Rodrigo Tavares > Os jovens votam na extrema direita. E agora? Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Esse sentimento do jovem, mesmo formado em curso superior, não conseguir bons empregos, com boa remuneração, e uma casa decente, não é novidade. Eu por exemplo tinha exatamente essa percepção nos anos 80. Só que na época a alternativa era mais democracia e mais esquerda. Hoje talvez os sinais tenham se invertido, já que a esquerda é em geral o grupo hegemônico há décadas.
A história demonstra que hegemonicamente que o exercÃcio do poder caminha em ciclos ao longo do tempo. No geral uma certa alternância no poder. Com exceção aos casos de ditaduras. Hoje o eleitor jovem e muitos velhos protestam contra a esquerda e amanhã estarão protestando contra a direita.
Os jovens se iludir, eu entendo, pois ainda não apanharam para aprender, o que deixa bestificado no Brasil por exemplo, é ver os velhos cabeça branca torcendo pela volta do bolsonarismo. Eu cheguei ao ponto de torcer para o circo pegar fogo logo, para ver quem se salva!
Tenho uma teoria sobre essa escalada de popularidade da Ex. direita que é : Imagine uma pessoa muito doente, e o médico fala para ele que tem que operar, se não ???!!Mo , o paciente desesperado busca outras alternativas ,"Que são mentirosas ",mais ele prefere acreditar do que enfrentar a realidade .(Essa fuga da verdade vai ter consequências inimagináveis ?)
Trata-se da falência do sistema capitalista. Jovens desiludidos e sem perspectivas futuras, lançam-se nesse tudo ou nada. Partem para a destruição disso tudo que está aÃ. Elegem um inimigo comum para combater, e o ressentimento como conselheiro.
O Nazismo 2.0 já tem hora marcada. Agora só nos resta torcer para o apocalipse climático chegar primeiro...
Infelizmente o Apocalipse climático causará a escassez de recursos, o que causará por sua vez o surgimento de ditadores e o conflito entre as nações pela posse destes recursos escassos. Possivelmente uma 3a guerra mundial e como diria um personagem: "aos vencedores, as batatas ". Ainda dá tempo, mas estamos próximos do ponto de não retorno...
Histeria é doença
No fundo quem vota na extrema direita hoje é o ingênuo. Não é pra ter medo é pra ter piedade.
O evangelho fascista segundo Matheus.
Ingênuo é votar no Psol achando que é de esquerda, quando propõe propaganda gay nas escolas públicas para esterilizar os pobres. Nenhum projeto para aumentar salários.
"O jovem só pode ser levado a sério quando fica velho". (Nelson Rodrigues)
A resposta é bem simples. Os jovens de hoje não se informam mais com professores comunistas, mas pelo turbilhão tsunâmico de informações que a internet propicia. Informação é o terror da esquerda.
O ovo de Colombo aqui parece que está podre.
Jovens sendo jovens, como desde sempre. Cada nova geração sempre vai acreditar que o extremo oposto vai consertar tudo.
Experiência não se transmite. Penso que vamos ter que passar por essa tendência de direita radical, provida e estimulada por tik toks, antes de uma concientização maior.
Os velhos também votam na Le Pen
Quando a economia do paÃs vai bem, com oportunidades de emprego com bons salários e inflação controlada, o extremismo fica nas bordas da sociedade.
Não é verdade. Quando se obriga a pessoa a falar "menine" sob pena de prisão, a reação é forte. E justa.
A Geração Z apta a votar, já nasceu com smartphone e internet de alta velocidade a disposição. Com raras excessões, acham que o Google vai resolver tudo, e torcem o nariz quando é questionado se isso ou aquilo é fake ou não. Para piorar, as pessoas que deveriam se candidatar por sua competência, não o fazem para não ver sua reputação ir para o lixo. Quem recebe o voto é o Youtuber e o Influenecer da vez.
Perfeito. Era o que eu queria ter escrito.
Eles simplesmente assimilaram as pautas da esquerda e não levam a sério os retrocessos propostos.
E acham que governos de extrema direita vão melhorar as suas vidas. Coitadinhos.
Intolerância e agressividade identitária da esquerda é uma máquina de produzir votos para direita. Substituiu pautas trabalhista.
O que produz votos para a extrema-direita na Europa e EUA é em primeiro lugar a desigualdade social, que aumentou brutalmente desde a introdução do capitalismo desregulado nos anos 80. Depois vem a insegurança dos garotos, incapazes de lidarem com as tais "pautas identitárias". Não por acaso, os rapazes votam muito mais na extrema-direita do que as meninas.
Numa democracia plena não existem extremas, direita ou esquerda, pois ambas, no poder, não convivem com a democracia.
É que estão entendendo que a esquerda somente mente, dissimula e omite
A extrema direita mata, mente e aniquila a democracia
Ignacio, o que significa esquerda p vc? Vc tem certeza q estamos sob um governo de esquerda?
Nossa, a direita é tão boazinha né?
Hercilio, esse seu papinho de geraçoes me fez lembrar da dona neca setubal
Como diria o zagalo, eles vao ter q engolir
Jose siva, daniel marques e joao batista, antes eramos raridade. Hoje somos maioria.
Que papinho furado é esse de "Em Outubro vamos torcer contra os candidatos Bolsonaristas"? Torça vc Esquerdista que quer empurrar goela abaixo o Esquerdismo num mundo que já enxergou queva Direita é o caminho. Fique vc com seu Ãdolo Lula, o descondenado, que eu continuo na Direita!E Boulos não!
Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.
Quem usa e acredita no termo descondenado mostra o quanto nada entende do que vai à sua volta! Quanta ignorância, meu Deus!!!
Extrema direita caminho pra que cidadão? Kkkkk Caminho pro fim da humanidade
Não existe lição profunda, aquela que lhe pega no âmago, a não ser passar pela experiência amarga como o fel: sentir na pele e nos ossos o sabor da derrota após escolher o lado da polÃtica equivocada e emergir com mais força para a luta ou imergir na depressão já que a maioria dos jovens encontram-se ensimesmados em si mesmos.
A Itália e a Alemanha foram destruÃdas pela Extrema Direita no nazifascismo. O livro A Pele, de Curzio Malaparte, conta em modo documentário, tudo o que a Itália sofreu, até ser libertada pelos aliados, inclusive brasileiros que deram a vida. Entender a extrema direita, não é exercÃcio de ifeologia ou Ciência PolÃtica, mas de Psicanálise. Leia Sade, e entenderá a Extrema Direita.
A revolta não é só por fatores econômicos, mas também ideológicos, como a percepção que alguns jovens têm de que o feminismo emasculou a masculinidade. Somente os subsÃdios do Estado não surtirão o efeito almejado.
O colunista não referiu o desequilÃbrio entre sexos. Os rapazes votam muito mais na extrema direita do que as meninas, pelo menos na Europa e EUA. Insegurança, educação distorcida e incapacidade de adaptação aos novos tempos de garotos que já nasceram velhos.
Vc quer dizer a entrada da mulher no mercado de trabalho e a conquista de direitos? Redalmente tem gente que vê esse processo como coisa de bruxas. O pastor evangélico que quer reinstituir a opressão sobre as mulheres através do seu projeto martelo das bruxas é uma dessas pessoas.
Certa vez ouvi, a primeira geração constrói, a segunda usufrui e a terceira destrói. O que pode ser trocado por experiência não se passa, o aprendizado é pela dor. E que dor neste caso. Muitos não saem vivos do aprendizado.
Esqueça, meu caro, essa bobagem que ouviu! Não guarda qualquer relação com nada! Não passa de um amontoado de palavras de efeito e sem nexo!
É, infelizmente essa é a situação. Faltou educação histórica, os jovens não passaram pelos terrores da extrema direita, como o fascismo, o nazismo, as ditaduras e o atraso social. Portanto, com o domÃnio das redes sociais, as fake news, atitudes populistas vão fazendo a extrema direita infelizmente conquistar mentes e corações. Muito perigoso para o mundo.
O capitalismo, mesmo com suas evidentes falhas em relação à distribuição de renda, sempre foi pródigo em gerar riqueza. A geração seguinte tinha a tendência de ser mais rica que a anterior. Até agora...
O capitalismo constroem riqueza, as custa da miséria, sempre foi assim e não irá mudar.
Agora não sei, mas com certeza será ruim para ele(a)s depois.
Os jovens desejam mudanças profundas que este enviesado artigo não se logrou em mapea-las, optando pelo caminho fácil de reduzi-los a seres impetuosos e temporariamente revoltosos contra a atual situação. Se é inegável o fato que a juventude da era da Internet está exposta à informação sem os filtros pré-definidos por profissionais de imprensa, autores e docentes, com livre acesso às concepções e propostas de ambos os lados, porque as mofadas idéias da esquerda não os seduzem?
Ledo engano achar que os jovens consomem as informações abundantes a que têm acesso. Suas leituras e, portanto, suas conclusões são as mais rasas possÃveis. Como a extrema direita domina as redes sociais, é isso o que eles absorvem em sua ignorância!
A Faria Lima arrepiouÂ…
Nada me espanta mais, o ser humano perdeu a capacidade de me surpreender.
A contra-revolução conservadora começa em 1979 e completará meio século em 2029. E agora? Sêneca responderia: "Amanhã será pior".
Acho que estes tontos, "Fachidioten", como se diz em alemão, gente com formação acadêmica, mas sem cultura estão precisando de cabestro.
Esses jovens bem sucedidos por herança patrimonial, que estudam em faculdades públicas porque conseguiram estudar em escolas boas particulares, não tem sensibilidade para o total. Vivemos o salve-se quem puder. E assim caminha a humanidade para sua própria extinção.
Eu creio que dessa vez vai! Não há mais continentes a ser explorado pelo sistema capitalista. O planeta está na UTI...
E que falar de jovens da periferia que são da extrema direita, acreditam na teologia da prosperidade e na meritocracia?
A receita é simples para a catástrofe, aumente a desinformação digital, reduza a cultura, aumente os nem-nem (nem emprego, nem escola), aumente a velocidade do sistema capitalista, reduza a natureza, crie situações adversas, cataclismas, guerras, tragédias, e no fim... Só restará a única chance de um bom guia de extrema direita... O salvador...
sinal que os jovens estao evoluindo... viva a direita!
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Rodrigo Tavares > Os jovens votam na extrema direita. E agora? Voltar
Comente este texto