Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. SILVIA MARCONDES BOLIVAR

    Realmente, que difícil acabar com essa gestão mafiosa do Congresso, principalmente da Câmara.

    Responda
  2. Andre Moraes

    Essas emendas deterioram ainda mais a politica. Elas não apenas distorcem o equilíbrio de forças do congresso, como na eleição de 22 que expandiu o chamado centrão e o exército de youtubers da extrema-direita, mas também piora o mau uso do dinheiro público, que ao invés de serem aplicados em projetos estruturantes, são destinados e desviados em projetos paroquiais de parlamentares e prefeitos. Quando o neoliberalismo começar o arrocho e incautos perceberem a farra, teremos uma nova revolta.

    Responda
    1. Andre Moraes

      Dizer que a injeção de muito dinheiro não é capaz de distorcer o parlamento é de uma ingenuidade impar ou cinismo mesmo. Quando o Bozo despejou 400 bi nas eleições para tentar ganhá-la, me parece que houve um "esquecimento" deliberado de trazerem a pauta que isso se refletiria na distorção de forças que formariam o congresso, como hoje está evidenciado. Depois foi só contar com a particularidade do brasileiro de votar para presidente em um candidato de esquerda e deputados de direita.

  3. Patricia Capelari de Oliveira

    Emendas então se tornaram uma disfunção do estado democrático e devem ser corrigidas.

    Responda
  4. Mario Donizete Pelissaro

    A culpa é nossa mesmo! Sabemos a muito tempo quem sao os partidos com maior tendencia ao fisiologismo. Entao por que voltamos nele? Somos ingenuos politicamente, o que nos faz votar prá presidente no PT e mesma cedula no PR p governador, Uniao p Senador e PL para deputado. Aí, o presidente que se vire para poder governar.

    Responda
  5. Antonio Carlos Farias

    Isso é fruto do governo fraco, irresponsável, e sem planejamento, cujo único dogma era privatizar. Mas fica a pergunta: a quem cabe fiscalizar a execução do orçamento pelo legislativo? É constitucional o fiscalizador executar?

    Responda
    1. Mario Donizete Pelissaro

      Nao seja ingenuo, homem! Isso é fruto da nossa incoerencia por nao sabermos votar. Quem formou esse congresso tao fisiologico e desprovido de pautas sérias, fomos nós os eleitores. Agora o presidente que se vire para poder governar.

  6. Tadêu Santos

    O ministro da Previdência Lupi afirma que AS EMENDAS GOVERNAM O PAÍS mais que os ministros. O MPF ou qualquer outro órgão ou instituição deveria fazer uma avaliação deste desvio imoral das "verbas públicas" para os partidos políticos deste Brasil, talvez o único no mundo a doar grana oficial aos políticos oportunistas, como os filhos do JMB, poderosos e homens BEM SUCEDIDOS!!! (SURREAL)

    Responda
  7. Tadêu Santos

    O ministro da Previdência Lupi afirma que AS EMENDAS GOVERNAM O PAÍS mais que os ministros. O MPF ou qualquer outro órgão ou instituição deveria fazer uma avaliação deste desvio imoral das "verbas públicas" para os partidos políticos deste Brasil, talvez o único no mundo a doar grana oficial aos políticos oportunistas, como os filhos do JMB, poderosos e homens BEM SUCEDIDOS!!! A desarticulação do governo Lula 3 é resultado desta mamata feita publicamente e ninguém faz nada p impedir... SURREAL

    Responda
  8. jose prado

    Manhoso!

    Responda
  9. paulo Raulino

    Esse valor estratosférico é fruto de um governo frágil politicamente, como foi o de Bolsonaro. Represente, também, mais uma anomalia da política brasileira, uma vez que um poder, cuja função é legislar, passa a executar diretamente o orçamento.

    Responda
  10. NACIB HETTI

    Lupi tá certo. O apoio ao Lula é movido a grana.

    Responda
  11. Nunes de Carvalho

    "Todos nós temos que colaborar. Parlamento é a representação do povo, não do meu gosto." Entendi, mas nada de receber a familicia, não? Afinal, os bolsonaros caíram de paraquedas no congresso e não via voto.

    Responda
  12. Marcos Serra

    Negacionismos, tangencialismos e eufemismos são ferramentas para lá de utilizadas por petralhas. Agora, emendas parlamentares são tratadas como assunto importante que estariam transformando o presidencialismo em parlamentarismo, o que os apreciadores de regimes políticos como em Cuba, Venezuela, China, Rússia e similares detestam. Não só convivem como admitem seu uso e, a depender de cooptar votos, abrem a torneira. Quando era orçamento secreto (mesmíssima coisa) não se admitia. Rsrsrs.

    Responda
  13. Alexandre Cunha

    Lupi , quando um governo é refém de um congresso, nada anda, comecem a cortar despesas na carne, acabem com a bagunça tributária e crescer o país, aí os congressistas respeitarão o governo e tudo acontece ao contrário. Vocês conversam demais.

    Responda
  14. Cleomar Ribeiro

    ... emendas, instrumento para sequestrar o Estado pelos anhangueras-legis! Anhangueras-gov com síndromecde estocolmo, anhangueras-jus ocupados em suas orgias no estrangeiro e anhangueras diversos a puxar ouro do Ms cofres públicos! Anhangueras-broadcasting a passar pano e a operar os bet schams em parceria com os anhangueras-bet-schams!!!...

    Responda