Hélio Schwartsman > Escrito nas estrelas Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Este artigo parece ter saido do mesma fonte que o de Dora Kramer e outros colunistas. Todos no momento estão exultando com as cascas de banana do legislativo. Todos sabem que não se trata da direção da polÃtica economica, mas sim da direção polÃtica do legislativo que é de fato bastante bolsonarista. Curioso como os colunistas da folha apostam na visão economica daqueles que mais causam problemas para a economia. No fundo os neoliberais continuam sem polÃtica apenas planilhas.
O PT claramente está com problemas pra se inserir em uma nova realidade, as coisas não vão voltar a ser como antes de 2013 e pra piorar já se provou que nada voltará a funcionar como antes na polÃtica, economia, geopolitica, etc. Desejo sorte ao PT como galvanizador de polÃticas progressistas e sociais, mas precisa aprender a negociar e convencer.
Quem tem "gastos tributários" não é o governo mas sim as empresas que geram renda e riqueza para a sociedade. Para que mais renda e riqueza fossem criados seria essencial que a "desoneração" da Folha de pagamentos fosse estendida para todo o setor produtivo, de bens e serviços. O que o governo deseja para fechar os buracos financeiros que criou com sua demagogia politica de criar mais de uma duzia de ministérios inuteis é aumentar sua "receita tributária" matando a galinha de ovos de ouro.
Fooorraaaa!
Não sei se "inferno astral" é a expressão correta para definir o que se passa no governo Lula. O problema estaria na "genética"" desse governo que não consegue se modernizar e entrar em sintonia com o pensamento e o desejo da sociedade do século XXI. Inferno astral costuma acabar logo mas este parece que vai durar até o fim do atual mandato.. A distribuição de renda e a liberdade de expressão estão se mostrando inviáveis pela visão socialista do mundo que ainda perdura no atual governo.
É fácil criticar depois, mas acho que quando o veto à renovação das desonerações foi derrubado, o governo deveria ter apenas recorrido ao STF. Ganharia e a medida seria derrubada. Talvez tenha preferido usar sua maioria no tribunal como ameaça latente, para conseguir um acordo no congresso. Tentou 2 MP que não foram aprovadas. Não deu certo.
Governar em parceria com o STF não respeitando a vontade dos eleitores que escolheram um parlamento "conservador" é um atentado à democracia. Queiram ou não os adeptos da cleptocracia petista a opinião pública ja não pode ser facilmente manipulada como no passado. Em tempos de "redes sociais" a força do "quarto-Poder" representado pelas empresas "jornalisticas" que poderiam ser compradas com dinheiro público para apoiar o governo perderam relevância social. Um ganho para a democracia.
Inferno astral e ter você como colunista.
Realmente este colunista é um terror, alimento de bolsonaristas, do tipo arrependido e não arrependido.
Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.
Pra mim, você como comentarista também. Além de ser um inferno astral somado à falta de bons modos.
Redução de ministérios, acabar com a compra do congresso por emendas, prejuÃzo do correio, redução de gastos em geral. O básico que ninguém quer ver. É só pinchar fora quem está atrapalhando, no caso, Lule!
Peço venia ao jornalista americano TL Mencken para fazer um ou dois ajustes na sua genial frase. Quem já a conhecia, entenderá: para todo problema complexo, existe sempre uma solução clara, simples e muito, mas muito pouco inteligente.
Comentário perfeito! Fora!
Se o Brasil é “um suave fracasso” a responsabilidade com certeza não é do governo Lula, mas sim da nossa elite econômica, muito gananciosa e disposta a impedir avanços sociais como garantia de seus privilégios. Não concordo que, o governo esteja moribundo como o senhor pensa. Todos os tais tropeços de Lula 3 são em pedras e entulhos colocados por gente inescrupulosa no Congresso e na imprensa. A Folha, mais mercado que jornal, encontra-se no meio dela.
Uma visão bem atrasada da sociedade do seculo XXI que vem rejeitando o socialismo sem resultados que está destruindo a prosperidade de todos os paÃses que adotam esse "regime politico". Para distribuir renda é necessário criá-la e não é função do governo "produzir riqueza" mas sim administrá-la de forma responsavel. O governo argentino do presidente MILEI parece ter entendido essa lição básica . O fracasso do Lula - o funcionário público nº 1 - se deve a escolha mal feita que fizemos em 2022.
O colunista está querendo criar uma situação para um impeachment "o governo acabou" e apesar de reconhecer que a esbórnia fiscal é majoritariamente culpa do congresso, se faz de morto. Nenhuma crÃtica ao chefe da desgraça Arthur Lira. Pelo contrário, deve adular ele como adulava o Cunha. Os fins justificam os meios.
Muito bem, muito bom; então, o ApopalÃpice poderia ser descrito como "o Lira sabota MP e o legislabóstico não faz o que deveria ser feito dadas suas más entranhas". Pode haver inabilidades, um pobrema de cosmovisão/modelo mental, mas o que empaca *mêmo* são esses Hostas. Tá cansativo isso, meu caro: o nego é eleito pra fazer uma certa coisa - é exaustivamente cobrado por ela, aliás - mas não o faz por conta de suas anti-excelências, que ficam no bem-bom. Pô, quero ver baterem nessa mmmaarginália
Freire igualando Bolsonaro a Lula, haja paciência com bolsonarista arrependido. Nunca vão admitir o erro grosseiro, só resta tentar dizer que Lula é igual ao genocida das joias, dos 51 aps no dinheiro, das privatizações, da gasolina para dividendos, do Lira, do Campos Neto Paraiso. Enquanto tivermos Freires sendo enganados, o Brasil continuará a ser o paraÃso de bilionários parasitas.
Também acho que é exaustivo esse comportamento da imprensa em geral, sempre forçando a barra para culpar o governo. Fazem tripas coração para tentar aumentar a receita, para se ajustar ás regras fiscais. Mas o problema é o mantra da gastança. Acho que o mantra quem segue é a imprensa, o de direcionar o máximo para o rentismo. Mexer na desoneração, que beneficia a imprensa, isso não pode. É cansativo ouvir que o dólar subiu porque o Lula falou algo, ou deixou de falar algo...
Idêntico a um bolsonarista falando do judiciário. Basta trocar os atores da choradeira. A infantilidade da polarização não entende que a república é uma república. Se algum dos poderes não atende a seus interesses (que você acredita serem os interesses da Nação), ainda assim ele continua sendo um poder da república.
Lira foi clonado d Eduardo Cunha, aquele das pautas-bomba, q derrubou Dilma. Com politicos direita e extremistas-direita eleitos p sabotar governo é q passei a acreditar no Demônio, Diabo, CoisaRuim, e outros nomes. O Demônio ficou mais esperto em nosso tempo: se veste gente dBem, usa artificios prometendo resolver dilemas d sociedade. O Diabo tem Poder, está no Poder usando o nome d Jesus, até para criminalizar meninas vÃtimas d estupro.
Você nunca vai ver isso, e sabe por quê? Porque essa geração de "jornalistas" tem como principal fonte no congresso o zap do Lira. Se não o endeusarem publicamente, perdem a fonte. E como são jornalistas que ficam em escritório com ar condicionado só republicando o que vêem na internet ou recebem de suas "fontes" no zap, não podem se dar ao luxo de falar que a presidência do Lira no congresso é um câncer para o paÃs.
Sim, não sei o que é pior, se o Lira ou o Hélio, o primeiro faz o trabalho sujo, o outro desvia a atenção.
"Weltanschauung"... o articulista nem se dá ao trabalho de explicar o significado da palavra para o distinto leitor. Os melhores articulistas do paÃs, alguns inclusive que já passaram pela Folha, nem mesmo os já falecidos, como o saudoso Rossi, usariam essa palavra num texto jornalÃstico. O que esse rapaz tem de esnobe, tem de fátuo. O dia que sumir da publicação ninguém vai sentir a falta dele.
Roberto Freire inspirado hoje. Kkkkk. Parabéns!
Ninguém vai sentir sua falta, também. Digamos que sua ausência causaria, inclusive, um certo alÃvio na maioria dos leitores.
Inferno mesmo vivem os eleitores do homem. Segundo ele são 33 milhões.
Terrorismo midiático !! Sim, "gasto é vida" para os pobres, que não nós né. Do arroz, sabe da especulação, mesmo que não faltasse foi abortada pelo jogo de importação governamental ??
O mote dos calunistas da Folha é fazer parecer que o mundo acabou, mas o Brasil vai bem. Apesar dos pesares, desemprego cai, PIB cresce mais que o esperado, e por ai vai. Tudo jogo de bilionário, não podemos esquecer que a chantagem dos parasitas com a troca do Campos Neto ParaÃso já começou.
Como a Folha e seus calunistas conseguem fazer pessoas simples pensar que as coisas são simples. Nem percebem que votaram nos dois terços podres do congresso, que travam o Brasil em favor de interesses de bilionários da elite do atraso, como do bilionário dono da Folha e patrão do calunista. Nessas horas, uma imprensa menos indecente faz uma falta, pra informar que o congresso trava o que é a favor do povo, e que o governo luta a favor do povo. O problema é Lira, dois terços podre do congresso.
É para alimentar Freires que a Folha serve. Igualando Bolsonaro a Lula, haja paciência com bolsonarista arrependido. Nunca vão admitir o erro grosseiro, só resta tentar dizer que Lula é igual ao genocida das joias, dos 51 aps no dinheiro, das privatizações, da gasolina para dividendos, do Lira, do Campos Neto Paraiso. Enquanto tivermos Freires sendo enganados, o Brasil continuará a ser o paraÃso de bilionários parasitas.
Idêntico a um bolsonarista falando do judiciário. Basta trocar os atores da choradeira. A infantilidade da polarização não entende que a república é uma república. Se algum dos poderes não atende a seus interesses (que você acredita serem os interesses da Nação), ainda assim ele continua sendo um dos poderes da república.
Batuta!
Benassi, nessa tu realmente me ganhou, gostei : )
Poi Zé. Com outras palavras (e menas educação) falei a mesma coisa. Orra, Mano Rosa, juta saco do Baralho.
O Rosa tá certo. Pior que os dois terços podres do Congresso são a base do Lula. Ou seria?
Lula, como todo bom populista, tem uma tendência de achar que está certo sempre.
Suave já está garantido. Perigo é ser contundente.
O inferno astral de Lula: sol em FSP, lua em Globo e outras casas em legendas do centrão.
Junte-se aos bostonaristas e invada transmissões ao vivo da Globo chamando-a de Globo l i xo. Afinal de contas, gêmeos siameses devem andar juntos.
Hahahahaha! Tamo precisando de um bom colunista de horóscopo, quer não, João? Hahahah!
Sim. E uma certa mÃdia ajuda a segurar a faca no pescoço, e certos articulistas que escrevem a mando do patrão...
Nada sei de astrologÃa, mas fico com a impressão de que o inferno astral é algo do qual somos vÃtima de maneira inusitada, inesperada. O governo Lula, pelo contrário, fabricou, por suas próprias mãos essa celeuma.
Tudo isso para que à direita volte a governar o Brasil! Para os direitista é fácil governar, pois se nada der certo, a culpa é da esquerda, e o gado frequentador de igrejas evangélica acredita...
A culpa é do povo que elegeu um presidente de esquerda e um parlamento de direita. Ou seja a má intenção do parlamento, é maior do que a boa intenção do presidente e seus partidos, aliado...
Agora que estou aposentada me apavora com a ideia de desindexar a aposentadoria do salário mÃnimo. Sei que esse é um buraco que tende a aumentar. Mas há outros pontos que podem ajudar a cortar os gastos. O problema é que Lula está com a faca no pescoço.
Freire ou vive de herança ou é empresário, ou os dois, aquele bem nascido, criado com talco.
Apavorar por que? Sua aposentadoria indexada à inflação manterá seu poder de compra sem o privilégio do ganho real do salário mÃnimo, que deve ser reservado à baixa renda, que realmente ganha um salário mÃnimo. Todos nós, não aposentados e que ganham mais de um salário mÃnimo, não temos seu privilégio e vivemos sem seu pavor.
Seguram a faca, Lira, Campos Neto ParaÃso, patrocinados pela nossa bilionária elite parasitária, sua grande imprensa com seus velhos e conhecidos calunistas.
A faca no pescoço tem um nome e uma ideologia, falta de competência e a ideologia "déficit público é vida".
Os polÃticos brasileiros não têm projetos para o paÃs. Aprovam projetos que beneficiam à si, aos seus familiares, aos seus cupinchas e aos seus financiadores ( agora indireto pois o financiamento é público). O povo? Ora, o povo!
Cuidado, a bilionária impresa quer que pensemos que polÃtico é tudo igual, assim eles definem o próximo milagroso salvador deles. Temos dois terços podre e um terço por nós, precisamos identificar isto, a folha não ajuda em mostrar quem vota a nosso favor e quem vota a favor de nossos bilionários parasitas, coordenados por Lira e escamoteados pela Folha.
Da sonseira passou ao delirio. Ou seria fake news? Haddad jamais foi visto como gênio pela Faria Lima, nem perto disso. A maioria absoluta das avaliações sempre oscilou entre mal menor e razoável, especialmente se comparado aos colegas de partido. Agora simplesmente começa a cair a ficha de que algéum que se submete a ser marmita de presidiário obviamente não manda nada
Alias, não sou eu quem diz, mas os numeros. Mundointeiro em um all time high desde o ano passado e nós patinando aqui. Imputar essa reputação ao Haddad é mentira deslavada e muito, muito exagerada
Mais uma muito boa crônica...nosso fracasso tende a se estender; e, quem viver verá, como a Direita fará com as mesmas questões em 2027, 28...
Não entendi direito. O missivista é a favor da austeridade fiscal sobre os pobres, como manda o Consenso de Washington, sacrificando, ainda mais, milhões miseráveis? Ou é a favor de cortar o bolsa empresário que beneficia alguns milhares de bilionários e custa, no mÃnimo, três vezes o bolsa famÃlia?
Muito obrigado pela sua ajuda, Roberto Freire, o nome prometia, mas você é o ilimitado cabeção! Vou reler mais dez vezes, mas como você mesmo disse, sou limitado e cabeça pequena. Valeu!
Acho que você nem leu. A desoneração da folha e os incentivos à zona franca de Manaus entram no texto em busca de um significado em sua limitada cabecinha.
Obrigado Paulo, pela sua colocação, mas tenho que discordar. Sou totalmente contra os gastos estéreis como o realizado com os maiores juros do planeta e também com o bolsa empresário, que beneficia alguns poucos. Entendo que o governo tem que cumprir a constituição e não sustentar rentistas e empresários bilionários.valeu!
Você está sendo contraditório, Marcelo. Se vc acha que austeridade fiscal eh morte, então deve achar sim que déficit público eh vida. Na verdade, qualquer governo, seja de direita ou de esquerda, tem a obrigação de gastar menos do que arrecada, pagar os juros da dÃvida e fazer sobrar algum para amortizar parte do principal.
Obrigado pelo seu comentário, Igor. A minha resposta é não. Mas eu tenho certeza que austeridade fiscal é morte. Os governos neoliberais pós golpe na presidente Dilma levaram 125 milhões de brasileiros à insegurança alimentar e 33 milhões à fome. Isso matou muita gente e ainda vai matar por um bom tempo, mesmo com uma recuperação fantástica do presidente Lula.
Você deve acreditar que "déficit público é vida".
Grande parte do 'bolsa empresário' é o SIMPLES, não tem bilionário aÃ. Agora, acabar com o bizarrice chamada Zona Franca de Manaus (equivalente a 0.4% do PIB), nem pensar.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Hélio Schwartsman > Escrito nas estrelas Voltar
Comente este texto