Comente*

* Apenas para assinantes

coment√°rios

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. José Cardoso

    Esse sentimento do jovem, mesmo formado em curso superior, n√£o conseguir bons empregos, com boa remunera√ß√£o, e uma casa decente, n√£o √© novidade. Eu por exemplo tinha exatamente essa percep√ß√£o nos anos 80. S√≥ que na √©poca a alternativa era mais democracia e mais esquerda. Hoje talvez os sinais tenham se invertido, j√° que a esquerda √© em geral o grupo hegem√īnico h√° d√©cadas.

    Responda
  2. Osmário Mendonça

    A hist√≥ria demonstra que hegemonicamente que o exerc√≠cio do poder caminha em ciclos ao longo do tempo. No geral uma certa altern√Ęncia no poder. Com exce√ß√£o aos casos de ditaduras. Hoje o eleitor jovem e muitos velhos protestam contra a esquerda e amanh√£ estar√£o protestando contra a direita.

    Responda
  3. adenor Dias

    Os jovens se iludir, eu entendo, pois ainda não apanharam para aprender, o que deixa bestificado no Brasil por exemplo, é ver os velhos cabeça branca torcendo pela volta do bolsonarismo. Eu cheguei ao ponto de torcer para o circo pegar fogo logo, para ver quem se salva!

    Responda
  4. Bruno Sebasti√£o Neto

    Tenho uma teoria sobre essa escalada de popularidade da Ex. direita que é : Imagine uma pessoa muito doente, e o médico fala para ele que tem que operar, se não ???!!Mo , o paciente desesperado busca outras alternativas ,"Que são mentirosas ",mais ele prefere acreditar do que enfrentar a realidade .(Essa fuga da verdade vai ter consequências inimagináveis ?)

    Responda
  5. Anete Araujo Guedes

    Trata-se da falência do sistema capitalista. Jovens desiludidos e sem perspectivas futuras, lançam-se nesse tudo ou nada. Partem para a destruição disso tudo que está aí. Elegem um inimigo comum para combater, e o ressentimento como conselheiro.

    Responda
  6. José Roberto Pereira

    O Nazismo 2.0 já tem hora marcada. Agora só nos resta torcer para o apocalipse climático chegar primeiro...

    Responda
    1. Humberto Iwata

      Infelizmente o Apocalipse clim√°tico causar√° a escassez de recursos, o que causar√° por sua vez o surgimento de ditadores e o conflito entre as na√ß√Ķes pela posse destes recursos escassos. Possivelmente uma 3a guerra mundial e como diria um personagem: "aos vencedores, as batatas ". Ainda d√° tempo, mas estamos pr√≥ximos do ponto de n√£o retorno...

    2. Matheus Battistoni

      Histeria é doença

  7. Joana F P Batalha

    No fundo quem vota na extrema direita hoje é o ingênuo. Não é pra ter medo é pra ter piedade.

    Responda
    1. Luiz Gustavo Amorim

      O evangelho fascista segundo Matheus.

    2. Matheus Battistoni

      Ing√™nuo √© votar no Psol achando que √© de esquerda, quando prop√Ķe propaganda gay nas escolas p√ļblicas para esterilizar os pobres. Nenhum projeto para aumentar sal√°rios.

  8. Alberto A Neto

    "O jovem só pode ser levado a sério quando fica velho". (Nelson Rodrigues)

    Responda
  9. COLOMBO MELO

    A resposta √© bem simples. Os jovens de hoje n√£o se informam mais com professores comunistas, mas pelo turbilh√£o tsun√Ęmico de informa√ß√Ķes que a internet propicia. Informa√ß√£o √© o terror da esquerda.

    Responda
    1. Luiz Gustavo Amorim

      O ovo de Colombo aqui parece que est√° podre.

  10. Jo√£o Gaspar Farias

    Jovens sendo jovens, como desde sempre. Cada nova geração sempre vai acreditar que o extremo oposto vai consertar tudo.

    Responda
  11. Manoel Marcilio Sanches

    Experiência não se transmite. Penso que vamos ter que passar por essa tendência de direita radical, provida e estimulada por tik toks, antes de uma concientização maior.

    Responda
    1. Matheus Battistoni

      Os velhos também votam na Le Pen

  12. Claudio Roberto C√Ęndido Rodrigues

    Quando a economia do país vai bem, com oportunidades de emprego com bons salários e inflação controlada, o extremismo fica nas bordas da sociedade.

    Responda
    1. Matheus Battistoni

      Não é verdade. Quando se obriga a pessoa a falar "menine" sob pena de prisão, a reação é forte. E justa.

  13. Jorge Alberto Wolpert

    A Gera√ß√£o Z apta a votar, j√° nasceu com smartphone e internet de alta velocidade a disposi√ß√£o. Com raras excess√Ķes, acham que o Google vai resolver tudo, e torcem o nariz quando √© questionado se isso ou aquilo √© fake ou n√£o. Para piorar, as pessoas que deveriam se candidatar por sua compet√™ncia, n√£o o fazem para n√£o ver sua reputa√ß√£o ir para o lixo. Quem recebe o voto √© o Youtuber e o Influenecer da vez.

    Responda
    1. Eder Plates

      Perfeito. Era o que eu queria ter escrito.

  14. Anna Rodrigues

    Eles simplesmente assimilaram as pautas da esquerda e não levam a sério os retrocessos propostos.

    Responda
  15. Jo√£o A Silva

    E acham que governos de extrema direita v√£o melhorar as suas vidas. Coitadinhos.

    Responda
  16. Ana Paula Amaral

    Intoler√Ęncia e agressividade identit√°ria da esquerda √© uma m√°quina de produzir votos para direita. Substituiu pautas trabalhista.

    Responda
    1. Carlos Oliveira

      O que produz votos para a extrema-direita na Europa e EUA é em primeiro lugar a desigualdade social, que aumentou brutalmente desde a introdução do capitalismo desregulado nos anos 80. Depois vem a insegurança dos garotos, incapazes de lidarem com as tais "pautas identitárias". Não por acaso, os rapazes votam muito mais na extrema-direita do que as meninas.

  17. Jose Renato Monteiro

    Numa democracia plena n√£o existem extremas, direita ou esquerda, pois ambas, no poder, n√£o convivem com a democracia.

    Responda
  18. Ricardo Pereira Ignacio

    √Č que est√£o entendendo que a esquerda somente mente, dissimula e omite

    Responda
    1. Eder Plates

      A extrema direita mata, mente e aniquila a democracia

    2. Daniel Pimentel

      Ignacio, o que significa esquerda p vc? Vc tem certeza q estamos sob um governo de esquerda?

    3. Felipe Ara√ļjo Braga

      Nossa, a direita é tão boazinha né?

  19. Florentino Fernandes Junior

    Hercilio, esse seu papinho de geraçoes me fez lembrar da dona neca setubal

    Responda
  20. Florentino Fernandes Junior

    Como diria o zagalo, eles vao ter q engolir

    Responda
  21. Florentino Fernandes Junior

    Jose siva, daniel marques e joao batista, antes eramos raridade. Hoje somos maioria.

    Responda
  22. Joao Batista

    Que papinho furado é esse de "Em Outubro vamos torcer contra os candidatos Bolsonaristas"? Torça vc Esquerdista que quer empurrar goela abaixo o Esquerdismo num mundo que já enxergou queva Direita é o caminho. Fique vc com seu ídolo Lula, o descondenado, que eu continuo na Direita!E Boulos não!

    Responda
    1. Marcelo Fernandes

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    2. Michele D Ambrosio

      Quem usa e acredita no termo descondenado mostra o quanto nada entende do que vai √† sua volta! Quanta ignor√Ęncia, meu Deus!!!

    3. Eder Plates

      Extrema direita caminho pra que cidad√£o? Kkkkk Caminho pro fim da humanidade

  23. M√°rcia Shimae Tokashima Nishiye

    N√£o existe li√ß√£o profunda, aquela que lhe pega no √Ęmago, a n√£o ser passar pela experi√™ncia amarga como o fel: sentir na pele e nos ossos o sabor da derrota ap√≥s escolher o lado da pol√≠tica equivocada e emergir com mais for√ßa para a luta ou imergir na depress√£o j√° que a maioria dos jovens encontram-se ensimesmados em si mesmos.

    Responda
  24. ADONAY ANTHONY EVANS

    A Itália e a Alemanha foram destruídas pela Extrema Direita no nazifascismo. O livro A Pele, de Curzio Malaparte, conta em modo documentário, tudo o que a Itália sofreu, até ser libertada pelos aliados, inclusive brasileiros que deram a vida. Entender a extrema direita, não é exercício de ifeologia ou Ciência Política, mas de Psicanálise. Leia Sade, e entenderá a Extrema Direita.

    Responda
  25. Felipe Vasconcelos

    A revolta n√£o √© s√≥ por fatores econ√īmicos, mas tamb√©m ideol√≥gicos, como a percep√ß√£o que alguns jovens t√™m de que o feminismo emasculou a masculinidade. Somente os subs√≠dios do Estado n√£o surtir√£o o efeito almejado.

    Responda
    1. Carlos Oliveira

      O colunista não referiu o desequilíbrio entre sexos. Os rapazes votam muito mais na extrema direita do que as meninas, pelo menos na Europa e EUA. Insegurança, educação distorcida e incapacidade de adaptação aos novos tempos de garotos que já nasceram velhos.

    2. Roberto Jorge Chaves Araujo

      Vc quer dizer a entrada da mulher no mercado de trabalho e a conquista de direitos? Redalmente tem gente que vê esse processo como coisa de bruxas. O pastor evangélico que quer reinstituir a opressão sobre as mulheres através do seu projeto martelo das bruxas é uma dessas pessoas.

  26. Hercilio Silva

    Certa vez ouvi, a primeira geração constrói, a segunda usufrui e a terceira destrói. O que pode ser trocado por experiência não se passa, o aprendizado é pela dor. E que dor neste caso. Muitos não saem vivos do aprendizado.

    Responda
    1. Michele D Ambrosio

      Esqueça, meu caro, essa bobagem que ouviu! Não guarda qualquer relação com nada! Não passa de um amontoado de palavras de efeito e sem nexo!

  27. TALVANIO JOSE DE OLIVEIRA

    √Č, infelizmente essa √© a situa√ß√£o. Faltou educa√ß√£o hist√≥rica, os jovens n√£o passaram pelos terrores da extrema direita, como o fascismo, o nazismo, as ditaduras e o atraso social. Portanto, com o dom√≠nio das redes sociais, as fake news, atitudes populistas v√£o fazendo a extrema direita infelizmente conquistar mentes e cora√ß√Ķes. Muito perigoso para o mundo.

    Responda
  28. Fernando Monteiro

    O capitalismo, mesmo com suas evidentes falhas em relação à distribuição de renda, sempre foi pródigo em gerar riqueza. A geração seguinte tinha a tendência de ser mais rica que a anterior. Até agora...

    Responda
    1. adenor Dias

      O capitalismo constroem riqueza, as custa da miséria, sempre foi assim e não irá mudar.

  29. Jos√© Ant√īnio

    Agora n√£o sei, mas com certeza ser√° ruim para ele(a)s depois.

    Responda
  30. Daniel Marques

    Os jovens desejam mudan√ßas profundas que este enviesado artigo n√£o se logrou em mapea-las, optando pelo caminho f√°cil de reduzi-los a seres impetuosos e temporariamente revoltosos contra a atual situa√ß√£o. Se √© ineg√°vel o fato que a juventude da era da Internet est√° exposta √† informa√ß√£o sem os filtros pr√©-definidos por profissionais de imprensa, autores e docentes, com livre acesso √†s concep√ß√Ķes e propostas de ambos os lados, porque as mofadas id√©ias da esquerda n√£o os seduzem?

    Responda
    1. Michele D Ambrosio

      Ledo engano achar que os jovens consomem as informa√ß√Ķes abundantes a que t√™m acesso. Suas leituras e, portanto, suas conclus√Ķes s√£o as mais rasas poss√≠veis. Como a extrema direita domina as redes sociais, √© isso o que eles absorvem em sua ignor√Ęncia!

    2. Daniel Pimentel

      A Faria Lima arrepiou¬Ö

  31. alex schirm

    Nada me espanta mais, o ser humano perdeu a capacidade de me surpreender.

    Responda
  32. Alberto A Neto

    A contra-revolução conservadora começa em 1979 e completará meio século em 2029. E agora? Sêneca responderia: "Amanhã será pior".

    Responda
  33. Eloisa Giancoli Tironi

    Acho que estes tontos, "Fachidioten", como se diz em alemão, gente com formação acadêmica, mas sem cultura estão precisando de cabestro.

    Responda
  34. Jo√£o Francisco dos Santos

    Esses jovens bem sucedidos por heran√ßa patrimonial, que estudam em faculdades p√ļblicas porque conseguiram estudar em escolas boas particulares, n√£o tem sensibilidade para o total. Vivemos o salve-se quem puder. E assim caminha a humanidade para sua pr√≥pria extin√ß√£o.

    Responda
    1. adenor Dias

      Eu creio que dessa vez vai! N√£o h√° mais continentes a ser explorado pelo sistema capitalista. O planeta est√° na UTI...

    2. SERGIO VICENTIN

      E que falar de jovens da periferia que s√£o da extrema direita, acreditam na teologia da prosperidade e na meritocracia?

  35. Carlos Antonio

    A receita √© simples para a cat√°strofe, aumente a desinforma√ß√£o digital, reduza a cultura, aumente os nem-nem (nem emprego, nem escola), aumente a velocidade do sistema capitalista, reduza a natureza, crie situa√ß√Ķes adversas, cataclismas, guerras, trag√©dias, e no fim... S√≥ restar√° a √ļnica chance de um bom guia de extrema direita... O salvador...

    Responda
    1. jose silva

      sinal que os jovens estao evoluindo... viva a direita!