Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Antonio Catigero Oliveira

    Eu nunca ouvi falar de sonegação nesta terra de gente do bem...

    Responda
  2. Vital Romaneli Penha

    O ministro está no cargo errado,deveria ser diretor da Polícia Federal, aí poderia investigar seus "fantasminhas" sobre empresas que fraudam o fisco.

    Responda
  3. Florentino Fernandes Junior

    Combate à corrupçao? Esquece. A sangria foi estancada. Juizes com medo.

    Responda
  4. Fernando Alves

    Acho que você, como jornalista, poderia investigar se a empresa que você trabalha frauda impostos. Seria um grande lance de jornalismo investigativo, digno de prêmio.

    Responda
    1. Paulo Sarmanho

      Grande Fernando. Bateu de voleio. Mais preciso impossível. Impressionante é a "inocência" do articulista em desconhecer a sonegação. Os únicos que não sonegam são os que são descontados na fonte e olhe lá hein.

  5. José Cardoso

    No IRPF, um sistema automático encontra facilmente se não declaramos alguma renda, a partir do informativo de rendimentos do pagador. Nas empresas, muito depende de auto declarações a partir de interpretações subjetivas do cipoal da legislação tributária. O espaço para fraudes é imenso, mas a justiça é lenta e há bons advogados para assessorá-las.

    Responda
    1. Fernando Dancs

      É possível o que Vinícius colocou. Sim é possível. Hipótese: A RFB (os técnicos) avaliou que várias empresas, dado o cipoal legislativo tributário brasileiro propiciaria uma "sonegação" legal, através de uma protelação (um exemplo "absurdo", mais de 25 anos e dividido em 300 mil parcelas sem juros) via CARF e/ou Judiciário e o governo previu que poderia estancar tal brecha legal com uma MP. Ok. O congresso ajudou? Não!

  6. eli moura

    não se sabe se otermo correto é este de fraudar impostos ou se defenderem contra abusos, mas o consultor e advogado tributário são extremamente valorizados e isto deve ter uma razão. Mas não são só empresas, médicos e advogados nao se vai achar propriedades em nome deles e nem o carro importado que usam. No Brasil quem paga imposto é a classe trabalhadora nos salários, supermercados, postos de combustiveis. o resto é um caos só.

    Responda
  7. Jorge Rodrigues

    É irônico e ao mesmo tempo hilário um corrupto contumaz como o Lula dizer que determinadas empresas fraudam impostos. Como se sabe, na primeira passagem do Lula pelo govetno foram postos em prática os maiores esquemas de corrupção da história do Brasil (Mensalão e Petrolão).

    Responda
    1. Paulo Sarmanho

      Jorge Rodrigues não esqueça que o ônus da prova é de quem acusa . Você sustentaria sua acusação ao Presidente perante a justiça? ou você carrega a tríplice coroa do bolsonarismo?, caluniador, leviano e arregão?

    2. Gilmar Maghenzani

      E vc um men ti ro so contumaz pq o Lula não é corrupto pq não existem provas e nem processos contra ele, como há contra o seu herói, a empresa fraudam e muito sou contador e posso falar com propriedade, e estes esquemas são ruins eu sei mas os culpados foram presos e cumpriram suas penas o Lula não tem nada com isso

    3. vicente machado

      Casos de corrupção existem em todos os Governos( rachadinhas. orçamento secreto, roubo de jóias), mas você está atacando a pessoa do Presidente sobre a qual nada foi provado apesar de terem tentado, inclusive com sua prisão.

    4. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      E os esquemas de fraude tributária que desviam muitos bilhões você acha que tudo bem , não é mesmo? Só não pode se for praticado pelos partidos? Tem certeza que foram os maiores ou apenas foi um sistema mais coordenado para garantir que o beneficiário do esquema contasse com os votos dos participantes? Aliás, o PT nem foi o criador deles. Lembra do extinto Psdb? O PT só aprimorou, mas para você só um partido participou. Os demais são vítimas???? Nos poupe!

  8. Paulo Luizona Castagnao

    O que a Receita Federal está esperando para investigar. Empresários que se for provada a sonegação devem ir para a cadeia.

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      Não precisa investigar é só fiscalizar pq tem as DCTF´s que as empresas tem de enviar para Receita é aí a fonte quando o Haddad diz que há fraudes, mas pode ter certeza que a receita estará notificando esses sonegadores

    2. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Discussões judiciais do tipo levam décadas. Veja a recente decisão do STF sobre contribuições previdenciárias sobre o terço constitucional de férias.

  9. Januario Crispim Coelho Pinto

    Somente míopes não vêem sonegação. Somente economistas cegos não vêem que os incentivos fiscais, além de custar muito mais que benefícios sociais, são instrumes de enriquecimento de poucos e meios para falcatruas mil. Contar? A legislação permite? E quem faz as leis, a soldo de potentados iria deixar brechas para isso? Só na Justiça, após condenação, fica-se sabendo, caso na6haja segredo de justiça. Perdeu tempo e encheu linguiça o articulista.

    Responda
  10. ADILSON RIBEIRO

    O caso é o seguinte: Quando o governo descobriu as falcatruas que quase todo empresariado comete com as chamadas compensações fiscais, estes ficaram em polvorosa. Acuados, criaram o pânico no mercado como se o governo fosse o culpado. A Receita Federal agora deve ser implacável no combate à fiscalização. Vai descobrir muita irregularidade. E Haddad já havia cantado a pedra. Por isso a histeria.

    Responda
  11. Ricardo Knudsen

    Daqui a pouco o colunista vai pedir pro Lula aplicar multa de trânsito e verificar a contabilidade da padaria da esquina. Não gente, quem tem q contar se empresas fraudam impostos são a Receita Federal e a PF, além dos órgão de contrôle estaduais É assim onde a democracia e as instituições funcionam. Acho q ficou mal acostumado com o Bozo, q assumiu a PF, ordenou q a PRF interferisse nas eleições e queria fechar o STF.

    Responda
  12. Antonio Calmon

    A Receita Federal precisa começar a fiscalizar de fato, fiscalizar através de parâmetros não traz a receita não oferecida à tributação. Concurso específico fora do ENEM dos concursos, treinamento intensivo e auditor na rua. As negociatas das desonerações devem ser discutidas e mostradas nuas à população.

    Responda
    1. Alexandre Cunha

      Não adianta, não dá conta, cansei de escrever aqui na folha que sistema de créditos de impostos só serve para sonegação. Precisam de outra opção. A solução é imposto único para todas as atividades, paciência na cumulatividade.

  13. Adão Ferreira Salles

    Já pensou se implementassem um sonegômetro?

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      Em um minuto ele explode

  14. ROBERTO SILVA

    Haddad pode até ter boas intenções, porém de boas intenções o inferno está cheio. Como bem disse o grande Roberto Campos: "Socialista é o cara que alardeia intenções e dispensa resultados, adora ser generoso com o dinheiro alheio e prega igualdade social, mas se considera mais igual que os outros." Este é a melhor definição de Haddad e do governo Lula 3.

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      Roberto Campos é um reacionário de direita rico e tem nojo de pobres e o que ele fala não escrevo, o avô inventou a ORTN para endividar o governo e ganhar em aplicações. o netinho faz o mesmo com os juros altos para o dólar subir e ganhar na rentabilidade do CDB, belo parâmetro o seu e vc deviria repensar a vida

  15. Régis Cava

    Alô Vinícius. Use a Lei de acesso à informação e descubra a roubança do PIS/Confins. Aliás, esses "descontos" de impostos eram da ordem de 4 bilhões em 2019 e saltou para 20 bi agora. A economia cresceu tanto assim para haver esse salto gigantesco na benesse a empresários? Claro que não. Tem roubança aí. O certo é que Haddad levantou a lebre e os maganos ficaram desesperados. O Brasil é assim. Mexeu com milionários, a grita vem forte.

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      claro que cresceu a mídia é que não deixou vc ver

  16. Marcelo Magalhães

    Vou ajudar o Haddad. Na Zona Franca de Manaus a Coca-Cola, a AmBev dentre outras produzem o xarope de refrigerante mais caro do planeta. Assim fazem pois recebem de volta um IPI que não pagaram, sendo o imposto é proporcional ao preço de venda. Há pouco tempo atrás tentaram acabar com o IPI, mas as empresas levaram pro STF, onde os ministros são muito sensíveis às demandas empresariais. Afinal, ambas as empresas patrocinam esportes e o Toffoli e o Kassio são fãs da Champions league.

    Responda
  17. Alberto A Neto

    A lambança compensatória começa no ocaso da ERA FHC, no período eleitoral de 2002. Sabidamente para facilitar doação das empresas às campanhas. E a "responsabilidade fiscal"? Necas! O MPU investigou porque se compensava tudo; até título da dívida agrária. Sem limites. Quem tentou acabar com o "baile fiscal" foi a única mulher a chefiar a Receita. Lina Vieira quis dar fim à "farra da compensação" que sangrava bilhões. Lina bateu de frente com Petrobras, Bancos, Empreiteiras, Montadoras; mas caiu!

    Responda
  18. MATILVANI MOREIRA

    O Governo é fraquinho e o Haddoste não tem estofo para esclarecer se há roubança e outros rolos nos impostos. Taxar as blusinhas é o seu limite!

    Responda
  19. Bruno Lima

    Amigo, seu texto não tem pé nem cabeça. Diz que o Ministro não pode elencar as empresas, mas insta a fazê-lo, diz que a fraude é possível, mas de difícil prova. Afirma que todo governo que assume faz estardalhaço sobre possíveis fraudes fiscais, o que, francamente, não é verdade. Ou seja, só sobra a chata sanha de falar mal e mal e mal. Um saco.

    Responda
    1. Fernando Moreira

      É só não ler o colunista.