Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. WILLIANS CESAR TURCO

    Mais uma sem noção tendo passagem e vomitando bobagens !!! Vá pesquisar as industrias de ração e tente verificar como funcionam, quais os testes que são feitos nas rações antes de desfilar bobagens por aqui !!!

    Responda
  2. LUCY KELLY PEREIRA

    Para cachorro é a mesma coisa. Resgatamos o Dudu a três anos, ele sofria maus tratos, já é um senhor. Fizemos todos os exames e já apresentava doença renal crônica. Optamos pela ração especializada para este tipo de doença, mas o estado dele só piorava. Então passei meu cachorrinho vira lata com uma nutricionista especializada em alimentação natural para pets. Em um ano Dudu está ótimo, não avançou com a doença que estacionou. Come só carne, legumes bem úmidos e arroz. Ração é veneno.

    Responda
  3. Douglas Pires

    Acho que os veterinários deveriam apoiar esse tipo de alimentação e em úuuuultimo caso, sugerir a ração seca mas pelo menos intercalar com ração molhada.

    Responda
  4. PAULO SERGIO SEIXAS AVENA

    Resgatei a nossa gatinha, Mia, em um dia de temporal em Salvador, com apenas uma semana de idade. Ao fazê-lo segui o meu sentimento de HUMANIDADE e o meu amor natural pelos animais. Temos 3 cachorrinhos em casa, todos com 18 anos. Ao compartilhar a sua experiência, Interpreto e aplaudo a iniciativa HUMANA da autora, alertando tutores a buscar apoio profissional de veterinários para avaliar a alimentação de seus pets, caso a caso, possibilitando a eles uma vida longa e saudável.

    Responda
  5. TEDDY LLANO

    Como tutor de 8 felinos e sendo bem pragmático em relação à alimentação: tenho 3 felinos com doença intestinal inflamatória por conta de ração seca que precisam de ração natural. Ao mesmo tempo, tenho 5 felinos saudáveis que consomem ração seca sem problema algum. Sem neura alguma, tem que avaliar caso a caso e criar a melhor opção de alimento que traga a melhor qualidade de vida para o pet

    Responda
  6. Alan Passos

    Euachismo sob a égide da FSP.

    Responda
  7. SWITLANA NOWIKOW

    Cara Mariliz, virei gateira depois de resgatar três filhotes do lixão no Natal de 2020. Pesa no orçamento, mas compro daquela menos cara entre as melhores. Seca, mas "molho" com pedacinhos de carne crua, melhor ainda se forem vísceras, eles adoram. A diferença entre os meus serem esbeltos e os seus, gorduchos, é que moram num sítio e os seus num apê. Estou de luto por um deles, Tissi, não por causa da ração, mas por incompetência do veterinário: picada de aranha, não obstrução intestinal.

    Responda
  8. Luiz Freitas

    tudo q está no texto vale p cães tbem..

    Responda
  9. ADRIANA VIANA CAMPOS

    Tenho um gato de 17, outra de 20, sempre comeram ração seca, primeiro premium, depois, quando pude comprar, super-premium. Começaram a ter problemas de saúde já aos 14, 15 anos, o que considero normal. Hoje comem a ração prescrita pela veterinária com base nos respectivos problemas de saúde. Também comem ração úmida e têm água fresca sempre disponível. Estão com o peso apropriado. Acho que sobrepeso e obesidade têm a ver com super-alimentação, não necessariamente com ração seca.

    Responda
  10. Fabiane Vinente

    A tarefa era simples: falar sobre os benefícios da Alimentação Natural para animais de estimação. São benefícios reconhecidos na literatura científica e prolongam a vida com qualidade dos bichos. Mas a moça precisa adotar esse tom elitista, como se todo mundo tivesse condições financeiras de bancar AN. Tenho muitos animais em casa, a maioria de resgate. Não tenho condições nenhuma de implementar essa dieta. E sobrepeso em animal é porque o dono é relapso. Fica a dica.

    Responda
    1. SILVIA KLEIN DE BARROS

      No meio do zóio, Fabiane. Isso. Obrigada!

  11. Geraldo Ismael Bays

    Dá até medo adotar de novo. Fiquei perdido.

    Responda
  12. José Cardoso

    Seu dinheiro, dedicação e preocupação deveriam ser gastos com uma criança.

    Responda
    1. Ricardo Knudsen

      Que dupla!

    2. José Cardoso

      Não foi irônica. Apenas reconheceu uma questão que não tem uma resposta fácil. Criar filhos viola o princípio da liberdade individual porque não se pode separar deles ou dar para alguém quando o saco enche demais. Por isso a população está diminuindo nas classes mais altas. Mas sem filhos fica um vazio emocional que os animais domésticos preenchem muito bem.

    3. Ricardo Knudsen

      Talvez aspessoas devessem trocar seus hobbies, alguns caríssimos, por uma criança. Trocar suas férias por uma criança. Seus carros estilosos por uma criança. Suas coleções de sêlos ou bonequinhos Star Wars por uma criança. Trocar suas muitas horas jogando videogame, vendo Netflix ou porn na Internet pela preocupação e dedicação a uma criança. Qual o seu problema com gatos? A Cat-Woman te deu um fora?

    4. Ricardo Knudsen

      Se vc entender o texto, vai perceber q ela foi irönica.

    5. José Cardoso

      Se vocês prestarem atenção no texto, ela mesmo sugere essa possibilidade.

    6. Ricardo Knudsen

      Vc diz isso pq ela é mulher? Afinal, vc sequer fez como Dussek, q cantava irônicamente sobre uma "criança pobre", então nem é pela questão da pobreza. Pq eu fiquei em dúvida se o seu comentário expressa machismo ou é só uma estupidez mais genérica mesmo.

    7. CARLOS OLIVEIRA

      Você na internet dizendo o que as pessoas "deveriam" fazer, é patético. Você "poderia" ir cuidar da sua vida, mas isso cabe somente à você mesmo.

    8. Larissa Alves da Silva

      Seus conselhos deviam ser gastos com sua família.

  13. Valdir Machado

    Todos dominados pela "indústria pet."

    Responda
  14. Antônio João da da Silva

    Bom o alerta, mas faltou bases científicas, fatos individuais não provam uma tese. Creio que depois desse alarme, a jornalista deveria trazer informações de especialistas.

    Responda
  15. Murilo Belezia

    Boa a sugestão para que órgãos públicos, como a Anvisa, analisem o que se vende no mercado bilionário de pets e rações. Talvez o Conselho Regional de Veterinária tenha algo a sugerir. Código de Defesa do Consumidor ajuda? O Idec pode orientar com as análises laboratoriais? Essa é a luta que a dona Mariliz pode ajudar com o poder do jornal que lhe paga até por artigos ruins.

    Responda
    1. SILVIA KLEIN DE BARROS

      Subscrevo, Murilo!

  16. Odete Soares da Rocha

    Maravilhoso o artigo. Obrigada!!!

    Responda
  17. Audrey Constant Bruno

    Um gato adoece, um veterinário opina sobre ser a causa a ração seca, uma coluna descreve o fato em tom de alerta dramático. Tutores em pânico já se preparam para cozinhar para seus pets. E assim nasce uma feique nius.

    Responda
  18. José Bernardo

    Tenho uma gata, agradeço pelo alerta e vou pesquisar. Dicas são importantes. Por exemplo, nesses tempos de tanta mortandade de crianças e animais em guerras e catástrofes provocadas pela ação humana, graças ao Chico Pinheiro, do ICL Notícias, redescobri "Bless the Beasts and the Children" na voz dos Carpenters...

    Responda
    1. Audrey Constant Bruno

      Obrigada pela dica, ICL Notícias é tudo de bom.

  19. Amador Lima

    A todes os gatistas: o que tem a dizer sobre o impacto ambiental de seus PEsTs ?

    Responda
    1. TEDDY LLANO

      Kkk gatistas? Esse não é do ramo. Certamente desconhece também que o Brasil tem mais de 12 milhões de felinos domésticos (sem contar os que estão em situação de rua). Quiçá, desconheça também que existe uma parcela significativa de tutores que usa areia higiênica biodegradável para reduzir o impacto ambiental dos dejetos felinos. Ademais, uma absoluta maioria de tutores castram ou adotam felinos em situação de rua para reduzir o impacto ambiental causado por outros humanos que abandonam pets.

  20. Marcos Alberto Menendez

    Eu sei que a ANVISA já têm problemas demais a resolver com a alimentação dos humanos, mas já está na hora de que os bichos domésticos sejam protejidos dos fabricantes de su cata disfarçada de alimento saudável com packagem chamativo. A sociedade protetora dos animais deveria se movilizzar para isso e a sociedade civil também.

    Responda
  21. Murilo Belezia

    (Alô, tchurma da Moderação, sabadão, friozinho que pede mais cama, mas vamos trabalhar, tá?) A dona Mariliz, a partir de um venenoso e definitivo título, de dois gatos e de alguns palpites aleatórios, montou uma peça de fantasia sobre ração, contestada por inúmeros leitores com sólidas experiências pessoais. Alguns puxões de orelha levou por não se valer de bibliografias, citações científicas e que tais. Acho que tem obrigação de voltar ao assunto e desfazer o imbroglio que criou.

    Responda
  22. DANIELA Krause

    No site da gatoca, a Bia dá várias sugestões de alimentação para gatos idosos, com o foco em aumentar a ingestão calórica e de liquidos. Para quem tem gatos e se interessa pela alimentação deles, tem dicas bem interessantes.

    Responda
  23. José Rafael Novaes D'AMICO

    O dia que minha gata Dizê, começou a trazer pássaros para comer em casa , achei normal . Más a coisa se avolumam quando chovia . Trazia cada vez mais . Até que um dia estava comendo uma ave em cima da cama do casal . Peguei a penosa e fui verificar como ela a comia . Só as vi eras. A partir daí só alimento Dizê com fígado e carne de galinha cruz . Pronto parou de me presentear com pássaros mortos em nossa casa e cama . Minha

    Responda
  24. Maria Lopes

    Fui uma das que queriam saber mais sobre a ração. Também tenho dúvidas, o número de pets com problemas é vasto. Meus pais tiveram a uma gatinha alimentada com peixe cozido e frango assado ocasionalmente, que adorava. Nunca teve problemas de saúde. A gatinha de casa só aceita ração seca, de vez em quando me pede carne crua. Temos uma fonte, e ela bebe bastante água. Mas me preocupa ouvir relatos de tumores e problemas urinários. As lonas estão repletas de alimentos e remédios para cães e gatos.

    Responda
    1. Maria Lopes

      As lojas

  25. Murilo Belezia

    Que confusão a senhora aprontou com essa matéria sobre ração, hein? A começar pelo tíitulo apavorante e que não deixa espaço para dúvidas. Muitos comentários de donos de gatos contradizem frontalmente seu escrito. São depoimentos sinceros que merecem uma resposta equilibrada e não emocional. Limpe a bagunça, dona Mariliz

    Responda
  26. Amarildo Caetano

    A veterinária que cuida do meu gato nunca falou nada a respeito disso. .Vou analisar mais este caso .

    Responda
  27. Andrey Lucas

    Por que você não entrevista um veterinário? Sua palavra pra gente não vale nada.

    Responda
    1. José Rafael Novaes D'AMICO

      E o grande esquema . Quanto vale ? . Quando criança lembro , meu pai só dava o que sobrava da refeições . Gatos e Cães estão aí . A espécie não pereceu.

    2. Maria Lopes

      Ela já fez isso. Está na matéria. Os veterinários são na maioria aliados dos fabricantes. Duvido que estudem nutrição de animais nos cursos, que nem sempre são bons. Sem contar que também lucram com as doenças. Depois de ver médicos prescrevendo cloroquina não vou desconfiar de veterinários?

  28. Mariana Cayres Braun

    Minha gata tem 18 anos, sempre comeu ração seca e só agora está com dores na coluna ( natural para idade avançada dela). É ativa, magrinha e saudável. Acho bem estranho afirmar algo assim tão confiante, sendo que não vi nenhuma menção à pesquisas ou artigos científicos sobre o tema, apenas há menção ao tal veterinário...

    Responda
  29. Francisco Blazquez

    Apesar de ser veterinário, não sendo da área de nutrição ou de urologia felina, não me atrevo a dar uma opinião categórica e me espanta que a articulista, sem ser nem veterinária, nem nutricionista e nem urologista, ache que pode ser tão categórica como foi sem dar sequer uma referência científica. Para mim, como cientista, esta manifestação é puro achismo dirigido aos já desta bolha anti-ração. Acredite nela quem quiser e duvide e vá se informar em fontes mais fidedignas que tiver juízo.

    Responda
    1. Ricardo Knudsen

      Pois é Francisco, como vc mostra abaixo, não era difìcil para um Jornalista buscar informações científicas sobre o tema. Mas parece q o bom jornalismo foi esquecido, é mais fácil escrever coluna de opinião.

    2. Francisco Blazquez

      Claro, Renato. Na fmvz usp você tem o Departamento de Nutrição Animal para o qual você pode ligar pedindo para falar com o pesquisador que trabalha com rações de pets, eles têm um centro de pesquisa só desta área. Também você pode ligar ou entrar em contato com o Fale Conosco da fmvz usp por whatsapp, email ou telefone e mandar sua pergunta.

    3. Francisco Blazquez

      Claro, Renato. Na FMVZ USP você tem o Departamento de Nutrição Animal para o qual você pode ligar pedindo para falar com o pesquisador que trabalha com rações de pets, eles têm um centro de pesquisa só desta área. Também você pode ligar ou entrar em contato com o Fale Conosco da FMVZ/USP por whatsapp, email ou telefone e mandar sua pergunta. Você encontra estas informações em portal fmvzptuspptbrbarrafaleconosco, eles encaminham para um especialista.

    4. Renato Romero

      Olá Francisco. Como veterinário, se puder indicar onde buscar fontes de estudos científicos da área vet ficaria grato. Não sou e nem pretendo ser especialista em nada, mas gosto de ser curioso e ter várias opiniões para formar minha convicção. Obrigado

  30. Rubens Ventura

    Coloque fonte de água para o gato, com água em movimento eles bebem mais.

    Responda
  31. MICHELY MILHOMEM PEREIRA

    O problema da ração seca em geral está na composição,a cada dia diminui a proteína vinda da carne e aumenta a de fontes como milho e soja, lotados de agrotóxicos. Junto c os saborizantes, alimentam o vício dos animais. Tem como formular um alimento melhor e com menos agressão aos rins. Mas a indústria ganha muito dinheiro com rações de baixa qualidade. Aí inventaram a solução a ração úmida q em sua maioria tb composição inferior. Não é "privilégio" dos animais, tb aceitamos isso nos nossos alime

    Responda
  32. alberto bridi

    Meu Deus! Estão censurando comentário sobre pets! Vem cometa!!!

    Responda
    1. José Rafael Novaes D'AMICO

      Meu pai só dava ao Cães e Gatos lá de casa , as sobras de tudo . A prova é que nenhuma raça foi extinta . Não tinha nem veterinários. Só Cães e Gatos soltos nas ruas . E passando muito bem , obrigado .

  33. Estela Mellado

    Amei demais! E a linda ainda dando boas respostas. Rainha!

    Responda
  34. TIAGO NEGREIROS

    Tenho cachorro e sempre o alimentei com ração, que complemento com ovos cozido e outros ingredientes. Ele tem 11 anos, é saudável para sua idade e todos os dias o ponho para correr ao menos uns 30 minutos (a brincadeira de pegar a bola). Peso dele é normal. Talvez gato seja diferente, mas é a primeira vez que ouço falar que ração é "junk food". A galera anda indo longe demais...

    Responda
  35. DANIELA Krause

    A única coisa importante sobre gatos é que não se deixa gato em jejum. Essa coisa de que qdo tiver fome vai comer nem sempre é verdade. Eles podem evoluir para lipidose rapidamente se não se convencerem de que aquilo q os humanos estão oferecendo é realmente comestível.

    Responda
    1. Mariana Cayres Braun

      Sim, quando minha gata operou dos dentes, veterinária foi categórica em afirmar que ela tinha que comer de qualquer forma, pois caso contrário poderia morrer.

  36. alberto bridi

    Pode vir cometa!!!!!!

    Responda
  37. Estela Mellado

    Ebaaa! Obrigada. Eu pedi, ela fez

    Responda
  38. Francisco Barbosa

    confesso que é muito melhor ler a colunista indicando legumes para animais carnívoros, apesar da seriedade da recomendação sobre as rações secas, que ler as opiniões geopolíticas desta sobre o oriente médio e a matança de seres humanos.

    Responda
    1. Audrey Constant Bruno

      Sim, bem menos desastroso. Vamos aguardar mais colunas aleatórias. Talvez sobre as possibilidades terapêuticas não conhecidas da ivermectina com cloroquina, talvez sobre aeronáutica.

    2. Maria de Felipe Martinez

      Concordo, foi um alívio.

  39. Celso Neri Junior

    Preciso de mais informação embasada para tomar uma decisão acertada.

    Responda
  40. Virgínia Oliveira

    Raçao umida é melhor que a raçao seca para gatos? Sim, com certeza. Comida caseira é melhor? Nem sempre, a não ser que seja bem balanceada. Mas quem tem tempo para cozinhar para os pets hoje em dia? Mal conseguimos cozinhar para nós mesmos....

    Responda
    1. DANIELA Krause

      Comida caseira para gato tem q suplementar com taurina. Não dá para dar só carne cozida para eles, eles precisam de carne crua ou de suplemento.

  41. fabiana seppe laforga

    A moça nem da área da saúde é, e reproduz neste jornal achismos sem embasar em artigos sérios. Igual aos tios antivacina do Telegram. Falar de saúde, seja de pessoas ou bichos, não se faz dessa forma.

    Responda
    1. Ricardo Knudsen

      A colunista deveria ler com atenção o comentário do Francisco Blazquez, q apesar de ser médico veterinário preferiu não dar opinião categórica sobre o tema e sugeriu consultar o Departamento de Nutrição Animal da FMVZ da USP. Um pouco de humildade e bom jornalismo ajudam nessas questões.

    2. filipe moura lima

      E aí, Fabi?... Está satisfeita agora.?!

    3. mariliz pereira jorge

      Eu fui repórter e editora de saúde durante uns 20 anos. E estudei nutrição, o que inclui anatomia e fisiologia. Bom fim de semana.

  42. Anna Cristina Camargo Moraes Figueiredo

    A mesma lógica se aplica aos cães. Temos 4 cães porte grande e 9 gatos. Os gatos ainda comem ração seca, mas eu tenho aumentado a oferta de ração úmida. Os cães só comem alimentos naturais, que preparamos para eles. Tomei essa decisão depois de perder 5 cães com idades entre 9 e 11 anos com câncer, um depois do outro - não pode ser coincidência. Resultado: meus atuais cães mais idosos estão com 10 e 11 anos. Não têm tártaro, estão no peso ideal, têm pelagem brilhante e estão saudáveis.

    Responda
    1. Eneida Teresinha Gasparini Cabrera

      Perdi 2 cães com câncer, um depois do outro. Fiz uma pesquisa técnica sobre todos "ingredientes" especificados nas embalagens (lógico que muitos nem aparecem). É impressionante a quantidade de elementos cancerígenos... inclusive alguns proibidos em outros países... Quando não existia a indústria de Pets, meus cães viveram 16, 17 anos, com legumes, verduras, carne e carboidratos. Hoje infelizmente nem isso podemos confiar porque temos a indústria dos agrotóxicos... efeito dominó...

  43. AVELINO IGNACIO BUDU GARCIA

    A gataiada que tenho em casa passa muito bem: bofe e fígado bovinos e, às vezes, macarrão com salsicha: adoram! Água em 3 bacias, trocada todos os dias. E com batatas são deliciosos!

    Responda
  44. Isabella Santos

    pois meus pais adotaram uma gata q já tem 15 anos, chegou em casa com dois meses e sempre comeu ração seca de marcas normais , whyskas e friskies, q era dentro do orçamento deles e eles vem de outra geração. Ess gata nunca pisou em um veterinário literalmente e parece ótima

    Responda
  45. Lorenzo Frigerio

    Ração seca para pet não é veneno, se for premium ou super premium. Dos meus 5 gatos, só dois comem da latinha. Já faz mais de dez anos não tenho tido problemas urinários neles.

    Responda
  46. Paulo Araujo

    Talvez o título mais adequado seria "Ração seca para gatos. Tenho cães há muitos anos e nunca aconteceu nada por comerem ração seca.

    Responda
  47. Renato Zulian Lunardi

    Eu até entendo que os colunistas não reportam fatos, mas opiniões. Mas a gente espera que os colunistas reportem opiniões embasadas, com alguma relação aos seus campos de conhecimento. Esta coluna passou longe disso e longe do "lugar de fala" da colunista, apresentando um argumento pseudocientífico. Ou seja, a Folha se equipara às redes sociais tão criticadas pelos jornalistas ao publicar este tipo de texto/post.

    Responda
  48. José Roberto Pereira

    Sou ateu, mas assim mesmo gosto de acreditar que existe um lugar especial no inferno, ao lado da seção dos bolsoevangélicos que querem prender meninas estupradas por 20 anos, bem quentinho e com cheiro de cão molhado, para a madame que dá filé mignon ao pet.

    Responda
    1. filipe moura lima

      Ih, Zé. Que fubecada!

    2. mariliz pereira jorge

      O inferno já está lotado de gente que não consegue interpretar um texto simples. Mas sempre tem lugar pra mais um.

    3. RODRIGO ALVES LACERDA

      kkkkkk boa

  49. Sinesio Carriel dos Santos Filho

    Tenho um gato e duas gatas achadas quase mortas nas ruas. O mais novo completou 4 anos. Li estudos de universidades estrangeiras e nacionais e a conclusão que cheguei foi a seguinte: a ração seca é melhor, mas é sempre bom dar um sachezinho molhados pela dificuldade do gato se hidratar, ou seja, como eles não bebem qualquer água, a ração molhadas, dada com moderação, serve como um hidratante. E os três esbanjam saúde.

    Responda
    1. Felipe Vasconcelos

      Se houver disponibilidade financeira, um bebedouro com fonte resolve. Eles não bebem água parada, mas água em movimento, como as correntezas de um rio na natureza.

    2. EDNA ALVES

      Isso! Gatos bebem pouca água porque, na natureza, eles comiam presas, que já têm na composição bastante água! O negócio é, como eu, alimentar vários com uma ração mediana sem corantes e oferecer uma água saborizada : diluir um patê baratinho em água filtrada. Rende bastante e alimento vários, sem gastos exorbitantes com rações caras. Deus quem dá a vida. Ele quem vai cuidar. Somos só instrumentos Dele para a tutela da melhor forma que podemos!

  50. Marcelo Pires Santana

    Lindo texto. Obrigado.

    Responda