Equilíbrio e Saúde > Abortos acima de 22 semanas respondem por até um terço das interrupções legais Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Rafael Adolfo Percovich Cisneros

    Um dia de salário anualmente, algo similar à contribuição sindical

    Responda
  2. Rafael Adolfo Percovich Cisneros

    Não sei o SUS tenha a estrutura necessária para atender todos os "abortos legais", então porque todos os trabalhadores, registrados, servidores públicos, agentes políticos (deputados senadores, juízes, promotores, etc), em geral todos, lhe é descontado um dia de salario para com esse dinheiro equipar os hospitais públicos e atender os abortos legais

    Responda
  3. neli faria

    o sus não atende rapidamente nem os pacientes com câncer, vai atender a mulher, menina, que precisa abortar?

    Responda
  4. renata de souza carvalho

    E as mães que descobrem doenças sérias durante a gravidez? Fazer quimioterapia gestante é opção viável? Esse PL não tem algo realmente importante para fazer pelo Brasil?

    Responda
  5. renata de souza carvalho

    E estamos falando de nem tantos casos de abortos legais. Pela reportagem, muitos dos casos de estupro acabam não fazendo o aborto legal. O aborto pode estar sendo feito já de forma ilegal, pelos entraves atuais, com mais risco para os pacientes ainda.

    Responda
    1. NACIB HETTI

      Quem tem grana faz aborto no exterior e dá uma banana para as Leis do Brasil. O pacote inclui 10 dias de turismo.

  6. Anete Araujo Guedes

    O que esses brutamontes da extrema direita fascista pretendem é sinalizar virtude com o sofrimento alheio. Não vamos falar dos nossos comportamentos, mas do comportamento das mulheres. Diante da evidente falência moral, querem disciplinar o corpo, a sexualidade da mulher. Nada de menções às políticas públicas, só focam na política setorial, querem Temer/ariamente e temerosamente mandar no país.

    Responda
  7. Paulo Carmo

    A proposta foca apenas no aborto, que, dá pena de morte ao feto, causa mais um abuso na vítima e não pune o criminoso. Aparentemente, a discussão visa tirar o foco do criminoso, piorar a situação da vítima e condenar a vida que ja existe e não pode se pronunciar a seu favor...

    Responda
  8. Clemens A F Schrage

    As propostas de lei absurdas como a 1904, privatização de praias ou criminalização da maconha cumprem uma finalidade: fazer esquecer a extrema pobreza no país. Brasil tem a segunda maior concentração de renda do mundo, diz relatório da ONU. Para esses pastores, a pobreza, catástrofes ambientais como enchentes e epidemias ocorrem por vontade divina. Essas pautas "cristãs" aberrantes tiram o foco do maior problema do Brasil: a pobreza extrema. E dificultam que o governo federal se concentre nisso.

    Responda
    1. Osmário Mendonça

      Certinho! Como você disse, para os pastores, a pobreza catástrofes ambientais, epidemias ocorrem por vontade divina… eu acrescento que eles até atribuem todos esses eventos, principalmente a pobreza, à pouca fé das pessoas, numa forma de chantagem emocional, para que eles contribuam mais com o “dízimo” e as “ofertas” às suas igrejas.

  9. eli moura

    se a menina denunciar o estuprador ela com delaçao premiada fica livre de qualquer acusaçao, o estuprador, seja pai padrasto tio professor médico juiz deputado vai sentar em cima do pau de sebo com areia, calibre de 3 pol, uma hora por dia, fazendo sessentas sobe e desce, por trezentos e sessenta dias, e ter que ler um versículo da biblia em voz alta a cada sobe e desce, tem que ser ser transmitido pelo youtube a penitencia diária, aí este projeto fica bom.

    Responda
    1. Andréa Haddad Gaspar

      Rindo alto aqui com seu ótimo comentário. Foi tão gráfico que visualizei quadro por quadro, cena por cena!! hahahaha

  10. João Batista de Junior

    Que os políticos tenham a decência de não aprovar tal proposta. E chega de pastor na política. Chega do partido PL.

    Responda
  11. Ivan Zacharauskas

    Somente pessoas insensíveis e inescrupulosas podem ser a favor deste PL maldito. Querem condenar uma menina ou uma mulher a sofrer o resto da vida, assim como a criança futura, que será obrigada a carregar também esta cruz de sofrimento. Que criem vergonha na cara! Que proponham no lugar um PL para castração física do estuprador, cortar fora mesmo, quando não pena de morte. Aí sim, queria ver a bancada dos hipócritas e dos evangélicos defendendo os estupradores.

    Responda
  12. Marcelo Silva

    Essa gente da extrema direita é maluca e nefasta

    Responda
  13. Francisco Neto

    Nunca odiei tanto os políticos quanto odeio os políticos bolsonaristas, e olha que não gosto de político nenhum, mas esses se superam.

    Responda
  14. PAULA FARIA

    Vamos resolver o problema abjeto do estu pro de vulnerável com o assass ina to de outra criança. Parabéns aos envolvidos.

    Responda
    1. PAULA FARIA

      Marina, não é só sobre seu corpo. O corpo do feto não é seu. Se vc deixar ele quietinho lá, ele vai se transformar num ser humano tão funcional quanto vc. Talvez até mais inteligente. Se vc não o protege, então é sim obrigação do Estado fazê-lo.

    2. Marina Ribatski

      Feto não é bebê. É contra aborto, não aborte. Mas você não tem o direito de impor sua crença e ignorância NO MEU CORPO. Chega de fundamentalismo cristão

    3. PAULA FARIA

      Neli, não precisa. Há 35 mil pessoas na fila de adoção.

    4. neli faria

      Endosso, Andréa. Como não sou eu quem criará o indesejado, que faça.

    5. PAULA FARIA

      Andréa, vá em frente, defenda a mãe. Eu vou defender o feto.

    6. Andréa Haddad Gaspar

      Gravidez indesejada por si só já é um trauma para a mulher em qualquer circunstância. A escolha é sempre difícil e ninguém quer passar por isso. Mas acontece porque assim a vida é. Nenhuma mulher acorda pela manhã e decide: hoje vou fazer um aborto. Mas a escolha é só dela. E ninguém tem nada que ver com isso. Se cada um se colocasse no devido lugar esse tipo de discussão nem existiria.

    7. PAULA FARIA

      Fabiana, minha filha mais velha receberia o destino cruel que vc sugere, não tivesse a pessoa que a gerou a humanidade de entregá-la para adoção. Nada de perpetuação de ciclo por aqui. Quanto ao trauma, parece que vc nunca passou por uma curetagem, né? Porque eu já passei. O trauma é grave, também.

    8. fabiana santos

      Não, deixe que nasça para que o ciclo se perpetie. Com relação ao trauma, a criança já tem mesmo, mais um não fará diferença, correto? Deus proteja as mulheres e crianças da sua família.

  15. Francisco Neto

    Não tenho culpa, não votei no bolsonarismo.

    Responda
  16. José Roberto Pereira

    Que tal endurecer as penas para Pastor Pedófilo e Estuprador para 30 anos? Resolveria boa parte do problema e reduziria o número de abortos.

    Responda
    1. Felipe Macedo

      E melindrar o apoio de quem a extrema direita julga importante?? O PL do estuprador é justamente para blindar os abusadores

  17. JORGE CESAR BRUNO

    Que a nefasta é arcaica, "base evangélico", antes de propor massacrar as vítimas de estupros, leiam, estudem e pesquisem, antes de proporem leis absurdas e retrógradas!! E aprendam, religião não se mistura com política!! Cada um no seu quadrado, e respeitando as diferenças!! NAO A PL DO ESTUPRO!!

    Responda
  18. Paulo Araujo

    Mas a filha adolescente ou pré dos deputados não precusam se preocupa: a lei é pra pobre.

    Responda
  19. neli faria

    O crime ,nesse paupérrimo país, compensa.E vai existir um incentivo a mais para o estuprador:Perpetuar o seu DNA para infernizar outras mulheres ou homens no futuro.O legislador de mil novecentos e quarenta era mais Inteligentes do que o atual: estupro? Aborte! Esse Povo usa o Santo Nome de Deus em vão para fazer politicagem.Não cumpre o Livro Santo: Jesus mandou separar o profano do Divino . Homem que é contra aborto não passa de cúmplice com o algoz da mulher, no caso da notícia de uma Menina.

    Responda
    1. neli faria

      O estado é laico, João. E se for seguir a bíblia ao pé da letra...

    2. renata de souza carvalho

      O estuprador ainda vai ter direito de visita

    3. João Leite Leite

      Deveriam trocar a prisão para o aborto por estupro por pena capital para o estuprador. Pena capital para estuprador está na bíblia e não tem como os religiosos contestar

  20. Fernando Piechnik Leite Ferreira

    Sem dúvida um assunto polêmico e com diferentes pontos de vista. No entanto, é preciso analisar todos os participantes desta gestação. O pai, a mãe e o feto. Por pior que seja o envolvimento , deveremos ver a situação desta vida que está desabrochando, dentro do útero, e portanto alheio a todas as questões externas. Que culpa ele tem de ter sido gerado? Nenhuma. Qual a sua vontade de viver? Toda. Assim, independente da situação, o aborto é uma agressão a um indefeso.

    Responda
    1. renata de souza carvalho

      Ele ainda não vontade, nem sistemas biológicos completos

    2. Octavio Rossi de Morais

      Como você pode garantir que um feto tem "toda" vontade de viver? Não misture suas crenças com questões legais tão graves. Muitos estupros de crianças acontecem no ambiente familiar. Imagine o trauma para uma pessoa saber que é filha do próprio avô por exemplo.

    3. PAULA FARIA

      Parabéns pela lucidez.

    4. João Melo

      Não há polêmica nenhuma, a não ser para quem não vê barbárie contra a criança gravida, fruto de violência sexual na própria família. E tem também os casos de anencefalia, conforme a matéria, que só é detectada após 20 semanas ou mais. Nesse caso a mãe vai enterrar o filho e depois vai presa.

    5. SAMUEL COSTA NETO

      Pela sua lógica a criança que foi vítima o Sr quer que ela se dane. Raciocínio rudimentar, recomendo Empatia e leitura

    6. Mário Sérgio Mesquita Monsores

      O pai é estuprador. O sr é a favor dele ?

  21. ADONAY ANTHONY EVANS

    O que acontece com o corpo de uma criança franzina, obrigada a gestar, sofrer um parto e carregar outra criança? Perguntem ao pastor deputado Sóstenes Cavalcante (PL-RJ).

    Responda
    1. Felipe Macedo

      Político da bancada da bíblia, do PL e do RJ... Não tinha como ser pior.

  22. Florentino Fernandes Junior

    Pras crianças q nao nascerao vcs estao prescrevendo pena de morte

    Responda
    1. renata de souza carvalho

      Não são crianças ainda

    2. neli faria

      Crianças? Ou a perpetuação do dna do monstro?

  23. Florentino Fernandes Junior

    E pros defensores do aborto: qual pena vcs defendem para estrupador de crianças? Com saidinha?

    Responda
    1. neli faria

      Cortar o instrumento, sem anestesia e com lâmina enferrujada.

  24. Florentino Fernandes Junior

    Fatima marinho , defensora das mulheres, e outras aqui, nao ouvi um pio seu sobre o filho do lula

    Responda
  25. Bob Pereira

    Até onde eu sei, a condição de grávida é exclusiva da mulher. Os homens, sempre covardes irresponsáveis, se colocam como juízes e julgadores daquilo que não vivenciam e daquelas que abandonam. Fala sério!

    Responda
  26. ADONAY ANTHONY EVANS

    Tecnicamente falando, no instante da fecundação, já começa uma nova vida, e sendo de humanos, sua interrupção um homicídio, em qualquer idade. Iletrado em biologia e ética, o pastor deputado quer impor sua visão messiânica e ignorante a crianças vítimas de estupro, as punindo ainda mais. Muito piedoso. Nascidos indesejados, em lares pobres, vão passar a vida em sofrimento permanente. Obrigados a nascer, devem ser todos entregues em adoção ao Pastor para que deles cuide e aumente seu rebanho.

    Responda
  27. Murilo Belezia

    Penso que o aborto é uma assunto a dois quando se trata de casal. Quando a mulher é estuprada ou engravida sem querer ou está no modo mãe-solo, é foro íntimo e sua consciência. Educação Sexual é básica e deveria ser ensinada nas escolas como uma disciplina. O Planejamento Familiar permite a um casal ter filhos de forma a dar o melhor a cada um, afetiva e financeiramente. E os Trogloditas querem penalizar a mulher estuprada! É uma lei que os fanáticos do Irã aplaudiriam. Inshallah!

    Responda
  28. Gustavo Figueiredo

    Qual a diferença entre matar um feto com 38 semanas (saudável)e em nascituro com algumas horas de "vida"?

    Responda
  29. Alexandre A

    Lira, nunca mais

    Responda
  30. João Paulo Zizas

    As leis brasileiras quanto ao aborto são, na realidade, bastante permissivas. É benfazeja a postura de quem luta no Congresso para tornar inviável ou mais restrita a possibilidade de coadjuvar mulheres desejosas de eliminar os próprios filhos na gravidez, independentemente do modo como eles foram gerados ou da idade da pejada. É preciso combater situações nas quais profissionais da saúde tendenciosos e/ou militantes raivosos agem a fim de obrigar mães, sobretudo as mais novas, a serem feticidas.

    Responda
    1. neli faria

      Não sou de esquerda, não sou militante. Votei, pela primeira vez na vida para lula, e sou contra o Aborto. Mas, não em caso de estupro. Uma pena que a senhora mamãe do estuprador não tenha feito o seu aborto.Homem que é contra o aborto em caso de estupro, não passa de incentivador, ainda que indireto, de mais estupros. O senhor sabia que a cada oito minutos uma mulher sofre violência sexual? Cumplicidade masculina quem é contra.

    2. Felipe Macedo

      tem homem que ignora completamente o maior problema desse debate: o estuprador. É para esses que o PL está legislando.

    3. Andréa Haddad Gaspar

      Caro leitor, tens filhas? Ou irmãs? Tomara que não. Você deve ter sido muito mal amado por odiar tanto as mulheres.

  31. Antonio Carlos Zava

    Olha, se homens pudessem engravidar e fossem estuprados a uma média de 2 por minuto, como acontece com as mulheres no Brasil, esse PL não estaria sequer sendo discutido e nós não teríamos de ler tantas bobagens nos comentários. O que existe hoje em curso no Brasil é uma tentativa de dominação plena e absoluta da maioria da população brasileira - e particularmente das mulheres, por uma direita teocrática, patriarcal e medieval. Escárnio total.

    Responda
  32. Marli Serrão

    Aguardando que a FSP libere meu comentário "elucidativo". Conhecimento é sempre bom.

    Responda
  33. Marli Serrão

    Após 5 meses e meio de gestação - 22 semanas, como diz a lei - não tem mais o nome de aborto. A medicina chama já de parto prematuro. Parto induzido por meios artificiais, se for o caso. O bebê-miniatura pode ou não viver. Nascendo vivo - mesmo morrendo minutos depois - tem que ser registrado com nome e sobrenome. Se viver, dificilmente NÃO terá sequelas neurológicas. Não estou entrando em questões éticas. Só de nomenclatura.

    Responda
    1. Marli Serrão

      João Melo, pegou no meu pé, por que? Agressividade tem hora e lugar. Vai ver se estou na es qui na ... Denunciei a sua agressividade. Que a FSP acate.

    2. João Melo

      Feto anencéfalo, grávida com risco de morte comprovada e criança estuprada em casa também é caso de nomenclatura?

  34. Fatima Marinho

    Estuprador é eleitor de extrema direita, os deputados defendem seus eleitores com o PL do Estuprador, um estatuto do estupro, a vítima eh sempre culpada, o agressor pode ser chamada de pai. Normaliza o estupro e o incesto.

    Responda
    1. Felipe Macedo

      Pastores abusadores agradecem. Se o PL for aprovado as mulheres terão medo de denunciar e, consequentemente, estarão blindando o estuprador. Extrema direita protegendo os seus

  35. Anete Araujo Guedes

    O país, impulsionado por Bolsonaro, por sua turba e por pastores evangélicos, passa por um retrocesso desastroso. São esses falsos moralistas misóginos que se comprazem ao impor penalidades, desgastes, sofrimentos, humilhações, constrangimentos às mulheres. Como não são eles que passam pelos incômodos de uma gravidez, pelos riscos de um parto, e uma recuperação atropelada pelos incansáveis cuidados diurnos e noturnos com o bebê, ainda querem que a mulher pague pelas consequências de um estupro.

    Responda
  36. HERBERT LUIZ BRAGA FERREIRA

    Por causa da minha falta de coordenação motora, dei liberdade no comentário do Namastê. Quero declara que discordo total e completamente da opinião desse senhor e deixo aqui meu inteiro , total e completo repúdio a esse projeto autoritário e desumano!!! Mulheres, vocês não estão sozinhas!

    Responda
  37. Claudio Lourenço Rocha

    O Brasil passa por momento terrivel para manutenção da democracia, é lamentavel o que religioes e a manipulação midiatica fizeram com auto critica da população. Temos um congresso com gente que tentou dar golpe de estado pedindo anistia na tribuna para pessoas que se sentirão no direito de invadir/destruir predios publicos, colocar bomba perto do aeroporto, chegaram a tentar colapsar linhas de transmissão, bloquearam estradas, ficarão em frente quarteis pressionando o exercito para dar golpe....

    Responda
    1. Marcos valerio André da silva

      Não apresentam nada Cláudio, não tem competência

    2. Claudio Lourenço Rocha

      Pauta moral é atitude perfeita, distrae os seguidores de lider religioso, atrai atenção de todo mundo e da chance para os bolsonaristas posarem de moralistas nas redes sociais, E o mais importante é que a boiada vai sendo passada enquanto se discute, droga e aborto. Eles não apresentam uma proposta para melhorar a economia

  38. Nelson Vidal Gomes

    A desonestidade informativa está campeando desavergonhadamente. Não se trata , in casu, de abraçar a teocracia por votos nem de tolerância com o estuprador e sim de respeito à vida e de salvá-la, para o que foram treinados os médicos e para o que enceta o direito natural e a moral. Se há prescrição para dívidas e todos os crimes, porque não haveria para o prazo de abortar? Que direito tem o que já possui a vida de negá-la a outro? Namastê!

    Responda
    1. Raimundo Carvalho

      A desonestidade desavergonhamente é toda sua, que não leu a matéria e repete o mesmo comentário em outras que tratam do mesmo assunto.

    2. eliete della santina

      Reserve, por favor, seu louvores à preservação da vida de mulheres estupradas, com risco de morte ou a seus fetos anencéfalos ou indesejados às mulheres adultas ou crianças de sua família. Tomara que não precisem e, se precisarem, que tenham direito a decisão própria, amparada por lei endossada pela população feminina.

    3. Patrícia Filgueiras

      Resta, sempre, a dúvida: você leu o artigo? Se leu, tem certeza de que o entendeu?

    4. Marcos valerio André da silva

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    5. Claudio Lourenço Rocha

      Pauta moral é a sacada politica perfeita, distrae os seguidores de lider religioso, atrai atenção de todo mundo e da chance para os bolsonaristas posarem de moralistas nas redes sociais, E o mais importante é que a boiada vai sendo passada enquanto se discute, droga e aborto. E esses deeputados não tem preocupação de apresentar nenhuma proposta para melhorar a economia, a saude, a educação ou a infra estrutura do Pais

    6. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Férias a mesma opinião se a estuprada fosse filha sua, ou neta, talvez uma criança, como nos casos descritos no texto? Evidentemente que não é não teria problema algum em fazer o aborto em boas clínicas e assistido por bons médicos. Hipocrisia pouca é bobagem. A desonestidade que campeia aqui é intelectual, meu caro, e a reportagem forneceu fatos e evidências necessários para desmontar essa fala desavergonhada.

    7. Raimundo Carvalho

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    8. HERBERT LUIZ BRAGA FERREIRA

      Senhor Namsstê, a vi leva, a cana lhice dos parlamentares que estão propondo e apoiando essa absurda proposta é tanta que só me resta gritar , tomado por imensa indignação: ca na lhas, ontem, ca nalhas hoje e ca na lhas para todo o sempre!!!!

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.