Equilíbrio e Saúde > Vítima de estupro que fizer aborto pode ter pena superior a do estuprador se PL for aprovado Voltar

Comente este texto

Leia Mais

1 2 Próximas

  1. José Roberto Mathias

    Não há palavras que possam servir de argumentos para essa"sandice".A Direita está,de alguma maneira,ainda que inócua,tomando as rédeas do Mundo.A "direita paranoica e anticristã"do Inominável está querendo imitar,mas está fazendo água.O que irrita é que o Congresso Nacional alimenta esse"gado bolsonarista".

    Responda
  2. Anete Araujo Guedes

    Para manter a chama acessa, a turba coesa, nada melhor do que levantar a questão do aborto. A correlação de forças no Congresso é composta por uma maioria folgada de extremistas reacionários. O país vive um Parlamentarismo disfarçado. O Congresso tomou o poder e nós passamos imobilizados por essa captura. Eles não necessitam mais do governo. As emendas parlamentares patrocinam obras que lhes dão prestígio e votos em seus redutos eleitorais. Estão pouco se importando com a opinião pública.

    Responda
  3. Osmário Mendonça

    Sob o manto religioso, em nome de Deus, da família cristã, esses parlamentares da bancada evangélica autoriza e banaliza o estupro, protege o estuprador e coloca como criminosa a vítima de estupro, penalizando essa vítima com pena de homicídio em caso de aborto. Assim sendo uma jovem estuprada poderá pegar pena de 20 anos se fizar aborto enquanto o estuprador pegará 6 anos (se for preso) porque em grande parte ele nunca nem será encontrado.

    Responda
  4. MARIA DAS GRACAS COUTINHO DE MATOS GOMES

    Essa PL é uma volta a Idade Média. Absurdo! Que vergonha esses Parlamentares que se dizem representante do povo brasileiro. Acorda Brasil!!!

    Responda
  5. eli moura

    imaginem a menina estu pra a pelo pastor, padrasto, medico, professor, tio, depu tado ou qualquer coisa assim. Eles vão dizer que vão provi denciar o abo rto, mas se ela denunciar vai passar muitos anos na cadeia. O depu ta do com cara de por co está propondo um salvo condu to para estu prad ores, eles vão ficar invisiveis, a lei não vai pegá los, não vai haver denuncia. A mulher deve decidir sobre si e filhos devem vir de amor e nao de te são.

    Responda
  6. Waldir Roque Maffei

    A Folha passa a mão no congresso. Onde estão as colocações veementementes sobre o assunto? Ou outros que nada têm a ver com urgência? Só ataca o governo e o culpando por tudo. Falta detonar o parlamento ditador! Se for aprovado pela Câmara, o tabloide vai noticiar: " mais uma derrota do Lula", jogando o assunto para o presidente? A Folha falha e falha.

    Responda
  7. Miguel Gossn

    Espero muito que o velho e bom jornalismo investigativo fique com os olhos bem abertos nos "cidadãos e cidadãs de bem", principalmente os mais abastados. Tem muito aborto praticado por essa gente hipócrita. Fora os casos de estupro, pedofilia etc. Procurem bem que encontram.

    Responda
  8. LUIS FERNANDES

    Pode-se imaginar q quem cria leis assim e um estuprador ou e um demagogo completamente incompetente e inconsequente

    Responda
  9. Ricardo Geraldo Vieira

    Li vários comentários reclamando do congresso. Não se esqueçam, fomos nos que elegemos neles.

    Responda
    1. neli faria

      Eu ? Não! Não voto em pastor, jornalista, bispo, padre…

    2. Antônio Carlos de Paula

      Eu não voto em deputados vindo das trevas.

  10. Rafael Theodoro Silva

    Deputados desprovidos de humanidade, fazem a política psudo conservadora no sentido de angariar votos comopaladinos da família, o mundo real é bem diferente.

    Responda
  11. Sergio Iatchuk

    É um projeto de lei tão absurdo, tão desumano, que é até difícil de acreditar ter emergido de um congresso que deveria estar trabalhando arduamente para reconstruir o país e garantir os direitos da sociedade.

    Responda
  12. Sam Duart

    O plano de demonizar a esquerda e progressistas deu muito certo. O povo comprou a narrativa. Agora estão colhendo os frutos da árvore do atraso que plantaram.

    Responda
  13. valdir de macedo

    Querem penalizar as vítimas!!! Só os pobres serão penalizados pq quem tem dinheiro pode viajar e realizar o aborto nos países onde a prática não seja crime, e pela nossa lei penal só será crime aqui se também for crime no exterior.

    Responda
  14. maria Dias

    O Brasil entrou em um retrocesso sem fim. Nada mais importa a não ser votos para a reeleicao desses incompetentes. Não ha uma lei se quer que controle o corpo do homem, mas o das mulheres...

    Responda
  15. Dirceu Luiz Gonzaga

    Vi quase nada de bwrr@s se manifestando nesse espaço, não sei pq se escondem qdo o resultado de suas escolhas começa a aparecer.

    Responda
  16. Pierre Laville

    Com as bancadas religiosas, os direitos fundamentais estão em perigo.

    Responda
  17. max ribas

    Todas estas seitas evangélicas foram financiadas de fora para destruir o Brasil e a América Latina. E estão destruindo.

    Responda
    1. neli faria

      Pior ainda:nós, os contribuintes financiamos esses caras. É mais fácil montar uma igreja do que uma empresa. Gente que usa o Santo Nome de Deus em vão. Interpreta a Sagrada Escritura na parte que interessa.

  18. Ana Maria Rocco

    Daqui a pouco seremos obrigadas a usar burca. Isso é o que as bancadas evan géli ca, da ba la e do agro desejam. Tor tu rar jovens mulheres, crianças, obrigando-as a terem fi lhos produto de es tu pros.

    Responda
  19. max ribas

    Estamos caminhando rapidamente para um Estado fundamentalista evangélico. O próximo passo será transformar o dízimo em tributo obrigatório e estabelecer um código de vestimenta na rua. Talvez mais para a frente os pastores sejam considerados inimputáveis por seus crimes. Este é um País que vai pra frente.

    Responda
  20. eli moura

    A geração de uma criança deve ser um ato de amor e não de coação física sexual ou coação emocional . A maioria dos estupros eh por coação emocional de mais velhos sobre mais novas, aí entram pais, tios, padrastos, amigos da família, professores, médicos e namorados mais velhos. Também não eh aceitável o oportunismo de mulheres para se dar bem financeiramente. Tolerância zero com estrupadores, seja por coação física ou emocional, vai reduzir os abortos proximo a zero.

    Responda
  21. Octavio Rossi de Morais

    Tumultuar, é o que querem. Ninguém está interessado na vida de ninguém, feto, mulher violentada, nada. Querem o voto dos evangélicos e moralistas, além de paralisar o congresso que deveria estar votando outras questões de interesse do povo.

    Responda
  22. Antônio Carlos de Paula

    Essa extrema direita fede. Estão querendo implantar um estado fundamentalista religioso no país.

    Responda
  23. Paulo Simardi

    Uns por omissão e outros por ação desperta no povo a indignação por essa malta que ocupa a Câmara Federal. Ali ninguém se salva; asquerosa a bancada evangélica que propos o PL; covarde e oportunista a base do governo que não atacou o projeto,preferindo se omitir.

    Responda
  24. Maria Lopes

    "O Brasil vai numa linha que é até mais dura do que nações islâmicas, do que nações radicais do mundo islâmico. Acho que está ali próximo ao que é o Afeganistão, e atrás do Irã e da Arábia Saudita. É esse o patamar".

    Responda
  25. Edson Capistrano

    Temos que entrar com ação popular e dar impeachment neste congresso por relevantes desserviços prestado a nação. Aos poucos estão implantando na legislação o fanatismo religioso de uma parcela da população que apoia e exalta este ideário. Daqui a pouco vão aprovar lei que mulher adúltera deve ser apedrejada, conforme a lei de Moisés ( João 8:1) , e Alcorão ( sura 24°), tal o nível de reacionarismo deste congresso apócrifo, mas com poder de tornar canônico o mais vil dos preconceitos.

    Responda
  26. José Antônio

    PL dois dois. Abaixo os partidos e políticos camisas amarelas!

    Responda
  27. Joao Cellos

    O pior congresso da história!

    Responda
    1. max ribas

      Sem dúvida. Mas só até agora...

  28. Bruno Sebastião Neto

    "A vitima tem uma pena de 20anos e o estuprado de 10anos", esses são os parlamentares que 50% da sociedade batem palma ,tem algo de muito errado em tudo isso ?

    Responda
  29. Andre Lou

    Loucos, monstros vis que querem firmar um mundo onde o orgasmo masculino - e tudo mais que ele significa em vários níveis - é considerado divino, acima de todo sofrimento alheio e com poder absoluto

    Responda
  30. Luiz Gomes

    E esse congresso so leva o pais ao atraso. Somos obrigados a seguir a sabdices de um monte de fundamentalistas, q usam esse absurdo como pressao contra o governo. Nao tem um dia sequer sem essa gente atormentar o pais com essas propostas, q so pioram a vida de todos.

    Responda
  31. Leonilda Pereira Simoes

    Lira, inimigo nº 1 das mulheres, cínico como só, diz que a urgência não é nada, que os direitos já pacificados não serão afetados. Claro que serão, men ti ro so. Em caso de estupro, com o tempo passado de 22 semanas a mulher se torna homicida, como isso não avança se não havia antes? Falso. Quer, com o PL e evan gélicos, emparedar o presidente, não está nem aí para mulheres estupradas. A criança que não puder abortar até a 22a semana por problemas sociais e legais será penalizada. Culpa de Lira.

    Responda
  32. Helio Souza Reis

    PEC que o Arthur Lira tirou do bolso do colete para passar a boiada da bancada evangélica. Pec dos reacionários, volta à Idade Média mexendo na atual legislação do aborto., favorecendo o estuprador e penalizando a vítima com maior pena. Um absurdo ! Fora Lira e deputados reacionários!

    Responda
  33. Andre Moraes

    E pensar que tudo isso está acontecendo porque o Rei Artur quer continuar seu reinado e sua ditadura legislativa, mesmo que seja através de um laranja. Para reunir os votos dos fundamentalistas religiosos e dos viga-ristas do PL do Valdemar, está valendo até colocar PLs que nos aproxima de uma teocracia e outras que dão vida fácil a corruptos. E há quem diga que o problema é o atual governo; o Bozo e esse congresso tornariam isso aqui uma Gilead.

    Responda
    1. Maria Irene de Freitas

      Eu duvido que o possível laranja que for eleito apoiado pelo excrementíssimo vá ficar pianinho obedecendo as ordens do camarada. O poder é afrodisíaco e a sensação circulando nas veias é enebriante, e não vai querer perder isso. Sem a cadeira da presidência o Lira é um nada.

  34. PAULA FARIA

    Não é necessária pena corporal para a mãe que aborta. O sentimento pesado de que subtraiu a vida que se desenvolvia em seu ventre é suficiente para atormentá-la pelo resto de seus dias.

    Responda
    1. PAULA FARIA

      Leonilda, violência não se paga com outra violência. Ou agora vão tentar me convencer de que uma cureta que mata o feto por desmembramento e que, com um movimento em falso, pode esterilizar e até provocar uma hemorragia grave na mulher não é violência? Que aborto não é intervenção cirúrgica, sem riscos, mesmo se realizada em ambiente controlado?

    2. PAULA FARIA

      Maria Irene, sim, infelizmente já sofri um aborto. Hoje, aquele bebezinho estaria bem crescido e enchendo minha casa de alegria.

    3. PAULA FARIA

      João, não é da vida dela de que estamos tratando. É do feto.

    4. PAULA FARIA

      José Roberto, com certeza. O extremismo dos dois lados promove verdadeiro banho de sangue de úteros e fetos.

    5. PAULA FARIA

      Antônio, será? A menininha que hoje olha nos meus olhos e me chama de mamãe me deixa com sérias dúvidas.

    6. Antônio Carlos de Paula

      Se um dia acontecer com vc, com certeza mudará de opinião.

    7. Jose Roberto de Souza

      Só mesmo um extremista de direita para demostrar tanta ignorância e estupidez em tão poucas palavras.

    8. Joao Cellos

      Então não se meta na vida dela. Cuide da sua.

    9. Maria Irene de Freitas

      O senhor já passou por isso ou teve alguma familiar próximo que passou? Como pode afirmar tal sentimento que a mulher teria para a vida toda? Conte-nos.

    10. Leonilda Pereira Simoes

      A violência que ela sofreu é que vai atormentá-la para sempre. Ela é vítima, ela não "subtrai" vida desejada por ela, foi imposta por violência extrema. Não se pode condenar moralmente uma pessoa que sofre estupro e dizer que a vida tirada de seu ventre é suficiente para ela sofrer. É colocar o estupro acima da vida dela. Ela não escolheu ser mãe vítima de estupro. Isso é coisa da extrema direita para penalizar ainda mais a mulher.

  35. PEDRO SERGIO SASSIOTO

    As mulheres é que devem decidir, não os ignorantes políticos ou os fanáticos religiosos.

    Responda
  36. Felipe Macedo

    Todo santo dia os bolsonaristas dão um jeito de fazer algo que só confirma que o país fez muito bem em não reeleger o líder dessa seita de fanáticos extremistas e desumanos. Esse PL é só mais uma prova disso

    Responda
    1. Leonilda Pereira Simoes

      E Lira é o exemplo cabal de político profissional que não tem limite moral para tentar se manter com alguma importância no cenário político. E escolhe as piores e mais baixar formas, junto com a es có ria de deputados para fazer isso. Inimigo nº 1 das mulheres, com o sabujo Sóstenes, não podem se reeleger nunca mais, mesmo já tendo em mãos o orçamento do governo, sequestrado pela Câmara que só quer isso mesmo, dinheiro e vantagens. As mulheres são as novas e próximas vítimas.

  37. Leonardo Abreu

    Houve um tempo em que a religião governou o mundo, ficou conhecido como idade das trevas...

    Responda
    1. Leonardo Abreu

      Não acho que haja "religião real", o próprio fato de precisar ser reformulada o tempo todo é algo curioso. Mentiras são assim, precisam ser recontadas, reformuladas, refeitas e remendadas. Não acho que nos próximos dois mil anos alguém dirá que a gravidade não é bem assim, pelo simples fato de que a maça continuará caindo e por se tratar de uma verdade não haverá uma reunião de cientistas todo domingo para reforçar a tese ou reafirmar o óbvio, se é reafirmado todo domingo é porque é mentira.

    2. Joao Quadros

      E na idade media, o aborto era mais permitdo que hoje

    3. Joao Quadros

      Sr leonardo, o que penso é que há uma ausencia de religião real, o que existe é uma ideia "moral" distorcida, feita só por quem quer ganhar votos. Não há religião nisso, só caça oo poder.

  38. jose prado

    Acho que a direita, os pastores e o Lira pisaram na bola nessa questão do aborto! Provocaram uma reação que vai crescer e vai trazer uma discussão que eles não tem argumento crível! A esperteza do Lira deu chabu!

    Responda
    1. Joao Quadros

      NUam boa, não tem nada de direita ou pastor, tem sim um discurso moral ideologico, no sentido de continuidade do poder. A lei que deveria estar sendo votada é uma lei de apoio e ajuda total a mulher violada, até para ajuda-la afazer um decisão sem ser por impulso, mas por sua autovisão real.

  39. Rubens gonçalves

    PL . Partido taleba dos evangelicos brasileiros. Aborto não dá ao embrião o direito dele ter vida se for interrompido. E ele está indefeso . O estruprador é quem deveria ser submetido a castração química se condenado por estupro

    Responda
    1. Leonilda Pereira Simoes

      Defende o embrião e condena a mulher? O embrião que ela não queria? Mais machista que isso, impossível. A vida da mulher em último lugar. Primeiro o embrião do estuprador, que falta de humanidade. Ser humano é não defender o sofrimento de mulheres porque podem ser mães. Podem, não devem, pois estupro não admite escolha. Precisa mesmo de se nhar? Se os homens procriassem o aborto seria legal desde o início dos tempos, ainda mais para os ditos religiosos. Menos hipocrisia seria ótimo.

  40. Joao Quadros

    A discussão ,para variar, está irracional. A defesa desta lei demostra um certo desconhecimento das pessoas envolvidas. Quando uma mulher é violada há fatores psicológicos a serem examinados, sendo que a lei permite o ab***to nessa situação, ao inves de se 'criminalizar" uma situação a ser viida por quem a sofreu, cabe um apoio psicológico forte, tendo a mulher todo o direito de decidir, ainda que eu mesmo entada que avida começa na concepção.

    Responda
    1. Joao Quadros

      Ou seja, quem diz defender a vida, esquece que a vida é um conceito muito mais amplo que nascimento, que defende o ab***to esquece das consequencias para quem o faz. Todo mundo defende o seu ponto de vista, mas nfalat alguem defender as mulheres violadas e as consequencias. Não é um tema 0 ou 1 ou sim ou não, é muito mais que isso. Como disse, minha cosmovisão não me faz concordar com o ab*** to puro e simples, mas não me retira uma visão de humanidade para a mulher violada.

    2. Joao Quadros

      O que vejo , tanto em quem defende essa lei, quanto quem é contra, é a ausencia de se exigir um acompanhamento humano, sensivel, cuidadoso e que ajude a mulher violada a decidir , não por impulso, mas por saber de suas capacidades e inacapacidades. Talvez ela tenha o filho e o dê para a doção, talvez ela tenha o filho e cuide dele, mas talvez a simples ideia de haver um fruto dessa violação transforme sua mente e a torne doente, ao ponto de matar a criança nascida.

    3. Rubens gonçalves

      A fecundação do gameta é do zigoto no útero materno já constitui vida.

    4. Joao Quadros

      Mas a discussão não deve ser sobre quando começa a vida, mas sim do impacto que a violação na mulher lhe incapacita até mesmo de cuidar do futuro rebento, ou mesmo levar a gravidez sem risco a si mesma e ao feto. Algumas mulheres vão querer levar a gravidez , outras não. Não se trata de um direito sobre o corpo da mulher, é uma anlise sobre toda uma visão mais ampla do significado da dignidade humana, seja da mulher violada, seja do futuro rebento. Só quem pode analisar isso é a mulher.

  41. CAIO PETRI

    Estes são nossos políticos!!!! Nós não merecemos isto. Quem manda no corpo da mulher é ela e nao a legislação!!!! Por favor parem com este atraso e retrocesso... Eleitores, atentem aos nomes destes legisladores e vamos varre-los da cena política!

    Responda
  42. João A Silva

    Esses que dizem "defender a vida" são os mesmos que acham que menores infratores devem ser executados. Cinismo, hipocrisia e total falta de sensibilidade.

    Responda
    1. Leonilda Pereira Simoes

      O comentário: "na prática querem endurecer a pena da mulher para, consequentemente, enfraquecer do estuprador", não tem sentido. O estuprador está sendo menos penalizado, pode achar que pode estuprar à vontade, pois a vítima é quem vai ser realmente penalizada e ele talvez nem cumpra a pena integral, pois a extrema direita os e van gé licos querem mesmo é punir as mulheres. Tem algo mais desumano que isso?

    2. Felipe Macedo

      Defesa da vida é falso pretexto. Na prática querem endurecer a pena da mulher para, consequentemente, enfraquecer do estuprador. Claro, não há relação alguma com o número altíssimo de estupros feitos por pastores pelas igrejas evangélicas por esse Brasilzao

  43. neli faria

    O Código Penal, na década de quarenta , foi mais avançado do que esse estapafúrdio projeto de lei. A violência contra a mulher não pode ter prazo. Não bastou a mulher ser depósito do lixo do estuprador, agora será punida também? Sou contra o aborto, mas não em caso de estupro. O DNA do estuprador não pode prosperar na Terra. A mulher sofre duas vezes a violência?

    Responda
  44. Jorge Carlos Reiners

    PL do estuprador, pedófilos de plantão principalmente ricos estão contentes, fere a constituição e teocracia! Estamos a um passo de sermos o país do talibã evangélico. Sóstenes se sua filha for estuprada o que vc faria?

    Responda
    1. Leonilda Pereira Simoes

      Ele obrigaria a moça a ter o filho e ficar feliz com a violência sofrida, pois o embrião do estuprador estaria ali, preservado para o resto da vida ela lembrar que foi obrigada a ter um filho vindo de uma violência terrível. Os pais de moças evangélicas pensam assim, pelo menos os que forçam os deputados a votar uma barbaridade dessas. Obrigar vítimas a aceitarem de boa a violência é coisa de gente lou ca. Pior, mulheres de extrema direita ligadas ao inelegível apoiando uma crueldade dessas.

    2. Francisco José Bezerra de Menezes

      Abram o olho com essa famigerada bancada evangélica, eles pretendem transformar o Brasil no Afeganistão das Américas. Brizola já havia advertido, não deram ouvidos, e se assiste tamanho ato cri mi no so.

  45. marcio jose albino

    Por que estes mesmos deputados não defendem a prisão em segunda instância e prisão perpétua em casos de homicídios .

    Responda
  46. Rafael Moraes

    Isso tem 2 planos: um é arrebanhar mais pessoas sofridas para algumas igrejas, e outra é jogar o assunto aborto na mídia e STF cassar ou Lula vetar e depois serem taxados de abortistas. Essa bancada não dá ponto sem nó.

    Responda
  47. Nelson Vidal Gomes

    A desonestidade informativa está campeando desavergonhadamente. Não se trata , in casu, de abraçar a teocracia por votos nem de tolerância com o estuprador e sim de respeito à vida e de salvá-la, para o que foram treinados os médicos e para o que enceta o direito natural e a moral. Se há prescrição para dívidas e todos os crimes, porque não haveria para o prazo de abortar? Que direito tem o que já possui a vida de negá-la a outro? Namastê!

    Responda
    1. Nelson Vidal Gomes

      João. Grato! Boa reflexão! Que Deus nos ilumine a todos e abraços fraternos em agnósticos e ateus! Namastê!

    2. Joao Quadros

      Sr Nelson, entendo seu ponto de vista. MAs, no caso da mulher violada existe um ponto a mais. Não se trata do argumento pueril "e se fosse sua filha etc etc", porque esse argumento coloca a decisão nas mãos de outro. O que se precisa fazer antes é uma lei que trate com humanidade, decência e cuidado da mulher violada, antes mesmo que haja gravidez. E se houver, todo um trabalho psicológico que ajude a decidir (ela e não politicos left ou rigth) d eforma consciente e madura

    3. neli faria

      Respeito a vida de quem? A mulher não pode ser punida duas vezes! Se homem parisse o aborto seria permitido no nono mês! Tolerância sim com o estuprador! Pena pífia, quando cumpre, para um crime hediondo. A cada oito minutos uma mulher sofre violência no Brasil. E suas excelências, com esse projeto, pode até incentivar. Se preocupam com feto, mas nada fazem para amenizar a insegurança pública. Morreram no Brasil, em vinte e três, quase quarenta mil pessoas.

  48. Rodrigo Flexa

    Mas essa é justamente a tal da bancada moderada que o jornal tanto defende.

    Responda
  49. roberto foz filho

    Portanto podemos dizer que o congresso protege os estupradores.

    Responda
  50. Galiano Paccini Neto

    Pressão da bancada do clero. Em política a roda também, não é reinventada.

    Responda

1 2 Próximas

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.