é possível encontrar a palavra no Priberam e no Dicionário Online de Português.

    7. Juliano Machado

      Você é apenas um fascista que fala de maneira empolada. E como todo fascista, quando pego em erro ou mentira soçobra. Feticídio também é palavra e conceito inexistente.

    8. João Paulo Zizas

      Chico Neto, estou bastante seguro quanto ao modo como meu comentário qualifica a ex-primeira-dama. O que digo sobre ela não é opinião, é constatação.

    9. João Paulo Zizas

      Chico Neto, muito obrigado por apontar o erro na grafia de "benfazeja", palavra que, como você bem observou, é escrita com Z. E olha que eu conheço o termo há bastante tempo, o que torna o equívoco ainda mais problemático. Ao menos a falha serve para mostrar que não escrevo através de meios artificiais, pois já me acusaram de fazer isso aqui. Seja como for, o que importa mesmo é o conteúdo do meu comentário.

    10. João Paulo Zizas

      Chico Neto, muito obrigado por apontar o erro na grafia de "benfazeja", palavra que, como você bem observou, é escrita com Z. E olha que eu conheço o termo há bastante tempo, o que torna o equívoco ainda mais problemático. Ao menos a falha serve para mostrar que não escrevo através de meios artificiais, pois já me acusaram de fazer isso aqui. Seja como for o que importa mesmo é o conteúdo do meu comentário.

    11. Chico Neto

      Prezado, eu ia até perguntar se o sr. tem certeza da qualificação que concedeu, por conta própria, à ex-primeira-dama...mas nem precisa. Opinião não se se discute. Mas benfazeja, entenda, se escreve com Z, não com S. Abraço!

    12. SIMONE BOCATER

      Com todo respeito, colocar Michele Bolsonaro como exemplo de alguma coisa é um deboche! A hipocrisia e o cinismo reinam nos bolsonaristas. Criminalizar uma mulher com 20 anos de cadeia e o estuprador 8 anos é justo né? Se essa desgraça acontecer com filhas desses deputados que estão propondo essa excrecência, o que será que eles vão fazer?

    13. Marcelo de Souza

      Falou o fã de es tu pra dor. Foi es tu pra dea e engravidou? Proibido abortar. Sabemos porque vocês querem fazer isso, porque querem ser livres para es tu prar a vontade e ainda condenar as meninas a serem mães de filhos de es tu pra dores

  20. José Cardoso

    Acredito que só o Psol é claramente a favor da descriminalização do aborto. A própria colunista opinou, durante a última campanha eleitoral, que não era hora do Lula tocar nesse assunto, pelo risco de perder as eleições. Como sempre existe competição eleitoral, nunca é hora...e nada muda.

    Responda
  21. Francisco José Bezerra de Menezes

    Brizola foi profético sobre o ingresso dos evangélicos na política.

    Responda
  22. Jean Michel

    Aborto é tanto um homicídio [precoce], quanto homicídio é um aborto [tardio]: não é; e não é.

    Responda
  23. Alexandre Marcos Pereira

    Lula tem uma base de apoio precária e diversificada, que inclui setores conservadores e religiosos. Apoiar abertamente o direito ao aborto poderia alienar esses grupos e prejudicar sua instável coalizão política. O governo está priorizando questões consideradas mais urgentes ou estratégicas, na área da economia, saúde, educação e combate à pobreza. Essas prioridades deslocam a atenção de temas controversos como o aborto. O Brasil é um país com forte presença da Igreja Católica e isso conta.

    Responda
    1. Juliano Machado

      Esta eterna conciliação já mostrou onde deu: impeachment, lava jato, fascismo eleito e quase reeleito. Querer conciliar com a direita brasileira que é apenas uma representação alongada da extrema direita é que é o delírio. Defendendo essas pautas, portanto, caminhando sempre mais à esquerda é que galvaniza-se o seu próprio lado. A extrema-direita está organizada, fechada e radicalizando cada vez mais. É preciso que a esquerda faça o mesmo. Exemplo: as feministas argentinas.

  24. Jorge PAULISTANO

    poderiamos ser igual na China, libera aborto e proibe quem nao tem condiçoes de ter mais de 1 filho, sendo vedado qualquer auxilio estatal para estes

    Responda
  25. Raymundo de Lima Lima

    Todos q são contra aborto são pró-pena d morte. Também são herdeiros daqueles q eram contra o divórcio. Todos q são contra aborto deveriam assumir ônus d nascidos sem cérebro. Todos q são contra aborto deveriam passar pela experiência d ter filha ou neta, menor d idade, estuprada por bandido. Pimenta nos olhos d outros...

    Responda
    1. jose prado

      Nao julge os outros baseado em si mesmo!

  26. José Augusto Bernabé

    É o obiceno sim, já que todos que são a favor do aborto comem carne de Vitela, que comam os seus Fetos.

    Responda
    1. Marcelo de Souza

      é um bernabé mesmo

    2. Hernandez Piras

      E o "obiceno" foi a cereja do bolo.

    3. Daniel Liaz

      Nossa Barnabé. Essa sua agora foi tão estúpida e abjeta que não dá nem pra levar na brincadeira.

  27. neli faria

    É a Cumplicidade Masculina! O homem que é contra o aborto, incentiva, ainda que indiretamente, a perpetuação do dna do algoz de uma Mulher.E a cada oito minutos uma mulher sofre violência sexual no Brasil. E quer incentivar mais ainda a prática de crimes sexuais?Sim, porque punir o aborto é um incentivo ao anormal que deveria ter sido abortados ou a mamãe ter criado direito. Se for por motivo religioso, pergunto: o Senhor, ou a senhora,segue a Bíblia inteirinha?

    Responda
    1. Anete Araujo Guedes

      É fruto da alienação da mulher.

    2. neli faria

      E segue o que a Bíblia diz? Mas, a Bíblia diz para não misturar política e religião:dê a César o que é de César e a Deus o que é de Deus! Misturam! A Bíblia diz para não comer carne suína: comem! A Bíblia proíbe Mulher  de falar sobre religião: e existem mulheres pastoras, bispas,arcebispas,papisas . A bíblia proíbe misturar  fios de roupas: todos misturam. A Bíblia, em 1 Timóteo 5:8,proíbe  abandonar os mais Velhos: avó , mãe. Abandona. E segue a Bíblia ao pé da letra no que interessa?

  28. Caubi Maciel da Nóbrega

    Se for uma questão semântica, é homicídio, sim, pois trata-se da morte um ser humano por outro. Não sei como o editor permitiu que esse erro grosseiro de português passasse batido.

    Responda
    1. Daniel Batista

      Caubi, você pensa de uma maneira bur/ra.

    2. Luiz Carlos D Oliveira

      Sim será homicídio quando for sua filha ou irmã exposta nessa situação e se vc for branco, elas ter sido estu prada por um negro

    3. Daniel Liaz

      Eita Caubi. Que bobagem heim

    4. João Carlos Oliveira Marques

      Vamos pra questão semântica. Porque o CFM chama de feticídio e não de homicídio?

    5. Maria Lopes

      Além de cavernícola, pretensioso.

  29. Andre Moraes

    Bolsonaristas não estão preocupados com obscenidades; preocupam-se apenas com os votos do fundamentalistas religiosos cada vez em números maiores. O debate se resume a motivos religiosos, e não mais sobre políticas públicas, estudos sociais e antropológicos sobre o tema. Há situações claras em que o aborto é o certo a se fazer e ainda assim não há debate. Sejamos realistas, Lula não consegue controlar essas pautas ideológicas; as mulheres precisam agora ajudar a eleger um melhor parlamento.

    Responda
    1. Francisco José Bezerra de Menezes

      Texto perfeito. Ficam rosnando como defensores da moral e dos bons costumes, mas na prática fazem exatamente o que combatem. Não é à toa que semanalmente escândalos de falsos pastores militares corruptos estão nas páginas policiais. A farsa do Deus, Pátria e Família é retórica para convertidos.

  30. JOS VITOR FILHO

    Nada de obsceno,pois ambos, matam alguém!E no caso do aborto,sempre será um inocente indefeso!

    Responda
    1. Daniel Batista

      És o típico bundamole que ama fetos, mas depois que nasce, não quer nem saber.

    2. neli faria

      Para perpetuar o dna do es tupr ad or? Sendo que ele próprio deveria ter sido abortado? E não teria trazido desgraça na vida de uma Mulher! E a mãe dele errou duplamente ao não abortar e ao não ensinar o seu machinho a respeitar outras mulheres.

  31. Carlos Amorim

    Uma observação, onde a autora vê intencionalidade eu só vejo incompetência mesmo. Os processos e protocolos públicos são lentos e burocráticos e acabam atrasando o aborto? Devem ser mesmo, é esse afinal o resultado de um estado grande, confuso e que tenta resolver todos os problemas, sem resolver nenhum. E realmente, aborto após 30 semanas, parece assassinato, já que é relativamente comum prematuros nessa fase.

    Responda
  32. Amarildo Caetano

    Hipocrisia pura ,com certeza as mulheres desses que são contra o aborto ,o fazem em clínicas particulares .

    Responda
    1. Cida Sepulveda

      Exatamente. Parecem ignorar o aborto clandestino no Brasil.

  33. Paulo Sales

    O Brasil não cuida de suas crianças e jovens, e ainda fazem política com a vida deles.

    Responda
  34. jose prado

    Nos casos previstos em lei não é! Mas, se a criança nascer? Poderia mata la assim mesmo? Porquue se pode mata la com 30 semanas então pode mata la depois de nascida?

    Responda
    1. Joao Quadros

      Mas se estrupam alguém, não deveria se punir o estuprador???? O que o feto tem a ver com o erro de alguém??? Ou vamos escolher quem vive ou morre antes de nascer??? E quem tem moral ilibada para decidir isso sem nenhum remorso? Muita gente escrevendo argumentos pueris ( então cuida vc, se fosse sua filha, o homem eh contra aborto). Ah sim, estatisticamente, quem mais eh responsável por obrigar o aborto são os homens, que não querem pagar pensão. A pergunta volta, e se fosse seu futuro neto?

    2. jose prado

      Um dos argumentos é sempre esse! E se fosse com vc? O outro e que embrião não é um ser humano! Mas, primeiro: o que esta em julgamento é se após 22 senanas poderia ser feito! Segundo: con 22 senanas trata se de um ser humano sim! Entao, se pode ser morto a essa altura então poderia ser morto após o nascimento? Essa criança sempre será fruto de uma violencia! Deverá ser morta nesmo apos nascido?

    3. Amarildo Caetano

      São vinte e duas semanas.Mas ,se acaso acontecesse uma violência sexual com alguém de sua família você seria a favor .Como é quem nem conhecemos somos contras .Pensei nisso.

    4. Amarildo Caetano

      Primeiro não é trinta semanas,sim vinte e duas .Se estuprassem alguém de sua família qual seria sua atitude?Pimenta no R. D

    5. Eduardo Rocha

      Pode. Mas, nesses casos, você chama a PM, o Bope, o exército, os CACs, etc.

  35. VALDICILIA CONCEI O TOZZI DE LUCENA

    Já descobri o pior horário para comentar a FSP é Ntes das 9h. Aja censura

    Responda
  36. VALDICILIA CONCEI O TOZZI DE LUCENA

    Em nenhum momento esses paladinos da moral e.vobs costumes pensa na mulher estuprada e o pior é que são eleitos pela ignorância que impera no país.

    Responda
    1. Daniel Liaz

      Pela autoridade com que opina a Helene estou achando que ela é uma mulher negra, pobre , de periferia que foi estupradda qdo criança

    2. Cida Sepulveda

      Verdade. Cadê a mulher nos comentários?

    3. Helene Medeiros

      Uma mulher estuprada tem 100% de chance de descobrir, durante as primeiras 11 semanas que se seguem ao estupro, se esta gravida ou näo. E no caso de estar gravida, suponho que ela tenha o maior interesse em abortar o mais rapido possivel, ao invés de deixar passar mais semanas.

    4. Helene Medeiros

      Com toda a informacao que existe hoje em dia, uma mulher ou mesmo uma adolescente nao percebe que esta gravida nas primeiras 12 semanas de gestacao? Na maioria dos paises o aborto é livre até completar a 11a. semana. A partir da 12a. semana a coisa se complica.

    5. Moses Cohen

      E tu pensa na crianca,não,a left não pensa.

  37. Fatima Marinho

    A maioria das gravidezes que passam das 22 semanas são de meninas pobres violentadas em casa. O que se quer é proteger o estuprador e dar ao agressor o direito a paternidade. Uma ação entre amigos disfarçada de moral. Afinal, quem estupra vota nesse deputados de falsa moral. Deputados protegem seus eleitores agressores à custa da saúde física e mental das meninas pobres.

    Responda
    1. ADONAY ANTHONY EVANS

      Sim, mas segundo o homem-mito, ídolo dessa turma, e que um dia chegaria a Supremo Mandatário do País, só as bonitas merecem ser estupradas. Deputados estupradores referendum o estupro, e arrasam o futuro das vítimas. Fossem filhas deles clínica seleta e clandestina.

  38. CELSO MAXIMINO JOSE

    Matar um ser humano, indefeso, mesmo que possa estar previsto em lei, é homicídio sim!

    Responda
    1. Marcelo FL Cordeiro

      Comentário limitadíssimo! E matar a mãe em uma gravidez de alto risco de morte é o quê ?

    2. José Tarcísio Aguilar

      Celso, quando vc engravidar eu vou apoiar tua decisão, qualquer que seja. Se for uma filha tua, no início da adolescência, abusada, vou te entender também. Claro, a menos que vc faça parte do abuso, coisa que nunca entendi, e daí te incapacitaria para qualquer decisão.

    3. Maria Lopes

      Ser humano indefeso é a menina pobre abusada em casa ou por homens próximos. São as mulheres pobres (muitas delas casadas e sem possibilidade de criar mais) que, ao contrário das de classe média, que sempre tiveram acesso e continuam tendo. Um feto não é um ser humano. Este, vai precisar de alimentos, escola, abrigo. De pai. Cadê os homens que ajudam a produzi-los? Pensou neles?

    4. Fatima Marinho

      Embrião não é ser humano. Para vcs que dizem que bandido bom eh o bandido morto, esse sim um ser humano, estranho essa comoção toda.

  39. Antônio Augusto Soares

    O executivo veta, devolve ao legislativo, e este que derrube o veto e arque com sua responsabilidade. Simples assim. Se os deputados querem, que respondam eles pelo ato. Maioria vai cair fora da exposição pública pela paternidade (sem trocadilho).

    Responda
    1. Luiz Carlos D Oliveira

      E como fica o desgaste do executivo com o povo, principalmente os evangélicos ??

  40. Carla C Oliveira

    Concordo, Mariliz. Para esse congresso, mulheres são meras incubadoras.

    Responda
    1. Anete Araujo Guedes

      Não é somente no congresso, que as mulheres são consideradas seres de segunda classes.. Cabe às mulheres sairem desse lugar, de deixar que os homens decidam o que lhes diz respeito. Vamos legalizar a prática do aborto!

  41. Dartagnan Santos

    Ora, Mariliz... são as suas extrema-direita e direita dita civilizada fazendo leis para você! Não gostou? Estranho, pois para você o problema é sempre só o PT.

    Responda
  42. adenor Dias

    Sobre a matéria! Agora que já se confirmou que a natalidade está diminuindo, é que os escravocratas irão se opor ao aborto! Escravocratas fazem poucos filhos, mas precisa dos filhos da classe pobre para lhes servir! Aposto que já há madame preocupada em ter que lavar suas privadas daqui uns anos...

    Responda
  43. Leandro Eustáquio da Silva

    A vida de crianças em desenvolvimento no sagrado ventre materno também importa, senhora.

    Responda
    1. Daniel Batista

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    2. Maria Lopes

      Criança, criar. Quem cria essas crianças indesejadas? Não confunda feto com criança. Crianças são as meninas - mais de sessenta por cento de ate 13 anos de idade - abusadas por homens mais velhos, na maioria familiares. Algo a dizer sobre essas meninas e seus pequenos ventres? E sobre suas vidas e destinos? Sagrados? Deveriam ser, e foram violados.

    3. Fatima Marinho

      Fácil falar, o ventre não é seu.

    4. adenor Dias

      Depende do tipo de vida! Uma criança vendendo bala no farol ou pedindo esmola, não é vida. É comum ver pais e mães pedindo esmola , ou tentando vender doces no metrô, sob pena de serem abordado pelos seguranças.

  44. Giovani Ferreira Vargas

    É pior, pois o feto não consegue nem fugir, nem se defender. É crueldade.

    Responda
  45. Anete Araujo Guedes

    Lula não tem que entrar nesse jogo. Trata-se apenas de um jogo de cena para desviar o foco de questões urgentes e importantes.

    Responda
    1. Anete Araujo Guedes

      Pautas como essa vão surgir. Trata-se das pautas-bombas dos bolsistas e do Lira.

  46. LUIS PASSEGGI

    Vamos ajustar o texto: onde se lê Congresso, leia-se representantes do povo. Onde se lê questões “morais”, leia-se questões morais (sem aspas). Fica diferente, né?

    Responda
  47. Gerivaldo Nogueira da Silva Nogueira

    Me parece que a república dos tarados vem se garantindo nessa pauta. Primitivismo puro, o atraso permanente.

    Responda
    1. Anete Araujo Guedes

      Esses reacionários, por serem misóginos, visam sempre cortar direitos já conquistados pelas mulheres. A vítima de um estupro que sofrerá as penas da lei, ou de uma gravidez repudiada, indesejada. Fato que favorece o estuprador. A mulher sempre será culpada, terá que pagar por um ato que provocou. Afinal, ser estuprada é como tomar uma coca-cola.

  48. Paulo Augusto

    Os que são contra o aborto só se importam com o feto enquanto este está na barriga da mãe porque depois que este nasce, viram as costas e deixam-o à própria sorte. Bando de hipócritas...

    Responda
    1. Anete Araujo Guedes

      E desconhecem os percalços de uma gravidez. Pimenta nos olhos dos outros é refresco.

  49. Marcos Benassi

    Mariliz, minha cara, melhor brigarmos com a oposição ao aborto do que com quem pode nos apoiar na causa. Ir pra rua, fazer abaixo-assinado, movimentar uma batalha nas redes digitais. O ponto de vista reaça de que "com feto não se mexe" é de árduo rebatimento, e essas questões do antendimento rápido à grávida deveriam ser talvez priorizadas. É inaceitável que uma mulher/menina fique *semanas* deglutindo (e gestando) aquele sapo porque os serviços de saúde são inoperantes ou de má-vontade. Bizarro

    Responda
    1. Maria Lopes

      Sou a favor da batalha. Nas redes digitais e nas ruas.

  50. Paulo César de Oliveira

    Tudo depende da idade gestacional. Na Suécia o aborto é permitido até a 18 semana e depende apenas da vontade da mãe. Muito razoável. Por outro lado, aborto tardio converge para infanticídio. Abortar um feto que poderia sobreviver numa uti neonatal não é muito diferente de homicídio.

    Responda
    1. Fatima Marinho

      Na Suécia o aborto é legal, estupro de vulnerável eh mínimo. Aqui temos milhares de estupro de meninas e muitas engravidam. O que fazem os deputados para proteger as meninas? Avançam contra seus direitos defendendo a paternidade do estuprador. Falsa moral.