Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Nilton Silva

    E a credibilidade da ONU indo mais ainda pro ralo.

    Responda
  2. yussef mahmud m mustafa

    A questão não é julgar o Hamas até porque ele já é classificado como grupo terrorista .a questão é outra como classificar um estado democrático que assassina mais de 36000 palestinos Em sua maioria,crianças Mulheres,idosos,se isto não é crime de guerra o que que é então ,quem sabe genocidio ,o quem sabe covardia !

    Responda
  3. Marina Gutierrez

    Cerca de 40 mil mortos ( muitos não foram contados pois estão sob os escombros), mais de 200 mil moradias destruido, 26 hospitais destruidos e cerca de 400 profissionais da Saúde mortos, as 12 universidades de Gaza e 56 escolas bombardeadas, cerca de 625 mil estudantes sem ensino, inúmeros crimes de guerra cometidos e o "estado vítima" acusa a ONU de discriminação sistemática!!!

    Responda
  4. omar assaf

    Francesca albanesa declarou que para julgar todos os crimes de guerra cometidos pelo estado farsante e fora da lei seriam necessários mais de 50 anos . Isso sem contar as décadas anteriores . Uma história vergonhosa e manchada de sangue .

    Responda
  5. Marina Gutierrez

    Galdino Formiga: o que alguns chamam de terroirismo, outros chamam de resistência ao colonizador.

    Responda
  6. SAMYR AUAD

    Crime de etermínio, violência sexual, tortura, crimes de guerra e de lesa-humanidade, uso da fome como arma de guerra, punição coletiva, ataques intencionais contra civis e deslocamento forçado. Isso é o que faz colonizador há 76 anos.

    Responda
  7. Luiz Almeida

    Está terra não tem nada de Santa, séculos e séculos brigam por areia e pedra. Deveriam implodir este local. Judeus, muçulmanos deveriam ir cada um para uma ilha, bem longe um do outro.

    Responda
    1. Marina Gutierrez

      Luiz Almeida, respondi seu comentário há horas mas não foi publicado.

    2. omar assaf

      Perfeito Luiz , árabes muçulmanos e árabes judeus viviam bem até a chegada dos verdadeiros antisemitas.

    3. Marina Gutierrez

      Luiz Almeida, na "Terra Santa" dos anos 1800s viviam 86% de palestinos muçulmanos,10% de palestinos cristaos e 4% de judeus e todos viviam em paz. Quando os sionistas da Europa começaram a chegar, as tensões se iniciaram e pioraram com a criação do estado de Isreal em 19 48. E desde então é o que vemos diariamente nos noticiários,os sucessivos governos de Isreael querem toda a Palestina sem nenhum palstino.

    4. LUIZ LEAL

      Permita-me discordar Luiz. A disputa entre os povos originários foi criada pela mão das potências ocidentais, mais especificamente com a colonização da região pelo Reino Unido, que levou à mudança da composição demográfica com levas de migrantes europeus e estadunidenses, que hoje formam a maioria da população ju dia no que é hoje o estado de Is. Lembrando que até o início do século xx as duas religiões conviviam mais pacificamente lá do que na Europa, onde ambas sofriam perseguições.

  8. Marcelo Brum

    A ONU não é um bando de anjinhos caídos do céu. É uma arena de interesses geopolíticos que acaba gerando uma agenda própria.

    Responda
    1. LUIZ LEAL

      É verdade Marcelo. Até aqui a ONU serviu fielmente aos interesses dos Estados Unidos e seu afilhado no Oriente Médio, em prejuízo de outros povos. Agora que ela toma decisões que contrariam os interesses de seus patrões, até por questão de sobrevivência como instituição, é acusada exatamente daquilo que sempre foi: fan toche.

    2. PATRICIA FERREIRA

      Concordo, ela serviu bem aos interesses dominantes de um lado dessa história até há bem pouco tempo, antes da comunidade internacional se revoltar com os abusos praticados pelo governo de Is ra el.

    3. Ricardo Knudsen

      Certo, anjinhos caídos do céu só o Netanyahu e seus aliados fanáticos religiosos. Além dos soldados das IDF, q cantam q não há civis inocentes em Gaza e depois fuzilam reféns conterrâneos seus. Todos os governos do mundo são malignos e tem agendas próprias contra Netanyahu, essa angélica pessoa sem interesses políticos. A propósito, Lúcifer não era um anjo q caíu do céu?

  9. PATRICIA FERREIRA

    Só lembrando que um desses lados é colonizador.

    Responda
    1. Marina Gutierrez

      Patricia Ferreira: permita-me responder ao leitor M.Brum, abaixo. Se "um delesl está lá há milhares de anos " porque a ONU tever que criar um estado para eles em 1948? Se estavam lá, não teria sido necessário tomar 55% da Palestina ( com cidades, bancos, negocios, igrejas, mesquitas ) para criar um estado para essa gente que habitava a Europa há milhares de anos.

    2. PATRICIA FERREIRA

      Convido todos a pensar no quão conveniente é taxar o lado colonizado de terrorista.

    3. Marcelo Brum

      Só lembrando que um deles está lá há milhares de anos e o outro apareceu lá com as invasões Otomanas.

    4. Galdino Formiga

      Realmente, um lado é colonizador e o outro é terrorista.

  10. Alberto Henrique

    Netanyahu, o carniceiro de Gaza.

    Responda