Demétrio Magnoli > Tragédia sem fim Voltar
Comente este texto
Leia Mais
1 2 Próximas
Um esforço tremendo da FSP de nos fazer acreditar que as coisas estão desabando, pelo que tenho lido está longe disso, o problema é que abrem espaço pra videntes, qdo o tempo das previsões chegam e nada se concretiza passam para outras previsões, sempre jogando pra baixo, é claro. Devem estar com saudades das patadas do Mito, da boiada passando e a da granada no bolso do inimigo e dois anos sem aumento real do salário mÃnimo, é disso que vcs gostam?
Você não sai de casa amigo ? Se sair vai ver 50% do comércio falido com muita gente na rua. Só não apareceu ainda porque o presidente do IBGE é o ex contador do instituto Lula. Vai ver a fila do bom prato ou preço de supermercado antes de rosnar para a verdade.
Análise perfeita do cenário dentro do executivo.
vc nem deve ter lido apenas viu que ele iria criticar o governo e concorda sem argumentar, por exemplo vc viu o Lula se vangloriar em algum lugar e em alguma coisa? então me mostra aà a sua opinião ou algum fato
A viúva do muambeiro tá precisando de umas aulas de economia. E também de história, sociologia, polÃtica internacional e por que não dizer logo, geografia !
Bem melhor que o governo anterior que só fazia a gente passar vergonha. Lula 3 está indo bem.
a eles insiste em boicotar
Que horror de governo. Que acabe logo. Aliás acabou. Ontem no G7 ficou isolado. Sem credibilidade . Vaiado onde vai. Ministros que ninguém conhece.
realmente na Argentina as coisas não andam bem, alias nunca andou
Para o Brasil sair desta crise é preciso de um plano de recuperação do salario mÃnimo. Um aumento real de 10% ao ano no salario mÃnimo não vai tirar o trabalhador da pobreza mas. É suficiente para fazer o Brasil crescer no mÃnimo 5% e criar no mÃnimo 3 milhões de empregos. É o dinheiro dos trabalhadores que movimenta a economia. Quando os empresários do ramo imobiliário estão em aperto eles pressionam o governo para fazer um projeto de construção de moradias. continua
vc só não acertou em dizer que o PaÃs está em crise
Quando o mercado está em dificuldade o governo libera o FGTS, PIS, PSEP e outros. É um erro dos empresários achar que o salario suficiente para os trabalhadores levar uma vida confortável sem precisar de auxÃlios dificulta o bom funcionamento das empresas. Do jeito que está o paÃs está descendo uma ladeira Ãngreme e acelerando se não houver um freio vai acabar se espatifar no despenhadeiro e todos vão perder.
Lula 3 não iria encontrar o mesmo panorama de Lula 1 e 2. Ele sabia disso. Além do mais, foi eleito com. Os votos de quem disse "Bolsonaro jamais". Ah, não existe gabinete do odi9 petista. São muito débeis para isso.
A dificuldade em compatibilizar "aritmética econômica" com "devaneios polÃticos" é o grande mal que nos aflige. O Brasil de um povo paciente e tolerante ao extremo começa a ficar cansado de tanta desordem institucional: três poderes que não se ajudam. A conta sempre chega com as suas rupturas previsÃveis, mas desprezadas. Parabenizo Demétrio Magnoli pelo acurado artigo e suas revelações.
O mote “gasto é vida”, inspirado na já surrada doutrina Keynesiana empobreceu a Argentina a partir de 1945 com o peronismo e afundou a Venezuela após o chavismo, para citar apenas dois exemplos mais perto de nós. As intenções da gastança podem se podem ser boas, mas os efeitos colaterais são terrÃveis. Se fosse possÃvel gastar à vontade, não haveria mais problemas a resolver em nenhum paÃs.
Edno o problema da Argentina foi a seca muito forte que assolou o PaÃs
Numa empresa em que eu trabalhava, havia os que argumentavam, nos programas de contenção de custos, que o que importa é aumentar o volume de produção, pois assim os custos fixos são diluÃdos. Há entretanto o pequeno detalhe de que é preciso vender essa produção adicional, e que não se controla o bolso dos compradores. É o mote populista: se a economia crescer forte, não só cresce a arrecadação, como os custos até caem em relação ao PIB.
Vc nem sabe a diferença entre produção e econômia de um paÃs, fica até difÃcil comentar.
Correto. Artigo desvenda o substrato do pensamento lou lista. Acertou nos adjetivos e no substantivo
Datado, texto datado.
Demétrio aquele que torce contra, será que torce a favor de JMB?
Tragédia sem fim parecem ser 4 eleições presidenciais ganha pela fascistocleptocracia... Bom artigo,pecou no finalzinho.
Parece que os erros continuam a incentivar a volta sem fim...
Primeira reportagem polÃtica decente e correta da Folha. Parabéns!
Marcelo, e você pendurado nos owus de Lule. Que lindo.
Veio aqui só pra passar recibo de viuvinha do Jair, o famoso "rei das jóias"? Parabéns!
O colunista saboreia cada derrota do governo. Segue a pauta.
Nao acredito nisso. Essa crença de que apoio é concordar com tudo e com os erros tambem é infantil. E precisa ser rapidamente suoerada. As mulheres,como nos, estamos indo as ruas para mostrar isto. É hora de fazer criticas importanres e refazer certos rumos e estrategias. Gosto de criticas!
Nao acredito nisso. Essa crença de que apoio é concordar com tudo e com os erros tambem é infantil. E precosa ser rapidamente suoerada. As mukheres,como nos, estamos indo as ruas para mostrar isto. É hora de fazer criticas impietanres e refazer certos ru.os e estrategias. Gosto de criticas!
"Esquece" de dizer que a MP devolvida pelo senado tentava combater fraude bilionária.
Que acabe logo esse governo . Estamos vivendo num inferno.
A primeira pessoa do plural é por sua conta. Exclua-me.
Se este é o inferno, o que era o anterior? O inferno do inferno?
Calma: democracia é chato mesmo. A gente tem que aguentar um governo no qual não votamos. Mas tem dia e hora prá acabar. Nós, que detestamos o ex-presidente, que morou na Florida, agrentamos campanha antivacina, armamentismo, corrupção, muitas vezes encoberta pela imprensa, que blindava Paulo Guedes, sem falar na misogenia no horror ao nordeste/ Aturamos e até ganhamos dois dias de felicidade quando o homem foi prá pátria de seu coração. Nem os EUA aguentaram e devolveram o produto prá nozes.
Saudades dos "bons tempos" do Jair, o rei das jóias, não é? Comovente a sua viuvez. Só que não.
Aqui cabe o famoso “ boca de olaria “, cada palavra uma tijolada.
Demétrio, esse seu artigo é mesmo uma “quadratura do cÃrculo”. . Acho que você está com saudades de Paulo Guedes. Lamento informar que terá que esperar até 2030, no mÃnimo.
O fato é que Lula não é milagreiro, nem quem vier após ele. Na minha opinião o mundo está aturado e, talvez não dure mais cem anos. Se fosse só o Brasil que se encontrasse em crise, eu diria que é incompetência de Lula, mas ouço dizer que a Argentina convive com crise há décadas! Sem contar que pararam de falar na crise de Grécia, talvez para não denegri a imagem do paÃs, inventor da democracia. O mundo só está bom par o jornalismo, que nem precisa plantar para colher boas safras..
Pela retórica do Magnoli, o Brasil está numa crise igual a da Argentina. Parece o fim do mundo! Uma mentira vira verdade quando é repetida várias vezes.
Uma mentira repetida mil vezes continua uma mentira.
Ou Demétrio, esse ódio seu ao Lula só pode ser inveja ou doença. Ninguém aguenta mais ler um artigo seu, sempre o mesmo blá-blá-blá. Pega o seu amigo Bozo e vão para a pqp.
vai dando munição ao inimigo vai. tá querendo aquela Coisa de volta quer ?
Talvez não seja bem isso. Ele está advertindo. Agora na economia o homem é um ortodoxo. É Pinochet na veia.
Para os inimigos, não. Está dando munição para os amigos! Está cumprindo uma missão.
PIB crescendo, superávit, desemprego lá embaixo, investimentos chegando e reconhecimento internacional. O que mais os neoliberais querem ?
"Revisão e controle dos gastos públicos" - mas desde que não se toque nas desonerações e subsÃdios para os empresários, né ? Porque sempre é lucro privado e prejuÃzo estatal.
Todos os liberais falam em cortes de gastos, mas nenhum liberal diz quais gastos.
Revisão e controle dos gastos públicos.
EquilÃbrio fiscal
O mau
Ainda que não tivesse ocorrido a sucessão de cumulonimbus, o fiasco do governo seria inevitável por uma boa lista de razões. O mote “gasto é vida”, inspirado na velha doutrina Keynesiana empobreceu a Argentina a partir de 1945 e afundou a Venezuela. Por aqui, o tamanho do estrago econômico a ser gerado por essa crença ainda não é conhecido, mas a conta polÃtica em 2026 será bem salgada.
O articulista da FSP está sendo um debochado. Referindo-se ao Haddad, o jornalista põe suas garras de fora, e com certeza revela-se um bolsonarista de primeira grandeza. Só que ele não sabe que não somos idiotas.
Oriento o sapientÃssimo colunista ler os livros de Keynes, em especial, Teoria Geral do Emprego, do Juro e da Moeda, pois seus argumentos não parecem explicar muita coisa, parece mais um discurso antipetista falando poucas coisas negativas do Congresso e do bolsonarismo para não ficar mal no discurso encomendado.
Bobagem sem fim. Maldade sem fim. Extrema direita sem fim ou no fim.
Quem diria né, que um presidente perdulário que deu a senha pra gastança antes mesmo da posse, enfrentaria a sanha de um congresso fisiológico que entendeu muito bem o recado, já que "gasto é vida"...
Paulo Augusto, repetir os mesmos erros de 10 anos atrás, falando em voltar a incentivar a indústria naval e retomar a construção de refinarias que já se mostraram um poço sem fundo é "amparar o povo necessitado"?
Desde quando amparar o povo necessitado e pagar as dÃvidas é ser perdulário ?
Senhor colunista, fica claro no seu texto de onde vem o problema. Não é do governo. E devia observar o mundo. A extrema direita da Europa está se dando bem sendo anti neoliberalismo. A social democracia se dá mal sendo neoliberal. Quer que o PT seja neoliberal, só se for pra ir pelo mesmo caminho. O mundo está votando contra o neoliberalismo. E isso vai chegar aqui quando o engodo da nossa extrema direita ficar claro.
calma lá Demétrio ,é patente que o governo Lula vive em dois tempos ,hora em um passado, hora em um presente complexo ,mais nem tudo estar perdido, é questão de ajuste ,ele tem o que mostrar em termos de realizações(Ao contrário do Bolsonaro) O imbróglio todo estar na comunicação e não na articulação politica ,os esforços para tentar apoio são enormes," mais temos um congresso raivoso nunca visto no Brasil república" .
Economia é opinião, alguns defendem que gastos do governo promovem um efeito multiplicador que faz a "roda da economia" girar revertendo os gastos em impostos...outros já defendem gastos mÃnimos e Estado MÃnimo para a promoção da saúde monetária com inflação baixa e estabilidade mesmo que isso acabe dando um crescimento econômico pÃfio, enfim, como dizia a economista Dilma Roussef, "Não acho que quem ganhar ou quem perder, nem quem ganhar nem perder, vai ganhar ou perder. Vai todo mundo perder".
Economia é ciência complexa, misto de exatas com humanas, especialmente a macroeconomia. MIT, Harvard, LSE são referências no mundo, no Brasil a FDC é considerada a melhor na área empresarial. Infelizmente na área de governo tem imperado a ideologia e o voluntarismo. A OCDE é orgão multilateral que disponibiliza as melhores práticas de polÃticas públicas mas é demonizada pela esquerda.
O Milei está fazendo o certo na Argentina. Será o modelo a ser seguido em 26.
È para marcar uma consultoria com o cachorro morto para ver se ele dá orientações?
Vai morar lá
Deixando o povo morrer de fome como na era do geno cida daqui ?
Pegando empréstimo com FMI?
Pegando empréstimo com FMI? Pegou mais uma parcela de US$ 800 milhões de dólares, calote a vista, quero dizer a prazo....certo
Dilma 1 e 2, na realidade, foram Lula 3 e 4. Eu avisei aos meus amigos que fizeram o L.
Melhor Lula 10 que Bozó 2.
Foi o governo Lula que levou o Brasil a um patamar nunca mais visto na história: sexta economia mundial, PIB multiplicado por três, reservas internacionais multiplicadas por dez, emprego pleno, aumento do salário-mÃnimo em dólar em três vezes e meia, dobrou a produção de veÃculos, valor da Petrobras multiplicado por sete, lucro da Petrobras multiplicado por seis, quatorze universidades e duzentas e quatorze escolas técnicas criadas.
Eu não consigo acreditar que vamos continuar na armadilha da polarização, mas eu também não acreditava que os dois iriam para o segundo turno na última eleição. Ai de nós.
Magnoli: um erudito, que porém parece não saber (claro que sabe, ele só não é interessado em abordar nesse veÃculo que é sÃmbolo da mÃdia burguesa) que o governo "gastão", gasta na verdade só com dÃvida pública. 74,3% do PIB em 2023, direto para as mãos dos banqueiros e rentistas que adoram artigos de canalhas como este. Enquanto os pisos constitucionais da saúde e da educação são ameaçados por quem ele diz ser a "vida inteligente" nos ministérios da fazenda e do planejamento. Devoto tecnocrata.
Demetrio, Dino tel notável saber jurÃdico? DeliaranteÂ…
Pelo que diz a lei orçamentária, quem está em apuros é o Senado, quem tem que indicar as fontes de receita para cobrir a desoneração dos 17 setores da economia, entre eles o de comunicação, já que recusou a MP do Pis/COFINS encaminhada pela Fazenda. Eles agora que se virem para arrumar receita, que O STF já está prontinho para julgar essas renúncias fiscais sem demonstrativo do impacto financeiro na arrecadação. Segue o jogo, com risco da desoneração cair.
Votei em Lula sim...pq do outro lado era o Bolsonaro...mas q é um atraso ele é...quer interferir até na Vale q faz 27 anos que foi privatizada...se o PT vier com Haddad ou Alckmin voto de novo... Lula nunca mais...
O pensamento do Demétrio é tão obvio que a metade dos que estão opinando são bolsominions rssss
Metade bozominion. Metade Luleminion. Só a nata passapanista.
Metade,Ricardo?????kkkkk Olha,o Demétrio é a reencarnação do Bozo!!!!
Eu diria que o Lula 3 também é o Bolsonarismo 1.1, pois após bradar "Acabou a mamata!" e seu vice cantar "Se gritar pega Centrão/Não fica um, meu irmão", o governo foi totalmente entregue ao Centrão, tendo o Lira tendo virado um primeiro ministro sem as responsabilidades equivalentes. Resultado: o congresso não precisa mais de "estar de bem com o governo", pois o orçamento obrigatório para emendas parlamentares e multibilionária, eles podem fazer qualquer coisa sem prestar contas ou satisfações.
Demétrio, chame a responsabilidade o Congresso Nacional que mostra as suas garras da extrema-direita. Ou você faz isso propositalmente?
Mais uma análise magnÃfica do melhor colunista desta Folha. Sobriedade e imparcialidade que desagradam ingênuos, apalermados, idólatras e desonestos.
Parabéns, Barbara. Você foi bem abrangente.
Pérez, o homem carapuça.
E agradam bolsominons como você.
Esse colunista torce contra o Brasil. Bolsonarista inrustido isso sim, quer dizer que em 18 meses o Lula não fez nada para o povo pobre? Dá pra sentir a sua felicidade quando o governo perde uma batalha, mas Lula vai continuar vencendo.
Faz um bom tempo quis dizer
Enrustido já foi. Faz um pouco tempo que se nota muito para onde vai.
O que tem de articulista da folha na trincheira anti LulaÂ…..
Interessante como os petistas não apontam soluções práticas. Só criticam os outros. O governo é do Lula. Ele é que tem que descer do pedestal e apresentar soluções reais. O Congresso, tal qual o Lula, foi eleito pelo povo. Tem que aturar.
Acho engraçado como colunistas de direita, a exemplo deste Magnoli, jogam em cima de Lula e do PT a responsabilidade de salvar o paÃs da extrema-direita, fazendo de conta que não têm nada a ver com a coisa
Não dá para entender, quer dizer que seria bom se estivesse ruim? Eu me pergunto: Minha vida melhorou ou piorou? A inflação está sob controle ou não? Temos um nÃvel de desemprego mais baixo dos últimos 10 anos. A renda média do trabalhador aumentou. De que diabos esse cara está falando?
Não sou petista/lulista, mas me parece claro o movimento orquestrado da mÃdia de somente tangenciar a enorme responsabilidade do legislativo no (des)controle dos gastos públicos e jogar toda a responsabilidade no Executivo. A reforma tributária foi desconfigurada para atender a interesses setoriais, a MP que procurava acabar com a escandalosa farra dos créditos do PIS/COFINS foi devolvida e os R$ 50 bilhões das emendas que ninguém sabe para onde vão são exemplos do descalabro em curso.
Caro Paulo, sua percepção está totalmente errada - realmente não sou petista. Tanto é assim que concordo com você quando fala que a reforma trabalhista foi um avanço, assim como do fogo amigo sofrido pelo Hadad. O que critiquei foi a postura da mÃdia que não lembra, por exemplo, que ele, Hadad, foi responsável pelos 8 bilhões da tributação dos fundos exclusivos.
João, para com isso, tá na cara que você é petista e lulista. O desemprego está baixo porque só agora os efeitos da reforma trabalhista, criada no governo Temer estão se fazendo notar, além é claro do fato que o Haddad fez mágica ano passado e aprovou o inÃcio da reforma tributária. O problema é que o fogo amigo vai acabar impedindo o lado pensante do atual governo de encaminhar o desenvolvimento sustentável. Se/quando a casa cair, não vai cair aos poucos, vai desmoronar.
Lula já era muita corrupção .Não aprendeu nada
E o português da Zelis continua o mesmo.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Demétrio Magnoli > Tragédia sem fim Voltar
Comente este texto